Repro vs Stock

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Repro VS Stock

Repro
84
63%
Stock
49
37%

Total de votos: 133

mdtovr
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2006, 01:07

Mensagem por mdtovr »

morpheus Escreveu:
mdtovr Escreveu:
powerslave Escreveu:Stock.
A mim interessa-me essencialmente longevidade, uma repro encurta a duração de um motor.

(não me venham com a "histórinha" que fazem a repro e andam da mesma maneira, quem faz isso é uma minoria!)
acho k tens razão.
eu tenho um 330d de 184cv e tambem já andei com a "mordida" da repro mas após ter falado com um amigo meu que já trabalhou com bms passou-me logo a vontade.
ele só me disse uma coisa (porque é que os engenheiros de todas as marcas andam as voltas e mais voltas para conseguir uns poucos se podiam por uma repro nos carros e já tá,o tempo e material que gastam para desenvolver novos motores dava perfeitamente para por os carros já com chip de origem).
depois de ouvir isto fiquei a pensar que realmente ele tem razão,para não dizer que ainda ontem fui por o meu carro na oficina (nao bmw) e essa mesma pessoa em que eu confio muito me dissse que actualmente quando um turbo parte ele vai para a garantia mas como isto dos chips é moda eles tratam logo por investigar e fazer testes e pareçe que conseguem descobrir,por isso meus amigos repros comigo não para isso vendo o meu e parto para um m3 usado fico logo com mais cavalos.
espero que aquelas pessoas que têm repro nos carros não me levem a mal pois isto é só a minha opinião e só quero que os vossos bimmers durem e durem e durem tipo a pilha duracel.
um abraço para todos
Boas ,

tens o direito de deixar a tua opiniao mas ja pensast ke o carro pode estar limitado devido as restricoes a nivel de poluicao?

E ja agora knt ao desgaste do carro , uma repro bem feita vem acompanhada com "hardware" a condizer , 1 turbo hoje um IC amanha .. E assim se transforma um carro com 110 por exemplo num carro com 300 .

Olha o exemplo do grupo VAG , o mesmo bloco com algumas alteracoes vai de 75 cavalos ate 150.. sempre o bloco 1.9.. simplesmnt com turbos ic injetores diferentes e eletronica a acompanhar..

Mas axo bem ke nao o façam a bem do meio ambiente :evil:
só falta aqui uma coisa que convem não esqueçer, é que quando se altera a gestão de um motor não é só com a alteração de turbo ou intercooler,muitas pessoas acabam por se esqueçer do principal que é a sua lubrificação.
um aumento de potencia significa mais temperatura de motor no qual está desenhado para ele uma bomba de oleo propria e testada para lubrificar o motor com essas temperaturas,se um motor estiver com repro essa mesma bomba de oleo pode já não ser o suficiente o que vai originar maior temperatura de motor e o desgate permatura dos segmentos e como consequencia a perda de potencia a o habitual fumo negro.
agora se um motor levar com uma repro suave e mantendo os já conhecidos cuidados com os turbos e não se andar muito no limite acredito que terá a mesma fiabilidade a minha duvida só é uma, será que vale a pena o investimento €€ e tambem o risco para depois (EU)nao o poder levar ao limite com medo de apanhar uma surpresa?eu acho que não , mas cada um é que sabe.
um abraço para todos.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Eu como não ando a fundo estou-me nas tintas para essa teoria, que sei que é certa mas para mim não aplicável.

Estou a fazer média de 4.4... Esta semana ainda vou baixar para 4.3 :P
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

5.4 aqui... :D

Misto, cidade, movimentos e ae... :)
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

530d_e60_MBPOWER
Membro Junior
Registado: 14 jun 2007, 14:10

Mensagem por 530d_e60_MBPOWER »

Axo k isso das repros estragarem o carro....so depende do condutor e da sua consciencia....eu tenho e estou mt satisfeito...

ate pq faço as mesmas coisas k stock...e tb faço coisas k n fazia stock :D :evil:

kuanto a medias....em A.E. faço 5.7 ...e em cidade faço...7.8 ...nada mal pa um 3.0 reprogramado...axo eu!!!

cumps :D
Imagem

KERES UNS COILOVERS KW?? PM ME :D :D http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... highlight=
MB Power - No Smoke 100% Fun

powerslave
Membro Juvenil
Registado: 24 dez 2005, 17:39
O meu Carro:: E36 318tds 4/95

Mensagem por powerslave »

Yasser Escreveu: Amigo, continuo a insistir vamos os 2 a 200km/h, durante x km's, quando um parar é quando param os 2...

Agora se me disseres, vamos os 2 a fundo, isso sim, concordo a 100% que o meu para 1º...

Agora os 2 a 200km/h, o meu já chegava antes aos 200km/h e agora se EU quiser chega aos 200km/h nas mesmas condicoes que um de origem...

Nao vejo grande espanto nisso!

A Repro permite o meu "correr" mais rapido do que estava previsto, mas se eu continuar a "correr" ao mesmo ritmo que o de origem, não vejo onde está o perigo!!

Pelo menos é a minha maneira de ver! ;)
Uma repro altera tanto a curva de binário, como a curva de potência de um motor.
Para a mesma velocidade, e visto que a caixa e o diferencial são os mesmos, um carro reprogramado vai ter mais binário e mais potência disponível a essa velocidade.

O que sacas a mais de um motor reprogramado é conseguido basicamente a partir de uma única coisa... mais combustível... que para queimar, vai gerar mais calor.

Aqui tens dois factores que diminuem a longevidade do motor, o primeiro são os esforços mecânicos extra a que todas as peças estão sujeitas, o segundo é o calor gerado a mais.
É por estas duas questões que insisto que um reprogramado pára primeiro, e sem estar a correlacionar os dois factores.

Yasser, eu não estou contra as reprogramações, nem estou a associar carros reprogramados a a outro tipo de actividades, pessoalmente, até fazia uma reprogramação se quisesse o carro para 3 ou 4 anos (para além dos dois da garantia), para ter um carro um prazo indefenido, dispenso a repro.
É o homem que faz a máquina, e não o contrário!
Imagem

Vitamina
Membro Junior
Registado: 17 mai 2005, 14:49
O meu Carro:: 320td VCpower
Contacto:

Mensagem por Vitamina »

Se existem carros stock que partem turbos com meia duzia de km´s (e não estou a falar dos que trouxeram turbos defeituosos) e se existem carros reprogramados (em mts casos com incrementos quase impensáveis) que fazem 200 ou 300mil kms com a mecânica de origem... a única conclusão real que tiramos deste assunto é que o segredo está no pé direito.

A grande vantagem dum carro reprogramado para mim é conseguir fazer um bom andamento em estrada com condução "meio pedal".

Arriscaria a dizer que "estrago" menos o carro desde que tem repro do que no pouco tempo que tive o carro stock... e se calhar consigo um andamento melhor, sem puxar tanto tempo a mesma mudança.

Quanto à questão do desgaste, é absolutamente normal que um carro reprogramado, com um andamento forte constante, se desgaste mais rápido, já que as margens de segurança (as tais que põe os srs. engenheiros da bmw a trabalhar tantas hrs num file stock) estão praticamente todas exploradas.....

Isto tudo é mais ou menos válido se a reprogramação for feita por uma pessoa competente que saiba onde mexer e o que mexer, claro.

Acho que isto é como tudo, se for com moderação tem a sua piada.
Depois tudo o que é demais estraga...

brunominis
Membro Senior
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS

Mensagem por brunominis »

Vitamina Escreveu:brunominis

já pões os póneis todos na estrada agora.
As subidas da Madeira até ficaram menos inclinadas :lol:
Boas Vitamina!!
Agora so falta experimentar a serio!!
Tou a espera duns disco e pastilhas EBC , pq os meus discos ja foram á vida, e por enquanto nao quero arriscar a andar a fundo assim.

Yasser,podes crer que é finalmente ,ao tempo que queria fazer uma repro e finalmente esta feita,agora so falta goza-la :lol: :lol:

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

powerslave Escreveu:
Yasser Escreveu: Amigo, continuo a insistir vamos os 2 a 200km/h, durante x km's, quando um parar é quando param os 2...

Agora se me disseres, vamos os 2 a fundo, isso sim, concordo a 100% que o meu para 1º...

Agora os 2 a 200km/h, o meu já chegava antes aos 200km/h e agora se EU quiser chega aos 200km/h nas mesmas condicoes que um de origem...

Nao vejo grande espanto nisso!

A Repro permite o meu "correr" mais rapido do que estava previsto, mas se eu continuar a "correr" ao mesmo ritmo que o de origem, não vejo onde está o perigo!!

Pelo menos é a minha maneira de ver! ;)
Uma repro altera tanto a curva de binário, como a curva de potência de um motor.
Para a mesma velocidade, e visto que a caixa e o diferencial são os mesmos, um carro reprogramado vai ter mais binário e mais potência disponível a essa velocidade.

O que sacas a mais de um motor reprogramado é conseguido basicamente a partir de uma única coisa... mais combustível... que para queimar, vai gerar mais calor.

Aqui tens dois factores que diminuem a longevidade do motor, o primeiro são os esforços mecânicos extra a que todas as peças estão sujeitas, o segundo é o calor gerado a mais.
É por estas duas questões que insisto que um reprogramado pára primeiro, e sem estar a correlacionar os dois factores.

Yasser, eu não estou contra as reprogramações, nem estou a associar carros reprogramados a a outro tipo de actividades, pessoalmente, até fazia uma reprogramação se quisesse o carro para 3 ou 4 anos (para além dos dois da garantia), para ter um carro um prazo indefenido, dispenso a repro.
Hmmm... Agora fizeste-me ver a situacao doutra maneira!! ;) :)

Mas quando estamos a falar de velocidade constante, o "debito" não será o mesmo?
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

pedrosousa
Membro Gold

Sim a velocidade constante o débito é igual e a temperatura do motor não tem porque estar mais elevada....

Um 320d de 136cv com repro, turbo 1749v, ic e radiador de oleo, faz Porto Lisboa a fundo tão bem como um 136cv stock, as temperaturas de motor podem até nem ser superiores!!!

É tudo uma questão de saber!!!

powerslave
Membro Juvenil

Yasser Escreveu:Hmmm... Agora fizeste-me ver a situacao doutra maneira!! ;) :)

Mas quando estamos a falar de velocidade constante, o "debito" não será o mesmo?
Não é. Tu já viste gráficos de dyno's, já viste as curvas de binário e de potência. Compara uma dyno de um stock e de um repro. A curva de potância de um stock vai ser mais baixa.
A única forma de fazeres subir essa curva (mantendo o resto do hardware sem alteração) é aumentares o débito de combustível (e de ar em proporção para a queima). Ao fazeres isto, e mesmo circulando com o carro à mesma velocidade, acabas por ter uma queima mais violenta por alteração da razão de compressão. Isto, vai fazer com que todas as peças do motor estejam sujeitas a maiores esforços, e consequentemente, menor duração.
Tudo isto gera calor, desde a queima do combustível até ao movimento do motor. E esse calor, vai afectar todos os componentes do motor, tirando-lhes longevidade.
(para teres uma ideia da influência da temperatura, a subida de 4 a 5ºC pode encurtar para metade a utilização segura de um componente)
Última edição por powerslave em 29 ago 2007, 22:27, editado 1 vez no total.
Imagem

powerslave
Membro Juvenil

pedrosousa Escreveu:Sim a velocidade constante o débito é igual e a temperatura do motor não tem porque estar mais elevada....

Um 320d de 136cv com repro, turbo 1749v, ic e radiador de oleo, faz Porto Lisboa a fundo tão bem como um 136cv stock, as temperaturas de motor podem até nem ser superiores!!!

É tudo uma questão de saber!!!
Desculpa?! :shock:

Saber fazer?! :shock: Eu chamaria isso uma descarada tentativa de enganar a física!

(mesmo contando com todas as alterações que contabilizaste)
Imagem

pedrosousa
Membro Gold

Não é tentativa de enganar a fisica, metes um IC maior eliminas o problema de temperatura do motor, metes um radiador de oleo, baixas a temperatura do oleo e consequentemente reduzes a carga termica do motor e do turbo.
Colocas um turbo maior, perdes baixas, ganhas altas e para passar um 320d de 136cv a 155cv usas 1.55bar ou seja o mesmo que é usado num 320d 150cv, quero com isso dizer que estás na gama de fiabilidade do turbo!

E são tudo rosas???? Não! ainda existe um problema a carga nos pistons pois "elevaste" a pressão de sobre-alimentação...

Estas coisas não existem para enganar a fisica, mas prolongar a vida do material em situações de stress. São soluções em competição, em viaturas de alta performance, em máquinas industriais, barcos e etc...

Se funciona??

Acredita que funciona!!

powerslave
Membro Juvenil

pedrosousa Escreveu:Não é tentativa de enganar a fisica, metes um IC maior eliminas o problema de temperatura do motor, metes um radiador de oleo, baixas a temperatura do oleo e consequentemente reduzes a carga termica do motor e do turbo.
Colocas um turbo maior, perdes baixas, ganhas altas e para passar um 320d de 136cv a 155cv usas 1.55bar ou seja o mesmo que é usado num 320d 150cv, quero com isso dizer que estás na gama de fiabilidade do turbo!

E são tudo rosas???? Não! ainda existe um problema a carga nos pistons pois "elevaste" a pressão de sobre-alimentação...

Estas coisas não existem para enganar a fisica, mas prolongar a vida do material em situações de stress. São soluções em competição, em viaturas de alta performance, em máquinas industriais, barcos e etc...

Se funciona??

Acredita que funciona!!
Estávamos a falar de stock vs repro sem alterações :lol:

Dou-te razão, sem dúvida, com todas essas alterações que referes (a nível de dissipação de calor) consegues poupar o material atenuando/removendo a influência da temperatura no desgaste do material.
Diz-me, se tiveres valores, as alterações que falaste são custar quanto?
Imagem

pedrosousa
Membro Gold

Aí é que está, estas alterações são uma questão de carolice, pois com essa diferença de valores provavelmente ia-se buscar um 150cv, mas depois como o vicio é grande caimos no erro de fazer isso ao de 150cv....

Por isso há que deixar o pessoal evouluir mas sempre de modo seguro, não fazendo só repros mas evoluindo a mecãnica toda, de modo a manter a fiabilidade!!

powerslave
Membro Juvenil

pedrosousa Escreveu:Aí é que está, estas alterações são uma questão de carolice, pois com essa diferença de valores provavelmente ia-se buscar um 150cv
Era exactamente aí que queria chegar! :lol:
Acabava por ir buscar a potência de fábrica sem ter que tar a perder na longevidade da mecânica a nível de esforços internos ;)
pedrosousa Escreveu:Por isso há que deixar o pessoal evoluir mas sempre de modo seguro, não fazendo só repros mas evoluindo a mecânica toda, de modo a manter a fiabilidade!!
Como já disse, tiro o chapéu.
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”