
Transmissao e46 a gasolina
Moderador: Staff
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
- brunominis
- Membro Senior
- Mensagens: 718
- Registado: 09 jun 2005, 20:23
- O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS
- Localização: Ilha da Madeira
- nelson78
- Membro Juvenil
- Mensagens: 137
- Registado: 05 mai 2005, 17:21
- O meu Carro:: 2003 e46 M3 SMG II Carbon Black
podes dar umas dicas onde encontrar ?Ivo Escreveu:So para ficarem com uma ideia, caixa e veio de transmissão, por menos de 750€ é bom negócio! Por mais de 1000€ arranja-se em muito lado!!! De resto, é procurar!!!
Ivo
e ja agora alguem sabe se as relaçoes da cx de 6 sao iguais a de 5, ate 5ª e depois tem mais uma ? ou sao todas mais longas ou mais curtas ??
- fa1kon
- Membro Senior
- Mensagens: 849
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
- Localização: Paredes - Porto
Re:
Bump a um topico com 10 mil anos...sorry...Ivo Escreveu:Boa noite!
Equinox, infelizmente não posso responder directamente ás tuas perguntas!
Short shift - existem vários, depende dos gostos!
LSD - não existem na BMW, mas existem preparadores que transformam diffs normais em LSD
Quem sabe mexer nisso bem em Portugal? - ...essa é uma boa pergunta que ninguem te sabe responder![]()
Ivo
Boas Ivo.
Então qualquer caixa de 6v, mesmo as dos diesel dão no meu e46 323ci?
CUmps.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 22
- Registado: 03 dez 2004, 14:53
- O meu Carro:: BMW 1M - 2011/11
- Localização: Lisboa/Viana do Castelo
- Contacto:
Re: Transmissao e46 a gasolina
Boas fa1kon
Não te consigo dizer com certeza se consegues acopolar uma caixa de um e46 diesel a um motor M52 ou m54, o que te posso assegurar é que essa combinação não é "bolt -in", isto é, até pode ser que dê para fazer, mas vai requerer modificações quer na acopolação da caixa ao motor, quer no veio de transmissão.
O que tenho tentado fazer e infelizmente, ao final de 2 anos ainda não consegui, é a operação mais simples que se pode fazer para passar a ter um e46 com 6 vel.
A modificação é directa nos e46 com motor m54, que é o meu caso, porque o m54 trás uma caixa de 6 vel de origem no modelo 330. Assim, basta arranjar essa caixa de velocidades e respectivo veio de transmissão e substituir directamente. O apoio da caixa de velocidade é recuado, mas como as carroçarias são universais estão lá os orificios para esse apoio. Como a caixa de 6 é mais comprida, convém substituir tambem o veio, que neste caso é mais curto.
O diferencial, já fica ao critério de cada um, podendo escolher entre dif's mais curtos ou mais longos consoante o que pretende do carro.
A caixa de 6 é uma gs6-37bz, no entanto encontrarás esta referência para inumeras caixas BMW entre 2003 e 2008, entre as quais, as dos diesel (gs6-37dz), as SMG e a do M3. No fundo a caixa é sempre a mesma, no entanto, consoante a aplicação mudam as relações, os equipamentos adicionais (p.Ex, SMG) e também o invólocro da caixa que permite a acopolação em cada motor.
No meu caso,o meu motor é um m54, e eu procuro a caixa que equipa o e46 330 e e60 525i/30i, todos posteriores a 2004 e anteriores a 2007 onde o motor passou a n.
Esta caixa é a gs6-37bz com as relações muito proximas á caixa de 5 vel, mas com a adicional 6ª. Tambem existe esta caixa com umas relações muito parecidas com estas no Z4, no entanto, apesar da caixa se ajustar bem ao e46 precisa de uma operação de "corta e cola" no tirante das mudanças.
Em motores m52 não sei nada de concreto, mas acredito que não existirá diferença.
Espero ter ajudado, se precisares de mais info estás á vontade.
P.S. já não vinha a este fórum á muito tempo...ainda bem que a malta comtinua a falar de BM's!!
Cumprimentos
Ivo
Não te consigo dizer com certeza se consegues acopolar uma caixa de um e46 diesel a um motor M52 ou m54, o que te posso assegurar é que essa combinação não é "bolt -in", isto é, até pode ser que dê para fazer, mas vai requerer modificações quer na acopolação da caixa ao motor, quer no veio de transmissão.
O que tenho tentado fazer e infelizmente, ao final de 2 anos ainda não consegui, é a operação mais simples que se pode fazer para passar a ter um e46 com 6 vel.
A modificação é directa nos e46 com motor m54, que é o meu caso, porque o m54 trás uma caixa de 6 vel de origem no modelo 330. Assim, basta arranjar essa caixa de velocidades e respectivo veio de transmissão e substituir directamente. O apoio da caixa de velocidade é recuado, mas como as carroçarias são universais estão lá os orificios para esse apoio. Como a caixa de 6 é mais comprida, convém substituir tambem o veio, que neste caso é mais curto.
O diferencial, já fica ao critério de cada um, podendo escolher entre dif's mais curtos ou mais longos consoante o que pretende do carro.
A caixa de 6 é uma gs6-37bz, no entanto encontrarás esta referência para inumeras caixas BMW entre 2003 e 2008, entre as quais, as dos diesel (gs6-37dz), as SMG e a do M3. No fundo a caixa é sempre a mesma, no entanto, consoante a aplicação mudam as relações, os equipamentos adicionais (p.Ex, SMG) e também o invólocro da caixa que permite a acopolação em cada motor.
No meu caso,o meu motor é um m54, e eu procuro a caixa que equipa o e46 330 e e60 525i/30i, todos posteriores a 2004 e anteriores a 2007 onde o motor passou a n.
Esta caixa é a gs6-37bz com as relações muito proximas á caixa de 5 vel, mas com a adicional 6ª. Tambem existe esta caixa com umas relações muito parecidas com estas no Z4, no entanto, apesar da caixa se ajustar bem ao e46 precisa de uma operação de "corta e cola" no tirante das mudanças.
Em motores m52 não sei nada de concreto, mas acredito que não existirá diferença.
Espero ter ajudado, se precisares de mais info estás á vontade.
P.S. já não vinha a este fórum á muito tempo...ainda bem que a malta comtinua a falar de BM's!!
Cumprimentos
Ivo
BMW 2002ti (70); BMW 2002 (72); BMW 2002tii (74); BMW 325i (90) track day car; BMW 1M (11)
- fa1kon
- Membro Senior
- Mensagens: 849
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
- Localização: Paredes - Porto
Re: Transmissao e46 a gasolina
Obrigado pela a info Ivo.
Eu tambem ando a procura a algum tempo, já procurei mesmo as do 330ci de 6 velocidades...mas são complicadas de encontrar.
Quanto aos diferenciais estou bem informado tambem, estou farto de ler sobre as relações deles...
No meu caso, eu quero fazer um swap de auto para manual, acho que ja fico satisfeito com a de 5 velocidades...Mas ao fazer um swap destes em que tenho que mudar muita cena mesmo, fico a pensar se não valia a pena meter logo uma de 6 velocidades no meu carro e dps com um diferencial curto como o da minha caixa auto (3.46). Acho que ficava porreiro.
Cumprimentos e boa sorte para a procura dessa caixa tão complicada de encontrar.
Eu tambem ando a procura a algum tempo, já procurei mesmo as do 330ci de 6 velocidades...mas são complicadas de encontrar.
Quanto aos diferenciais estou bem informado tambem, estou farto de ler sobre as relações deles...
No meu caso, eu quero fazer um swap de auto para manual, acho que ja fico satisfeito com a de 5 velocidades...Mas ao fazer um swap destes em que tenho que mudar muita cena mesmo, fico a pensar se não valia a pena meter logo uma de 6 velocidades no meu carro e dps com um diferencial curto como o da minha caixa auto (3.46). Acho que ficava porreiro.
Cumprimentos e boa sorte para a procura dessa caixa tão complicada de encontrar.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 22
- Registado: 03 dez 2004, 14:53
- O meu Carro:: BMW 1M - 2011/11
- Localização: Lisboa/Viana do Castelo
- Contacto:
Re: Transmissao e46 a gasolina
Essas caixas até nem são impossíveis de encontrar, no estrangeiro existem várias! O dificil de encontrar é o conjunto todo por um bom preço.
Por exemplo, ví á uns tempos um site nos states em que eles vendiam o kit completo para mudar de caixa de 5 para caixa de 6, assim como de auto para manual, o problema é que são preços na casa dos 2000€ ou mais!!
O meu target é de 1000€ máximo para a mod, já com mão de obra incluida! Sei que é possível porque já soube de caixas destas a sairem por 600/700€! O dificil é encontrá-las a estes preços!
Assim que a encontrar vou ficar com uma caixa de 5 a mais, que só irá ocupar espaço na garagem
, se na altura, que espero breve, ainda precisares, esta vai estar em saldo!
No meu tb vou manter o dif, pq os dif do 325 e 330 são todos mais curtos que o meu. Uma vez que o meu objectivo é manter as relações do carro, mantendo o dif actual vou conseguir encortar a 1ª, manter a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª (1:1) e adicionar a 6ª (1:0,85), isto é, mesmo carro, melhorar o arranque em pouco e melhorar a ponta e os consumos em muito!
P.S. O e46 320ci (170cv) corta ás 6500 em recta plana a 231km/h, isto é, não tem mais caixa!
cumps
Ivo
Por exemplo, ví á uns tempos um site nos states em que eles vendiam o kit completo para mudar de caixa de 5 para caixa de 6, assim como de auto para manual, o problema é que são preços na casa dos 2000€ ou mais!!
O meu target é de 1000€ máximo para a mod, já com mão de obra incluida! Sei que é possível porque já soube de caixas destas a sairem por 600/700€! O dificil é encontrá-las a estes preços!
Assim que a encontrar vou ficar com uma caixa de 5 a mais, que só irá ocupar espaço na garagem

No meu tb vou manter o dif, pq os dif do 325 e 330 são todos mais curtos que o meu. Uma vez que o meu objectivo é manter as relações do carro, mantendo o dif actual vou conseguir encortar a 1ª, manter a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª (1:1) e adicionar a 6ª (1:0,85), isto é, mesmo carro, melhorar o arranque em pouco e melhorar a ponta e os consumos em muito!
P.S. O e46 320ci (170cv) corta ás 6500 em recta plana a 231km/h, isto é, não tem mais caixa!
cumps
Ivo
BMW 2002ti (70); BMW 2002 (72); BMW 2002tii (74); BMW 325i (90) track day car; BMW 1M (11)
- fa1kon
- Membro Senior
- Mensagens: 849
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
- Localização: Paredes - Porto
Re: Transmissao e46 a gasolina
É isso que eu penso gastar mais ou menos tambem.
Onde andas a procurar as ditas caixas de 6v? em sucatas?
O meu objectivo tambem era esse, encurtar a relação para ficar com uma boa aceleração e depois tinha sexta para ponta e para consumos.
No caso do teu 320ci, tens um diferencial 3.46 de certeza. Se adiares o corte para as 7 mil rpm consegues fazer mais 10kms/h reais. Mesmo assim a caixa é muito curta.
Um 323ci manual tem uma relação de caixa 3.07, que faz 250km/h as 6500rpm e as 270 as 7000:P .
Acho que é o diferencial ideal para uma caixa de 5v.
http://bokchoys.com/differential/Speed.htm já agora não sei se conheces...
Onde andas a procurar as ditas caixas de 6v? em sucatas?
O meu objectivo tambem era esse, encurtar a relação para ficar com uma boa aceleração e depois tinha sexta para ponta e para consumos.
No caso do teu 320ci, tens um diferencial 3.46 de certeza. Se adiares o corte para as 7 mil rpm consegues fazer mais 10kms/h reais. Mesmo assim a caixa é muito curta.
Um 323ci manual tem uma relação de caixa 3.07, que faz 250km/h as 6500rpm e as 270 as 7000:P .
Acho que é o diferencial ideal para uma caixa de 5v.
http://bokchoys.com/differential/Speed.htm já agora não sei se conheces...
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 22
- Registado: 03 dez 2004, 14:53
- O meu Carro:: BMW 1M - 2011/11
- Localização: Lisboa/Viana do Castelo
- Contacto:
Re: Transmissao e46 a gasolina
Boa noite
Quase um ano depois... estou de volta para dizer que a mudança de caixa de velocidades está concluida com sucesso!
Após ter encontrado a caixa de 6 velocidades proveniente de um E46 330ci de 2004, comecei a encomendar todas as peças acessórias de que ia precisar.
-Manete de velocidades (neste caso optei pelo short shift)
-Ligação da caixa á manete
-Braço de apoio da manete
-Suporte da caixa de velocidades
O veio de transmissão era opcional, mas como o "dador" da caixa de velocidades ainda tinha o veio de transmissão, acabei por ficar com este tb.
Depois de retirar a caixa de 5 do carro verifiquei que o veio que engata na embraiagem não era igual ao veio da caixa de 6! O que significava que a embraiagem não era compatível com a caixa de 6!
Uma pesquisa mais aprofundada mostrou que uma parte substancial da mecânica dos E46 é alterada em 2003! Nomeadamente as peças da transmissão!
Descobri tb que o volante do motor tb se alterava com a alteração da caixa e que as ligações da caixa ao veio de transmissão, e deste ao diferencial tb são diferentes.
Assim, adquiri o volante de motor (do E60 520i) e respectiva embraiagem, e criei uma peça de ligação entre o veio de transmissão e o diferencial.
Depois... foi montar tudo no sítio e dar à chave!
Neste momento ainda só rolei uns 100km's e ainda não estiquei a 6ª ao máximo...mas é notória a vocação "económica" da 6ª, que retira umas boas centenas de rotação á velocidade cruzeiro!
Em breve darei notícias acerca dos consumos reais
Abraço
Ivo
Quase um ano depois... estou de volta para dizer que a mudança de caixa de velocidades está concluida com sucesso!
Após ter encontrado a caixa de 6 velocidades proveniente de um E46 330ci de 2004, comecei a encomendar todas as peças acessórias de que ia precisar.
-Manete de velocidades (neste caso optei pelo short shift)
-Ligação da caixa á manete
-Braço de apoio da manete
-Suporte da caixa de velocidades
O veio de transmissão era opcional, mas como o "dador" da caixa de velocidades ainda tinha o veio de transmissão, acabei por ficar com este tb.
Depois de retirar a caixa de 5 do carro verifiquei que o veio que engata na embraiagem não era igual ao veio da caixa de 6! O que significava que a embraiagem não era compatível com a caixa de 6!
Uma pesquisa mais aprofundada mostrou que uma parte substancial da mecânica dos E46 é alterada em 2003! Nomeadamente as peças da transmissão!
Descobri tb que o volante do motor tb se alterava com a alteração da caixa e que as ligações da caixa ao veio de transmissão, e deste ao diferencial tb são diferentes.
Assim, adquiri o volante de motor (do E60 520i) e respectiva embraiagem, e criei uma peça de ligação entre o veio de transmissão e o diferencial.
Depois... foi montar tudo no sítio e dar à chave!

Neste momento ainda só rolei uns 100km's e ainda não estiquei a 6ª ao máximo...mas é notória a vocação "económica" da 6ª, que retira umas boas centenas de rotação á velocidade cruzeiro!
Em breve darei notícias acerca dos consumos reais
Abraço
Ivo
BMW 2002ti (70); BMW 2002 (72); BMW 2002tii (74); BMW 325i (90) track day car; BMW 1M (11)