320d 136cv Aumento de Potencia

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

O meu não entra no red-line e tem repro já o provoquei... Os motores muitas vezes dão problemas porque o pessoal teima em fazer Lisboa-Porto a fundo e andar sempre na esgalha as altas rotações matam as mecânicas, em caso de estarem reprogramadas ainda pior...

O meu tem repro mas é raro puxar pelo carro, uma ou outra ultrapassagem na nacional, mas nunca ando muito tempo com o pé a fundo ou acima das 4000...

Depois convem ter mais cuidados na manutenção...

O artur tem toda a razão com jante 17 ou 15 a velocidade tem que ser a mesma quanto muito +- 0,1km/h mas é insignificante devido ao erro do conta quilometros....
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Mister_DJ
Membro Iniciado
Registado: 03 out 2006, 12:22

Mensagem por Mister_DJ »

JMGP Escreveu:O carro não corta de origem.
Aos 217 mais coisa menos coisa, a coincidir com as 4500rpm deixa de haver combustível, por isso é que dizem que corta.
quando se diz que um motor "corta", está-se justamente a referir ao corte de injecção de combustível ;)

Mister_DJ
Membro Iniciado
Registado: 03 out 2006, 12:22

Mensagem por Mister_DJ »

DisasterpieceS Escreveu:
Mister_DJ Escreveu:
DisasterpieceS Escreveu:Repro by MBPower

Ganhos - Menor consumo a baixa rotação - Melhor resposta - Mais divertimento - Melhor condução - Menos uso da caixa - Mais velocidade ponta
Perdas - O Yasser :lol1
como e' que ganhas velocidade de ponta?

So se alterares o corte do motor, uma vez que ele stock corta em recta.

So faria uma repro neste carro para melhorar as linhas de potencia e aumentar a faixa de utilizacao, caso possivel. De resto para as relacoes de caixa que tem a potencia de origem chega.
é assim, numa de explorar um pouco a repro, levei a 4º velocidade aos 200 km\h às 5200rpm, sim eu sei que não devo fazer isso mtas xs pk posso ficar agarrado,mas como disse foi apenas numa de explorar a repro, dei 225 km\h em 5º as 5000 rpm´s.
pois, lá esta, so fazendo mais rpms.

No entanto, e como já foi dito, é arriscar a saúde do motor.

Uma vez ou outra, só para teste, ok.

Se fizeres varios kms seguidos assim ou fizeres com frequencia essas rotações... arriscas-te ;)

DisasterpieceS
Membro Senior
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

Não, alias, desde que tenho a repro que ando mto mais calmo, so fiz isso uma vez afim de explorar, quero carro pra mais uns belos tempos,faz me falta o meu menino ;)

BriDge
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 21:47
O meu Carro:: Honda S2000

Mensagem por BriDge »

Yasser, repro nisso :fixe
O silver quer voar um pouco mais, e agora com o resto das mods que estao agendadas :fun :lol:
Cumps ;)
ImagemImagemImagem
S2K Ap1 - E90 320d Dream and Passion...

Previous: E36 318tds Compact | E36 318is Coupé | E46 320d Touring

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

arturval Escreveu:
JMGP Escreveu:O carro não corta de origem.
Aos 217 mais coisa menos coisa, a coincidir com as 4500rpm deixa de haver combustível, por isso é que dizem que corta.
O meu com as jantes de 15 deu 230, já dentro do red line.
Com as de 17 nem tenho a certeza de quanto dei.
Fiquei com 146cv e 350nm às 2500rpm. By VC
Um carro não anda mais por ter jantes maiores... Partindo do principio que aumentando o tamanho da jante reduzes o perfil do pneu na mesma proporção. Se não, estás ilegal e a fazer muito mal ao teu BMW.
Fica descansado que não só as jantes são de origem como as medidas estão no livrete.
Alias a única coisa que não tenho de origem é somente os piscas trasiros.
Eu não me expliquei bem no meu post, mas vou esclarecer.
Lembro-me que com jante de 15, após ter feito a repro, dei 230 dentro do red line, não sei bem a que rotação.
Chegou lá, levantei o pé e vim para a minha velocidade cruzeiro, que é baixa, pois a caixa de 5 limita-me um pouco neste aspecto.
Após 15 dias ou qq coisa parecida voltei a por jantes de 17 e por uma vez mais andei ao máximo do carro, mas como já sabia a velocidade dele nem olhei para o velocimetro, daí dizer que não sei a que velocidade ía com as de 17.
Estas foram as 2 x que andei ao máximo, tenho perfeita consciencia na desgaste do material e nos "perigos" da repro ;)

Albertoliveira
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2004, 23:08
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000

Mensagem por Albertoliveira »

Sempre tive a ideia de que tanto repro como chip/box não dão saude ao motor...
porquê? pah se pensar um pouco chego á conclusão de que se o motor pudesse andar mais e consequentemente ter mais cavalos com total segurança eles vinham já de série, a propria BMW só tinha a ganhar em por um carro á venda com 145 ou 155 cv em vez dos 136. O carro enchia mais o olho ao possiveis compradores... numa altura onde imperavam os TDi's sair um 320d com 150 era muito mais apetecivel e iria atrair mais e logo mais vendas.
O motor de 136cv está feito mecanicamente com um turbo e uma injeção que só lhe permite EM SEGURANÇA ter 136.... esta é a minha opinião.
Agora claro que podemos colocar os 150 mas estamos a entrar numa fase onde o motor/turbo entram em esforço... esse turbo e essa injeção só está preparada para 136.... e com esse 136 podem efectivamente andar de Lisboa ao Porto a 160/170/180 em total normalidade porque o motor como um todo foi feito para tal e essas viagens longas foram tidas em consideração em testes da marca... 300 kilometros a essa velocidade não é nada de especial, o nosso pais até é pequeno comparado com outros europeus onde viagens de 500/600/1000 são normais.

Acho que 136 é o limite maximo em segurança em todas as utilizações que lhe dermos (dentro de alguma disciplina claro).

Subir a parada para 145/150cv, a alimentação não está preparada para tal nem o Turbo pode aguentar com este esforço extra, e todos por aqui sabem que são estes os 2 pontos mais melindrosos neste modelo/versão/ano.
Outra prova é que o modelo de 150Cv de série tem um Turbo diferente (GV), e a alimentação já é common rail, enquanto o de 136 é injector/bomba (se não me falha a memoria).

Eu sou da opinião de que posso efectivamente mexer no carro, nomeadamente fazer uma repro mas para mexer em tempos de resposta do Turbo ou seja acorda-lo mais cedo para ganhar um pouco em baixas que é onde ele é mais lento... vai ajudar-me nas trocas de caixa (que agora são muito frequentes em baixas) e consequentemente baixar um pouco os consumos.
A minha condução é normal/alta ou seja ando muito frequentemente a 160/170 por exemplo na IC17 ou A8 ou Crel, não tenho a preocupação de andar a fazer médias de 4 porque para andar ele tem de gastar, não faço a minima ideia quanto é que ele gasta porque não tenho CB mas na agulha do instantaneo raramente baixa dos 6 litros, mas ando como gosto. As minha idas diarias para o trabalho são feitas sempre nestas velocidades, porquê ? porque gosto da sua resposta ao acelerador á pica de ultrapaçar os outros como se tivessem parados, enfim curtir a maquina porque tenho um BM é para goza-lo e para ter prazer na sua condução, não para andar na faixa da esquerda a 100km/h na autostrada só para fazerem medias baixas.... pah... opiniões e opções de vida mas se queriam economia comprava um Smart, gasta 3 litros aos 100 e dá os 130 em AE. lololol.

Tanta conversa para que? O carro está perfeito como está só lhe falta memso alguma pimenta em cidade ou seja em baixas para poupar tambem a caixa... mas isso suponho eu que não implica esforços extras, apenas acorda mais cedo...

desculpem este testamento, mas é a minha opinião.
Imagem

Luís Melo
Membro Juvenil
Registado: 21 fev 2007, 23:57

Mensagem por Luís Melo »

Albertoliveira Escreveu:Sempre tive a ideia de que tanto repro como chip/box não dão saude ao motor...
porquê? pah se pensar um pouco chego á conclusão de que se o motor pudesse andar mais e consequentemente ter mais cavalos com total segurança eles vinham já de série, a propria BMW só tinha a ganhar em por um carro á venda com 145 ou 155 cv em vez dos 136. O carro enchia mais o olho ao possiveis compradores... numa altura onde imperavam os TDi's sair um 320d com 150 era muito mais apetecivel e iria atrair mais e logo mais vendas.
O motor de 136cv está feito mecanicamente com um turbo e uma injeção que só lhe permite EM SEGURANÇA ter 136.... esta é a minha opinião.
Agora claro que podemos colocar os 150 mas estamos a entrar numa fase onde o motor/turbo entram em esforço... esse turbo e essa injeção só está preparada para 136.... e com esse 136 podem efectivamente andar de Lisboa ao Porto a 160/170/180 em total normalidade porque o motor como um todo foi feito para tal e essas viagens longas foram tidas em consideração em testes da marca... 300 kilometros a essa velocidade não é nada de especial, o nosso pais até é pequeno comparado com outros europeus onde viagens de 500/600/1000 são normais.

Acho que 136 é o limite maximo em segurança em todas as utilizações que lhe dermos (dentro de alguma disciplina claro).

Subir a parada para 145/150cv, a alimentação não está preparada para tal nem o Turbo pode aguentar com este esforço extra, e todos por aqui sabem que são estes os 2 pontos mais melindrosos neste modelo/versão/ano.
Outra prova é que o modelo de 150Cv de série tem um Turbo diferente (GV), e a alimentação já é common rail, enquanto o de 136 é injector/bomba (se não me falha a memoria).

Eu sou da opinião de que posso efectivamente mexer no carro, nomeadamente fazer uma repro mas para mexer em tempos de resposta do Turbo ou seja acorda-lo mais cedo para ganhar um pouco em baixas que é onde ele é mais lento... vai ajudar-me nas trocas de caixa (que agora são muito frequentes em baixas) e consequentemente baixar um pouco os consumos.
A minha condução é normal/alta ou seja ando muito frequentemente a 160/170 por exemplo na IC17 ou A8 ou Crel, não tenho a preocupação de andar a fazer médias de 4 porque para andar ele tem de gastar, não faço a minima ideia quanto é que ele gasta porque não tenho CB mas na agulha do instantaneo raramente baixa dos 6 litros, mas ando como gosto. As minha idas diarias para o trabalho são feitas sempre nestas velocidades, porquê ? porque gosto da sua resposta ao acelerador á pica de ultrapaçar os outros como se tivessem parados, enfim curtir a maquina porque tenho um BM é para goza-lo e para ter prazer na sua condução, não para andar na faixa da esquerda a 100km/h na autostrada só para fazerem medias baixas.... pah... opiniões e opções de vida mas se queriam economia comprava um Smart, gasta 3 litros aos 100 e dá os 130 em AE. lololol.

Tanta conversa para que? O carro está perfeito como está só lhe falta memso alguma pimenta em cidade ou seja em baixas para poupar tambem a caixa... mas isso suponho eu que não implica esforços extras, apenas acorda mais cedo...

desculpem este testamento, mas é a minha opinião.
E quem fala assim não é gago. :lol: :lol: :lol: :lol:

320D POWER
Membro Juvenil
Registado: 09 nov 2005, 22:45
O meu Carro:: 120D E87, By MB POWER

Mensagem por 320D POWER »

Boas!
Albertoliveira, desculpa mas n concordo ctg!
O motor de 136cv mesmo reprogramado n fica nenhum abuso! Ganha poucos cavalos!
O meu foi reprogramado pela Mb Power, e nem parece o mesmo! Tá muito mais divertido e continua muito fiável!
Na minha opinião a BMW ou outra marca qq n "mete" mais cavalos nos carros para n se preocuparem!
Todas as peças do motor qdo são desenhadas são postas à prova e determinam-se as margens de tolerância em que podem trabalhar! Nenhuma peça está a trabalhar no seu limite! Senão os motores n faziam os quilometros que fazem actualmente... No caso do motor de 136cv nem 20% de potência ganha, e normalmente as margens de tolerância são superiores a 30%! Concordo que reprogramado pode n fazer os mesmos quilometros do que de origem, mas tb n vai fazer muito menos, desde que haja cuidado!
Em relação ao turbo, o motor de 136cv já usa um turbo de geometria variável, e como o Eng. Miguel me disse: " esse turbo faz 1.3, portanto vai a descansar..."
Em relação a velocidade, o meu já marcou 227 no digital e no gps e ia dentro das 4800rpm...

Desculpem o testamento, mas é a minha opinião!

1 Grande Abraço
120 D E87 - 163cv, By MB POWER // Datsun 1200 2p

pedrosousa
Membro Gold

Se isso é feito pelo Engº Miguel então podes estar descansado...

MARTZ
Membro Juvenil
Registado: 22 fev 2007, 22:05

Mensagem por MARTZ »

Se queres pôr isso como deve de ser contacta a VILAUTO COMPETIÇOES.
Dão garantias e têm bons preços.

pedrosousa
Membro Gold

MARTZ Escreveu:Se queres pôr isso como deve de ser contacta a VILAUTO COMPETIÇOES.
Dão garantias e têm bons preços.
A vilauto trabalha com a MB POwer, ou mais ao contrário, para o caso tanto faz...

MARTZ
Membro Juvenil

Mensagem por MARTZ »

Eles têm o seu próprio fabrico. E são mesmo bons.

pedrosousa
Membro Gold

MARTZ Escreveu:Eles têm o seu próprio fabrico. E são mesmo bons.

Tens algum carro reprogramado por algum destes dois??

MARTZ
Membro Juvenil

Mensagem por MARTZ »

Carro meu nao, mas de um familiar meu sim. Tá na perfeicao. :driving :lol:

Responder

Voltar para “Série 3”