mod's 320td

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

carlos_xr2
Membro Iniciado
Registado: 19 mar 2007, 16:46

mod's 320td

Mensagem por carlos_xr2 »

Ora bem,eu tenho um problema que é não conseguir estar quieto,tenho de estar sempre a inventar nos carros...

adquiri recentemente um 320td,queria começar com aquelas pequenas mods que se pode fazer antes da repro,mas antes de começar queria opniões...

o que tenho em mente para já é:

filtro de caixa K&N
vavula EGR(segundo vi no forum compensa deslifar esta,gostaria de saber melhor como se faz e o pk de o fazer)
Alterar linha de escape

tudo isto antes de fazer repro

em relação a repro vejo que muitos users falam na vilauto,serve quase como de referençia eplo que vejo! o que tem a vilauto para ser assim tão falada pela positiva? dão algum tipo de garantia? qual o preço da repro lá neles??

Tenho ouvido falar numa casa perto da ericeira que faz repros muito boas tambem,alguem conheçe?

Abraço e agradeço todas as ajudas possiveis ;)

Anusko
Membro Senior
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46

Mensagem por Anusko »

Boas! Antes de mais, parabéns pela máquina ;)
Respondendo às tuas questões, digo já para não te meteres em filtros de caixa K&N pq é um só um gasto de dinheiro, não vais ganhar rendimento. Vai substituindo o de papel q ficas melhor servido.
Quanto à EGR tens um tópico na secção modificações sobre a sua anulação, tudo bastante bem explicado.
Quanto à repro, a Vilauto é de facto a referência devido à sua experiência e provas dadas nos BMW diesel, não só na estrada como em competição. Se a casa q referes na Ericeira é do João, eu fiz lá a minha repro e não tenho nada a apontar, já lá vão 7 meses.
Espero ter ajudado.

Abraço,
João
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Subscrevo tudo o que foi dito pelo Anusko, menos da "casa do João", a qual não conheço ;)

Repro e tá a andar.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Bem eu sou daqueles que tem um K&N, o escape alterado, a EGR desligada e...

Em primeiro lugar o que o Anusko, diz é verdade o K&N em termos de potência não dá nada...
O que noto com o K&N é menos barulho de escape quando não o estou a usar, porque é que o uso?? Porque assim não tenho que andar a comprar filtros de ar, lavo-o e pronto fica em ordem...

Quanto ao escape a minha opinião é que tens várias hipoteses:

- Trocar a panela final e deixar tudo o resto.
- Tirar os catalizadores e deixar a panela final (Já tive o carro assim, só se ouve mais o silvo do turbo de resto continua a não fazer barulho).
- Tirar os catalizadores e usar uma panela tipo moto (Há pelo menos duas pessoas no forum com o carro assim).
- Tirar os catalizadores e usar duas panelas tipo moto, uma a fazer de silenciador e depois a panela final, setup que eu uso.
- Tirar os catalizadores e usar duas panelas uma silenciadora e outra de duas ponterias, setup que ainda vou colocar.

Silenciador:

http://www.escapes-escorpiao.com/escape ... co/scr.jpg

Panela final:

http://www.escapes-escorpiao.com/catalo ... 20DOMA.jpg

Podes ver toda a info aqui:

http://www.escapes-escorpiao.com/catalogo.html

Quanto à EGR tens um tópico no DIY que explica tudo, lê tudo até ao fim.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

pedrosousa, não te chateiam nas IPO por causa do assunto dos escapes?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

pedrosousa
Membro Gold

metale Escreveu:pedrosousa, não te chateiam nas IPO por causa do assunto dos escapes?
Claro que sim, não há nada como ter a linha de origem em casa intacta, por acaso a minha não está intacta.

O primeiro catalizador dá para sacar sem problemas pois está debaixo das protecções e não se vê nada, o problema é o segundo e a panela de escape. O segundo pode ser que passe pois nem todos os carros diesel têm 2 a panela de escape se fôr tipo moto não escapa.

O Yasser passou sem primeiro catalizador e com o resto da linha de origem.

carlos_xr2
Membro Iniciado

pedrosousa, a ideia do escape agrada-me,pois a meu ver um carro com repro vai mandar o catalizador a vida mais depresa,a minha ideia é tirar a linha de origem e guardar,e então por uma linha directa desde o turbo ate a panela final,mantendo esta claro,no meio colocar um ressonador(silenciador),para o carro não ficar a fazer aquele barulho tipo tratcor!! tambem já me aconselharam a tirar só a panela do meio que nota-se o carro bem mais solto em altas!!!

Tudo directo só com panela final está fora de questão embora seja um motor turbo de certeza que iria faltar compresão de gases de escape e iria perder ponta!

A casa na ericeira sinceramente não sei se é o João,mas não deve haver muitas para ali a fazer repros,possivelmente é mesmo essa do João!

Obrigado a todos pela ajuda... ;)

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

o joao na ericeira
não é uma casa de repros
é particular

a minha tb foi lá feita
201cv algum fumo

se não queres fumo,
mete box
muito mais barato
e ficas com 180cv

mas os 20cv de diferença da box pra repro notam-se..

pedrosousa
Membro Gold

carlos_xr2 Escreveu:
Tudo directo só com panela final está fora de questão embora seja um motor turbo de certeza que iria faltar compresão de gases de escape e iria perder ponta!
Se o carro é o de cx 5v acredita que não perdes ponta nenhuma pois o problema dos carros cx 5v é a falta de mais uma, com repro engatas nos 238/239 (+-4800 rpm) reais com muita facilidade.... A caixa torna-se curta.

Os carros turbo não têm tanto problema com a falta de back pressure pois as pás da turbina ajudam a criar essa back pressure mas não convem abusar muito, acho que te deves centrar no problema do barulho.

O carro sem catalizadores e com uma panela final de origem fica exactamente igual a de origem mas passas a ouvir o silvo do turbo, já tive o meu assim e o Yasser também e penso que o Anusko tem o dele assim.

Sem catalizadores com uma panela silenciadora e com uma tipo daquelas que coloquei aí em cima não deve fazer muito ruido e não perdes muita back pressure, pois os sistema tem algumas obstruções...

Se é que a back pressure interessa pois nos carros diesel que andam em pista eles nem panela usam e os gajos nem querem saber da back pressure para nada, desde que o tubo esteja bem dimensionado.

Se vais tirar só um catalizador tira o primeiro tende a reduzir as EGT's (temperatura dos gazes de escape) prejudiciais à saude do turbo.

carlos_xr2
Membro Iniciado

ok,estou a perceber onde queres chegar,nos motores atmosfericos onde tenho mais conheçimentos (honda) tive um problema de back pressure ,dai não querer ter no bimmer...

Sou um iniciado nestes mundos dos "fumarentos",e "turbos",dai estar a pedir algumas dicas antes de fazer porcaria!!! foi funcionam de maneiras diferentes!!!

O que me aconselharam foi a tirar uma panela do meio que supostamente melhoraria bastante em altas!! concordas??

Abraço e obrigado por toda a ajuda ;)

carlos_xr2
Membro Iniciado

este fds tive com um dono de 320Td que diz que meteu um K&N de caixa e o carro ficou a andar menos!!

é possivel? não tem muita logica,mas...

alguem tem???

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

carlos_xr2 Escreveu:este fds tive com um dono de 320Td que diz que meteu um K&N de caixa e o carro ficou a andar menos!!

é possivel? não tem muita logica,mas...
O filtro anda bem limpo? Ou então oleou demais e começou a matar a MAF...
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Anusko
Membro Senior
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46

Mensagem por Anusko »

papel...
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

Se vais tirar só um catalizador tira o primeiro tende a reduzir as EGT's (temperatura dos gazes de escape) prejudiciais à saude do turbo.
Então se a gente tirar o 1º catalizador "ganhamos" mais saúde para o turbo?
E em andamento? Q é q se ganha?
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Sub Escreveu:Então se a gente tirar o 1º catalizador "ganhamos" mais saúde para o turbo?
Mais saúde não ganhas, pode é não perder tanta ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série 3”