Truques & Dicas

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
maTe
Membro Iniciado
Registado: 12 mai 2007, 22:19
O meu Carro:: 320d E46 Touring

Truques & Dicas

Mensagem por maTe »

Tive ideia de começar este tópico com a contribuição de toda a malta... o objectivo será colocar pequenos truques/dicas sobre os série3, que por vezes nos passam despercebidos, ou nem fazemos ideia. Dentro do possível, vou compilando na pag.1 toda a contribuição do pessoal.
Começando eu:

maTe
Rodando a chave para a posição 2 (antes do arranque), e esperando um cerca de 60s, o sistema de injecção será purgado (eliminando o ar contido no circuito). Se desligarem o rádio e o AC conseguem ouvir um zumbido enquanto a operação é efectuada (que pára ao final de 1min.). Não é necessário fazer isto todos os dias...

BMWPOWER
Membro Iniciado
Registado: 26 nov 2007, 19:28

Re: Truques & Dicas

Mensagem por BMWPOWER »

maTe Escreveu:Tive ideia de começar este tópico com a contribuição de toda a malta... o objectivo será colocar pequenos truques/dicas sobre os série3, que por vezes nos passam despercebidos, ou nem fazemos ideia. Dentro do possível, vou compilando na pag.1 toda a contribuição do pessoal.
Começando eu:

maTe
Rodando a chave para a posição 2 (antes do arranque), e esperando um cerca de 60s, o sistema de injecção será purgado (eliminando o ar contido no circuito). Se desligarem o rádio e o AC conseguem ouvir um zumbido enquanto a operação é efectuada (que pára ao final de 1min.). Não é necessário fazer isto todos os dias...

Por outro lado, está a prejudicar a MAF

maTe
Membro Iniciado

Re: Truques & Dicas

Mensagem por maTe »

Olá bem-vindo ao forúm.... :roll: já agora colocavas uma explicação!

maTe

gadelhas
Membro Juvenil
Registado: 29 ago 2007, 03:12
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2001/02

Mensagem por gadelhas »

maTe Escreveu:
Olá bem-vindo ao forúm.... :roll: já agora colocavas uma explicação!

maTe
maTe;
A resposta à explicação sobre como podes prejudicar a Maf ao fazer o que indicaste, encontra-se aqui.
viewtopic.php?t=1485

Abraço

EngBMW
Membro Juvenil
Registado: 02 jun 2005, 00:03
O meu Carro:: BMW 420d GranCoupé

Mensagem por EngBMW »

Exactamente!

Ou toda aquela teoria de conservação da MAF está errada ou o procedimento do maTE não leva isto em consideração...

Em que ficamos? :?

maTe
Membro Iniciado

Mensagem por maTe »

Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente.
Não sei se fui mal interpretado, mas se purgar-mos o sistema de injecção uma vez por semana, rodando a chave para a posição 2 e depois arrancando o motor, em que é isso difere do procedimento normal? O texto referido, só alerta para o desperdício de energia das velas, e para o não fazer repetidamente (Pos.2 > Pos.1 > Pos.2, ec). Quando rodamos a chave, colocamos o filamento da MAF a Temp.Ambiente+150º, durante 1min., penso que não afectará a longevidade da MAF :roll:
Mas não sou nenhum expert, por isso...

maTe

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Realmente a MAF vai aquecer para fazer a auto-limpeza mas não vai ficar assim durante 1min que tivermos a purgar o sistema de injecção!
O problema é se tivermos sempre a rodar a chave (pos. 1 » pos. 2 » pos. 1 » etc.) aí estaremos a aquecer a MAF sistematicamente sem a deixar arrefecer!

Cumps.

maTe
Membro Iniciado

Mensagem por maTe »

Crow Escreveu:Realmente a MAF vai aquecer para fazer a auto-limpeza mas não vai ficar assim durante 1min que tivermos a purgar o sistema de injecção!
O problema é se tivermos sempre a rodar a chave (pos. 1 » pos. 2 » pos. 1 » etc.) aí estaremos a aquecer a MAF sistematicamente sem a deixar arrefecer!

Cumps.
Segundo entendo, a MAF só faz a auto-limpeza quando desligamos/rodamos a chave para Pos.1! Quando entramos no carro, colocamos a chave na Pos.2, a MAF não faz auto-limpeza nenhuma!

maTe

Responder

Voltar para “Série 3”