Chaufage E30 phase I

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

roque
Membro Juvenil
Registado: 21 set 2006, 22:38
Contacto:

Mensagem por roque »

isso pareceme um problema nao sistema de ventilaçao, a tua valula de temparatura esta bakana ?
abraços roque
bmw 318 is coupe
Imagem URL=http://imageshack.us]Imagem[/URL]

E30power
Membro Juvenil
Registado: 31 out 2005, 03:45

Mensagem por E30power »

pessoal, antes de mais obrigadissio a todos pela vossa ajuda.
voltando ao assunto, hoje quando peguei no carro as 20hrs fiz uns kilometros e o ponteiro da temperatura nem se mexeu, depois, e agora as 02 da manha para fazer o trajecto de volta, a temperatura subiu ate ao 1o traço a segui ao do meio, que era onde deveria ter ficado...
tou a ficar preocupado com udo isto, ja verifiquei e nao sai agua pelo escape, nao me pinga agua dentro do carro, nao tenho agua dentro dos cilindros...
o que sera???
Imagem

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Usas água ou anti-congelante?
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Ecor
Membro Iniciado
Registado: 20 out 2003, 14:46

Mensagem por Ecor »

Eu diria que tens o termostato a dar as ultimas que nao "abre" e "fecha" quando deve...isto supondo que o nível da agua nao baixa, nao tens agua no óleo e vice versa, e nem tens grandes quantidades de vapor de agua no escape...e no m10 é mesmo simples de mudar e barato...

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

15 minutos, no máximo, debaixo de chuva e sem ferramentas. (Don't ask...)
RWD ForeverImagem

E30power
Membro Juvenil

Mensagem por E30power »

caros obrigadissimo pela vossa ajuda...
alguem me sabe dizer onde é o termostato?
assim deitava maos a obra e mudava...
acrescento tambem que raparei que quando a temperatura sobe, se eu ligar a chaufage no quente ela volta a descer para o meio.
isto da vos alguma pista para o que possa estar a ocorrer?
gracias a todos
Imagem

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

Esses sintomas apontam para uma de duas coisa:

. sistema de arrefecimento em más condições

e/ou

. termostato.

O termostáto está do lado direito do motor, perto do radiador.

Uma imagem vale mil palavras:

Imagem

Presta atenção à côr do líquido que vai sair (cuidado ao trocar, espera que o motor arrefeça): se estiver muito "ferrugento" o termostáto é apenas parte do problema.

Depois diz qualquer coisa se precisares de ajuda para tirar o ar ao circuito, embora nos m10 quase não seja necessário.
RWD ForeverImagem

Ecor
Membro Iniciado

Mensagem por Ecor »

Se a temperatura baixa quando ligas a chaufagem ocorreu-me outra coisa... a tua ventoinha está a funcionar?

E30power
Membro Juvenil

Mensagem por E30power »

sim, a agua sai super ferrugenta, o que nao deve ser normal...
julgo que a ventoinha esteja a funcionar...
a unica razar pela qual poderia nao funcionar era se tivesse a correia partida nao é?
Imagem

Ecor
Membro Iniciado

Mensagem por Ecor »

A própria ventoinha tem uma embraiagem viscosa que quando o motor está a temeraturas normais deixa "patinar" a ventoinha em relação a velocidade da polie, mas que quando o motor aqueçe "engata" e a ventoinha começa a funcionar a mesma velocidade da polie.
Vai a este site:

http://bmwe32.masscom.net/

E depois entras em Engine e segudamente em Fan Clutch, o processo está descrito para um E32 mas o sistema de ventoinha é exactamente igual, tem la a maneira de testar o funcionamento da ventoinha e etc.

Se a agua sai ferrugenta tens que fazer uma lavagem ao sistema todo e por anticongelante.

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

É assim, quando abres a soufage, o liquido do radiador vai passar a circular no circuito da sofagem, que tem um radiador proprio, ao passar por esse radiador, vai arrefecer a agua do circuito todo, logo ves o baixar da temperatura (esta é uma coisa que qualquer pessoa pode fazer quando o carro começar a aquecer, é abrir a soufage para arrefecer um pouco).

O que me parece que tens e que já foi dito por varias pessoas, é o termostato pifado. Por vezes cola em aberto, por vezes em fechado.

Eu no meu fui eu que troquei, e é facil.
No meu que é M20, o termostato tem uma seta e essa seta tem que estar para cima. No M10 não faço ideia.
No meu para tirar o ar ao circuito é atraves de um parafuso que está ao pé do termostato. Que o parafuso que lá estava ficou calcinado, e foi um pincel para o tirar. Não sei se o sistema do teu é identico, mas se for, boa sorte com a remoção do "parafuso" (que é tipo porca).

O facto de estar ferrugento... pois... o meu também e as proprias tubagens estão todas castanhas por dentro.
Idade ao quanto obrigas... no meu tenho tipo 20% liquido de refrigeração e o resto agua da torneira.

Relativamente ao consumir agua, o meu no outro dia também consumiu, e não faço ideia para onde foi a agua, mas não voltou a gastar.

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

No m10 não é preciso "sangrar" como no m20, basta ter cuidado ao encher e, depois de uns minutos de andar com o aquecimento ligado, repor o nível.

A água ferrugenta indica desde logo probabilidade de o circuito estar sujo e obstruído.

Quanto à ventoinha, a verificação mais simples é tentar pará-la mas NUNCA com a mão. O truque do jornal enrolado tem funcionado bem comigo... fora as vezes em que fica feito em fatias :lol:
RWD ForeverImagem

E30power
Membro Juvenil

Mensagem por E30power »

ja estive a verificar e a ventoinha funcina perfeitamente, em relaçao ao termostato e por via das duvidas ja encomendei um, mandei vir da concorrencia e fica por 30€ c/ iva, da bmw fica por 43€ mais iva... amanha ja o tenho e ja monto tb!
disseram me que antes de o colocar tenho ou devo po lo em agua a ferver para ele acionar antes de estar ja instalado.
apenas para verificaçao julgo eu...
depois, e a partida fica ainda por resolver o facto de so ter ar quente de vez em qd...
deve ser a torneita ou o circuito ligeiramente obstruido... :roll: :roll:
obrigado
:driving
Imagem

E21Craze
Membro Junior

Mensagem por E21Craze »

Não leves a mal, mas foi falsa economia. Um termostáto que eu pus da concorrência deu o berro passado um ano ou menos.

A história de o meter em água a ferver é para verificar, sim, mas se só abrir mesmo antes da água começar a ferver não está bom, deve abrir um pouco antes, aos 82º, se não me engano.
RWD ForeverImagem

E30power
Membro Juvenil

Mensagem por E30power »

pois, entao nessa caso acho que vou cancelar a encomenda e optar pelo de origem :)
amanha ja digo quais os resultado obtidos.
obrigado mais uma vez a todos.
Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”