oleo em 25 tds

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Responder
525 touring
Membro Juvenil
Registado: 12 jun 2005, 04:49

oleo em 25 tds

Mensagem por 525 touring »

Boas,chegou a altura de trocar de oleo na minha carrinha e kual é o meu espanto k num catalogo de oleos vinha a dizer k os 25tds usam 0W40 :? .sempre usei o 5w40...alguem sabe se é msm o 0W40???ou akele catalogo está errado?tive a ver nesse msm catalogo outros carros cá de casa e realmente batia tudo certo mas...abraço.
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm

tozerrvm
Membro Juvenil
Registado: 14 fev 2006, 22:42

Mensagem por tozerrvm »

já viste o que diz o manual do carro?

Eu sei que o pessoal aqui até é adepto dos sinteticos mas existem minerais muito bons e aconselhados nos manuais dos carros.

Eu só uso 15W40 SUPREME DIESEL em todos os motores de tudo o que tenho por cá.

Em termos de desgaste interno ou problemas de lubrificação até agora nunca tive problemas.

Para mim o importante é ter oleo e de preferencia que as especificações sejam as recomendadas nos manuais.
Alguns dos carros já vão com 300kkilometros e parecem muito bem.
Toze
933925873

Independent
Membro Iniciado
Registado: 25 nov 2006, 17:53

Mensagem por Independent »

Carros antigos é normal aconcelharem 15w40 ou 20w50 etc...... e porquê? Não havia 0w40 nem 5w40, nem etc's à 15 anos! Oleos com estes niveis espessura a frio só apareceram recentemente! Não quero contradizer, e se o oleo for trocado convenientemente e não andar a esgalhar, um mineral até se vai aguentando, mas mesmo com as melhoradas formulas actuais, os minerais ainda são um bom bocado susceptiveis a sludge, conhecida como morte negra :scary !

Cumps :)

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Concordo... com reservas.

O meu E21 sempre andou com óleo mineral e quase sempre na esgalha. A cabeça do motor e árvore de cames estão com muito bom aspecto, sem o mínimo vestígio de depósitos. Adicionalmente está agora com dois carburadores duplos, que para sujarem o óleo são um espectáculo.

Motivos? Só me lembro de um: trocas de óleo regulares (a cada 5000 - 6000 kms) e SEMPRE fazer a troca de filtro aquando da troca de óleo. Costumo usar um aditivo, mas é mais um "anti-fricção" do que outra coisa.
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Independent
Membro Iniciado
Registado: 25 nov 2006, 17:53

Mensagem por Independent »

Ora aí está, trocas de oleo regularmente e a tempo!
Apenas um extra, não sei se sabem, mas não é aconcelhado aplicar 100% sinteticos em motores com muita kilometragem, pode não haver problema nenhum, mas tambem pode haver, passo a explicar porquê, oleos sintéticos alem de serem finos, têm propriedades detergentes, o que em motores "gastos" pode-se revelar um problema, é possivel que existam falhas/folgas/fugas nos sistemas de vedamento (que vão desde juntas a segmentos), falhas essas que podem estar preenchidas com ""carvão"", ao levarem oleo com capacidade de limpeza em cima, esse "carvão" vai sair! Tornando possivel aparecerem falhas que até esse momento, estavam escondidas!

Cumps :)
PS. Um dos meus carros neste momento também tem carburador duplo!

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Além disso muitos vedantes mais antigos não gostam de óleo sintético e desatam a verter. Not a pretty sight...
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

525 touring
Membro Juvenil
Registado: 12 jun 2005, 04:49

Mensagem por 525 touring »

nao tenho o manual ou melhor tenho mas está em alemao eheheh,mas será k recomendam mesmo o 0w?é k tou a desconfiar k akele catalogo está errado...abraço.
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

eu sou da opinião de que em carros antigos ou muitos kms deve-se colocar 15w40.
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Responder

Voltar para “Manutenção”