Por amor de deus...filsantuz Escreveu:ajudam......

Dentro duma curva o lado de dentro do carro sobe. Como tal, a mola estica, "baixando" a roda, ou mantendo-a encostada ao chão. Existem vários factores k podem contrariar isso:
- molas/amortecedores duros, que dificultam/limitam o "esticamento" da mola;
- barras estabilizadoras demasiado duras, que tentam manter as rodas exterior e interior mais ou menos à mesma distância do carro. (aliás, este é o limite prático à grossura das barras estabilizadoras.
Como é k mais rigidez no chassis pode evitar k a mola estique (levantar a roda)? É físicamente impossível. Todos os construtores tentam ir aumentando a rigidez dos carros, e é precisamente por só trazer vantagens.
O que pode acontecer é o seguinte: suspensão/barras estabilizadoras muito duras. O chassis pode tar menos rígido e não tar a maximizar "o pneu no chão". Aumenta-se a rígidez no chassis, melhora a tracção (entrada em curva, trajectórias mais estreitas), o que vai fazer valer mais o trabalho da suspensão, e pode então levantar a roda. Nesta situação hipotética pode acontecer. Mas não é culpa das barras estabilizadoras/roll-cages/etc, é culpa da suspensão dura. Culpar as barras estabilizadoras era o mesmo k culpar os pneus nesse caso, por terem demasiada tracção.
Mais info: http://www.turnfast.com/tech_handling/h ... ssis.shtml