Aquisição de Z3 1.9 - Dúvidas

Secção para modelos Série Z

Moderador: Staff

ZPintus
Membro Juvenil
Registado: 11 fev 2007, 12:17

Aquisição de Z3 1.9 - Dúvidas

Mensagem por ZPintus »

Boa noite.

Ando à procura de um Z3 com determinadas características: preto ou prata, 1.9 com 140 Cv, com ar condicionado, com hardtop, modelo com o restyling de 2000. Para já é o que procuro, se reparar que são existências que complicam a procura, começo a a abdicar de uma ou outra característica.

Recorro ao Fórum para pedir ajuda em um ou outro ponto.

Nesta minha pesquisa comecei a cruzar-me com informações que desconhecia e em alguns casos contraditórias. P.ex, um Z3 tem de vir preparado para admitir hardtop, ou qq Z3 admite hardtop?

Também já reparei que existem dois motores 1.9, um com 118cv outro com 140cv. Ambos são motores de 16v? Tive um caso em que o carro era anunciado 1.9 118cv e após o stand conhecer o meu interesse afirmou ter 140cv. Como posso identificar as diferenças?

Não sou um entendido na matéria. Que outros pormenores neste modelo devo ter em atenção?

Para 1º post já me estou a esticar...
Desde já, Obrigado.

yoz46
Membro Junior
Registado: 16 jun 2003, 13:37
O meu Carro:: Bmw z3 1.9; Bmw 123D

Mensagem por yoz46 »

para poderes meter o hardtop o carro tem de ter um kit especifico instalado, se ele n o trouxer de origem podes sempre mete-lo mas será sempre mais caro.

quando a motorização, tens o 1.9 140cv 16v, e tens o 1.9 118cv 8v, o primeiro o código do motor é m44, mas para quem n conhece secalhar é dificil de o diferenciares dos outros.

um dos pormenores a teres em atenção na altura de adquirires o carro é a capota, vê as borrachas e a lona, pede mesmo pa molhares a capota do carro com água corrente assim podes verificar que o carro está a deixar entrar água ou não.

abraço
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

ventil
Membro Junior
Registado: 20 abr 2004, 23:53

Mensagem por ventil »

Boas 8) bem vindo :fixe

Tenho um brinquedo desses como carro do dia a dia e adoro 8)
O meu é um 1.9 de 140cv pré-restyling (96) preto :D

Relativamente ao equipamento do 1.9 pré e pós restyling tens:
-bancos em pele
-aquecimento eléctrico dos bancos
-ar condicionado
-computador de bordo
-capota eléctrica
-hardtop
-jantes 16 ou 17 polegadas
-(não me recordo de mais)

A tua pesquisa deve basear-se nos pontos anteriores.
Do equipamento anterior, dou muito uso ao aquecimento dos bancos, à hardtop quer no inverno quer em viagens longas e ao ar condicionado que hoje em dia parece ser obrigatório.

Todos os Z3 podem levar hardtop original da BMW ou de outras mascas. Juntamente com a hardtop tens de adquirir um kit que permite a fixação e aperto da mesma ao chassi.

Relativamente ao motor acho que tens de tomar uma decisão devido ao ano.

Motores de 4 cilindros no Z3: (M43 8 válvulas / M44 16 válvulas)
Z3 1.8 M43 - 115cv - 1995 - 1998
Z3 1.9 M43 - 118cv - 2001 - 2003
Z3 1.9 M44 - 140cv - 1996 - 1999

Os modelos 1.9 pós-restyling acho que são todos equipados com o motor M43 de 8 válvulas. O motor M43 e M44 podem ser distinguidos, são ligeiramente diferentes na cabeça. Posso enviar fotos se quiseres.

Boa sorte com a procura do maquinão :)

Cumps
:driving
Imagem

ventil
Membro Junior

Mensagem por ventil »

ZPintus
um dos pormenores a teres em atenção na altura de adquirires o carro é a capota, vê as borrachas e a lona, pede mesmo pa molhares a capota do carro com água corrente assim podes verificar que o carro está a deixar entrar água ou não.
isto que o yoz46 refere é muito importante.
As minhas borrachas estão a precisar de substituição :P
Imagem

ZPintus
Membro Juvenil

Mensagem por ZPintus »

Realmente estava com dificuldade em encontrar um Z3 pós-restyling com um motor 1.9 de 140Cv. Não chegava lá porque não me parece que faz sentido fazer um restyling e colocar um motor inferior.

Mas sendo assim vou alterar a pesquisa para um pré-restyling com um motor M44.

(Porque é que a BM fez esta opção?,para não competir com um motor de 2L?)

Obrigado pelas dicas, muito úteis.

ventil, podes então enviar-me as fotos?

Cumps
Imagem
Imagem
Imagem

ventil
Membro Junior

Mensagem por ventil »

Dá uma vista de olhos por este site: 8)

http://users.belgacom.net/bmw_z3/bmw_z3_engines.htm
Imagem

yoz46
Membro Junior

Mensagem por yoz46 »

a opção de fabricar um carro com um restyling com um motor mais fraco deve se a uma estratégia de marketing, aproveitaram um motor que é bastante fiável, e tem um consumos bonzitos e introduziram-no no z3, baixando assim o preço final do automóvel, tornando-o mais acessível a algumas carteiras.

eu tb tenho um brinquedo destes, e tal como o do ventil o meu é 1.9 m44, de 1998.

de todos os extras referidos por ele o meu só não tem os bancos aquecidos, mas sendo estes electricos.
e a capota electrica, isto foi uma escolha minha, para mim é mais seguro ter uma capota manual do que electrica, dá menos problemas, e ao menos eu sei sempre que ele fecha e abre :). digamos que são pancadas minhas lol.

se precisares de mais alguma ajuda penso que posso falar pelo ventil também, dispõe
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

ventil
Membro Junior

Mensagem por ventil »

se precisares de mais alguma ajuda penso que posso falar pelo ventil também, dispõe
ora nem mais :fixe

Abraço
Imagem

Áttila
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2006, 12:10

Mensagem por Áttila »

Se queres mais uma opinião, além de verificares as borrachas, verifica também a lona (tenta ver o carro ao ar livre, com o sol a bater nele, entra no carro e vê se por dentro vês alguns furos na capota que às vezes existem, furo pequeninos mas que têm tendencia a aumentar e deixam entrar água).

Um bom indicador do uso que o anterior dono du ao carro são os bancos, o volante e a manete das velocidades, que se tiveram muito uso, estarão desgastados.
Mete sempre o carro num elevador antes de o comprar e vê o estado dele por baixo, que é um optimo indicador do tipo de condução e dos cuidados que o anterior dono lhe deu.

E claro, pede ao vendedor para o por a trabalhar e deixa-o estar uns bons 10 minutos pra ver se o trabalhar é regular e se solta óleo (com a trepidação do motor, se tiver fugas, vao aparecer algumas gotas no chão).

Por fim, se puderes dar uma voltinha no carro é optimo, mas nao deixes o vendedor ligar o radio, assim poderás ouvir alguns ruidos parasitas que o carro possa ter (como é um carro com alguns anos, vai ter smpre alguns, mas ha ruidos e ruidos...).

É claro que como é um descapotavel (e nao sei se ja tiveste algum) vais sentir mais o barulho do vento que num carro normal, mas isso ao fim de um tempo ate é bem agradavel.
Mesmo o motor mais pequeno é grande máquina...E um z3 é sempre um z3, é um carro pro estilo...

Espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos,

T.Pereira

ZPintus
Membro Juvenil

Mensagem por ZPintus »

Boa noite.

A questão dos motores no pós-restyling deixou-me hesitante na opção a tomar. Valorizo a potência/motor mas tb valorizo a estética, e a traseira do carro de 2000 está um espectáculo. Não fosse o consumo do 2.0 a 150Cv, e era capaz de optar por esse carro. O carro vai ser a minha viatura de todos os dias, logo o consumo é mt importante.
Alguém sabe indicar-me algum site onde posa ver os consumos médios de cada um dos motores? 1.9 140CV VS 2.0 a 150V.

Obg
Cumps
Imagem
Imagem
Imagem

yoz46
Membro Junior

Mensagem por yoz46 »

os consumos não são assim tão diferentes de um modelo para o outro, o peso é o mesmo, a potencia são mais 10cv, tens é no 2.0 6 cilindros e no 1.9 apenas 4.

o meu faz-me em cidade 12/13, em auto estrada 10/11, mas tb só ando com ele de vez enquando, e quase sempre em auto estrada.

os consumos do 2.0 n diferem mt do meu, até porque podes sempre comprar um com jante 16 o que baixa o consumo do carro.
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

ZPintus
Membro Juvenil

Mensagem por ZPintus »

Uma última questão.

Qual a durabilidade de um motor destes? 200mil, 300mil? Qual a manutenção poderá necessitar, p.ex. aos 200mil para que dure mais uns milhares?

Faço cerca de 15.000m por ano, muitos me têm dito que é má opção comprar um carro com 100.000km e com 10 anos. Pretendia manter este carro por uns bons anos.

Gostaria de ouvir a V/opinião
Obg.
Última edição por ZPintus em 21 fev 2007, 22:18, editado 1 vez no total.

ZPintus
Membro Juvenil

Mensagem por ZPintus »

Boa noite.

A título de curiosidade, nesta minha busca pelo"Z3 Prefeito", pedi valores sobre um kit de instalação + Hardtop para um Z3 preto metalizado a um concessionário BMW e os valores apresentados sem mão-de-obra(*) foram de 2991.42 +Iva. Harddddd...

(*)(sem mão-de-obra de instalação do kit, nunca vi um, desconheço se é algo de instalação fácil)

yoz46
Membro Junior

Mensagem por yoz46 »

são mesmo esses os valores, mas fala com o ventil ele mandou fazer um hardtop para o carro dele e tá mt satisfeito.

quanto a durabilidade do motor, é como tudo se o tratares bem dura uns bons milhares de kilometros, se não o tratares bem vais ter problemas. 100mil com 10 anos n é assim tanto, 10 mil por ano, se pretendes ficar 6 ou 7 anos com o carro a fazeres 15 mil por ano vais te mandar para os 200 mil, é assim o motor aguenta-se bem, agora o resto.

roadsters não são carros para terem tantos kilometros em cima, são carro para andar de vez em quando.
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

ventil
Membro Junior

Mensagem por ventil »

Se procuras uma hardtop dá uma vista de olhos em:
http://www.wiesmann-auto-sport.de/

Tenho uma da wiesmann e estou muito satisfeito
Aqui vai uma foto do meu

Imagem

Em termos de valores, são aproximadamente os mesmos...
Encontras hardtops a bom preço no ebay alemão mas são usadas e os portes de envio para Portugal são um pouco dispendiosos...
Não compres peças BMW em Portugal, Badajoz é aqui ao lado :fixe

Abraço
Imagem

Responder

Voltar para “Série Z”