[diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explicação
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- ovelhanegra
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O veio parte quando a borboleta prende fechada pela propria aspiraçao do motor e pela pressão. So o veio nao tem area suficiente para ser aspirada.
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- ovelhanegra
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- Gualberto Rocha
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ok... a equipa de engenheiros da Nossa BMW são uma cambada de incompetentes...
Será????
Será????
Silver Eagle...
viewtopic.php?t=15522&highlight=silver+eagle
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- ovelhanegra
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- Crow
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Gualberto Rocha, Quem sou eu para chamar incompetentes aos Eng. da Bmw mas que algo saiu furado nestes colectores de admissão la isso saiu...
ovelhanegra, Já vendem o colector sem as borboletas? Aqui à uns meses na Luacar disseram-me que o colector era igual...qualquer coisa como 500€!
Eu só retirei mesmo as borboletas...pensei em cortar os veios mas acabei por deixa-los...daqui a uns tempos quando trocar as velas incandescentes (tenho obrigatoriamente que retirar o colector de admissão) dou uma vista de olhos aos veios....se la vir muita sujidade agarrada saltam fora!
ovelhanegra, Já vendem o colector sem as borboletas? Aqui à uns meses na Luacar disseram-me que o colector era igual...qualquer coisa como 500€!

Eu só retirei mesmo as borboletas...pensei em cortar os veios mas acabei por deixa-los...daqui a uns tempos quando trocar as velas incandescentes (tenho obrigatoriamente que retirar o colector de admissão) dou uma vista de olhos aos veios....se la vir muita sujidade agarrada saltam fora!
- ovelhanegra
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Não acredito que a sujidade (borra do gasoleo) seja suficiente para partir as borboletas de aço, nem parafusos nem veios (tentem parti-las à mão para ver se conseguem, mesmo com dois alicates não é fácil quando mais o ar). Aquilo é aço.
O que acredito é que a diferença térmica que por vezes possa existir dentro do motor as possa partir. P. ex. motor muito quente como são os dos carros a gasóleo e por vezes entrar ar a mais e que sendo frio possa causar diferenças de temperatura nas borboletas (na altura em que elas fecham) e as leve a partir.
Neste caso acho que tanto pode acontecer às borboletas como aos veios. Lembrem-se que os veios têm um suporte muito curto num dos lados. No outro lado têm um grande veio que os faz trabalhar em conjunto. Este mantêm-se. Os encaixes dos 4 veios também se devem manter no carro. Deve-se é cortar os veios, não na totalidade,mas tudo o que fica dentro do sistema da admissão, mantendo apenas o suficiente para as 4 peças de fora encaixarem e o sistema ficar fechado.
Eu cortei a borboletas e os veios também e o sistema de admissão ficou completamente fechado na mesma porque mantive todo o mecanismo de fora da admissão a funcionar. Isto por 2 razões: 1º para o sistema ficar fechado; 2º para a centralina não dar erro
O que acredito é que a diferença térmica que por vezes possa existir dentro do motor as possa partir. P. ex. motor muito quente como são os dos carros a gasóleo e por vezes entrar ar a mais e que sendo frio possa causar diferenças de temperatura nas borboletas (na altura em que elas fecham) e as leve a partir.
Neste caso acho que tanto pode acontecer às borboletas como aos veios. Lembrem-se que os veios têm um suporte muito curto num dos lados. No outro lado têm um grande veio que os faz trabalhar em conjunto. Este mantêm-se. Os encaixes dos 4 veios também se devem manter no carro. Deve-se é cortar os veios, não na totalidade,mas tudo o que fica dentro do sistema da admissão, mantendo apenas o suficiente para as 4 peças de fora encaixarem e o sistema ficar fechado.
Eu cortei a borboletas e os veios também e o sistema de admissão ficou completamente fechado na mesma porque mantive todo o mecanismo de fora da admissão a funcionar. Isto por 2 razões: 1º para o sistema ficar fechado; 2º para a centralina não dar erro
- Crow
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ovelhanegra, A ideia é fazer como o radamanto, disse...cortar a parte do veio que fica dentro do colector de admissão e manter la tudo o resto.
Desta maneira os buracos ficam tapados.
O TdiSportR pode dizer-nos melhor qual a parte do veio que fica danificada ao ponto de partir...ele quando desmontou o colector do carro dele tinha uma borboleta torcida...
As minhas borboletas não estavam demasiado sujas (como podem ver nas fotos) mas acredito que com o excesso de sujidade aconteça as borboletas ficarem presas e com o aumento de temperatura e com a prisão das mesmas aquilo acaba por ceder...não se esqueçam que as borboletas funcionam centenas de vezes num pequeno percurso com o carro... (a não ser que seja sempre prego a fundo).
Desta maneira os buracos ficam tapados.
O TdiSportR pode dizer-nos melhor qual a parte do veio que fica danificada ao ponto de partir...ele quando desmontou o colector do carro dele tinha uma borboleta torcida...
As minhas borboletas não estavam demasiado sujas (como podem ver nas fotos) mas acredito que com o excesso de sujidade aconteça as borboletas ficarem presas e com o aumento de temperatura e com a prisão das mesmas aquilo acaba por ceder...não se esqueçam que as borboletas funcionam centenas de vezes num pequeno percurso com o carro... (a não ser que seja sempre prego a fundo).
Nao passa gasoleo pelo local das borbuletas...
La so passa ar e vapores de oleo provenientes do CCV e quanto muito alguma passagem de oleo da lubrificaçao do turbo quando os retentores ja começam a ceder.
A acumulação destes residuos de oleo e o ar menos filtrado cria uma especie de pasta que podem ver quando desmontam a EGR. Isso tambem se encontra no colector de admissao e pode criar prisao no movimento das borbuletas.
O motor a aspirar o ar e a pressão de ar a que estao sujeitas as borbuletas pode criar danos. Podem partir e cair dentro do motor. Mas parte porque uma borbuleta aberta na totalidade preenche toda a secçao por onde passa o ar. Um veio tem 1/20 da superfície de cada entrada. Logo o veio nao deverá partir.
La so passa ar e vapores de oleo provenientes do CCV e quanto muito alguma passagem de oleo da lubrificaçao do turbo quando os retentores ja começam a ceder.
A acumulação destes residuos de oleo e o ar menos filtrado cria uma especie de pasta que podem ver quando desmontam a EGR. Isso tambem se encontra no colector de admissao e pode criar prisao no movimento das borbuletas.
O motor a aspirar o ar e a pressão de ar a que estao sujeitas as borbuletas pode criar danos. Podem partir e cair dentro do motor. Mas parte porque uma borbuleta aberta na totalidade preenche toda a secçao por onde passa o ar. Um veio tem 1/20 da superfície de cada entrada. Logo o veio nao deverá partir.
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- ovelhanegra
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borboletas OFF, os parafusos retirados e as ditas cujas saltaram fora...fiz hoje cerca de 100 km's mistos e até apertei um pc com ele e os consumos mantiveram se normais...ao contrario da outra vez em k elas só foram desligadas no tubo de vacuo e os consumos nao paravam de subir...
agora parece até k o carro puxa melhor (tb pode ser impressao minha)...até ver parece 5*****
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- SpiKiE
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as minhas tambem ja saltaram fora á uns tempos...apenas deixei ficar os veios ate ver
na altura o corpo da borboleta em si nao estava muito sujo mas o "tunel" de entrada ja tinha um bocado de crosta a toda a volta o que fazia com que o corpo da borboleta prende-se um bocado kando totalmente fechada
e é isso que (penso eu) leva a que elas partam, kando fecham elas prendem, com elas fechadas cria-se uma maior resistencia á passagem do ar (principalmente "a fundo") que é kando elas deveriam estar totalmente abertas.
em relaçao a consumos....ja fiz uns 1500/2000km e ate agora, mantiveram-se (na realidade ate desceram cerca de 0.3/0.4l) mas penso que isto seja derivado ao melhor "conhecimento" do motor que tenho á medida que vou somando kms.
a unica coisa que reparei, assim mais fora do normal, foi/é o ponteiro do consumo instantâneo parece subir mais depressa a baixas rotações


na altura o corpo da borboleta em si nao estava muito sujo mas o "tunel" de entrada ja tinha um bocado de crosta a toda a volta o que fazia com que o corpo da borboleta prende-se um bocado kando totalmente fechada

e é isso que (penso eu) leva a que elas partam, kando fecham elas prendem, com elas fechadas cria-se uma maior resistencia á passagem do ar (principalmente "a fundo") que é kando elas deveriam estar totalmente abertas.
em relaçao a consumos....ja fiz uns 1500/2000km e ate agora, mantiveram-se (na realidade ate desceram cerca de 0.3/0.4l) mas penso que isto seja derivado ao melhor "conhecimento" do motor que tenho á medida que vou somando kms.
a unica coisa que reparei, assim mais fora do normal, foi/é o ponteiro do consumo instantâneo parece subir mais depressa a baixas rotações

02' E46 320d Touring M-Pack - topasblau