só falta aqui uma coisa que convem não esqueçer, é que quando se altera a gestão de um motor não é só com a alteração de turbo ou intercooler,muitas pessoas acabam por se esqueçer do principal que é a sua lubrificação.morpheus Escreveu:Boas ,mdtovr Escreveu:acho k tens razão.powerslave Escreveu:Stock.
A mim interessa-me essencialmente longevidade, uma repro encurta a duração de um motor.
(não me venham com a "histórinha" que fazem a repro e andam da mesma maneira, quem faz isso é uma minoria!)
eu tenho um 330d de 184cv e tambem já andei com a "mordida" da repro mas após ter falado com um amigo meu que já trabalhou com bms passou-me logo a vontade.
ele só me disse uma coisa (porque é que os engenheiros de todas as marcas andam as voltas e mais voltas para conseguir uns poucos se podiam por uma repro nos carros e já tá,o tempo e material que gastam para desenvolver novos motores dava perfeitamente para por os carros já com chip de origem).
depois de ouvir isto fiquei a pensar que realmente ele tem razão,para não dizer que ainda ontem fui por o meu carro na oficina (nao bmw) e essa mesma pessoa em que eu confio muito me dissse que actualmente quando um turbo parte ele vai para a garantia mas como isto dos chips é moda eles tratam logo por investigar e fazer testes e pareçe que conseguem descobrir,por isso meus amigos repros comigo não para isso vendo o meu e parto para um m3 usado fico logo com mais cavalos.
espero que aquelas pessoas que têm repro nos carros não me levem a mal pois isto é só a minha opinião e só quero que os vossos bimmers durem e durem e durem tipo a pilha duracel.
um abraço para todos
tens o direito de deixar a tua opiniao mas ja pensast ke o carro pode estar limitado devido as restricoes a nivel de poluicao?
E ja agora knt ao desgaste do carro , uma repro bem feita vem acompanhada com "hardware" a condizer , 1 turbo hoje um IC amanha .. E assim se transforma um carro com 110 por exemplo num carro com 300 .
Olha o exemplo do grupo VAG , o mesmo bloco com algumas alteracoes vai de 75 cavalos ate 150.. sempre o bloco 1.9.. simplesmnt com turbos ic injetores diferentes e eletronica a acompanhar..
Mas axo bem ke nao o façam a bem do meio ambiente
um aumento de potencia significa mais temperatura de motor no qual está desenhado para ele uma bomba de oleo propria e testada para lubrificar o motor com essas temperaturas,se um motor estiver com repro essa mesma bomba de oleo pode já não ser o suficiente o que vai originar maior temperatura de motor e o desgate permatura dos segmentos e como consequencia a perda de potencia a o habitual fumo negro.
agora se um motor levar com uma repro suave e mantendo os já conhecidos cuidados com os turbos e não se andar muito no limite acredito que terá a mesma fiabilidade a minha duvida só é uma, será que vale a pena o investimento €€ e tambem o risco para depois (EU)nao o poder levar ao limite com medo de apanhar uma surpresa?eu acho que não , mas cada um é que sabe.
um abraço para todos.