óleos?? ( sem ser de fritar batatas... )

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
theplaypen
Membro Iniciado
Registado: 27 mar 2006, 02:45

óleos?? ( sem ser de fritar batatas... )

Mensagem por theplaypen »

Boas.

É o seguinte. Fiquei a saber, que na última muda de óleo ( antes de eu o adquirir ), que foi à cerca de meio ano e 6000 Km, o bmw ( e46 320d de 2000), levou óleo 10w40, não sei a marca.

Pelo que li no livro de instruções, o carro pode levar este óleo, mas pelo que li aqui, normalmente metem 5w40 ou mesmo 0w30.

Será que é necessário mudar o óleo quanto antes, ou posso andar assim mais uns km e quando mudar por outro óleo?

Obrigado

Cumps
Última edição por theplaypen em 19 jul 2006, 01:19, editado 1 vez no total.

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Pelo que penso essas referências têm a haver com as temperaturas do óleo pode suportar...
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

As referências são o índice de viscosidade. A grosso modo podes ver isso como:

[viscosidade_a_frio]W[viscosidade_a_quente]

Por isso puseram-te um óleo com MENOS viscosidade a frio e MAIS viscosidade a quente. Exactamente o indicado para este tempo mais tropical que por agora cá temos 8)
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

theplaypen
Membro Iniciado
Registado: 27 mar 2006, 02:45

Mensagem por theplaypen »

Ok, obrigado pelos esclarecimentos. Mas então o porquê de muitos utilizarem oleos com tanta viscosidade a frio... não estamos propriamente na escandinávia...

Cumps

R_P_J
Membro Juvenil
Registado: 12 jul 2005, 18:16

Mensagem por R_P_J »

Boas, também estou com umas certas duvidas neste assunto :roll: . Tenho uma touring 150cv e na ultima revisão levou óleo(Liquimoly) 5w40 aprovado como longlife-98 agora faltam cerca de 1000km´s para a revisão e não sei que óleo meter uma vez que o recomendado e o(castrol) 0w30 longlife-01 .
Agradecia as opiniões dos entendidos :!:
"BMW in my heart"

407sw Navteq :arrow: De partida

Corsa Sport :fixe

Ducati 999s :inlove

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

theplaypen Escreveu:Ok, obrigado pelos esclarecimentos. Mas então o porquê de muitos utilizarem oleos com tanta viscosidade a frio... não estamos propriamente na escandinávia...

Cumps
Para diminuir o desgaste no arranque a frio.
RWD ForeverImagem

Babo
Membro Junior
Registado: 31 mar 2005, 21:36

Mensagem por Babo »

Penso que estão a fazer uma pequena confusão sobre os oleos e as suas caracteristicas.

o 0w30 sintectico é o ideal e o melhor para os blocos do 320d.
O 0 quer dizer que a frio tem uma viscosidade muito fina e o 30 quer dizer a referencia de temperaturas que ele admite para o seu desgaste.
Quandto mais alto for o nº W30 pior qualidade tem o oleo na sua mistura.

Por exemplo um bloco quando começa a ganhar folgas (+-80000Km) convém aumentar a sua visvcusidade e em vez dos 0 costumam meter o 5 ou até o 10 dependendo como está o bloco.

Quanto ao 30 se poderes mete sempre deste valor ou próximo deste valor, pois é aqui que está o mais importante num oleo, quanto à sua qualidade. se for um oleo 40 quer dizer que já não matém tanto as suas propriedades a altas temperaturas como o caso do 30.

Se houver dúvidas apitem.

Ps o 0W30 é só o mais caro :roll: :(
BMW 4 Ever

(0OO \ (||||)(||||) / OO0)

R_P_J
Membro Juvenil
Registado: 12 jul 2005, 18:16

Mensagem por R_P_J »

Viva Babo a carrinha ja tem 115 mil km´s quer dizer que nesse caso sera melhor utilizar o 5w40 devido as folgas do motor :?: É que ja me vieram com uma conversa que se eu utilizar o 0w30 o motor pode consumir oleo devido a ser muito fino :scary Será verdade. A questao do preço do oleo para mim nao esta em causa eu so quero o que me proteja melhor o motor , eu sou da opiniao de que mais vale gastar xxx€ em cada litro de oleo que gastar xxxxxxxxxx€ na reparaçaos do motor :lol:
"BMW in my heart"

407sw Navteq :arrow: De partida

Corsa Sport :fixe

Ducati 999s :inlove

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

Babo Escreveu:Quanto ao 30 se poderes mete sempre deste valor ou próximo deste valor, pois é aqui que está o mais importante num oleo, quanto à sua qualidade. se for um oleo 40 quer dizer que já não matém tanto as suas propriedades a altas temperaturas como o caso do 30.
Nopes. O 40 quer dizer justamente que vai proteger o motor melhor a quente que o 30.
RWD ForeverImagem

Babo
Membro Junior
Registado: 31 mar 2005, 21:36

Mensagem por Babo »

E21Craze Escreveu:
Babo Escreveu:Quanto ao 30 se poderes mete sempre deste valor ou próximo deste valor, pois é aqui que está o mais importante num oleo, quanto à sua qualidade. se for um oleo 40 quer dizer que já não matém tanto as suas propriedades a altas temperaturas como o caso do 30.
Nopes. O 40 quer dizer justamente que vai proteger o motor melhor a quente que o 30.
Estás enganado!!!

E depois eu posto aqui a explicação. ;)
BMW 4 Ever

(0OO \ (||||)(||||) / OO0)

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Olha que esses óleos 10w-40 não são sintéticos, geralmente esses oléos são semi-sintéticos.

Penso que devias optar por um 5w-40 que já é 100 % sintético , Visto proteger melhor o motor no arranque a frio.
Para ainda melhor lubrificação a frio opta por um 0w-xx sendo que quando mais alto for o segundo valor mais estavel é o óleo a altas temperaturas.

Atenção que quanto melhor foi o oleo mais fino é e por isso podem apareçer fugas aonde agora elas n existem.
Cumps
E= ///M*c²

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

//M:

Essa é a explicação que eu conheço e que me aparece mais vezes na literatura.

Regra geral, quanto maior é o "espaçamento" entre os valores, mais aditivado tem de ser o óleo.

Exemplos práticos:

costumo agora usar SEMPRE 15W50 no E21. Quando andava com ele todos os dias, e antes de descobrir este óleo, usava 15W40 no inverno e 20W50 no verão.

E é o mais ou menos o que está no manual do carro.
RWD ForeverImagem

Responder

Voltar para “Mecanica”