Consumos Bmw 320d Touring 150CV

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

ruic
Membro Iniciado
Registado: 28 jun 2005, 18:49

Mensagem por ruic »

Poi 850 Km é muito bom meu caro antes pudesse fazer o mesmo, e atenção que tenho uma condução moderada e sem acelerações bruscas.
Eu com 37 Lt (ultima vez que atestei o deposito) só fiz 411 Km o que dá uma média de 9 Lt/100Km (no computador de bordo dava uma média de 7,7 Lt).
Na anterior com 61,6 Lt fiz 711 Km dá uma média de 8,66 Lt (no computador de bordo dava uma média de 7,5 Lt).
Como podem ver o computador de bordo pode indicar médias enganadoras.
Vou continuar a controlar a média durante pelo menos mais uma semana e depois ver o que fazer.
Quanto ao oleo nunca me apercebi que consumisse.

R_P_J
Membro Juvenil
Registado: 12 jul 2005, 18:16

Mensagem por R_P_J »

Pois é pessoal o meu CB tambem anda marado :cry:

Reparem:
Imagem

Cons. 1 : média do ultimo deposito
Cons. 2 : média dos ultimos 4 depositos

A minha esposa é que anda com a carrinha durante a semana e faz 60% estrada secundarias e 40% AE [A8] , as velocidades rondam os 140 / 150 km|h em AE . Bem o certo e que a media do CB está á vista e a media feita na calculadora da 7 L/100.
Como é que isto é possivel :?:
"BMW in my heart"

407sw Navteq :arrow: De partida

Corsa Sport :fixe

Ducati 999s :inlove

Tatsuma-320d-150cv
Membro Iniciado
Registado: 14 mar 2005, 22:16
O meu Carro:: BMW 320td 2003/03

Mensagem por Tatsuma-320d-150cv »

O meu 320d de 150cv (com 76019 km) em relação a consumos, consigo fzr consumos em AE na ordem dos 5.2 (valor dado pelo CB), a uma velocidade moderada de 110/120, se passo para os 150/160 o consumo salta para os 6/7 (valor também dado pelo computador de bordo). No que respeita ao consumo de óleo, o meu também o consome, cerca de 1L/16000Km.
BMW 320d (150cv) 01/12
BMW 320td 03/03 ///M

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

R P J, não fiques ofendido, mas,... fizeste o reset para depois teres essa média ?
Ao fim de quantos quilometros ? e a que velocidade ? e onde ? cidade/mixto/ae ?
Cumps
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

ó renato... queres vender-me a touring ? :D :D :D
faz o reset ao contador de consumo médio e ao conta quilometros, depois anda a essa velocidade e diz-nos a média ;)
Cumps
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

R P J, uma pequena correção, e confirmei no manual da nav.
o 1º contador é o contador que faz a média de pequenos troços da viagem.
o 2º contador é o contador que faz a média da viagem inteira,
ou seja, podes, por exemplo, ir de Lisboa ao Algarve, fazes o reset ao 2º e quando chegares ao Algarve tens a média da viagem, no 1º podes ir fazendo reset sempre que te apeteça saber a media entre as paragens que fores fazendo (isto se parares, claro, :D )
qualquer dos contadores é actualizado em tempo real, claro que quanto maior for a distancia mais diluida ficam as variações de consumo.
Se fizeres mesmo uma viagem muito grande para o fim, as médias de consumo nem variam.
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

R_P_J
Membro Juvenil

Mensagem por R_P_J »

320dM Escreveu:R P J, não fiques ofendido, mas,... fizeste o reset para depois teres essa média ?
Ao fim de quantos quilometros ? e a que velocidade ? e onde ? cidade/mixto/ae ?
Cumps
Viva 320dM , Penso que não tenho qual quer motivo para ficar ofendido contigo estou a entender as tuas perguntas como um mal entendido da tua parte. Por isso peço desculpa se me expliquei mal . Para obter aquela media no "cons. 1" fiz reset ao contador a ultima vez que enchi o deposito, como ainda tinha cerca de 1/4 de deposito quando postei a media era referente a +/- 590 km , no "cons. 2" a ultima vez que lhe fiz reset foi a cerca de 4 depósitos de combustível a trás ou seja +/- 3000km. A media da velocidade já não e recalcula a uns 6 meses :? As condições em que as medias são feitas estão no post anterior.

:arrow: Em relação a para que servem o "Cons. 1 e 2 talvez seja melhor leres o manual outra vez porque pelo que eu percebi do manual tanto o 1 como o 2 fazem contagens paralelas ou seja se nunca lhes fazeres reset ambos vão fazer exactamente a mesma contagem apenas tens 2 contadores para poderes fazer duas medias independentes a tua escolha seja ela da viajem ou do ano , ect.

Cumprimentos
"BMW in my heart"

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

:) certo, são contadores independentes, o 1º usado para partes intermédias da viagem, e o 2º para a media total da viagem, li bem o manual :)
Claro que se não fizeres reset a nenhum contador (ou aos dois ao mesmo tempo) ambos vão dar o mesmo valor :) :): :). Até nem vejo porque não se poderá inverter as funções, ou seja, o 1º total e o 2º parcial, mas é assim que explicam no manual.
na pratica funciona como os conta km parcial (1º) e total (2º), podes sempre ter a media do consumo total da viagem no 2º contador e o consumo parcial num qualquer troço que tenhas curiosidade em saber quanto o carro consumiu, por exemplo, de Vilar Formoso a Coimbra, podes fazer a media do consumo total no 2º e o consumo parcial só na descida do IP5, para saber quando o carro consome só a descer, sem esforço.
Tens razão, explicas as condições da média, eu é que fiquei parvo com essas médias e nem li mais nada em condições !!! tb quero o meu a fazer essas médias, só consigo essas médias em ae, se entro na cidade estrago-as logo :) :)
Mas o meu tem pneu 245... :( por enquanto...
Cumps.
Claro que tambem podes usar contadores para médias mensais ou anuais ou semanais, a parte das viagens foi um exemplo. Eu é que só ligo ás médias relativamente a viagens ou determinadas condições de condução. Basta pensares que os meses/anos são uma "viagem" :)
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

R_P_J
Membro Juvenil

Mensagem por R_P_J »

320dM Escreveu::) Tens razão, explicas as condições da média, eu é que fiquei parvo com essas médias e nem li mais nada em condições !!! tb quero o meu a fazer essas médias, só consigo essas médias em ae, se entro na cidade estrago-as logo :) :)
Mas o meu tem pneu 245... :( por enquanto...
Cumps.
Boas 320dM , eu também gostava de fazer as medias que mostra o CB mas o certo é que fiz as contas da média a mão e deu-me 7L/100 :(
Tenho pneus 225
Já confirmas-te as leituras do teu CB ? Batem certas ?
"BMW in my heart"

LRock
Membro Juvenil
Registado: 09 set 2005, 18:24

Mensagem por LRock »

Boas,
A minha com 150CV apesar de marcar 4,8lts/100Kms no computador de bordo está a fazer cerca de 6.0lts/100Kms, ou seja 1 depósito faz cerca de 1000 Kms.
Faço cerca de 4.000 kms/mês sendo 75% autoestrada.
Ponho sempre a zeros quando atesto.
Já agora convém referir, e relançar uma discussão antiga até de outros fóruns, mas já comprovada por mim, este consumo é com o gasóleo especial da REPSOL. Se for com o gasóleo normal faz cerca de menos 200 Kms por depósito.
Além disso o gasóleo especial da REPSOL é aconselhado aos motores com turbo.
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

LRock, e esse gasoleo não é mais caro ? será que o que pagas a mais justifica esses kms a mais ? não será uma falsa poupança ? atenção que eu não sei o valor neste momento desse gasóleo.
Eu uso CEPSA, porque aqui ao pé há um posto que vende 6 cts mais barato... :D

R P J, realmente nunca fiz as médias "á mão", ando relativamente pouco com o carro e vou-me fiando no BC, mas tou a ver que tenho que tirar essas duvidas.
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

LRock
Membro Juvenil
Registado: 09 set 2005, 18:24

Mensagem por LRock »

Sim é um pouco mais caro.
Mas tenho desconto de cartão Honda/Repsol, logo tenho menos 1,5 cênt/lt.
De qualquer forma já fiz as contas e o preço a mais justifica os Kms a mais, além de que este gasóleo, sendo mais aditivado é melhor para os turbos.
E bem precisamos de os poupar, não é? :D
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

radamanto
Membro Juvenil
Registado: 17 jan 2006, 01:36

Mensagem por radamanto »

320D touring (150cv):
-utilizacao 50% auto-estrada (ando nos 150, 170, 120 km/h o que me apetecer mas diria que ando na media de 130-140 km/h, pq no nosso pais ja comeca a ser complicado ultrapassar isto).
-CB marca 4.8.
-5.5 L/100 e' quanto gasto efectivamente.

Como calculo estes gastos:

Antes de fazer Porto-Coimbra atesto o deposito (sou do Porto). Chegado a Coimbra (+- 100Km) torno a atestar o deposito. Calculo pela regra de 3 simples quanto os litros de gasoleo que acabei de meter para os Kms que acabei de fazer. Gasta-me +- 5 litros em AE. Os 5,5 litros/100Km que indiquei em cima sao de utilizacao mista. Comigo nao sobe muito porque fora da AE ando pouco dentro da cidade e faco pouco o para-arranca e apanho poucos semaforos (tenho caminhos alternativos para ir para o emprego onde posso manter uma velocidade constante de 60-80 km/h). Dai que faco muitos kms com um deposito.
Ah o gasoleo que coloco é sempre o mais caro (Galp ou BP) mas o carro tambem me faz mais Kms (150-200).

Como acho que consigo estas medias: A forma como calco o pedal. Suavemente deixo a mudanca "desenvolver" em velocidade. Normalmente apenas dentro das localidades e em situacao de ultrapassagens é' que piso bruscamente no pedal para o carro voar. E nao me venham falar em prazer de conducao: isto e uma carrinha a diesel e os 150cv servem para nos dar segurança nas ultrapassagens (e mesmo assim e' muito mais curtido conduzir esta BMW que as audi, vw e mercedes que ai andam). Quem quer velocidade tem um carro a gasolina como eu tambem tenho. A 320D e' para viajar em conforto nao e' para as corridas.

Cumprimentos

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

eu conduzo da mesma forma
mas com gasoleo galp normal e faço medias que rondam os 6,5
em misto com bastante para arranca na ic19 a´mistura e com jante 17 205/50

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

killer, jante 205/50 17 ? e que tal ? é que eu ando a pensar largar estes 225 frente 245 trás e pôr 205 50 17 em todos, medida essa que tb vem no livrete, o pneu é mais barato e deve gastar menos gasóleo !
o que dizes ?
E visualmente ? podes mandar alguma foto ? não patina muito atrás ?
por outro lado é mais seguro (o 205) em piso molhado
Cumps
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Responder

Voltar para “Série 3”