Reprogramaçao

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

hcox
Membro Senior
Registado: 17 mar 2007, 05:58
O meu Carro:: BMW E46 M3

Mensagem por hcox »

eu tenho receio de meter cavalos à bruta. tenho medo ke a makina a longo prazo nao aguente... =\\\ pois kem me deu este nao me dá mais nenhum.. lol :driving
BMW 320 td old one
BMW E46 M3 still old but new for me :)

compact320
Membro Juvenil
Registado: 05 mar 2006, 12:08

Mensagem por compact320 »

pedrosousa Escreveu:Não, agora tenho 207cv e mais alguma coisa e mantenho as jantes 17P
Isso é um exagero!!! aumentar 50 cv ao carro e para ficar a deitar uma fumarada preta...para alem disso o turbo requer mais cuidados.

Hcox para que queres mais cv? nao te chegam 150???
Repro e para carros com baixo binario e que requerem grande rotaçao de motor para se mexerem com rapidez o que nao é o teu caso....
Para alem disso em pouco tempo notas que 170 cv nao sao assim tao "ideais" quanto tu pensas!!!nem 200cv nem 210!!
O que satisfaz plenamente e algo com +-300 cv, isso sim nao queres outra coisa... como por exemplo um BMW 130i

DisasterpieceS
Membro Senior
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

robertosousa, o problema é k um 130i em Portugal custa 60 mil contos ao inves k na alemanha k custa 35...

O portugues se quer um carro com mais qq coisita tem que se desenrascar mediante o que há...

no meu caso,eu tenho o meu 136 cv reprogramado, achas k eu gosto de andar a deitar fumo e poluir? nao nao gosto, mas pra comprar um carro em portugal que seja algo mais ha "frente" é dficil...um M3 E36 ca se for preciso custam 20 mil...25 mil...ao inves dos 12,13 de na alemanha...

Mas eu nao acho correcto andar por ai a deitar fumo, mas ha outra solução? Posso nao ter razao e compreendo se me disseres k nao tenho pk solução ha sp...se so consegues ter um 136 cv fica com ele como está e pronto...mas ya...

e acredita k os 210 cv num diesel fazem maravilhas...

Um abraço

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

o problema é k um 130i em Portugal custa 60 mil contos ao inves k na alemanha k custa 35...
Não estará um bocadinho caro??? :lol: :lol:
Imagem

hcox
Membro Senior
Registado: 17 mar 2007, 05:58
O meu Carro:: BMW E46 M3

Mensagem por hcox »

o meu irmao tem um audi a4 de 130 cv e acompanha o meu, por isso é ke keria meter mais uns cavalitos principlamente se lhe mudar as rodas.. mas se fica ai a esfumassar à doida, é complicado..
BMW 320 td old one
BMW E46 M3 still old but new for me :)

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

robertosousa Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Não, agora tenho 207cv e mais alguma coisa e mantenho as jantes 17P
Isso é um exagero!!! aumentar 50 cv ao carro e para ficar a deitar uma fumarada preta...para alem disso o turbo requer mais cuidados.

Repro e para carros com baixo binario e que requerem grande rotaçao de motor para se mexerem com rapidez o que nao é o teu caso....
Para alem disso em pouco tempo notas que 170 cv nao sao assim tao "ideais" quanto tu pensas!!!nem 200cv nem 210!!
O que satisfaz plenamente e algo com +-300 cv, isso sim nao queres outra coisa... como por exemplo um BMW 130i
Isso é como tudo na vida, nem me vou meter a discutir isso contigo, raramente se chega a alguma conclusão.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

brunominis
Membro Senior
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS

Mensagem por brunominis »

pedrosousa Escreveu:
robertosousa Escreveu:

Isso é como tudo na vida, nem me vou meter a discutir isso contigo, raramente se chega a alguma conclusão.
Melhor resposta possivel!!
Cada um faz do seu carro o que bem entender e gosta !!!
O resto é palha!!!

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

:palmas
Imagem

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

bem... nem de proposito :)
hoje à tarde um conhecido meu disse-me que ia vender o 320d dele e comprar o 530d (usado :) )e vai daí pediu-me para lhe desmontar o kit de potencia da AC Schnitzer do carro, e mais umas coisitas, para tentar realizar alguns € e se eu sabia de alguem que o quizesse comprar... resumindo:
Vendo kit AC Schnitzer (unico kit potencia aconselhado/autorizado pela BMW) para 320d 150cv, carro fica +- 180cv e +-390 binario, monta-se em 5 minutos (posso ajudar), tem a vantagem de poder ser montado e desmontado sempre que se queira (seja com medo da IPO ou no caso de vender o carro e realizar €, como neste caso).
Caso nao o consiga vender ele diz que eu posso andar com o kit no carro até o vender, ou eventualmente ficarei eu com ele, a ver vamos. Para já ainda nao o montei no meu carro.
O valor, ele diz que aceita propostas a partir de 90 cts, originalmente, na BMW, custou +- 250 cts... :shock:
Se ninguem disser nada nos proximos dias, vai para o meu pópó :driving
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

compact320
Membro Juvenil

pedrosousa Escreveu:
robertosousa Escreveu:

A conclusao que se retira é do grau de inteligencia de cada um....
Para quê alterares um carro de fabrica, construido por engenheiros altamente qualificados, que sao feitos para durarem anos...O Bmw 320d e um carro que novo custa 50 mil euros... mais as vossas reprogramaçoes... mais os problemas que essas repros trazem....mais o consumo anormal de algumas peças (oleo, turbo, injectores, embraiagem,.....issso acaba em quantos euros?????
Para alem disso esses carros mesmo sendo a gasoleo, numa conduçao desportiva/fundo faz à vontade medias 15!!! e nao digam o contrario.
Nao seria mais sensato optarem por outro carro??
Para alem disso se o vosso problema e só potencia, comprem um seat ibiza ....daqueles comerciais TDI... ai sim tens o charuto dos charutos...ah e ja agora dp nao te esqueças de ir para os forums dizer que dás lenha nos Bmw...

compact320
Membro Juvenil

Para alem disso o verdadeiro espirito Bmw nao se encontra meramente restrito aos arranques dos 0-100, recuperaçoes, etc etc.
Se nao sabes tirar proveito dos 150 cv ou 136cv de traçao atras, da caixa de velocidades que quanto a mim e a melhor da gama, do carro em si, e das curvas que as nossas estradas nos oferecem gratuitamente é um problema teu.........
Os motores BMW nao feitos para arranque dos 0-100 para aparecem numeros bonitos nas revistas. A distribuiçao das caixas é feita com o intuito de tornar um carro progressivo e daí os bmw terem mais vida apartir dos 100 que os outros.
Por isso se nao estas satisfeito com o teu carro nao vao ser essas repros que te iram aumentar substancialmente a adrenalina que podes viver ao volante de um BMW.
Para os verdadeiros fãs da Bmw as rectas sao nocivas para os nossos automoveis.

pedrosousa
Membro Gold

robertosousa Escreveu:
pedrosousa Escreveu:
robertosousa Escreveu: Isso é um exagero!!! aumentar 50 cv ao carro e para ficar a deitar uma fumarada preta...para alem disso o turbo requer mais cuidados.

A conclusao que se retira é do grau de inteligencia de cada um....
Para quê alterares um carro de fabrica, construido por engenheiros altamente qualificados, que sao feitos para durarem anos...O Bmw 320d e um carro que novo custa 50 mil euros... mais as vossas reprogramaçoes... mais os problemas que essas repros trazem....mais o consumo anormal de algumas peças (oleo, turbo, injectores, embraiagem,.....issso acaba em quantos euros?????
Para alem disso esses carros mesmo sendo a gasoleo, numa conduçao desportiva/fundo faz à vontade medias 15!!! e nao digam o contrario.
Nao seria mais sensato optarem por outro carro??
Para alem disso se o vosso problema e só potencia, comprem um seat ibiza ....daqueles comerciais TDI... ai sim tens o charuto dos charutos...ah e ja agora dp nao te esqueças de ir para os forums dizer que dás lenha nos Bmw...
Estás a ver porque é que eu te respondi assim...
Essa é a tua opinião e depois eu explico a minha e tu a tua e nunca saimos do mesmo impace, é serrar lenha, atenção que não desvalorizo a tua opinião!!

[EDIT]: Até eu concordo que a respota foi meia parva, mas pelo que tenho visto dos foruns dá sempre raia falar desse assunto.
Quanto ao consumo de gasoleo depende da condução mas a fundo acho que pode passar de 15l/100 km's. Quanto ao oleo gasta o mesmo. As peças que sofrem mais desgaste são o turbo e depois os internals do motor, embraiagem...
Mas isto depende tudo da peça que está ao volante, há uns que nem 150cv podiam ter nas mãos tinha que se baixar a potência porque mesmo de origem eles derretem tudo.
O problema das repros é que o pessoal faz as coisas mal, falta depois da repro o IC maior e mais eficaz e um radiador de oleo, mudas de oleo mais curtas e mais cuidados redobrados a mecânica.
Quanto aos Engenheiros conheço um Engenheiro que projectou muito anos motores a diesel e tem o 330d dele com repro e mais umas coisas que nem me passa pela cabeça, é um Inglês e o carro tem uma quilometragem significativa.
Quanto aos gastos embora não deixes de ter razão se comprasse um 330i depois metia-lhe um kit turbo e lixava tudo :P

rs
Membro Iniciado
Registado: 11 ago 2005, 19:20

Mensagem por rs »

Mas afinal em que ficamos... Vale a pena ou nao reprogramar o 320td para +-180 cv.
Alguem que ja tenha feito essa repro diga alguma coisa....quanto a fiabilidade e fumo preto

Ja agora os ganhos de potencia nas reprogramaçoes só sao feitos atraves de uma maior rotatividade do motor???? ou existem repros que conseguem manter os parametros de rotação e aumentar a potencia????
Qual a melhor repro para os motores 320d com 150 cv???

Vitamina
Membro Junior
Registado: 17 mai 2005, 14:49
O meu Carro:: 320td VCpower
Contacto:

Mensagem por Vitamina »

numa reprogramação são alterados parâmetros tais como quantidade de gasóleo, pressão turbo, avanço bomba, entre outros.

Uma repro, no motor de 150cv, para 180cv +/- mantém a fiabilidade MUITO próxima da de origem.
se partires um turbo com 180cv provavelmente também o irias partir com 150cv.
Os carros sobrealimentados requerem uma condução diferente.

Faz assim, analisa pelo fórum a quantidade de gente que fez repro e os resultados obtidos.
Ainda não vi nenhum insatisfeito.

O roberto está no direito dele, apesar de achar que a conversa dele é uma maneira um bocado agressiva de entrar no forum.
Os outros andam todos à anos a estudar e experimentar isto das repros, com resultados muito bons, mas é tudo uma cambada de xico-espertos que quer chegar mais rapido aos 100km/h ou ir para a vasco da gama :roll:
Eu acho que ao fazer uma repro, ninguém está a desafiar as capacidades dos engenheiros que projectaram o carro, mas sim a querer explorar um pouco mais a margem de segurança que estes mesmos pensaram para os carros suportarem vários factores externos (emissão de gases permitida em cada país, os N tipos de condução diferentes etc etc)
Mas é como tudo, cada um faz o que quer ao seu carro, ponto final.

A repro está associada a uma maior disponibilidade do motor em todo o seu regime.
E é como tudo, o que é demais estraga.

Faz a repro para os 180cv que pretendes numa casa experiente e com provas dadas.
Vais ver que não te arrependes...

já agora, um texto(*) que nunca é demais ler para quem tem muitas dúvidas:

Hoje em dia, todos os motores a injecção, quer sejam aspirados, turbo ou turbo-diesel, tem um pequeno computador chamado ECU (Electronic Control Unit) para controlar o combustível e o ângulo de ignição, entre outros parâmetros de funcionamento do motor. Estas ECUs substituem os carburadores e os distribuidores mecânicos. Estas unidades são potentes microcomputadores de 16 ou 32bits que processam entre 5 a 10 milhões de operações por segundo. Um motor moderno tem que preencher uma série de requisitos, nomeadamente conseguir um bom arranque a frio ou controlar as emissões de poluentes. Também é espectável que estes veículos sejam divertidos de conduzir e tenham uma performance aceitável, de acordo com os requisitos pretendidos para o modelo de automóvel, sejam quais forem as condições de utilização. A gestão electrónica dos motores faz a leitura de cerca de 50 sensores, tais como o sensor de oxigénio, o do caudal de ar (MAF), pressão do pedal do acelerador, pressão do turbo, entre outros. Esta informação é processada em tempo real e mediante parâmetros pré-programados são activadas saídas para actuadores, conseguindo resolver as condições mais adversas e garantindo uma correcta mistura ar-combustível, através do controlo destas saídas ou parâmetros do motor como a ignição, injectores ou a pressão do turbo. Na ECU existe um chip que contém uma matriz de valores (parâmetros pré-programados) que informam o computador de qual a quantidade de combustível e ar que devem injectar no motor, em várias condições como rotação, carga do motor, etc. Esta matriz chama-se mapa. Nesta matriz também está por exemplo a pressão máxima do turbo e a limitação de velocidade em certos modelos. Este mapa é lido pelo computador mas não é alterado. Ao escrever este mapa, os fabricantes de automóveis tem que tomar vários compromissos. Isto porque há que ter em atenção que o carro vai ser vendido para o mercado mundial, com condições climatéricas diferentes em cada país, tem que poder usar várias qualidades diferentes de combustível, vai ser conduzido por automobilistas com tipos de condução diferente, vai ter que optimizar o consumo de combustível e a emissão de poluentes, etc. Nestas condições, os carros tem que se comportar dentro de certos parâmetros e assim os fabricantes não optimizam os resultados da potência e do binário ao máximo, embora esse potencial esteja todo lá e previstos quando foi projectado o motor.

Chip tuning
Existe uma faixa de parâmetros que pode ser aproveitada de forma a se tirar mais partido de um motor. Os fabricantes de chips o que fazem é alterar o mapa de modo a optimizar determinados parâmetros de modo obter uma maior potência e mais binário do motor. Nos carros com turbo, o chip também controla a pressão do turbo e a geometria e conseguem-se ganhos de potência maiores. Por exemplo, num motor a gasolina aspirado, os ganhos em potência andarão à volta dos 5 a 10%. Se o motor for Turbo os ganhos obtidos são maiores. Por exemplo o motor 1.8 T do Golf IV que tem 150cv, trocando o chip consegue-se facilmente uma potência de 200cv, que se traduz em cerca de +30 km/h de velocidade máxima e 2s dos 0-100km/h. Nos motores Turbo-Diesel os ganhos também podem atingir cerca de 40% em certos modelos. Com um chip optimizado, consegue-se um aumento ligeiro da velocidade máxima e uma resposta mais rápida do pedal do acelerador
A maior parte dos motores actuais estão preparados para suportar esforços maiores do que os que realmente vão ter numa utilização normal. O chip-tuning pode tirar partido disso. Um exemplo pode ser por exemplo o motor Audi 1.8T com 150cv. Este mesmo motor é vendido pela própria marca com chip-tuning mais agressívo e desenvolve 180cv. Ainda a Audi comercializa o motor 2.7 bi-turbo com quatro níveis de potência diferente: A6 2.7T (230cv); All-road 2.7T (250cv); S4 2.7T (265cv) e RS4 (380cv).
O consumo sai prejudicado ligeiramente em aceleração e velocidade máxima, mas se for feita uma condução normal, consegue-se normalmente uma redução ligeira no consumo.

Desgaste e manutenção
O motor tem um desgaste maior depois de a sua electrónica ter sido alterada? em principio sim. O aumento de potência tem consequências na longevidade do motor. Mas é preciso ter em atenção que este desgaste está intimamente ligado à forma como o carro é utilizado e ao tipo de condução de cada um. Também é importante saber que a maioria dos chips tem em consideração as tolerâncias dos motores e na maior parte das vezes não darão qualquer tipo de problemas. É necessário redobrar os cuidados com a manutenção do automóvel e ter cuidado com os intervalos de mudança de óleo e de substituição de outros componentes, a qualidade dos combustíveis também é importante. Em média a temperatura do motor "chipado" aumenta cerca de 10º quando o motor estiver a rolar ao máximo comparando com o carro standard.
(*)retirado de tuning.online.pt

pedrosousa
Membro Gold

180cv tiras nas calmas e sem fumos malucos. Poucas pessoas reprogramam o carro para essas potências normalmente são 190-195cv não faz fumos como os TDI's mas faz algum fumo!

Quem disse que para aumentar a potência é preciso aumentar a rotação?? :P
Nada disso, o que se aumenta é o débito/pressão de gasoleo e se fôr preciso pressão de turbo.
Ficas com 190cv às 4000 Rpm na mesma.

Vale a pena reprogramar ficas com um carro totalmente diferente, agora se andas sempre a fundo esquece, que carros reprogramados não são para fazer Porto-Lisboa sempre a fundo.

Responder

Voltar para “Série 3”