Admissão e escape e chip num M3 E36

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Tou a gostar deste tópico ;)
Acho que estava a faltar qualquer coisa assim.

Eles costumam comprar MAF´s dos porsche´s de 3,5´ para aumentar o caudal (também usam as europeias, bem como sistema de refrigeração a oleo do modelo europeu).
O desenho do colector é muito importante de forma a destribuir equitativamente o fluxo de ar pelos diferentes cilindros. Coisa que nunca vai acontecer já que os primeiros cilindros vão ter e principalmente o 3 vão receber uma maior quantidade de ar e por isso a mistura tem que ser feita por cilindro e não à toa.
Secalhar uns injectores a acompanhar não seria mal pensado (minha opnião).

PS: fiquei espantado com a diferença de preços dos colectores em carbono desde a altura em que os vi (à uns 3 anos).
M Powered

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

A minha confusão veio de quando falaste no M50 e na troca de colector! Acabei por trocar as infos dos motores EURO/US.

E referiste aí que na utilização dum colector em CF num 325 perderam potencia, o que poderá advir do facto do colector ser desenhado para o S50 e não para para M50, o que no entanto é sempre complicado discutir por não se saber as condições do teste..

Cebola, ainda ha dias estive a ver os colectores em carbono e tmb n gostei muito do preço, mas ao que parece tmb os há mais baratos! Já começo a considerar a inclusão disso na lista de mods, mas por agora vão ser mesmo em fibra com curvas de maior diametro! :)
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

DanielKamar Escreveu:A minha confusão veio de quando falaste no M50 e na troca de colector! Acabei por trocar as infos dos motores EURO/US.

E referiste aí que na utilização dum colector em CF num 325 perderam potencia, o que poderá advir do facto do colector ser desenhado para o S50 e não para para M50, o que no entanto é sempre complicado discutir por não se saber as condições do teste..

Cebola, ainda ha dias estive a ver os colectores em carbono e tmb n gostei muito do preço, mas ao que parece tmb os há mais baratos! Já começo a considerar a inclusão disso na lista de mods, mas por agora vão ser mesmo em fibra com curvas de maior diametro! :)
Há uns aninhos era tudo para os 5.000€ :evil:
O bloco de inspiração o S50 é o M50, a cabeça dos S50 (europeu) é que é uma obra de arte.
M Powered

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

metale Escreveu:
JSarabando Escreveu:o M50 é M3 E36 USA e não pode usar colector de admissão em carbono deste género. Tás a baralhar um pouco as coisas
The 2.5 L (2494 cc) M50B25 was introduced with the 1991 525i/525ix . It has an 84 mm bore and 75 mm stroke and produces 192 hp (141 kW).

Applications:
1992-1995 E36 325i/325is

-------------------------------------------------

The S50B30US was a 3.0 L version, which powered the US-spec E36 M3. Power was 240 hp (179 kW).

Applications:
1995 E36 M3
Os motores ///M do E36 prá frente começam todos por "S", e como já repeti o M50 é o motor do E36 325i.

EU é que estou a baralhar as coisas? Saber antes de falar é muito bonito.
Ópa, mas eu lá sei o que tás praí a falar??? Pelos vistos sabes muito mas é daquilo que lês. Se calhar o M3 E36 que perdeu cavalos com a Airbox carbon devia ter a bomba de água a dar o berro, não? Ou seria os pneus que estavam com menos pressão? :lol: :lol: :lol:
Também faz parte dos mistérios da vida...

Cebola, em relação ás Airbox Carbon realmente existem muitas opiniões e criticas em relação a essas alterações, a meu ver exige uma electrónica muito bem feita e pelo que tenho contactado com o Autor dos chip's ALPHA-N feito na Holanda pelo que ele diz estes chip's+Airbox Carbon só são aprovados sem MAF, deste modo ganha mais cavalos assim como os consumos também sobem, andar com MAF faz parte da opção de cada um pra baixar consumos dia-a-dia. Como também referem muito a estas alterações os clientes queixam-se que o investimento não paga os ganhos, mas pra mim o LOOK fica nica.
Em relação aos ganhos concretos das Airbox carbon+chip ALPHAS_N pode ser que futuramente eu consiga provar os bons ganhos ou maus... :roll:

depois se vê... :evil:
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

DanielKamar Escreveu:E referiste aí que na utilização dum colector em CF num 325 perderam potencia, o que poderá advir do facto do colector ser desenhado para o S50 e não para para M50, o que no entanto é sempre complicado discutir por não se saber as condições do teste..
O teste foi feito num M3 S50 europeu, com colector específico para o carro (mas com mau design pelos vistos). Ao colocar um terceiro colector do mesmo tipo mas de outra marca, já ganhou cavalos. Era mesmo problema do colector.

Cebola_1 tens razão, é a MAF dos porsches :)

JSarabando Escreveu:Ópa, mas eu lá sei o que tás praí a falar??? Pelos vistos sabes muito mas é daquilo que lês. Se calhar o M3 E36 que perdeu cavalos com a Airbox carbon devia ter a bomba de água a dar o berro, não? Ou seria os pneus que estavam com menos pressão? :lol: :lol: :lol:
Estou a falar da diferença entre um M50 e um S50, que aparentemente tu não sabes. Mas se não sabes o que é que estou praqui a falar, também não faz sentido a conversa. Tu nem daquilo que vês, nem daquilo que lês, se achas que o motor do 325i é o M3 dos EUA.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Anusko
Membro Senior
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46

Mensagem por Anusko »

Cebola_1, acho q estamos todos com o bichinho de ver isso a andar :P
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

JSarabando
Membro Gold

metale Escreveu:
DanielKamar Escreveu:E referiste aí que na utilização dum colector em CF num 325 perderam potencia, o que poderá advir do facto do colector ser desenhado para o S50 e não para para M50, o que no entanto é sempre complicado discutir por não se saber as condições do teste..
O teste foi feito num M3 S50 europeu, com colector específico para o carro (mas com mau design pelos vistos). Ao colocar um terceiro colector do mesmo tipo mas de outra marca, já ganhou cavalos. Era mesmo problema do colector.

Cebola_1 tens razão, é a MAF dos porsches :)

JSarabando Escreveu:Ópa, mas eu lá sei o que tás praí a falar??? Pelos vistos sabes muito mas é daquilo que lês. Se calhar o M3 E36 que perdeu cavalos com a Airbox carbon devia ter a bomba de água a dar o berro, não? Ou seria os pneus que estavam com menos pressão? :lol: :lol: :lol:
Estou a falar da diferença entre um M50 e um S50, que aparentemente tu não sabes. Mas se não sabes o que é que estou praqui a falar, também não faz sentido a conversa. Tu nem daquilo que vês, nem daquilo que lês, se achas que o motor do 325i é o M3 dos EUA.
Opá muito honestamente eu pensava que o motor do meu M3 era um b16a2 mas desculpa, confundi as coisas...
Fica bem ALENTEJANO
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Tenham lá calma com os cavalos ;)
E= ///M*c²

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:Opá muito honestamente eu pensava que o motor do meu M3 era um b16a2 mas desculpa, confundi as coisas...
Fica bem ALENTEJANO
"Alentejano"?? De onde é que veio essa agora? Ficaste chateado por não teres razão, foi? Não te estou a perceber. Acho que estamos aqui na boa a falar das coisas.

AInda à pouco o do M3 era um M50, agora já é um motor de honda?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JSarabando
Membro Gold

Eu chateado? Tou-me "marimbando" pra isso...Apenas fiz confusão do M50 a pensar que estavas a referir-te ao M52(M3 versão americana) e como interesso-me mais pelos S's50's ou S52's, etc...baralhei as coisas, mas aconteçe. Mas admito que no iniçio deste tópico achei interessante a história da perda de potênçia no banco pela bomba de água e pela pressão de pneus, e etc...etc..., vi logo que andava alguém entendido na matéria. 8)

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:Apenas fiz confusão do M50 a pensar que estavas a referir-te ao M52(M3 versão americana) e como interesso-me mais pelos S's50's ou S52's, etc...baralhei as coisas, mas aconteçe.
Como já expliquei acima, o M3 americano é ou o S50US, ou o S52. O M52 é o motor do 328i...

Por alguma razão se espera algum tempo entre "corridas" de dynos (para o motor arrefecer. Deviamos depreender daí que o arrefecimento do carro é importante, tanto que alguns bancos até têm ar condicionado e afins, mas por mim até podem tirar a bomba de água, é menos uma coisa a meter peso na correia...

Quanto aos pneus, tira ar aos teus e vai acelerar. Qualquer dyno que vá medir potências na roda depende do estado dos pneus. Já vi gente a sentar-se na bagageira em carros altamente alterados que estavam a fazer derrapar os pneus de trás no dyno. Mas também podem tirar o ar dos pneus "para pesar menos"...
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JSarabando
Membro Gold

metale, será que o M3 versão americana é designado por S50US??? Não vou teimar mais mas confirma bem isso como deve ser...

Em relação á bomba de água não aconselhes ninguém a tirar a bomba de água por favor. Tira a bomba de água ao teu primeiro antes de dizeres que até podem tirar a bomba de água pra ser menos uma correia...

Em relação a vazares pneus num banco de potênçia não te preocupes porque os valores são corrigidos automaticamente.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:metale, será que o M3 versão americana é designado por S50US??? Não vou teimar mais mas confirma bem isso como deve ser...
Volta atrás e lê, já dei detalhes disso tudo.

JSarabando Escreveu:Em relação á bomba de água não aconselhes ninguém a tirar a bomba de água por favor. Tira a bomba de água ao teu primeiro antes de dizeres que até podem tirar a bomba de água pra ser menos uma correia...
Acho que é óbvio que eu estava a ironizar, por estarem a dizer que a bomba não tem efeitos nos resultados.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

bruno_mpwr
Membro Senior
Registado: 08 dez 2006, 20:14
O meu Carro:: ///M3 E36

Mensagem por bruno_mpwr »

upa upa.. ta animado isto...

ja medi o meu carro com ar a menos nos pneus e com pessoas sentadas na mala.. pq ele patinava nos rolos!! deve ser cv a mais no bicho..
asim como ja medi e nao foi preciso nem tirar ar nem sentar pessoal na mala.. e nao patinou..
depende das bancas acho eu..
:roll:

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

bruno_mpwr Escreveu:depende das bancas acho eu..
:roll:
Concordo, tanto do equipamento, como da afinação do banco, software, etc.

Para ser fiável a 100% a comparação, teriam que ser dois carros no mesmo banco e com as mesmas condições de temperatura, etc.

Sabemos que mesmo em duas corridas seguidas o mesmo carro não dá resultados iguais... ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série 3”