Nivel de oleo
Moderador: Staff
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Nivel de oleo
Tenho uma duvida que me "atormenta"
ja ha algum tempo, qual a forma mais correcta de ver o nivel de oleo, a frio ou quente??

- GostoBastante
- Membro Junior
- Registado: 21 set 2005, 18:23
Re: Nivel de oleo
525_tds Escreveu:Tenho uma duvida que me "atormenta"ja ha algum tempo, qual a forma mais correcta de ver o nivel de oleo, a frio ou quente??
Frio, claro!
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Se a memória não me falha, em alguns carros vem especificado "ver a quente" e, inclusive, têm a marca na vareta "Hot" e "Cold".
pedrosousa, na prática o nível de óleo visto como o manual do teu carro diz e visto a frio vai dar ao mesmo, estás a dar tempo para o óleo "escorrer" para o cárter. A quente e ao fim de 5 minutos já escorreu quase todo.
pedrosousa, na prática o nível de óleo visto como o manual do teu carro diz e visto a frio vai dar ao mesmo, estás a dar tempo para o óleo "escorrer" para o cárter. A quente e ao fim de 5 minutos já escorreu quase todo.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
E21Craze Escreveu:Se a memória não me falha, em alguns carros vem especificado "ver a quente" e, inclusive, têm a marca na vareta "Hot" e "Cold".
mas mesmo assim fica algum oleo "em cima", basta tirar a tampa por onde se poe o oleo com o carro parado ha um dia por exemplo, e esta quase tudo seco la dentro, se fizeres isso de desligar o carro e esperar 5/10 minutos as peças ficam todas "banhadas" em oleo, logo nao se tera um leitura correcta, por exemplo na minha mota, deve-se por a trabalhar por cerca de 5 minutos desligar e parar outros cinco, mas isto porque é de carter "semi seco".
Na pratica o que eu queria saber era a forma mais correcta para este motor, porque verificando das duas formas existem sempre leituras diferentes do nivel do oleo!
E achas que a película de óleo que fica na cabeça influencia muito o nível no cárter? Nada de significativo, na minha opinião. Quando muito podes esperar 10 minutos, por segurança.
Epá, eu tenho sempre visto o nível de óleo dos meus carros assim e nunca tive surpresas.
Epá, eu tenho sempre visto o nível de óleo dos meus carros assim e nunca tive surpresas.
RWD Forever

- pedrosousa
- Membro Gold
- pedrosousa
- Membro Gold
Tem piada que em certos manuais dos VW's dizia para ver a frio, eu geralmete vejo a frio mesmo que o manual diga para ver a quente, é cá uma diferença do .... É como me dá na telha, e até disse que até inclinado vejo e nunca me lixei, claro que fazer atestos é só com o carro em plano...berna_dd Escreveu:Como tecnico de automoveis posso-vos dizer que o nivel de oleo deve-se ver SEMPRE a quente. de preferencia acima dos 80ºC![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estou como o E21Craze...