Acesso ao filtro de ar na 320d (com explicação)

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Responder
BFV
Membro Juvenil
Registado: 25 set 2006, 12:15
O meu Carro:: BMW 320d touring E46 - 2001/05

Acesso ao filtro de ar na 320d (com explicação)

Mensagem por BFV »

Ontem tentei ver como estava o filtro de ar da minha carrinha mas acabei por desistir.

Tirei a 1ª tampa(do simbolo), a 2ª e para tirar a ultima tinha de tirar um parafuso que fica por baixo do filtro de habitáculo e limpa para-brisas.

Como é que faço? Tem de ser com alguma chaves especial ou tenho de desmontar o que me tapa o acesso?

E outra questão... nas oficinas da BMW só trocam os filtros de ar nas inspecções 2 (pode dar cerca de 80.000!!!)?

Daí a minha curiosidade de já ter 40.000...

Abraços

ps: e já agora onde é que compram os filtros?
Última edição por BFV em 16 nov 2006, 12:24, editado 2 vezes no total.
320d Sport touring 2001 (E46) e Mercedes A140 1998

320D POWER
Membro Juvenil
Registado: 09 nov 2005, 22:45
O meu Carro:: 120D E87, By MB POWER

Mensagem por 320D POWER »

Boas!
Não precisas de tirar a tampa com o simbolo!
Tens de desmontar aquela tampa lateral que faz a admissão, depois desmontas aquela cena em ferro onde esta o filtro de habitáculo! Depois é só tirares os 4 parafusos que estão na caixa do filtro! Não é dificil! Dá é um bocado de trabalho, principalmente da 1ª vez.... Não necessitas de nenhuma chave especial!
Eu normalmente troco o filtro sempre que faço a revisão, às vezes no inverno é que ele se aguenta mais um bocado! Mas como ta sempre muito sujo prefiro trocá-lo....

Normalmente compro o filtro na concorrência, é mais barato e é igual! A ultima vez que fui comprar o filtro tive de esperar pelo dia seguinte, pq a BMW tb lá tinha ido comprar uns e acabou com o stock na loja! ;) É triste, mas é verdade! Nem queria acreditar....

Cumps
120 D E87 - 163cv, By MB POWER // Datsun 1200 2p

BFV
Membro Juvenil

Mensagem por BFV »

Obrigado pelas dicas.

Já tinha trocado. Foi às apalpadelas...
Já agora onde exactamente é que compras os filtros. Eu fui buscá-los à BMW e com 20% de desconto ficou-me em 26.91 eurecos(se arranjar mais barato e igual... melhor!).
Já agora o velho estava completamente preto e obstruido com tanta fuligem... não sei como é que eles queriam que ele fizesse mais 40.000 kms. O motor encolhia-se quando chegava às 2000 e só voltava a puxar às 2500 rpm. Após mudar o filtro praticamente desapareceu esse problema.
E queriam eles que eu deixasse lá o carro na oficina da Baviera da Bento Roma para lhe mudarem o turbo e a válvula de EGR... malucos!!!!

Pessoalmente, já me chega de oficinas da BMW. Só fazem o que está no papel e no que diz a máquina de diagnósticos. Neste caso a máquina não dava erro nenhum e em vez de verem o filtro de ar ou substitui-lo logo, não, mudavam era o turbo ou válvula disto ou daquilo... dass.

Um abraço

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

A caixa de ar é igual à do 320d de 150cv???

É uma pena não fazeres um tópico com umas fotos detalhadas do trabalho... :(
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

BFV
Membro Juvenil

Mensagem por BFV »

Julgo ser igual.
O meu tem 3 tampas no motor(a do simbolo, a da entrada do óleo e a do filtro de ar).

Só precisas de uma chave torx t20 para tirares a prateleira do filtro de habitáculo, uma sextavada para as tampas e um alicate para os picletes da 1ª tampa.
Se tiveres chaves daquelas que usam bits basta teres um acrescento de 10 cms para alguns parafusos.
Eu fiz assim:

1º tirei as tampas do motor seguras com os parafusos sextavados. Para tirar a tampa do simbolo usei um alicate para puxar o piclete. funciona tipo bucha. Tira-se o piclete do meio e ele fecha as pernas e sai. Para montar é o inverso.

2º tirar o tubo de admissão que está do lado esquerdo fixo também com um parafuso sextavado e depois de tira-lo já se vê o filtro de ar.

3º desenroscar os 3 parafusos que fixam a tampa do filtro de habitáculo. Fica cá em cima quase ao pé dos limpa para-brisas.

4º tirar o filtro de habitáculo

5ª levantando a tampa do filtro de habitáculo vêm-se lá dentro os 4 parafusos torx. Retirá-los, a prateleira fica solta e retira-se.

6º neste momento temos acesso aos 2 parafusos sextavados que ficam na parte de trás da ultima tampa(tampa da cx do filtro de ar). O da esquerda não se vê e temos de o apalpar 1ª com a mão para ver onde está exactamente. Depois é só meter lá a chave e desenroscá-lo. Com cuidado para não deixar-mos cair a chave para dentro do motor, claro :lol: . Os 4 parafusos desta tampa não se soltam e ficam agarrados a ela quando se desenroscam totalmente.

7º tira-se a tampa e voilá... o filtro! Para o retirar levanta-se a ponta (parte fechada) e tira-se.

8º monta-se o filtro e faz-se o percurso inverso. A tampa do filtro é a parte mais complicada de montar porque tem de encaixar totalmente para se conseguirem apertar todos os parafusos. Não é dificil, mas é preciso calma. Eu demorei cerca de 3/4 minutos a encaixá-la... :oops: até posso ser só eu :D .

Eu demorei cerca de 40 minutos. Foi nas calmas e estava a apalpar terreno.

Pois... fotos... não tinha nada à mão. Mas deixo a explicação...

Um abraço

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Já é muito util esta explicação :D :D
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Responder

Voltar para “Manutenção”