problema de óleo no meu ///M3 E36
Moderador: Staff
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- Registado: 08 dez 2006, 20:14
- O meu Carro:: ///M3 E36
problema de óleo no meu ///M3 E36
boas pessoal.. o problema é o seguinte...
o meu carro isolava-m as velas com óleo proveniente do respiro do motor, q por sua vez está ligado à admissão..
isto acontecia quando fazia ponta, ou seja, esticar o carro ao limite max da velocidade..
agr desengatei o respiro da admissão e fiz um reservatório pro óleo proveniente do respiro do motor..
já não isola as velas mas enche o depósito s andar a puxar quinta..
isto só acontece quando faço ponta.. em arranques e etc o reservatório do óleo tá vazio..
já medi compressão do motor.. tá boa..
já limpei e calibrei injectores...
q mais posso fazer?!
opiniões/sugestões são todas bem vindas! :-)
o meu carro isolava-m as velas com óleo proveniente do respiro do motor, q por sua vez está ligado à admissão..
isto acontecia quando fazia ponta, ou seja, esticar o carro ao limite max da velocidade..
agr desengatei o respiro da admissão e fiz um reservatório pro óleo proveniente do respiro do motor..
já não isola as velas mas enche o depósito s andar a puxar quinta..
isto só acontece quando faço ponta.. em arranques e etc o reservatório do óleo tá vazio..
já medi compressão do motor.. tá boa..
já limpei e calibrei injectores...
q mais posso fazer?!
opiniões/sugestões são todas bem vindas! :-)
- tiagoghost
- Membro Gold
- Registado: 27 jan 2008, 19:41
- O meu Carro:: E36 Coupe S50
-
- Membro Juvenil
- Registado: 09 mai 2006, 20:35
- O meu Carro:: renault 4l (vel. max. 260)
geralmente qdo atira oleo pelo respiro , costuma ser o motor a dar as ultimas , mas se a compressao esta dentro dos parametros aconcelhados pela marca
...
o isolar as velas com oleo , pode ser o motor a dar as ultimas ou pode ser os vedantes das valvulas que já nao estao a vedar e juntamente com desgaste das guias das valvulas deixam passar o oleo que esta na colaça para os pistoes e claro isola as velas (mtos motores são reparados pq consomem oleo e por consequencia fazem fumo azul e o problema esta somente na colaça mais propriamente nos vedantes das valvulas )
o que eu acho estranho é que desde que retiraste o tubo de respiro ele deixou de isolar , nao entendo o que é que o respiro tem haver com a causa de ele isolar , mas eu durante a proxima semana vou falar com o pessoal da firma que me faz o serviço de retificaçao de motores e vou aconcelhar-me com eles

o isolar as velas com oleo , pode ser o motor a dar as ultimas ou pode ser os vedantes das valvulas que já nao estao a vedar e juntamente com desgaste das guias das valvulas deixam passar o oleo que esta na colaça para os pistoes e claro isola as velas (mtos motores são reparados pq consomem oleo e por consequencia fazem fumo azul e o problema esta somente na colaça mais propriamente nos vedantes das valvulas )
o que eu acho estranho é que desde que retiraste o tubo de respiro ele deixou de isolar , nao entendo o que é que o respiro tem haver com a causa de ele isolar , mas eu durante a proxima semana vou falar com o pessoal da firma que me faz o serviço de retificaçao de motores e vou aconcelhar-me com eles
- bruno_mpwr
- Membro Senior
era bom!!!tiagoghost Escreveu:Tens turbo no carro?

o motor nao consome oleo!!!

"o que eu acho estranho é que desde que retiraste o tubo de respiro ele deixou de isolar , nao entendo o que é que o respiro tem haver com a causa de ele isolar"
ele isolava as velas pq como tinha o tubo do respiro do motor ligado á admissao (coisa q qualquer carro a gota tem) mandava oleo pra dentro dos cilindros.. logo isolava as velas..
o problema é mesmo saber o pq d ele mandar oleo pelo respiro..
pq isolar velas ja nao acontece..

tb ja m disseram disso das valvulas..

O respiro do carter as vezes entope no carter, o melhor a fazer é tentar limpar isso enfiar algo por lá até ao carter pk fica com aquela goma do oleo queimado. melhor mesmo era na muda de oleo retirar o carter para tratar disso, se a compressão está boa e o carro puxa bem é pk é apenas entupido e depois ganha pressão sobre carga o que acontece quando andas a puxar 5ª. Isto sucedia muito nos G40 que tb têm respiro de carter para admissão e têm por hábito tb de começar a entopir e depois é um mar de oleo pelo motor todo.
- tiagoghost
- Membro Gold
- Registado: 27 jan 2008, 19:41
- O meu Carro:: E36 Coupe S50
- bruno_mpwr
- Membro Senior
o motor tem 3 tubos d respiro.. dois do carter e um da colassa..
juntam dois numa recirculador d vapores d oleo entre a colassa e o carter e dps é q vai pra admissao.. é uma confusao dos diabos..
é isto q falo...
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=15
o tubo q liga á admissao é o 11
juntam dois numa recirculador d vapores d oleo entre a colassa e o carter e dps é q vai pra admissao.. é uma confusao dos diabos..

é isto q falo...
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=15
o tubo q liga á admissao é o 11

- bruno_mpwr
- Membro Senior
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Ora bem, corrijam-me se tiver enganado, mas aquilo que sei é que a função de um OIL-SEPARATOR tal como existe no M3 é precisamente separar, no ar "contaminado" com óleo devido à acumulação de pressão no carter, o ar propriamente dito e encaminhá-lo para a admissão, do óleo que ele contém, encaminhando-o de volta para o carter. Se no teu M3 as velas aparecem com óleo, ou são os vedantes na cabeça do motor (os da zonas das valvulas, que vem com o kit da junta da tampa do motor) que estão com fuga, ou o tal OIL-SEPARATOR deixou de cumprir a função dele. Em caso de duvida eu mudava estas 2 coisas antes de fazer qq outra alteração ao carro!
Nao sei se ajuda mas é a minha opinião...
Nao sei se ajuda mas é a minha opinião...

- bruno_mpwr
- Membro Senior
o oil separator ja desmontei aquilo por dentro nao tem nada, é oco....
mais uma vez.. AS VELAS NAO APARECEM COM OLEO, O MOTOR NAO BEBE OLEO NEM MT MENOS DEITA FUMO PELO ESCAPE...
unica e simplesmente deita oleo pelo respiro em demasia pq ganha muita pressao interna provavelmente derivado a isso das sedes das valvulas.. a compressao passara atravez do corpo da valvula?!?!?!
e pra mudar a sede da valvula é preciso tirar a colassa fora?!?!?!
mais uma vez.. AS VELAS NAO APARECEM COM OLEO, O MOTOR NAO BEBE OLEO NEM MT MENOS DEITA FUMO PELO ESCAPE...

unica e simplesmente deita oleo pelo respiro em demasia pq ganha muita pressao interna provavelmente derivado a isso das sedes das valvulas.. a compressao passara atravez do corpo da valvula?!?!?!
e pra mudar a sede da valvula é preciso tirar a colassa fora?!?!?!
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Deves ter razao quanto à parede! O oil separator é mesmo assim, afinal nao tem miolo nenhum. Funciona por um principio de desaceleração helicoidal, a mistura ar/oleo que vem do respiro do carter entra pelo tubo lateral, que por accao da gravidade entra em loop descendente, que faz o oleo separar-se do ar, o óleo como é mais pesado desce pelo tubo inferior de volta para o carter, e o ar sobe e sai pelo tubo superior para a admissao para os vapores serem "reciclado" nos cilindros.
Li num outro forum da net que nos M3 este oil-separator está sub-dimensionado, e se andares algumas voltas em circuito sempre a dar-lhe, ou fizeres percursos longos no maximo de velocidade/rotacao, o carter ganha muito pressao e a mistura ar/oleo contem tanto oleo que o oil-separator nao dá vazão ao óleo, e algum passa para cima e sai junto com o ar para a admissao! Deve ser o caso do teu carro!
Há alguns tipos, fanaticos dos track-days, que constroem oil-separators maiores para poderem usar os M3 em circuito sem problemas.
Dizem tambem que isto pode acontecer por vezes porque um outro respiro (nao sei exactamente qual ainda) entope, o que faz que se ganhe pressao a mais e por isso potencia o problema no oil-separator. O ideal seria pedires a 1 mecanico competente para te ver isto dos respiros e desentupi-los...
Espero que isto ajude!
EO
Li num outro forum da net que nos M3 este oil-separator está sub-dimensionado, e se andares algumas voltas em circuito sempre a dar-lhe, ou fizeres percursos longos no maximo de velocidade/rotacao, o carter ganha muito pressao e a mistura ar/oleo contem tanto oleo que o oil-separator nao dá vazão ao óleo, e algum passa para cima e sai junto com o ar para a admissao! Deve ser o caso do teu carro!
Há alguns tipos, fanaticos dos track-days, que constroem oil-separators maiores para poderem usar os M3 em circuito sem problemas.
Dizem tambem que isto pode acontecer por vezes porque um outro respiro (nao sei exactamente qual ainda) entope, o que faz que se ganhe pressao a mais e por isso potencia o problema no oil-separator. O ideal seria pedires a 1 mecanico competente para te ver isto dos respiros e desentupi-los...
Espero que isto ajude!

EO