Para os não sobrealimentados - Interessante??
Moderador: Staff
Para os não sobrealimentados - Interessante??
Pessoal, encontrei isto na net!
http://www.castensdynojet.com/esp2/id43.htm
Quem é que precisa de potencia?
http://www.castensdynojet.com/esp2/id43.htm
Quem é que precisa de potencia?
BMW E46 320ci
VW Polo 1.4 16V
BMW E30 316i
VW Polo 1.4 16V
BMW E30 316i
A Mosselman já é antiga e conhecida.
O problema deles é os kits serem "bolt-on", mantêm a taxa de compressão de origem. Além dos colectores serem tipo "log" (tronco), muito bons para o "spool-up" mas limitam a potência máxima.
O problema deles é os kits serem "bolt-on", mantêm a taxa de compressão de origem. Além dos colectores serem tipo "log" (tronco), muito bons para o "spool-up" mas limitam a potência máxima.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

- Kaux
- Membro Juvenil
- Registado: 10 out 2004, 17:03
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/04
E21Craze, podes explicar melhor o que disseste? 
já agora alguem tem ideia do custo destes kits? é k há muito pouca coisa para M43..
Edit: tive a ver o site e descubri o importador para Portugal:
Fernandez Motorsport
Vendas de Travanca
Bodiosa, 3510 Viseu
Tel. 032-97255 (ainda não percebi é o tel de contacto que lá têm..
)

já agora alguem tem ideia do custo destes kits? é k há muito pouca coisa para M43..

Edit: tive a ver o site e descubri o importador para Portugal:
Fernandez Motorsport
Vendas de Travanca
Bodiosa, 3510 Viseu
Tel. 032-97255 (ainda não percebi é o tel de contacto que lá têm..

Kaux - BMW 316i E36

Kaux:
Acho que quando uma pessoa decide ir pelo caminho da sobrealimentação, está a deitar dinheiro fora se usar a compressão de origem. Há alguns exemplos de carros que funcionam bem assim (Mitsubishi Evo com 8.8:1, por exemplo), mas a maioria gosta de taxas de compressão baixas, para poderes subir a pressão de sobrealimentação sem riscos. Por isso a minha dúvida quanto à utilização de kits "bolt-on" no caso de turbos.
Outra coisa que não gosto muito nestes kits da Mosselman é o facto de utilizarem os colectores tipo "tronco". As diferenças:
Tipo "Log":

Tipo tubular:

No caso do tipo "Log", a rotação do turbo aumenta mais rapidamente (spoolup), donde um tempo de resposta menor. No entanto, chegas a um ponto em que não consegues aumentar mais a pressão devido às perdas de carga que o próprio desenho do colector causa.
Num colector do tipo tubular pode haver uma mais lenta subida de rotação (ou não, depende do desenho) mas a capacidade de gerar pressão (e logo potência) é maior.
Do que eu me lembro dos kits da Mosselman, os colectores são do tipo "tronco".
Outra coisa, que me irrita profundamente, é de em muitos destes kits (e no do M43 do qual li um teste isso acontecia) é usarem um simples regulador de pressão de gasolina referenciado à pressão de sobrealimentação como gestão de injecção. Nem um chip customizado (não o ideal, mas ao menos remedeia) forneciam. Acredito que para estes níveis de potência seja suficiente... mas está a perder-se muita coisa com isto. Capacidade de progressão, por exemplo.
Acho que quando uma pessoa decide ir pelo caminho da sobrealimentação, está a deitar dinheiro fora se usar a compressão de origem. Há alguns exemplos de carros que funcionam bem assim (Mitsubishi Evo com 8.8:1, por exemplo), mas a maioria gosta de taxas de compressão baixas, para poderes subir a pressão de sobrealimentação sem riscos. Por isso a minha dúvida quanto à utilização de kits "bolt-on" no caso de turbos.
Outra coisa que não gosto muito nestes kits da Mosselman é o facto de utilizarem os colectores tipo "tronco". As diferenças:
Tipo "Log":

Tipo tubular:

No caso do tipo "Log", a rotação do turbo aumenta mais rapidamente (spoolup), donde um tempo de resposta menor. No entanto, chegas a um ponto em que não consegues aumentar mais a pressão devido às perdas de carga que o próprio desenho do colector causa.
Num colector do tipo tubular pode haver uma mais lenta subida de rotação (ou não, depende do desenho) mas a capacidade de gerar pressão (e logo potência) é maior.
Do que eu me lembro dos kits da Mosselman, os colectores são do tipo "tronco".
Outra coisa, que me irrita profundamente, é de em muitos destes kits (e no do M43 do qual li um teste isso acontecia) é usarem um simples regulador de pressão de gasolina referenciado à pressão de sobrealimentação como gestão de injecção. Nem um chip customizado (não o ideal, mas ao menos remedeia) forneciam. Acredito que para estes níveis de potência seja suficiente... mas está a perder-se muita coisa com isto. Capacidade de progressão, por exemplo.
RWD Forever

- Kaux
- Membro Juvenil
- Registado: 10 out 2004, 17:03
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/04
Desconhecia completamente estes factos, desde já o meu muito obrigado por partilhares esta informação 
No caso do meu carro por exemplo (E36 316i M43) isto não será uma solução engraçada? visto que o que interessaria mais era apenas o carro não ficar tão pastelão sem mexer no motor? ou achas que haverá outras soluções mais eficazes? já agora estive a ver no site mas não vi nenhuma referencia a isto.. será que o consumo do carro em andamentos ligeiros subirá bastante?

No caso do meu carro por exemplo (E36 316i M43) isto não será uma solução engraçada? visto que o que interessaria mais era apenas o carro não ficar tão pastelão sem mexer no motor? ou achas que haverá outras soluções mais eficazes? já agora estive a ver no site mas não vi nenhuma referencia a isto.. será que o consumo do carro em andamentos ligeiros subirá bastante?

Kaux - BMW 316i E36

Mais interessante acho que seria um transplante. M42/44.
Claro que o carro fica mais "engraçado", afinal são 150 cv, notam-se sempre. Mas é como te digo, pelo dinheiro acho que se consegue fazer melhor. Por exemplo, uma boa centralina custa uns 400 euros (fora instalação) e já dá para brincares muito. Então se fizer a supressão da MAF, melhor ainda
Quando aos consumos andamentos ligeiros: como o boost já de si é baixo (0,4 bar), pouco se deve notar.
Claro que o carro fica mais "engraçado", afinal são 150 cv, notam-se sempre. Mas é como te digo, pelo dinheiro acho que se consegue fazer melhor. Por exemplo, uma boa centralina custa uns 400 euros (fora instalação) e já dá para brincares muito. Então se fizer a supressão da MAF, melhor ainda

Quando aos consumos andamentos ligeiros: como o boost já de si é baixo (0,4 bar), pouco se deve notar.
RWD Forever

- 320D-PP
- Membro Gold
- Registado: 15 nov 2006, 13:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"
axo k nao e bem assim mas e kuase, konheço kem tenho um peugeot 1.5d e tenha berrado o motor e pos um igaul mas da citroen mas na ligam a isso, mtas vezes nem sabem k os motores nao sao de la, agora axo k se desconfiarem k nao tem a cilindrada igual podem xumbar o karro, digo eu!Cebes Escreveu:Já agora por falarem em trocar de motor: Fui ontem à IPO com o PuntoGT e ouve um inspector que me disse que agora o numero de motor não interessa porque se pode mudar à vontade de motor... É mesmo assim?![]()
Abraços
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102
- Cebes
- Membro Senior
- Registado: 21 set 2005, 15:26
Isso assim faz sentido... contudo eles não são super homens e não conhecem todos os motores... o que eu quero dizer é que se pusermos um motor de um m3 num 320i (mesmo numero de cilindros=motores mais ou menos parecidos, cito mais ou menos) eles notariam a diferença?320D-PP Escreveu:axo k nao e bem assim mas e kuase, konheço kem tenho um peugeot 1.5d e tenha berrado o motor e pos um igaul mas da citroen mas na ligam a isso, mtas vezes nem sabem k os motores nao sao de la, agora axo k se desconfiarem k nao tem a cilindrada igual podem xumbar o karro, digo eu!Cebes Escreveu:Já agora por falarem em trocar de motor: Fui ontem à IPO com o PuntoGT e ouve um inspector que me disse que agora o numero de motor não interessa porque se pode mudar à vontade de motor... É mesmo assim?![]()
Abraços
- 320D-PP
- Membro Gold
konheço pessoal k tem motores maiores e axo k na tiveram probs ate ao momento kom ipo, konheço um k teve um motor de 330d num 320d phase2!! motor todo preparado pela speed factor, a kone de vento dum m3 marcou 280km/h!! uma loukura, parecia um autentiko karro a gasolina, mas teve um fim triste, derrubou um poste..Cebes Escreveu:Isso assim faz sentido... contudo eles não são super homens e não conhecem todos os motores... o que eu quero dizer é que se pusermos um motor de um m3 num 320i (mesmo numero de cilindros=motores mais ou menos parecidos, cito mais ou menos) eles notariam a diferença?320D-PP Escreveu:axo k nao e bem assim mas e kuase, konheço kem tenho um peugeot 1.5d e tenha berrado o motor e pos um igaul mas da citroen mas na ligam a isso, mtas vezes nem sabem k os motores nao sao de la, agora axo k se desconfiarem k nao tem a cilindrada igual podem xumbar o karro, digo eu!Cebes Escreveu:Já agora por falarem em trocar de motor: Fui ontem à IPO com o PuntoGT e ouve um inspector que me disse que agora o numero de motor não interessa porque se pode mudar à vontade de motor... É mesmo assim?![]()
Abraços
isso k falaste dum motor de m3 num 320i axo k deve passar, pk os motor bmw tem um bom revestimento superior e nunca da pa ver realmente o tamanho do motor. por isso penso k passe bem desde k a protecçao do motor nao diga la m3 e levante supeitas!!
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
- Cebes
- Membro Senior
- Registado: 21 set 2005, 15:26
Pois é o que eu penso... contudo depende o inspector que nos calha... Eu tenho umas Eibach no PuntoGT e o inspector nem ligou, tenho um colega com um A3 com umas também e a ele reprovaram-no e mandaram-lhe meter as de origem...320D-PP Escreveu:konheço pessoal k tem motores maiores e axo k na tiveram probs ate ao momento kom ipo, konheço um k teve um motor de 330d num 320d phase2!! motor todo preparado pela speed factor, a kone de vento dum m3 marcou 280km/h!! uma loukura, parecia um autentiko karro a gasolina, mas teve um fim triste, derrubou um poste..Cebes Escreveu:Isso assim faz sentido... contudo eles não são super homens e não conhecem todos os motores... o que eu quero dizer é que se pusermos um motor de um m3 num 320i (mesmo numero de cilindros=motores mais ou menos parecidos, cito mais ou menos) eles notariam a diferença?320D-PP Escreveu: axo k nao e bem assim mas e kuase, konheço kem tenho um peugeot 1.5d e tenha berrado o motor e pos um igaul mas da citroen mas na ligam a isso, mtas vezes nem sabem k os motores nao sao de la, agora axo k se desconfiarem k nao tem a cilindrada igual podem xumbar o karro, digo eu!
isso k falaste dum motor de m3 num 320i axo k deve passar, pk os motor bmw tem um bom revestimento superior e nunca da pa ver realmente o tamanho do motor. por isso penso k passe bem desde k a protecçao do motor nao diga la m3 e levante supeitas!!
- 320D-PP
- Membro Gold
fogo isso foi mesmo ma onda!! eu tenho um polo g40 e fui a ipo kom kompressor do g60 k e um monstro ao pe do outro e kom tubos de konduta de ar eliminados k na fazem la falta mas k se nota bue, um reservatorio pa oleo k sai do respirador do motor feito em inox e rebaixamento de 4cm,sem simbolo nenhum da marca(e obrigatorio ter pelo menos 1), escape directo so kom um abafador(nao e panela e mesmo um abafador!) atras, imagina o barulho k fazia k kdo o karro foi as xapas pa ver as folgas mandou desligar o karro pa eu o konseguir ouvir!! e xumbou sim senhor mas foi por ter luzes desalinhadas e um fole roto k na konsegui mudar a tempo e tinha k usar o karro e ja tava no fim da ipo!!! por isso desde k o meu passou assim e ja akredito em tudo!!