Disparo do turbo

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Disparo do turbo

Mensagem por rafias »

Boas,

Alguém sabe a partir de quantas rotações por minuto é que é suposto o turbo entrar em funcionamento? É audivel quando isso acontece ?

Cumps.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

anatolpiupiu
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 18:24
O meu Carro:: Bmw 325tds

Mensagem por anatolpiupiu »

boas, o meu 325tds a partir das 1500rotaçoes entra em funcionamento, mas isso é devido a repro, de origem deve andar pelas 2000/2500, salvo o erro... é o normal em varios carros, depende dos turbos ouvir ou nao o seu trabalhar, no meu caso oiço e bem.. ou pode ja nao estar em muito bom estado(que nao é o meu caso), uma palheta ou outra torta...
BMW 325tds ´93

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Recentemente fiz um diagnostico na AutoBayern e não acusou nenhum erro no carro. Por isso assumo que está tudo bem com o turbo.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

pulga
Membro Iniciado
Registado: 04 jun 2007, 20:39

Mensagem por pulga »

na minha 525tds entra ás 2200, embora eu axe q depois de lhe ter metido o turbo novo, o turbo entra mais tarde...lá pelas 2700...

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

pulga Escreveu:na minha 525tds entra ás 2200, embora eu axe q depois de lhe ter metido o turbo novo, o turbo entra mais tarde...lá pelas 2700...
Impossível ser às 2700. Ou não ficou bem programada a centralina ou o tu só "sentes" o turbo a partir dessa rotação. ;)
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

ORTEGA
Membro Juvenil
Registado: 23 nov 2007, 00:00
O meu Carro:: BMW 525TDS E39 - 1996/11

Mensagem por ORTEGA »

o meu 525tds entra ás 2000rpm, muito tarde acho, deveria entrar nas 1500rpm, como posso modificar isso???? um chip? para este modelo qual me aconcelham, rapazes?????? preciso de opiniões para obtar pelo melhor...obrigado, rapazes das maquinas voadoras :driving
Imagem
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

ORTEGA Escreveu:o meu 525tds entra ás 2000rpm, muito tarde acho, deveria entrar nas 1500rpm, como posso modificar isso???? um chip? para este modelo qual me aconcelham, rapazes?????? preciso de opiniões para obtar pelo melhor...obrigado, rapazes das maquinas voadoras :driving
Mas tu já correste o diagnostico no teu carro? Tens de te certificar que esta tudo 5***** antes de te aventurares com chips e repros. Melhor ainda: o que eu faria antes de tudo é uma revisão ao carro. Mudar os filtros todos, oleos, pneus, diagnostico, etc. So depois pensar em chips.
Imagem

ORTEGA
Membro Juvenil
Registado: 23 nov 2007, 00:00
O meu Carro:: BMW 525TDS E39 - 1996/11

Mensagem por ORTEGA »

ok, tens toda a razão.......é só para ir adkirindo conhecimentos, sabes? até lá fico com uma ideia de que é melhor com a vosso conhecimento, até lá vou curtindo os cavalitos que o 525tds tem de origem,ehhehehhehehheheh!!!!!
obrigado
Imagem
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

ORTEGA Escreveu:ok, tens toda a razão.......é só para ir adkirindo conhecimentos, sabes? até lá fico com uma ideia de que é melhor com a vosso conhecimento, até lá vou curtindo os cavalitos que o 525tds tem de origem,ehhehehhehehheheh!!!!!
obrigado
Eu comprei o meu no ano passado na Alemanha. Ate' agora mudei o oleo, o filtro do oleo, o filtro de oleo do respirador e o filtro do ar. Ja fiz um diagnostico, que para minha alegria nao acusou nenhum erro. So' me falta limpar a EGR e na revisao que fizer para o ano mudar o filtro do gasóleo... ou talvez mude já esse filtro porque eu nao sei se o dono anterior o mudou.
Ah, ja' me esquecia, mudei os pneus da frente. Estou impaciente para que tanto os da frente como os de tras fiquem em mau estado para poder por uma medida maior. Actualmente tenho medida 205 65R15 e vou por 225 60R15.
Imagem

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

rafias Escreveu:
ORTEGA Escreveu:ok, tens toda a razão.......é só para ir adkirindo conhecimentos, sabes? até lá fico com uma ideia de que é melhor com a vosso conhecimento, até lá vou curtindo os cavalitos que o 525tds tem de origem,ehhehehhehehheheh!!!!!
obrigado
Eu comprei o meu no ano passado na Alemanha. Ate' agora mudei o oleo, o filtro do oleo, o filtro de oleo do respirador e o filtro do ar. Ja fiz um diagnostico, que para minha alegria nao acusou nenhum erro. So' me falta limpar a EGR e na revisao que fizer para o ano mudar o filtro do gasóleo... ou talvez mude já esse filtro porque eu nao sei se o dono anterior o mudou.
Ah, ja' me esquecia, mudei os pneus da frente. Estou impaciente para que tanto os da frente como os de tras fiquem em mau estado para poder por uma medida maior. Actualmente tenho medida 205 65R15 e vou por 225 60R15.
Olá caros colegas, eu tenho um 530d desde 2001 e foi a melhor coisa que me aconteceu, e gostava de saber se existe por ai algum clube serie 5 ou coisa parecida, é que este fim de semana encontrei um ajuntamento de Subarus num restaurante de Leiria e acho a ideia fantastica. e para responder ao colega dos pneus, pode pedir a ficha de homolgação com todas as medidas possiveis para poder embelezar o carro. eu tenho 255 / 40 / 17 atrás e 235 / 45 / 17 á frente e fica um espetáculo
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

pulga
Membro Iniciado
Registado: 04 jun 2007, 20:39

Mensagem por pulga »

matrix76 Escreveu:
pulga Escreveu:na minha 525tds entra ás 2200, embora eu axe q depois de lhe ter metido o turbo novo, o turbo entra mais tarde...lá pelas 2700...
Impossível ser às 2700. Ou não ficou bem programada a centralina ou o tu só "sentes" o turbo a partir dessa rotação. ;)
eu n mandei reprogramar a centralina, e realmente só sinto o turbo acima das 2500rpm...

pensei eu na minha inocencia, q quando a gente sentia o turbo, é quando ele entra em acção...

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

Realmente tambem penso que o turbo entre logo de inicio mas so depois de vencer a inercia, se começa a ouvir lá para as 1500 / 2000 rpm.
to a pensar dar mais uns cavalitos na alteração da centralina mas tenho medo que venha a afectar motor a longo prazo. gostava das V.. opiniões. obrigado
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

pulga Escreveu:
matrix76 Escreveu:
eu n mandei reprogramar a centralina, e realmente só sinto o turbo acima das 2500rpm...

pensei eu na minha inocencia, q quando a gente sentia o turbo, é quando ele entra em acção...
Pela minha experiência e corrijam-me se estiver enganado, os turbos não entram logo em funcionamento mas só após atingirem um determinado fluxo/volume de ar, no entanto, há turbos (como os Kompressor nos mercedes) que accionam com a rotação do veio da cambota, ou seja, estão a "rodar" desde o momento que se liga o motor, embora o rendimento seja semelhante aos turbos convencionais.

O teu entra em funcionamento a partir das 1700rpm+- mas só a partir das 2200rpm começas a "senti-lo" porque é aí que esse motor tem o seu maior binário (260nm) mas é nas 2700-4400RPMS que vai "cheio".
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

anatolpiupiu
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 18:24
O meu Carro:: Bmw 325tds

Mensagem por anatolpiupiu »

eu tenho o meu 325tds com uma repro a 2 anos, deve andar pelos 180cv pois ainda fiz nenhum diagonostico para saber ao certo.. é claro que se andar sempre na berra qualquer carro nao dura muito... assim que fiz a repro foi se logo a embriagem, completamente normal pois ela esta habituada ao andamento de origem, depois com a repro é natural ela dar de si... até a data foi so o que mudei.. nada de mais, aconselho repro em vez desses chips que por ai andam que so vao afectar a bomba injectora.. :roll:
BMW 325tds ´93

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm

o turbo esta sempre a rodar e a funcionar
não "entra" nem "liga" nem desliga

é um componente mecanico que roda em função dos gases de escape,
só se sente ás 2mil ou 3mil, dependendo do carro,
que é quando os gases de escape são suficientes para o turbo girar com a devida rotação e gerar a devida potencia, ao mesmo tempo geralmente é atingido o binário maximo e a pressão maxima do turbo

no caso dos tds,
começa a abrir a wastegate para que o turbo não use todo o ar que vem do motor pois a rotação já é suficiente para a pressão que é suposto ele fazer

a wastegate é uma especie de bypass á compressora

desta forma consegue-se manter o turbo a funcionar com o mesmo nivel de gases de escape (o necessário) caso contrario, caso não saissem os gases "a mais" o turbo continuaria a gerar pressão ate partir

e mantem-se assim ate acabar a rotação do motor

"na minha 525tds entra ás 2200, embora eu axe q depois de lhe ter metido o turbo novo, o turbo entra mais tarde...lá pelas 2700... "

é bem provavel e possivel
que esteja mal regulado
a tal wastegate é activada por um actuador, uma peça redonda com um haste que a abre ou fecha
funciona por pressão que recebe, geralmente, do lado da compressora do proprio turbo,
ve a imagem (turbo de um rover, sistema igual ao bmw)

Imagem

o comprimento dessa haste,
influencia a abertura da wastegate (lado direito)
a porca ao meio faz contra porca com a peça preta,
rodando a peça preta dá para aumentar o curso ou diminuir do actuador

salvo erro (não me recordo)
quanto menor for o curso, mais pressão vai precisar o actuador para abrir a wastegate e assim sendo mais pressão o turbo irá fazer (pressão não é = a potencia)

espero assim dissipar-vos algumas duvidas daquilo que é das coisas mais faceis de perceber num automovel (ate eu percebo :lol: )

Responder

Voltar para “Série 5”