[diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explicação

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

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Crow
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Mensagem por Crow »

Eu retirei as borboletas e até agora estou super satisfeito com o resultado.

Acho que aquilo está mesmo mal concebido...nem com peças unicas se está completamente descançado quanto mais com uns veios...uns parafusos minisculos e umas borboletas em aço...

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

será k nao estou a ver bem...ou tirar as borboletas deixando lá ficar os veios...nao é a mm coisa k nao as tirar??
para o caso de partir nao é a borboleta k parte mas sim o veio...logo o estrago será o mm... :think

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TdiSportR
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Mensagem por TdiSportR »

O veio parte quando a borboleta prende fechada pela propria aspiraçao do motor e pela pressão. So o veio nao tem area suficiente para ser aspirada.

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Crow
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Mensagem por Crow »

O veio sem as borboletas não parte!
Aquilo parte porque as borboletas prendem...

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

hum... :think

luisinho
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Mensagem por luisinho »

tens um veio com umas patilhas, o que faz força é a spatilhas nao é o veio..

o veio so parte se for feito mt força sobre as patilhas, se n tem patilhas nao ha força

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Gualberto Rocha
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Mensagem por Gualberto Rocha »

ok... a equipa de engenheiros da Nossa BMW são uma cambada de incompetentes...

Será????

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

uma vez k agora vendem o colector sem as ditas borboletas...secalhar até tem algum grau de incompetencia...digo eu... :roll:

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Crow
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Mensagem por Crow »

Gualberto Rocha, Quem sou eu para chamar incompetentes aos Eng. da Bmw mas que algo saiu furado nestes colectores de admissão la isso saiu...

ovelhanegra, Já vendem o colector sem as borboletas? Aqui à uns meses na Luacar disseram-me que o colector era igual...qualquer coisa como 500€! :shock:

Eu só retirei mesmo as borboletas...pensei em cortar os veios mas acabei por deixa-los...daqui a uns tempos quando trocar as velas incandescentes (tenho obrigatoriamente que retirar o colector de admissão) dou uma vista de olhos aos veios....se la vir muita sujidade agarrada saltam fora!

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

acho k nao os podes tirar fora pk ficas com os buracos de encaixe abertos...
mas como disseram aki a tráz desde k as borboletas nao estejam lá nao existe kalker perigo com os veios...
e já foi dito aki julgo eu pelo yasser k existe esse tal colector á venda sem as ditas cujas... ;)

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radamanto
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Mensagem por radamanto »

Não acredito que a sujidade (borra do gasoleo) seja suficiente para partir as borboletas de aço, nem parafusos nem veios (tentem parti-las à mão para ver se conseguem, mesmo com dois alicates não é fácil quando mais o ar). Aquilo é aço.

O que acredito é que a diferença térmica que por vezes possa existir dentro do motor as possa partir. P. ex. motor muito quente como são os dos carros a gasóleo e por vezes entrar ar a mais e que sendo frio possa causar diferenças de temperatura nas borboletas (na altura em que elas fecham) e as leve a partir.

Neste caso acho que tanto pode acontecer às borboletas como aos veios. Lembrem-se que os veios têm um suporte muito curto num dos lados. No outro lado têm um grande veio que os faz trabalhar em conjunto. Este mantêm-se. Os encaixes dos 4 veios também se devem manter no carro. Deve-se é cortar os veios, não na totalidade,mas tudo o que fica dentro do sistema da admissão, mantendo apenas o suficiente para as 4 peças de fora encaixarem e o sistema ficar fechado.

Eu cortei a borboletas e os veios também e o sistema de admissão ficou completamente fechado na mesma porque mantive todo o mecanismo de fora da admissão a funcionar. Isto por 2 razões: 1º para o sistema ficar fechado; 2º para a centralina não dar erro

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Crow
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Mensagem por Crow »

ovelhanegra, A ideia é fazer como o radamanto, disse...cortar a parte do veio que fica dentro do colector de admissão e manter la tudo o resto.
Desta maneira os buracos ficam tapados.

O TdiSportR pode dizer-nos melhor qual a parte do veio que fica danificada ao ponto de partir...ele quando desmontou o colector do carro dele tinha uma borboleta torcida...

As minhas borboletas não estavam demasiado sujas (como podem ver nas fotos) mas acredito que com o excesso de sujidade aconteça as borboletas ficarem presas e com o aumento de temperatura e com a prisão das mesmas aquilo acaba por ceder...não se esqueçam que as borboletas funcionam centenas de vezes num pequeno percurso com o carro... (a não ser que seja sempre prego a fundo).

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TdiSportR
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Mensagem por TdiSportR »

Nao passa gasoleo pelo local das borbuletas...
La so passa ar e vapores de oleo provenientes do CCV e quanto muito alguma passagem de oleo da lubrificaçao do turbo quando os retentores ja começam a ceder.
A acumulação destes residuos de oleo e o ar menos filtrado cria uma especie de pasta que podem ver quando desmontam a EGR. Isso tambem se encontra no colector de admissao e pode criar prisao no movimento das borbuletas.
O motor a aspirar o ar e a pressão de ar a que estao sujeitas as borbuletas pode criar danos. Podem partir e cair dentro do motor. Mas parte porque uma borbuleta aberta na totalidade preenche toda a secçao por onde passa o ar. Um veio tem 1/20 da superfície de cada entrada. Logo o veio nao deverá partir.

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

borboletas OFF, os parafusos retirados e as ditas cujas saltaram fora...fiz hoje cerca de 100 km's mistos e até apertei um pc com ele e os consumos mantiveram se normais...ao contrario da outra vez em k elas só foram desligadas no tubo de vacuo e os consumos nao paravam de subir...
agora parece até k o carro puxa melhor (tb pode ser impressao minha)...até ver parece 5***** ;)

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SpiKiE
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Mensagem por SpiKiE »

as minhas tambem ja saltaram fora á uns tempos...apenas deixei ficar os veios ate ver :roll:

na altura o corpo da borboleta em si nao estava muito sujo mas o "tunel" de entrada ja tinha um bocado de crosta a toda a volta o que fazia com que o corpo da borboleta prende-se um bocado kando totalmente fechada :scary

e é isso que (penso eu) leva a que elas partam, kando fecham elas prendem, com elas fechadas cria-se uma maior resistencia á passagem do ar (principalmente "a fundo") que é kando elas deveriam estar totalmente abertas.

em relaçao a consumos....ja fiz uns 1500/2000km e ate agora, mantiveram-se (na realidade ate desceram cerca de 0.3/0.4l) mas penso que isto seja derivado ao melhor "conhecimento" do motor que tenho á medida que vou somando kms.
a unica coisa que reparei, assim mais fora do normal, foi/é o ponteiro do consumo instantâneo parece subir mais depressa a baixas rotações

;)
02' E46 320d Touring M-Pack - topasblau

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