[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

320dM Escreveu:hehe, rui, já referi isso alguns posts mais atrás. em carga a egr fecha. em ralenti tá tuda aberta. dai ter dito que se fecha em carga, eu a fechava já ao ralenti :) faz de conta de já está em carga :)
cumps.
Ah ok, a culpa foi minha que não li tudo o que estava para trás. ;)

Aquela questão de a centralina ficar a trabalhar com valores predefinidos faz bastante sentido, mas até que ponto influência o rendimento do carro normal e de um carro com repro???.....

É que pode acabar por fazer o carro perder rendimento pelo facto de detectar que algo não está bem e passar a trabalhar com outros valores....

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

:)
eu sei, isso da centralina assumir valores predefinidos é que tb me faz confusão e tb não sei se realmente o carro ganha algo... ou perde...., quando tiver tempo vou ligar o tubinho que controla a egr e tapar o tubo que leva os gazes de escape. já falei com o meu mecanico e ele tb acha essa solução a mais interessante e talvez a unica que não provoque erro na centralina :) e mesmo assim não sei na realidade o que vai acontecer, pois a centralina espera que a egr esteja aberta , que entrem gazes do escape, sem oxigénio, e injecta diesel em função disso, para ter uma mistura pobre, se alteramos o equilibrio dessa mistura, ao permitir mais oxigénio, não sei se é melhor ou pior, alguem que opine :)
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

bmw320dcar
Membro Juvenil
Registado: 28 jan 2007, 07:06

Mensagem por bmw320dcar »

Olá Pessoal,

Sou novato por estas paragens.
Adquiri um 320d 150cv e estou procurando novas informações para melhorar a maquina.
Em relação a desativação da EGF gostaria de saber o seguinte:
- Para alem de desligar o tubo e necessário desligar alguma ficha? Ao desligar o tubo, vai originar o ascendimento de alguma luz no painel? Em termos de potencia, tras algum ganho ou só apenas a melhoria na resposta em baixos e médios regimes?
Passa na inspesao tranquilamente?

Obrigado

Um abraço

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

Bem vindo :)
no meu não acendeu nenhuma luz, mas acusa avaria na maquina de diagnostico.
Se desligas o tubo não vejo necessidade de desligar nenhuma ficha, alias, mexendo no sistem electrico é que é mesmo capaz de acender alguma luz.
Os meus carros com egr off sempre passaram na inspecção, mas em caso de duvidas não custa muito ligar, IPO, desligar...
melhorias, o carro fica responder melhor em baixas, a minha duvida neste momento é o porquê, se é por deixar de entrar escape ou se por a centralina detectar a falha e começar a funcionar com valores prédefinidos e a que ponto vai alterar os consumos :?:
ando a tentar descobrir :lol:
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

bmw320dcar
Membro Juvenil

:D Desde já o meu obrigado!!!

Já andei a pensar no assunto, apesar de ser um leigo mecanico, mas acho que o facto de responder melhor sem duvida e pelo ar que entra ser mais puro. Em vez de desligar o tubo, será que tapando a saida que leva os gases do colector, como ja vi aqui no forum, a centralina não detecta nenhuma avaria e mantem os mesmos padroes e assim não acusa o tal erro e o rendimento esperado seja o mesmo? Pois eu ontem dei uma olhada no negocio e reparei que existe um mecanismo que abre a tal passagem dos gases. Se estiver tapada a entrada, embora a valvula esteja aberta os gases não entram e a mesma funciona não acusando nenhma avaria por parte da centralina. Agora o que eu não sei é se existe algum tipo de sensor que faça a medição da passagem desses gases, pois ai concerteza se os mesmos não estiverem nos parametros pre definidos concerteza a centralina ira acusar o erro....

:?: :idea:

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

tiraste-me as palavras da boca :)
é essa a minha dúvida tb, alias, como tb já referi uns posts mais atrás.
Neste momento ando a ver se tenho tempo e paciencia para cortar uma chapa para fechar a passagem desse tubo do colector de escape para a admissão e deixar tudo a trabalhar "normalmente", pode ser que não acuse erro e assim creio que fico a ganhar. Ar puro frio, e sem alteração dos parametros por parte da centralina. Vamos a ver... :):)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

bmw320dcar
Membro Juvenil

Boas,

Em continuidade ao assunto, hj passei no meu mecanico e falei sobre esse tema e o resultado foi:

Desligar o EGR ou tapar a entrada na valvula dos gases, a centralina ira sempre acusar o erro, pq quando ela determina a passagem de uma determinada quantidade de gases do escape, ela altera também os valores do medidor de massa, logo se os valores não estiverem dentro dos parametros, ERRO, consequencia, ela assume os parametros de segurança.
Não sei se a explicação foi compreensível, pelo menos foi o que eu entendi, contudo acho que vou deixar as coisas como estão, ou seja, não vou alterar nada.
Para alem disso sempre se contribui um pouco para com o meio ambiente :scary

Um abrç

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

mantenho a dúvida inicial. não é por fechar a passagem de gazes que vamos alterar os valores da maf. A maf está antes da valvula, salvo erro... se estiver depois..... isso faz sentido.
A centralina não pode alterar uma coisa que é lida por um sensor fisico, ela pode é esperar um determinado valor de leitura do sensor, e se der uma leitura diferente pode assumir os valores prédefinidos.
Há sempre a ultima hipotese que é reduzir a abertura da EGR por reprogramação, fechar completamente acho que não dá, mas isso só na marca.
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Aviso que a próxima mod vai ser ligar a EGR e fazer uma junta cega em chapa para tapar o tubo que vem do espcape para a EGR. Tipo o que está no forum espanhol.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

e vão dois, aja tempo e pachorra, para cortar a chapa e aproveitar para limpar aquilo tudo :)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Speedy
Membro Junior
Registado: 08 jun 2005, 14:20
O meu Carro:: BMW E91

Mensagem por Speedy »

acham k faça isso no meu 120d ?

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

é melhor aguardares por uma conclusão +- definitiva :) e depois a partir daí decide :)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

320dM Escreveu:e vão dois, aja tempo e pachorra, para cortar a chapa e aproveitar para limpar aquilo tudo :)
O problema vai mesmo ser cortar a chapa redonda que não sei que raio de material usar nem ferramenta, estava a pensar numa chapa de 1.5/2mm de espessura e depois fazer o furo com uma fresa craniana para aço...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

o meu problema é exactamente o mesmo. Pelo site espanhol parece que o ideal será 0,6 de espessura, mas não sei o diametro, e convem ser aço ou chapa forte, para não haver surpresas com o calor do escape, claro que o ideal é desmontar a EGR e ver realmente as medidas correctas. Se tiveres esse equipamento para cortar podias fazer duas... :oops:
No entanto, e espero que não aconteça, mas li ontem num site, tal como um membro já aqui referiu, que o erro é detectado por diferentes leituras na MAF, a centralina espera um valor, ao alterarmos a passagem de escape estamos a alterar esse valor e a centralina passa a usar valores prédefinidos.
Mas isto é mais uma teoria :), eu não tenho problema nenhum em aplicar a chata e testar o carro na maquina a ver se dá erro, após circular com ele. Se não der erro, maravilha :) :) :)
Com o tubinho aberto / bloqueado dá erro na maquina, resta a esperança da chapa.
Também li que com a EGR a funcionar o consumo seria menor, mas pela minha experiência, não há grande diferença, se é que existe. e com a EGR off o carro responde melhor em baixas, disso tenho a certeza.
Se fizeres a chapa, faz lá duas ;)
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

bmw320dcar
Membro Juvenil

:driving
Ontem fui até a Vilauto fazer um progr na minha carroça....
Coloquei a questão ao Engº que disse que não havia problemas.... não acusa nenhuma situação de erro.... Mas ai eu perguntei: mas foi me explicado que o medidor de massa etc, etc, etc, .... ele disse não era correta a informação... pois tinha uma carrinha 520d e que estava desligada também.... ora bem, senti firmeza na sua resposta.... contudo vou fazer a experiencia e analizar se realmente faz alguma diferença... A vantagem maior dita pelo sr. Engº: lixo só pra fora!!!!!
Vamos la ver :roll:

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”