short shift

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Acho que a ideia de colocar um short shift é esta:

Imagem

Substituir pelo menos a peça 6 para o curso ficar mais pequeno, não é trocar a moca das mudanças...

Ou estarei a ver mal as coisas???

Nos 320d 150cv cx 5v dá para meter a do 330xd e do Z3 1.9i se quizerem referencias também as encontro, li isso num forum internacional.
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metale
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Mensagem por metale »

pedrosousa Escreveu:Acho que a ideia de colocar um short shift é esta:

Substituir pelo menos a peça 6 para o curso ficar mais pequeno, não é trocar a moca das mudanças...

Ou estarei a ver mal as coisas???
Tás a ver bem, mas com a manete mais curta, o tamanho total vai ser mais baixo, vai dar o mesmo efeito (em menor escala).
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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

metale Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Acho que a ideia de colocar um short shift é esta:

Substituir pelo menos a peça 6 para o curso ficar mais pequeno, não é trocar a moca das mudanças...

Ou estarei a ver mal as coisas???
Tás a ver bem, mas com a manete mais curta, o tamanho total vai ser mais baixo, vai dar o mesmo efeito (em menor escala).
Está percebido, olha tu fizeste alguma coisa ao teu???
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m compact
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Mensagem por m compact »

o que eu fiz foi a substituiçao da peça 6 como o pedrosousa, mostra na imagem e tenho a dizer que está uma m&r?a :scary
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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

m compact Escreveu:o que eu fiz foi a substituiçao da peça 6 como o pedrosousa, mostra na imagem e tenho a dizer que está uma m&r?a :scary
Mas era especifico para o teu carro?? Ficou mais duro?? Mas está mais preciso ou nem por isso???

É que na BMW isso deve ser peça para custar mais de 60 euros, digo eu que não faço ideia...
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Rui_318TDS
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Mensagem por Rui_318TDS »

m compact Escreveu:o que eu fiz foi a substituiçao da peça 6 como o pedrosousa, mostra na imagem e tenho a dizer que está uma m&r?a :scary
Isso é que é mau. Eu fiz uma coisa parecida no meu, que foi o seguinte: Prometem que não se riem :?: :)

Aqui vai: Curtei um pouco ao topo da parte metálica (peça 6) onde a manete encaixa e depois fiz o rasgo na peça metálica de forma a que a manete encaixa-se lá bem. Depois ainda comprei uma manete M Short Shift iluminada e coloquei-a lá. Ficou mt bom e muito suave, não senti diferença nenhuma em termos de forçar a entrada das mudanças, e já tenho isso assim à mts klms.

A nível estético acho que fica muito melhor.
logo vou ver se meto cá uma foto.

Um colega cá do Fórum "Buno Nata" já experimentou o meu carro e ficou admirado com a suavidade da caixa.

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Qual rir.... Enquanto lia o tópico do m compact estava aqui a pensar, um gajo tira a de origem corta-lhe um bocado e solda (pois não sei como é o topo), mas assim é bem mais facil... ;)

[EDIT]:

Aqui fica a peça 6 usada nos 320d de 150cv, como podem ver atmbém é usada noutros motores....

http://www.realoem.com/bmw/partxref.do? ... &details=1

Sendo assim podemos sempre fazer:

http://www.bavauto.com/shop.asp?HC1=0&h ... &HCM=330Ci

Pois se dá para os E46 330CI também dá para os E46 320d cx 5v ;)

Vou ver para o 318 Tds

[MAIS EDIT:]

A peça usada nos E36 318Tds é usada nestes todos:

http://www.realoem.com/bmw/partxref.do? ... &details=1

Ora por acaso é igual à de substituição usada nos E46 a não ser que me tenha escapado algo:

http://www.bavauto.com/shop.asp?HC1=0&h ... 7&HCM=328i


Olhem aqui especifico para os nosso:

http://cgi.ebay.co.uk/BMW-E30-E36-E46-E ... dZViewItem
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Rui_318TDS
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Mensagem por Rui_318TDS »

Não é preciso soldar nada, a peça 6 da imagem acima, é muito idêntica senão igual à dos E36. Só cortei aquela parte que tem o tal rasgo que serve de "tranca" da manete depois de colocada e fiz um com as mesmas dimensões na parte logo abaixo, não custa nada. E como a manete M é mais curta ela assenta como uma luva na "nova peça" 6.

Convém é tirar medidas à nova manete para ver a profundidade dela e comparar com a profundidade da mais comprida. Assim já se sabe aquilo que tem que se cortar na peça 6. Ou seja a diferença de profundidade entre as manetes normais e a short shift é a medida que temos que cortar. ;)

A peça 6 tem um rasgo de 1cm talvez mais e a manete tem no interior uma saliência que encaixa no tal rasgo, logo após se cortar a medida pretendida só tem que se refazer o rasgo para que a manete encaixe lá perfeitamente.

Cump
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metale
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Mensagem por metale »

pedrosousa Escreveu:Está percebido, olha tu fizeste alguma coisa ao teu???
Experimentei uma manete mais curta, achei duro, tirei.

Mais preciso só com casquilhos / parafusos novos (os que aparecem no diagrama acima).
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Mensagem por m compact »

metale Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Está percebido, olha tu fizeste alguma coisa ao teu???
Experimentei uma manete mais curta, achei duro, tirei.

Mais preciso só com casquilhos / parafusos novos (os que aparecem no diagrama acima).
a minha era tudo ,casquilhos parafusos etc.... p kit completo e espeçifico para o carro mas ficou muito duro nao é bom para o dia a dia :|
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Mensagem por metale »

m compact, compreendo o que queres dizer. Tal como eu, preferes a suavidade da alavanca de origem.

Pode ter-se dado o caso que a alavanca que escolheste seja radicalmente mais pequena, e podes então escolher uma intermédia.

Senão, é voltar à de origem (manter os parafusos e casquilhos novos), e escolher a melhor manete da tua preferência ;)
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Mensagem por E21Craze »

Metam um manípulo mais pesado, ajuda muito. Questão de manter o momento da alavanca.
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metale
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E21Craze, tens razão.

Há uma alternativa que dá mais trabalho, mas que não fica visível, e que involve modificar a peça 9 (a barra que liga à caixa de velocidades) do diagrama acima:

http://www.understeer.com/cheapwsr.shtml

Resolve o problema ;)
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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Ah, 'ye old wrap solder wire around the linkage and wrap it up with duct tape trick, hihihihihi.

Um inconveniente, vais ter de adicionar mais massa para o mesmo efeito. Prefiro o manípulo mais pesado, embora esta manobra também funcione bem.
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metale
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Mensagem por metale »

:lol:
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