INTERCOOLER
Moderador: Staff
INTERCOOLER
Boas pessoal
Vinha tirar aqui umas duvidas quanto a um upgrade de um Intercooler.
O meu 320d 136cv ta com repro, e tenho visto aqui post em que dissem que a colocação de um IC "diferente", elemina o prob do fumo e da maior fiabilidade ao funcionamento do carro.
As minhas questoes sao:
1- Deve se trocar o IC, para eleminar o prob do fumo??
2- Que tipo de IC colocar e onde??
4- Preços desta brincadeira??
Gostava que me ajudassem nesta minha pequena, GRANDE duvida...
Peço a vossa colaboração
Vinha tirar aqui umas duvidas quanto a um upgrade de um Intercooler.
O meu 320d 136cv ta com repro, e tenho visto aqui post em que dissem que a colocação de um IC "diferente", elemina o prob do fumo e da maior fiabilidade ao funcionamento do carro.
As minhas questoes sao:
1- Deve se trocar o IC, para eleminar o prob do fumo??
2- Que tipo de IC colocar e onde??
4- Preços desta brincadeira??
Gostava que me ajudassem nesta minha pequena, GRANDE duvida...
Peço a vossa colaboração
...BMW Rules the ROAD....
O projecto do meu 320d...Agora Com 16:9 em Portugues...
viewtopic.php?t=15279&highlight=
- El_Capitan
- Membro Junior
- Registado: 16 jun 2005, 13:04
- O meu Carro:: Bmw M6/M3E30
- Contacto:
Boas;
Essa historia do IC maior eliminar o fumo é um bocado relativa.
Tens de fazer uma experiencia a ver se realmente precisas ou nao de um IC maior, dependendo muito do tipo de repro que tenhas.
Através dos menús escondidos, vais vendo a que temperatura anda o teu Ar de Admissao em relaçao a temperatura exterior, se houver uma diferença
de 2 ou 3 graus, o IC nao se justifica. (para aceder a esses menus vais secção serie 3 e tens la o post).
Cumprimentos,
Essa historia do IC maior eliminar o fumo é um bocado relativa.
Tens de fazer uma experiencia a ver se realmente precisas ou nao de um IC maior, dependendo muito do tipo de repro que tenhas.
Através dos menús escondidos, vais vendo a que temperatura anda o teu Ar de Admissao em relaçao a temperatura exterior, se houver uma diferença
de 2 ou 3 graus, o IC nao se justifica. (para aceder a esses menus vais secção serie 3 e tens la o post).
Cumprimentos,
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Sim o IC nos carros a diesel resolve os problemas de fumo e até pode ser que ganhes mais alguma potência.
Tu tens o IC no sitio certo, ou seja na frente do carro.
A Allard vende um kit que custa +- 650 euros + montagem. O IC do teu carro é muito semelhante ao do 320d(150)/330d mas existem diferenças se essas diferenças fossem em termos de rendimento então bastava passares para o IC do 320d 150/ 330d de 204cv. Se de resto as diferenças forem a nivel de fixações então não compensa pois se ele aguenta 204cv muito mais aguenta essa potência.
Se tens muitos quilometros podes sempre lavar o IC que é capaz de estar todo porco e tira-te rendimento. É uma operação que tem que ser executada com muito cuidado e dá trabalho, pois tens que desmontar o parachoques e algumas protecções da parte de baixo do carro.
Em resposta ao El_Captian, que escreveu quando eu estava a escrever
Acho que 2 o 3 ºC de diferença é muito ambicioso, o ideal era medir a temperatura à entrada do IC e à saída e ver qual a queda de temperatura.
Em todo o caso acho que se limpares (por dentro e por fora) o IC ganhas rendimento a um custo reduzido!
A Allard vende um kit que custa +- 650 euros + montagem. O IC do teu carro é muito semelhante ao do 320d(150)/330d mas existem diferenças se essas diferenças fossem em termos de rendimento então bastava passares para o IC do 320d 150/ 330d de 204cv. Se de resto as diferenças forem a nivel de fixações então não compensa pois se ele aguenta 204cv muito mais aguenta essa potência.
Se tens muitos quilometros podes sempre lavar o IC que é capaz de estar todo porco e tira-te rendimento. É uma operação que tem que ser executada com muito cuidado e dá trabalho, pois tens que desmontar o parachoques e algumas protecções da parte de baixo do carro.

Acho que 2 o 3 ºC de diferença é muito ambicioso, o ideal era medir a temperatura à entrada do IC e à saída e ver qual a queda de temperatura.
Em todo o caso acho que se limpares (por dentro e por fora) o IC ganhas rendimento a um custo reduzido!
- El_Capitan
- Membro Junior
- Contacto:
pedrosousa Escreveu:Sim o IC nos carros a diesel resolve os problemas de fumo e até pode ser que ganhes mais alguma potência.
Boas;
com 3 graus ja estou a dar um desconto, no meu BC, nunca passo mais de 2 graus da temp exterior

Cumps,
1- Limpar o IC?? COMO?
2- Os IC dos 330d ou 320d 150cv, nao sao plug and play no meu??
Alguem que ja tenha trocado o IC, pode se prenunciar???
2- Os IC dos 330d ou 320d 150cv, nao sao plug and play no meu??
Alguem que ja tenha trocado o IC, pode se prenunciar???
- pedrosousa
- Membro Gold
Estou a achar esses valores estranhos, tens a certeza que isso é medido depois do IC??
É que há carros que fazem a medição da temperatura do ar de admissão pela MAF e aí a diferença em relação à temp. ambiente é minima.
[EDIT]:
Acho estranho as temperaturas porque isso obrigava a que o rendimento do IC fosse perto dos 100% o que não me acredito que seja verdade....
[EDIT-2]:
Limpar o IC por fora pois as alhetas devem estar cheias de mosquitos e poeiras e por dentro lavando-o com gasoleo e àgua e secando-o muito muito muito bem.
Sei que existe uma pequena diferença desse teu IC para o do 320d 150cv mas pode ser só em termos de fixações.
[EDIT-3]:
Dá uma vista de olhos por aqui:
viewtopic.php?t=13579&postdays=0&postorder=asc&start=0
É que há carros que fazem a medição da temperatura do ar de admissão pela MAF e aí a diferença em relação à temp. ambiente é minima.
[EDIT]:
Acho estranho as temperaturas porque isso obrigava a que o rendimento do IC fosse perto dos 100% o que não me acredito que seja verdade....
[EDIT-2]:
Limpar o IC por fora pois as alhetas devem estar cheias de mosquitos e poeiras e por dentro lavando-o com gasoleo e àgua e secando-o muito muito muito bem.
Sei que existe uma pequena diferença desse teu IC para o do 320d 150cv mas pode ser só em termos de fixações.
[EDIT-3]:
Dá uma vista de olhos por aqui:
viewtopic.php?t=13579&postdays=0&postorder=asc&start=0
- El_Capitan
- Membro Junior
- Contacto:
pedrosousa:
os valores do BC penso que serão medidos atravez do sensor que envia os valores para a centralina, que está montado no tubo de admissao depois do IC.
Até andei a fazer orçamento e a tirar medidas para mandar fazer um IC maior, mas face aos valores medidos, nao se justificou.
Atenção que estes valores que falei foi com temperaturas exteriores entre os 10 e 20Cº. Em cidade custuma andar 2 ou 3 graus acima.
Cumprimentos,
os valores do BC penso que serão medidos atravez do sensor que envia os valores para a centralina, que está montado no tubo de admissao depois do IC.
Até andei a fazer orçamento e a tirar medidas para mandar fazer um IC maior, mas face aos valores medidos, nao se justificou.
Atenção que estes valores que falei foi com temperaturas exteriores entre os 10 e 20Cº. Em cidade custuma andar 2 ou 3 graus acima.
Cumprimentos,
Mas eu ganho em mudar o intercooler, para algo maior???
- pedrosousa
- Membro Gold
Tou com receio de fazer essa limpeza.
Nao deve ser tao facil como limpar a EGR, lol
Nao deve ser tao facil como limpar a EGR, lol
- pedrosousa
- Membro Gold
Acredita que não é, aliás eu tenho o IC cheio de oleo pois o turbo ando a comer oleo e o sitio onde o oleo para todo é logo no IC, troquei de turbo e fiquei de limpar o IC mas foi até hoje....
Isto convem ser feito com o tempo muito quente para que o interior do IC fique seco a 100%
E dá muito trabalho, pois tens que sacar o parachoques fora, deixo-te um link que encontrei ms que ainda não li:
http://tdiclub.com/articles/Intercooler_Cleaning/
Isto convem ser feito com o tempo muito quente para que o interior do IC fique seco a 100%
E dá muito trabalho, pois tens que sacar o parachoques fora, deixo-te um link que encontrei ms que ainda não li:
http://tdiclub.com/articles/Intercooler_Cleaning/
vou dar uma espreitadela...
Pedrosousa alias a semana passada quando retirei o resguardo do motor, notei que o meu turbo estava a verter umas gotas de oleo, na parte de baixo...
O meu Mec disse que era normal devido a pressao.
Pergunto é normal, é que a mim nao me parece...
Pedrosousa alias a semana passada quando retirei o resguardo do motor, notei que o meu turbo estava a verter umas gotas de oleo, na parte de baixo...
O meu Mec disse que era normal devido a pressao.
Pergunto é normal, é que a mim nao me parece...
- pedrosousa
- Membro Gold
Pois eu tambem penso que nao...
Sera que alguem nos pode ajudar???
Sera que alguem nos pode ajudar???
- pedrosousa
- Membro Gold