Falando sobre ambos os carros e após ter na familia um 318is E36 desde 93 (comprado novo), após ter feito milhares de kms com ele ainda nas mãos do meu pai e depois nas minhas (vai agora com 145.000km); e após ter conduzido E30s desde os 18 anos (já lá vão 9 anos) e de ter feito 60.000Km no primeiro 316i, mais 40.000km neste e cerca de 1000km no 320is, acho que posso pelo menos ter algumas luzes sobre comportamentos dos dois carros.
Ambos (quer o E36 com o E30) estão com algum investimento feito na suspensão, tendo sido experimentados de origem e depois já modificados.
Sendo assim passo a relatar o que sinto em cada carro:
BMW E30
Desenhado no longiquo ano de 1982 (há 24 anos) surgiu com o objectivo de substituir o E21, o primeiro dos série 3 que sempre viveu sobre a sombra do 2002, e que não foi um sucesso como o seu antecessor. Esteve em comercialização durante 10 anos (desde o primeiro E30 até ao ultimo M3, touring e cabrio).
Foi o primeiro Série 3 a envergar honrosamente o simbolo ///M, tendo sido o M3 E30 um dos carros com mais vitórias em diversos tipos de competições até hoje. Venceu em inumeros campeonatos nacionais de velocidade de diversos países, rampas, rallys (uma competição em que provou poder competir com Lancias e Sierras Cosworths 4wd) e não esquecendo a sua maior conquista que foi diversas victórias no DTM onde se manteve competitivo durante 6 anos. A sua versão ///M era um carro bastante indescreto, primando por não esconder as suas raizes: a competição. Tal como a brochura de vendas dizia, tinha sido criado na pista mas destinado á estrada. Quase nenhum painel de carroçaria era igual ao E30 não M3, tendo este inclusivé furações de jantes diferentes.
De origem e excepto o 320is/325is, trazem uma suspensão que prima mais pelo conforto do que pela estabilidade, notando-se pela sua altura ao solo. Sendo assim, basta um upgrade neste ponto para o fazer ganhar bastante estabilidade e aderência. Uma direcção demasiado desmultiplicada e tendo como medida comum de jante 14' com barras 65, vem confirmar este facto.
No meu caso, e como gosto de sentir um carro rijo, optei por amortecedores reguláveis em dureza, molas progressivas de rebaixamento, barra anti aprox frontal e dianteira, e acrescentei uma barra estabilizadora traseira.
Estando os amortecedores bem afinados, conseguimos tornar um E30 num brinquedo bstante engraçado. Pessoalmente, eu consigo decidir se quero entrar numa curva em modo "grip" (aderência) ou em modo "drift".
Juntemos a isto um volante de diâmetro mais reduzido (um M-tech 2 já faz bastante diferença), e uns pneus de boa qualidade nas medidas homologadas (205/55/15') já o torna em algo bastante seguro em curvas exigentes.
O nosso amigo Yasser habituado aos E46, quando por acaso fez uma rotunda em que eu ia no meu andamento normal ficou surpreendido.
BMW E36
Rompeu com a estética do E30, foi com ele que surgiu pela primeira vez na BMW o vidro á frente das ópticas que mais tarde se estendeu á série 5 E39 e ao série 7 E38. Fabricado entre 1992 (houve um periodo de tempo em que os 2 modelos se sobrepuseram) e acabou em 1998. Desta vez o seu tempo de comercialização foi reduzido para 6 anos ao invés dos 10 anos do E30. Talvez a BMW mais preocupada em apresentar uma nova imagem mais rapidamente.
Na sua versão ///M, o E36 apresentou uma imagem difernte do M3 E30. Este deixou de apresentar orgulhosamente as suas origens, para se tornar um carro (nalgumas opiniões) discreto demais. Digamos que se pegarmos num 316i coupé com alguns euros conseguimos fazer uma réplica excata de um M3. Coisa impensável num E30. Em termos de resultados em pista, claramente não igualou o E30. Ficando-se por vitórias em campeonatos nacionais, nunca ganhou um campeonato de DTM e muito menos algum rally (embora tenha participado nalguns).
Excepto nas versões mais baixas, era dado a escolher várias hipóteses de suspensão aquando de sua compra. A normal/conforto, a semi-desportiva e a desportiva. No caso do meu 318is, escolhemos a semi-desportiva. Pudémos constatar que este era um carro mais seguro que um E30 original, embora ás custas de algum conforto. A sua direcção mais directa, embora demasiado leve em baixas velocidades tornam o carro mais incisivo novamente comparando com o E30 original.
Quando se montou um sistema de suspensão idêntico ao descrito no E30, o carro evoluiu para algo bastante positivo. Esta suspensão aliada ao facto de possuir uma distribuição de peso perfeita (50/50 nos coupés), torna o meu E36 num carro seguro. Utiliza o conjunto jantes/pneus do M3 E36. Tem como adjectivo principal (na minha opinião) este: Neutro.
E porquê? Porque é um carro que a 200kmh na Auto estrada parece viajar a 120kmh. Porque numa curva mais exigente não tem a tendência de fugir de traseira. Só em casos muito graves demonstra ser um RWD.
Aerodinâmica mais apurada (10 anos os separam) torna o E36 num carro a atingir velocidade de ponta mais facilemente que um E30 com igual motorização.
Concluindo e comparando os dois modelos
Com base no que escrevi e no que experimentei, só posso deduzir o seguinte:
Se falarmos em termos pragmáticos o E36 é superior a um E30.
Isto porque um E30 dá mais trabalho a conduzir, exige mais do condutor, e se calhar será por isso que nos dá mais gozo guiar um E30.
Um E36 é um carro racional, em que a natural evolução da BMW se fez notar e muito. Seguro, neutro, com melhores travões, com a introdução da suspensão multi-link (excepto nos compact que usam a do E30), tornam este carro eficaz nas estradas.
Um E30 é um carro do coração, da emoção. A expressão que melhor o descreve é: OLD SCHOOL. Um verdadeiro carro dos anos 80, sem ter a preocupação de ser politicamente correcto. É sobrevirador sim, mas com as mods certas pode-se tornar mais parecido com E36 do que muita gente pensa. Utilizando exemplos de outras marcas é bastante parecido com um Toyota AE86, outro carro que está a ganhar cada vez mais adeptos. Outro carro que é antigo na concepção mas que trás tantas alegrias aos seus possuidores.
Mas voltando ao E30, uma das suas vantagens é isso mesmo: Alegria. Se andar no E36 depressa, saiu de lá contente, mas no E30 saiu de lá feliz. Mesmo no 316i. É daquelas coisas que não se explica, que não tem razão lógica mas que na realidade é assim.
Não é por nada que o E30 já ultrapassou o valor de clássico do E21, e que já consegue criar clubes próprios como este:

E por agora fico-me por aqui. Fica ao vosso critério comentar/discordar de alguma frase minha, mas áparte de opiniões pessoais tudo o resto tentei basear-me em factos.
P.S.-Lembrem-se que a quase totalidade da minha experiência com E30s é de 316i, com carros como 320is/325i entra em jogo outro factor: a potência

que não ajuda apenas em recta mas também em curva.