21L/100 km 530i E34 1988. Sonda lambda é a solução!
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 02 set 2007, 20:18
21L/100 km 530i E34 1988. Sonda lambda é a solução!
O carro está a gastar uma barbaridade. Acabei de dar a minha 1ª voltinha do carro em cidade e não passando das 2000 rpm gastou este valor absurdo.
Segundo o anterior dono, o carro costumava fazer 12L/100km, e de repente começou a gastar 21L/100km. O motor falha ao ralenti e em baixa rotação. Alguém me sabe dizer se este motor 6cil/12valv tem um injector extra de arranque a frio?
Cumprimentos
Segundo o anterior dono, o carro costumava fazer 12L/100km, e de repente começou a gastar 21L/100km. O motor falha ao ralenti e em baixa rotação. Alguém me sabe dizer se este motor 6cil/12valv tem um injector extra de arranque a frio?
Cumprimentos
Última edição por fivethirty em 07 set 2007, 00:11, editado 1 vez no total.
- matrix76
- Membro Senior
- Registado: 22 mar 2007, 10:59
- O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01
Isso não é normal e segundo me parece uma das causas pode ter a ver com o combustível da "treta" que se encontra em muitos supermercados.
Alguns modelos da bmw, com os motores M60 e M52 tiveram esse tipo de problema mas podes encontrar informação sobre isto neste link:
http://www.bmw-board.co.uk/nikasil.htm#what_is
Desaperta uma vela e verifica se tem óleo.
Senão tiver aconselho antes de mais a experimentares um aditivo recuperador, pode ser que obtenhas resultados.
No entanto, eu exigia a quem te vendeu o carro para solucionar o problema ou anulava o negócio.
Alguns modelos da bmw, com os motores M60 e M52 tiveram esse tipo de problema mas podes encontrar informação sobre isto neste link:
Desaperta uma vela e verifica se tem óleo.
Senão tiver aconselho antes de mais a experimentares um aditivo recuperador, pode ser que obtenhas resultados.
No entanto, eu exigia a quem te vendeu o carro para solucionar o problema ou anulava o negócio.
Última edição por matrix76 em 04 set 2007, 11:37, editado 2 vezes no total.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Gasoleo? O carro é um 530imatrix76 Escreveu:Segundo tenho conhecimento este sintoma aparece e afecta alguns modelos da bmw, os motores M60 e M52 e tem a ver com o gasóleo da "treta" que se encontra em muitos supermercados.
Sinceramente espero que não seja esta a causa do teu problema mas podes encontrar informação sobre isto neste link:
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
matrix76, é tão da treta que é igual ao que tu metes na GALP...
Se tiveres algum camionista conhecido pergunta-lhe, mas basta olhares que eles (Hipermercados) afixam as guias de transporte.
E se calhar "vais" (vais que não és o único) atestar às Galp da esquina que nem recibo te dão e os tanques andam cheios de oleo, água e etc...
Nunca se esqueçam que as bombas de hipers são todas do mesmo dono por isso esses gajos negoceiam os preços e as condições de outra maneira €€€€....
Vê velas, filtros e etc...
Se tiveres algum camionista conhecido pergunta-lhe, mas basta olhares que eles (Hipermercados) afixam as guias de transporte.
E se calhar "vais" (vais que não és o único) atestar às Galp da esquina que nem recibo te dão e os tanques andam cheios de oleo, água e etc...
Nunca se esqueçam que as bombas de hipers são todas do mesmo dono por isso esses gajos negoceiam os preços e as condições de outra maneira €€€€....
Vê velas, filtros e etc...
- matrix76
- Membro Senior
Pedrosousa, podia-te dar vários exemplos de como estás enganado, não por ouvir dizer que isto ou aquilo mas porque isso de facto provou-se na empresa onde trabalho e onde colaboro na gestão de frotas. Mas respeito a tua opinião e discutir isto não ajuda a tentar descobrir o problema do fivethirty.
Já agora neste link... http://www.bmwworld.com/engines/nikasil.htm ...podes ler que a própria BMW reconheceu o problema (desgaste prematuro nos motores, causa directa: combustível utilizado) tendo inclusivé aumentado a garantia dos bmw com esses motores (na grã-bretanha aumentaram para 6 anos ou 100.000 milhas). O problema ocorreu porque o material usado no revestimento dos componentes do motor (Nikasil) foi apenas testado com gasolina de alta qualidade.
Este problema foi resolvido a partir do momento que deixaram de usar "Nikasil" no fabrico desses motores, por troca com "Alusil".
No caso do fivethirty, é verdade que pode haver imensas causas para o problema, mas se quiser pode avaliar a saúde do motor medindo a taxa de compressão de todos os cilindros e verificar se mantém valores aproximados aos de fábrica, aí terás quase a certeza absoluta que o problema não é do bloco do motor porque como deves saber qualquer fuga significará perda de compressão e aí não há troca de filtros que resolvam o problema.
Abraço
Já agora neste link... http://www.bmwworld.com/engines/nikasil.htm ...podes ler que a própria BMW reconheceu o problema (desgaste prematuro nos motores, causa directa: combustível utilizado) tendo inclusivé aumentado a garantia dos bmw com esses motores (na grã-bretanha aumentaram para 6 anos ou 100.000 milhas). O problema ocorreu porque o material usado no revestimento dos componentes do motor (Nikasil) foi apenas testado com gasolina de alta qualidade.
Este problema foi resolvido a partir do momento que deixaram de usar "Nikasil" no fabrico desses motores, por troca com "Alusil".
No caso do fivethirty, é verdade que pode haver imensas causas para o problema, mas se quiser pode avaliar a saúde do motor medindo a taxa de compressão de todos os cilindros e verificar se mantém valores aproximados aos de fábrica, aí terás quase a certeza absoluta que o problema não é do bloco do motor porque como deves saber qualquer fuga significará perda de compressão e aí não há troca de filtros que resolvam o problema.
Abraço
Na minha zona ouve se falar q nas bombas da galp (isto vindo de pessoal q la trabalha), que é posto gasolina 95 no tanque da 98. Outras bombas poe diluente ou o car*** q akilo keima os escapes duma maneira q em meia duzia de klms apodrecem...
Resumindo é td a roubar p o seu lado e quem se lixa e o consumidor final.

Se eu vos disser que aqui na zona do Grande Porto é ver os camiões de todas as marcas a sairem da Petrogal... Os preços é que são diferentes, de resto, ela vem toda do mesmo sitio.
Agora se falam de uma ou outra gasolineira para ganhar mais uns cobres faz alguma coisa que não devia aos combustíveis... mas isso é crime.
Agora se falam de uma ou outra gasolineira para ganhar mais uns cobres faz alguma coisa que não devia aos combustíveis... mas isso é crime.
- pedrosousa
- Membro Gold
- ovelhanegra
- Membro Senior
- Registado: 26 jul 2006, 20:38
- O meu Carro:: 320 cd M
Em Portugal o combustivel vem todo do mesmo sitio...[/quote]
isto lá pk o combustivel vem todo do mm sitio nao ker dizer k seja todo igual!!!
eu trabalho numa fabrica de papel de escritório onde é feito papel das mais diversas marcas como a xerox, ibm, navigator, antalys, discovery, etc, e para alem das gramagens k veem mencionadas nas resmas o papel tem varias classes k definem a kalidade...logo podes comprar 2 resmas feitas na mm fabrica com a mm gramagem mas com kalidades mt destintas...
acho k esta mm teoria pode ser aplicada nas gasolineiras...
...e peço desculpa pelo off topic..pk isto realmente nao interessa nada pro assunto...
isto lá pk o combustivel vem todo do mm sitio nao ker dizer k seja todo igual!!!
eu trabalho numa fabrica de papel de escritório onde é feito papel das mais diversas marcas como a xerox, ibm, navigator, antalys, discovery, etc, e para alem das gramagens k veem mencionadas nas resmas o papel tem varias classes k definem a kalidade...logo podes comprar 2 resmas feitas na mm fabrica com a mm gramagem mas com kalidades mt destintas...
acho k esta mm teoria pode ser aplicada nas gasolineiras...
...e peço desculpa pelo off topic..pk isto realmente nao interessa nada pro assunto...
- rui_mlopes
- Membro Juvenil
- Registado: 21 ago 2007, 01:09
ImpostosBmwCompact Escreveu:Entao como explicas q em espanha, um pais mais desenvolvido em termos de capital q portugal, tenha o gasoleo a 97c e a gasolina a 1,06 se n m engano, deixem m q vos diga, ou a gasosa é diferente ou os "portugues" querem ficar ricos a nossa custa..
Peço desculpa pelo offtopic.

-
- Membro Iniciado
- Registado: 02 set 2007, 20:18
Obrigado a todos pelas dicas, mas graças ao manual da Haynes e ao site WWW.bmwe34.net, penso que o problema está no sistema de injecção, mas ao nível do circuito de ralenti ou do controlo de emissões (sonda lambda), porque o anterior dono disse-me que o carro tinha as emissões de CO a 9 (medido num analizador de gases dum centro de inspecções).
Antes disso o carro já tinha ido a um concessionário e veio na mesma. O anterior dono mudou ele mesmo todas as juntas do colector de admissão, foram tapados todos os tubos de ar junto ao medidor de massa de ar, mudou as velas, o distribuidor está OK, e nada, sempre os mesmos 20L aos 100. E eu disse-lhe, isso deve ter um injector de arranque a frio (LH Jetronic) que está sempre a mijar gasolina para dentro do motor, mas depois descobri que este carro tem o sistema Motronic, que dispensa esse injector.
E hoje já andei a investigar, e detectei que não tenho o sinal de tensão que era susposto ter na ficha que liga ao actuador do sistema de ralenti.
Tanto o sensor de temperatura do líquido de refrigeração como o actuador de regulação do ralenti, têm os valores correctos de resistência eléctrica. Como os € não abundam, antes de mudar qq componente, quero ter a certeza do que está bem e do que está mal, porque já sabemos que nos concessionários às vezes mudam tudo e o carro continua na mesma, e continuam sem saber a origem da avaria.
Vou ter que verificar todo o sistema eléctrico do carro.
Quem tiver o manual eléctrico, agradecia que me pudesse facultar.
É que vocês não estão bem a ver, sem passar das 2000 rpm o bicho não baixa de 20L/100km.
Cumprimentos a todos.
Antes disso o carro já tinha ido a um concessionário e veio na mesma. O anterior dono mudou ele mesmo todas as juntas do colector de admissão, foram tapados todos os tubos de ar junto ao medidor de massa de ar, mudou as velas, o distribuidor está OK, e nada, sempre os mesmos 20L aos 100. E eu disse-lhe, isso deve ter um injector de arranque a frio (LH Jetronic) que está sempre a mijar gasolina para dentro do motor, mas depois descobri que este carro tem o sistema Motronic, que dispensa esse injector.
E hoje já andei a investigar, e detectei que não tenho o sinal de tensão que era susposto ter na ficha que liga ao actuador do sistema de ralenti.
Tanto o sensor de temperatura do líquido de refrigeração como o actuador de regulação do ralenti, têm os valores correctos de resistência eléctrica. Como os € não abundam, antes de mudar qq componente, quero ter a certeza do que está bem e do que está mal, porque já sabemos que nos concessionários às vezes mudam tudo e o carro continua na mesma, e continuam sem saber a origem da avaria.
Vou ter que verificar todo o sistema eléctrico do carro.
Quem tiver o manual eléctrico, agradecia que me pudesse facultar.
É que vocês não estão bem a ver, sem passar das 2000 rpm o bicho não baixa de 20L/100km.
Cumprimentos a todos.
- pedrosousa
- Membro Gold
ovelhanegra, não deixas de ter razão, o dos hipers cumpre o minimo pedido nas especificações, ou seja é o base, os outros têm mais aditivos e etc...
Mas às vezes é com cada mistura...
Não se pode é atribuir culpas ao combustivel quando na maior parte das vezes o problema está noutros locais, o combustivel dos Hipers. constitui um grande bode espiatório...
E dá muito jeito que assim seja...

Mas às vezes é com cada mistura...

Não se pode é atribuir culpas ao combustivel quando na maior parte das vezes o problema está noutros locais, o combustivel dos Hipers. constitui um grande bode espiatório...
E dá muito jeito que assim seja...

- matrix76
- Membro Senior
De acordo, também nunca disse o contrário.pedrosousa Escreveu:matrix76, eu trabalhei com pessoal que andava a distribuir combustivel, confirmo que por vezes nem limpam os tanques dos camiões, metem 95 no lugar de 98, metem gasoleo normal no outro e etc...
E os que descarregam na Galp e depois no Hiper...
Não é verdade.pedrosousa Escreveu:Em Portugal o combustivel vem todo do mesmo sitio...
Realmente a GALP,SGPS (sociedade detentora em maioria da Petrogal,S.A.) detém o monopólio dos combustíveis líquidos em Portugal, mas não a exclusividade.
Dou-te 2 exemplos só para ficares com uma ideia:
A Cepsa tem no Porto de Leixões o seu próprio terminal de combustíveis líquidos (possui distribuição própria pelo menos na zona Norte)
A BP Portugal comprava em 2005 90% do fuel à Petrogal mas entretanto abriu um terminal próprio (que lhe custou 23 milhões€) em Aveiro.
http://dn.sapo.pt/2005/07/28/negocios/b ... veiro.html
Resumindo, não devemos dizer coisas sem ter alguma certeza delas, sobre isto, da minha parte assunto encerrado, ponham isto noutro tópico e discutimos lá isso.
fivethirty, diz-me uma coisa, esse consumo é o consumo real? Ou seja, vês essa indicação no CB e confirmaste esse consumo quando atestaste?