Chaufage E30 phase I
Moderador: Staff
O-ring? Que o-ring? No m10 o termostáto não leva o-ring nenhum.Jackyl Escreveu:Atenção, aproveita e compra o O´Ring para o termostato, caso ele não venha.
E30power, desaperta só as braçadeiras, compra umas novas já que estás com a mão na massa e monta tudo outra vez.
Receita para limpar o circuito, já que vais mexer nisso aproveita e faz o serviço completo.
Compra um aditivo decente (eu gosto muito dos Liqui-Moly, por isso sugiro sempre estes). Compra também dois garrafões de anti-congelante (2 x 5l) e umas litradas de água destilada.
Mete o aditivo, perfaz o nível e dá uma volta de meia hora com a chauffage ligada. Depois, quando chegares a casa, mete um tabuleiro debaixo do carro, tira o termostáto (cuidado, muuuito quente) e deixa a porcaria toda escorrer. Localiza o bujão de drenagem do bloco (debaixo do colector de admissão, se não me engano) e deixa sair tudo.
Depois vai para dentro de casa, avia uma cerveja, pragueja o que precisares por causa das queimadelas e espera que o carro arrefeça bem.
Já recomposto, tira o radiador fora e lava em contra-corrente com uma mangueira, até sair água limpa. Nesta altura podes verificar que tem alguma fuga. Aproveita a ocasião e compra um tampão novo para o radiador.
Agora o motor: com paciência passa água pelo circuito. Para isto convém que o carro esteja já bem frio, senão podes arriscar a provocar fissuras no bloco ou cabeça. Aconselho a ir tapando as mangueiras que estão "abertas" (basta dobrar) de maneira a que a água passe com alguma velocidade/caudal. Depois de em TODAS as mangueiras sair água limpa, monta o termostáto com as braçadeiras novas, monta o radiador, fecha o bujão e enche o circuito com água destilada.
Para isto vai enchendo o circuito d-e-v-a-g-a-r. Deixa o ar ir saindo. Dá uma volta com o carro e deixa-o aquecer. Verifica se a chauffagem e o radiador não ficaram com fugas. Para "sangrar" o circuito basta abrir o tampão do radiador com cuidado e deixar a pressão escapar (protege as mãos, tem muito cuidado). Depois enche até ao nível com água.
Podes andar com água destilada durante um par de dias, depois esvazia tudo completamente (faz como no início, incluindo o bujão) e repete o procedimento para encher/sangrar.
Se depois disto o radiador ficar com fugas (o que é possível) tens duas soluões: ou reparas com epoxy ou compras um radiador novo. De qualquer maneira, se subsistirem problemas de aquecimento, terás de começar à procura de outras causas.
Alguma dúvida apita.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.