Barulho Vanos

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
morfing
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2008, 16:08

Barulho Vanos

Mensagem por morfing »

Eu tenho um 320i de 1998 com 80000km, que comprei há pouco tempo, e julgo que tem vanos?!
O carro faz um barulho a frio vindo do topo do motor tipo chucalhar , a quente mal se houve.
Já o levei à Bm e suspeitam da vanos. Ou poderá ser da corrente?

Acham que poderei ter algum problema se for do vanos?

Também faz outro barulhinho, tipo assobiar, que dizem ser da valvula de ventilação do motor. Qua valvula é esta? é grave?

Agradeço a vossa ajuda!

D&G
Membro Junior
Registado: 17 abr 2007, 21:02
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2001/10

Mensagem por D&G »

desculpa a minha ignorancia mas o q e Vanos???

obrigado
Imagem

Pre+Cat Off; aros baços; xenon HID 6000K 35W; M Short Shift 5v;Volante à la M3; Pedais + descanço de pé M;jantes 17 330ci; td pintado a cor; tecto+espelhos c/ vinyl preto; ponteira dupla a la 330, alarme, grelha frontal preta.. Powered by D´Orige

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Uma apresentação não ficava mal na secção Apresentação/As nossas belezas

De onde és?

Esse "chucalhar" parece-me mais ser das tuches, mas realmente o carro tem poucos kms....

VANOS é um dispositivo de controle hidráulico e mecânico combinado do eixo da árvore de cames controlado pelo sistema de gestão do motor do DME do carro. O sistema de VANOS é baseado em um mecanismo discreto de ajuste que modifica a posição do eixo de cames da entrada contra o eixo de manivela.

VANOS opera sobre o eixo de cames da entrada de acordo com a posição da velocidade de motor e do pedal de acelerador.

Na extremidade mais baixa da escala de motor-velocidade, as válvulas de entrada são abertas mais tarde, o que melhora a qualidade e a progressividade de andamento em marcha lenta.

Em velocidades de motor moderadas, as válvulas de entrada abrem muito mais cedo, o que impulsiona o binário(torque) e permite a recirculação do gás de exaustão dentro das câmaras de combustão, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de exaustão.

Em velocidades de motor elevadas, a abertura da válvula de entrada é atrasada mais uma vez, de modo que o poder pleno possa ser desenvolvido. VANOS melhora significativamente a gestão das emissões de gases, aumenta a potência e o binário(torque), e economiza combustível.

O VANOS foi introduzido em 1992 no motor M50tu usado nos série 5.

Aqui tens mais informação em inglês:

http://en.wikipedia.org/wiki/VANOS

Este sistema tem afinação e poderá ser a falta de afinação do sistema que origina esse "chucalhar". ;)

Tens um user, rubenventura, que levou o M3 dele à Leiridiesel e parece-me que ficou novo, embora o dele seja BiVanos, contacta-o por Pm.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

Vou então fazer s Apresentação na secção respectiva, Desculpem!

Já agora, sabem me dizer o que é a <b>valvula de ventilação do motor</b>, qual a sua função, e se pode prejudicar o motor?

Obrigado!

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

Já agora, quanto acham que vale este meu carro 320i de 1998 com 80000 km.
So para saber se fiz bom negócio :D
BMW E46 320i
Queluz-Massamá
Imagem

rubenventura
Membro Junior
Registado: 05 jan 2007, 02:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Mensagem por rubenventura »

Boas o meu M3 e36 ja chegou a fazer esse chocalhar tambem, ouvia-se mais em frio e em quente quase nao se ouvia, e era a bomba de agua que estava pifada.
Um Abraço

Ruben Ventura

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

Antes demais obrigado pela vossa ajuda!

O barulho que o meu faz vem da parte de cima da frente do motor, notando-se mais numa aceleração entre as 1500 e 2000.
BMW E46 320i
Queluz-Massamá
Imagem

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

http://www.drvanos.com/index2.html

Têm aí os kits para o motor M52 a bom preço, e ferramentas e manuais para fazeres tú o serviço e eliminares de vez o barulhos se for mesmo do vanos.

Dá por aí uma vista de olhos.
E= ///M*c²

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

<b>//M</b> Muito Obrigado!
BMW E46 320i
Queluz-Massamá
Imagem

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

Obrigado a todos, a vossa ajuda tem sido muito util.

Vou fazer um diagnostico ao carro na proxima terça-feira, se se confirmar que é da vanos acho que vou meter mãos á obra e instalar o kit indicado pelo <b>//M</b>
BMW E46 320i
Queluz-Massamá
Imagem

morfing
Membro Juvenil

Mensagem por morfing »

Já substitui os orings da VANOS, pelos da Beysan systems (http://www.beisansystems.com), levou cerca de 6 horas de trabalho (nas calmas).
Parece ter ficado impecável.
Se alguém precisar de ajuda é só pedir!
BMW E46 320i
Queluz-Massamá
Imagem

luispaz
Membro Juvenil
Registado: 01 jun 2007, 15:31
O meu Carro:: BMW 316i/318i cabrio E36 - 92/94

Re: Barulho Vanos

Mensagem por luispaz »

morfing Escreveu:Eu tenho um 320i de 1998 com 80000km, que comprei há pouco tempo, e julgo que tem vanos?!
O carro faz um barulho a frio vindo do topo do motor tipo chucalhar , a quente mal se houve.
Já o levei à Bm e suspeitam da vanos. Ou poderá ser da corrente?

Acham que poderei ter algum problema se for do vanos?

Também faz outro barulhinho, tipo assobiar, que dizem ser da valvula de ventilação do motor. Qua valvula é esta? é grave?

Agradeço a vossa ajuda!
O BMW 320i dum bom amigo meu, partiu a corrente de distribuição, após detectar esse mesmo barulho junto ao vanos. Ouvia-se esse barulho,principalmente quando acelerava a seco, e na desaceleração ouvia-se um chocalhar mesmo na zona do vanos. Tem atenção, pode ser corrente.
Abraço!
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”