Pergunta: Performance e36
Moderador: Staff
- tiagoghost
- Membro Gold
- Registado: 27 jan 2008, 19:41
- O meu Carro:: E36 Coupe S50
Pergunta: Performance e36
Boa noite!
Sou novo no forum, como tal, gostaria de apresentar-me, e vou começar já com uma pergunta, espero que possam ajudar!
Eu tenho um 316i e36 com o motor M40, onde gostaria de fazer algumas alterações, e gostava de saber o diametro do piston do meu motor e o respectivo curso, para poder reforçar o mesmo.
Queria saber tambem se peças do motor M42, ou do motor do e46 servem no meu, como junta da cabeça, molas, touches, e pistons.
Eu já tenho algumas coisas em mente, por agora vai uma arvore de cames kentcams, umas velas BOSCH Super 4 e uns cabos com menos resistencia, e outra bomba de combustivel, ate agora tudo bem, mas estou um bocado indeciso a cerca do filtro de ar a escolher, a caixa de origem com um filtro KN, uma admissão de ar frio de caixa tipo bmc cda, ou um conico ou cilindrico "normal" mas com tubo de alumino ate ca abaixo para vir buscar ar fresco as aberturas do para choques.
Aqui deixo os links dos filtro que falo:
BMC-CDA
http://www.bmcairfilter.com/infoCDA.asp
aFe
http://www.turnermotorsport.com/html/su ... cat_id=195
o chip de potencia ou a repro vem no fim para ficar com uns mapas a medida bem feitos.
Sei que podem achar que é dinheiro mal empregue, visto ser o mais fraquinho da nossa marca, mas é o meu primeiro, tem sempre aquele valor...
Peço desculpa por tanta pergunta de uma vez só, mas espero que resposndam.
Abraços
Sou novo no forum, como tal, gostaria de apresentar-me, e vou começar já com uma pergunta, espero que possam ajudar!
Eu tenho um 316i e36 com o motor M40, onde gostaria de fazer algumas alterações, e gostava de saber o diametro do piston do meu motor e o respectivo curso, para poder reforçar o mesmo.
Queria saber tambem se peças do motor M42, ou do motor do e46 servem no meu, como junta da cabeça, molas, touches, e pistons.
Eu já tenho algumas coisas em mente, por agora vai uma arvore de cames kentcams, umas velas BOSCH Super 4 e uns cabos com menos resistencia, e outra bomba de combustivel, ate agora tudo bem, mas estou um bocado indeciso a cerca do filtro de ar a escolher, a caixa de origem com um filtro KN, uma admissão de ar frio de caixa tipo bmc cda, ou um conico ou cilindrico "normal" mas com tubo de alumino ate ca abaixo para vir buscar ar fresco as aberturas do para choques.
Aqui deixo os links dos filtro que falo:
BMC-CDA
http://www.bmcairfilter.com/infoCDA.asp
aFe
http://www.turnermotorsport.com/html/su ... cat_id=195
o chip de potencia ou a repro vem no fim para ficar com uns mapas a medida bem feitos.
Sei que podem achar que é dinheiro mal empregue, visto ser o mais fraquinho da nossa marca, mas é o meu primeiro, tem sempre aquele valor...
Peço desculpa por tanta pergunta de uma vez só, mas espero que resposndam.
Abraços
-
- Membro Senior
- Registado: 03 jul 2004, 14:52
- O meu Carro:: bmw 325i coupé e36
ja pensaste em trocar esse motor por um do 318is? ate podes dar o teu a desconto de algum dinheiro, e gica-te mais barato e ficas melhor servido!!!
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3
actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3
actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds
- tiagoghost
- Membro Gold
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Contacta a vilauto, penso que eles têm esses dados. Há um gajo no bimmerforums.com que pegou num M42, aumentou a cilindrada para 2.0L (mudou para a cranckshaft do M47 (320d), mudou mais peças para "forjadas", etc, e acho que ficou com 200 e muitos ou 300 cavalos.
Vê isto:
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=585952
Vê isto:
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=585952
- tiagoghost
- Membro Gold
- tiagoghost
- Membro Gold
- metale
- Membro Gold
Duvido que esteja limitado aos 200, o meu aponta 190. Vê no manual a velocidade máxima anunciada pela BMW. Neste mesmo tema, lembra-te, manutenção antes de tudo o resto. Se o motor não estiver de saúde para dar sequer a performance que devia, não lhe peças mais ainda...
As peças que dão, isso é complicado, não te sei responder. O que esperas no carro? Aceleração 0-100km? Ou comportamento? Se for só motor, o problema nem é apenas o preço, é que em Portugal é quase tudo ilegal
As peças que dão, isso é complicado, não te sei responder. O que esperas no carro? Aceleração 0-100km? Ou comportamento? Se for só motor, o problema nem é apenas o preço, é que em Portugal é quase tudo ilegal

- tiagoghost
- Membro Gold
Pois, é por pensar na manutenção e na saude que quero por os pistons e bielas, trocar a junta da cabeça, e outra bomba de agua, a saude primeiro.
eu espero uma melhor acelaração e comportamento, visto não estarmos na america e não termos grandes rectas para velocidade maxima.
Em questão a legalização, o maior problema vai ser na inspeção na altura da medição do co2, porque para trocar de motor (pelo o do 320is por ex.) o processo é parecido com o das jantes e dos espaçadores, manda-se a carta para a marca, a marca autoriza ou não, e depois é ir a dvg mudar no livrete para não haver problemas na inspeção, todo o resto, filtros, bombas, arvores de cames etc, eles não veem se são as propostas pelo fabricante ou não, o problema é depois no teste de co2, onde as emissões vão disparar.
mas para ter potencia é mesmo assim, temos de dar palha aos cavalos...
eu espero uma melhor acelaração e comportamento, visto não estarmos na america e não termos grandes rectas para velocidade maxima.
Em questão a legalização, o maior problema vai ser na inspeção na altura da medição do co2, porque para trocar de motor (pelo o do 320is por ex.) o processo é parecido com o das jantes e dos espaçadores, manda-se a carta para a marca, a marca autoriza ou não, e depois é ir a dvg mudar no livrete para não haver problemas na inspeção, todo o resto, filtros, bombas, arvores de cames etc, eles não veem se são as propostas pelo fabricante ou não, o problema é depois no teste de co2, onde as emissões vão disparar.
mas para ter potencia é mesmo assim, temos de dar palha aos cavalos...
E36 S50 Coupe
- metale
- Membro Gold
Quando me referia à manutenção era mais óleos, filtros e afins
Não vale a pena pôr muita coisa se o bloco for à vida.
Em relação à potência não te posso ajudar mais, não sei mesmo. Sei que estes motores, se bem cuidados e estimados, têm componentes internos que aguentam muitas alterações (se bem feitas). Apartir daí, cames, MAF, colector de admissão, escape e um chip para acertar as contas é o caminho mais habitual.
Quanto ao comportamento, barras estabilizadoras, mais camber à frente (2,5º frente e 1,5º trás é o ideal) e bons pneus (tamanho não significa melhor). Depois há outras coisas menos importantes mas que ajudam, como baixar o centro de gravidade, redução de peso, etc.

Em relação à potência não te posso ajudar mais, não sei mesmo. Sei que estes motores, se bem cuidados e estimados, têm componentes internos que aguentam muitas alterações (se bem feitas). Apartir daí, cames, MAF, colector de admissão, escape e um chip para acertar as contas é o caminho mais habitual.
Quanto ao comportamento, barras estabilizadoras, mais camber à frente (2,5º frente e 1,5º trás é o ideal) e bons pneus (tamanho não significa melhor). Depois há outras coisas menos importantes mas que ajudam, como baixar o centro de gravidade, redução de peso, etc.
Nada o carro completamente stock.tiagoghost Escreveu:215? que tens no carro??tiagod Escreveu:BoA SORT E o meu pai tem um q já o pus a cortar varias vezes na descida de loures corta ao 215. ..... lo l boa sorte
O meu agora de origem, não passa dos 200, parece que esta limitado aos 200, mas duvido.
Esta velocidade é alcançada facilmente na descida da crel de loures e corta a 215. a direito é 205
- tiagoghost
- Membro Gold
Sim, mas essa manutenção é sempre cuidada, estando o carro alterado, ou de origem, o motor neste momento tem 190mil e segundo sei nunca foi aberto.
Por isso é que quero fazer a repro so no fim, para ficar com uns mapas mesmo a medida para o que lá tenho dentro, para evitar detonações fora dos dos tempo e lavagens de cilindros, em relação ao medidor de massa da ar é que n sei o que fazer, deixo o de origem, um maior, o que aconselham, provavelmente bocsh, mas qual?
As barras estabilizadoras já tenho umas em vista, e uns rotores ranhurados e perfurados de maior diametro para a frente tb, com as respectivas pastilhas.
Para o calçar é que n sei se mantenho estas jantes 205 r15 iguais as da foto mas em cinzento, ou se aumento uma polegada com um pneu de baixo perfil, para não perder tanta ponta.
o camber é que n sei o que é. espaçadores, ou estou muito enganado?
Por isso é que quero fazer a repro so no fim, para ficar com uns mapas mesmo a medida para o que lá tenho dentro, para evitar detonações fora dos dos tempo e lavagens de cilindros, em relação ao medidor de massa da ar é que n sei o que fazer, deixo o de origem, um maior, o que aconselham, provavelmente bocsh, mas qual?
As barras estabilizadoras já tenho umas em vista, e uns rotores ranhurados e perfurados de maior diametro para a frente tb, com as respectivas pastilhas.
Para o calçar é que n sei se mantenho estas jantes 205 r15 iguais as da foto mas em cinzento, ou se aumento uma polegada com um pneu de baixo perfil, para não perder tanta ponta.
o camber é que n sei o que é. espaçadores, ou estou muito enganado?
E36 S50 Coupe
- tiagoghost
- Membro Gold
- metale
- Membro Gold
Se o motor está de boa saúde, eu iria para as mods que disse... cams, injectores para mais gasolina, CAI, MAF e colector de admissão para mais ar. Quanto a qual MAF, não faço ideia, nem quanto ao colector... O do M50 é o que deixa entrar mais ar, mas é de 6 cilindrostiagoghost Escreveu:Sim, mas essa manutenção é sempre cuidada, estando o carro alterado, ou de origem, o motor neste momento tem 190mil e segundo sei nunca foi aberto.

Lembra-te que ranhurados e perfurados é menor superficie de contacto = menos travagem. Ventilados normais (com boas pastilhas) travam melhor a não ser que vás para uma pista com outro motor, ou que tenhas o pé colado ao pedal do travãotiagoghost Escreveu:e uns rotores ranhurados e perfurados de maior diametro para a frente tb, com as respectivas pastilhas.

Já tive jantes de 16'' e 17'', com pneus mais largos, e agora estou com as de origem com 205/60R15. Aprendi com o tempo e os kms que melhor borracha faz muito mais efeito do que jantes maiores, e as jantes 15'' só têm vantagens:tiagoghost Escreveu: Para o calçar é que n sei se mantenho estas jantes 205 r15 iguais as da foto mas em cinzento, ou se aumento uma polegada com um pneu de baixo perfil, para não perder tanta ponta.
- Há muitas e baratas;
- Pneus mais baratos;
- Trava, acelera e curva melhor;
- Gasta menos combustível, travões e amortecedores
Tem a ver com o alinhamento das rodas, é o topo da roda estar mais para dentro que o fundo da roda (camber negativo). O E36 tem uma grande falta de camber negativo na frente de origem (tem a ver com a geometria de suspensão McPherson). Há várias formas de conseguir mais camber, desde simples anilhas, a "camber plates" (ajustáveis) de 400 euros.tiagoghost Escreveu:o camber é que n sei o que é. espaçadores, ou estou muito enganado?