120d vs 123d
Moderador: Staff
- RT
- Membro Juvenil
- Mensagens: 202
- Registado: 14 dez 2007, 10:40
- O meu Carro:: BMW E92 M
- Localização: Corroios/Seixal
Eu ando com o 120 do meu cunhado e por vezes um emprestado pela bmw e acho que a andar nota-se pouca diferença. O 123D tem o motor mais cheio em baixa recuperando melhor é mais ou menos a 4 do 123 para a 3 do 120 quando se esta em baixa e para que o turbo encha os cilindros e se sinta o motor a desalvorar. de resto em condução desportiva é ela por ela. Com ligeira vantagem do 123 na certa principalmente na recuperação 120 - 250 km em recta. ai já se nota os 204 cv as 4400 do 123D com a caixa curta. Outra coisa que gosto mais e na cidade rotundas e so dar um toque no acelerador do 123 e a traseira esta a sair o 120 tem sempre um compasso de espera para o turbo encher. Mas se tivesse de escolher agora se calhar comprava o 120 com todos os extras e deixava o 123. Para quem esta habituado a andar com o 120 deve andar entre a 2000 para cima entao nao nota muita diferença para o 123 só que o 123 a 1500 sai tao bem como o 120 a 2000 e é sempre a subir ate lá acima. Mas como podem constactar nos dados da marca estamos a falar de 1 segundo nas recuperaçoes isso nao se deve ser um desapatrecer do outro, pois não.
- RT
- Membro Juvenil
- Mensagens: 202
- Registado: 14 dez 2007, 10:40
- O meu Carro:: BMW E92 M
- Localização: Corroios/Seixal
Quanto ao 123 estar cortado , não sei mas no meu conta rotações o carro nao passa em mudança nenhuma as 4800 e pouco, sentindo-se uma quebra de agilidade logo as 4700. A gps o meu carro com jantes 18 245 a tras e 215 à frente esta a 51 km hora. O máximo que deu em velocidade foi 250 secalhar faltava qq coisinha para isso mas mais ou menos isso e foi em chuva e a cair bem, pelo que fiquei maravilhado porque o esforço de rolamento e maior.
- RT
- Membro Juvenil
- Mensagens: 202
- Registado: 14 dez 2007, 10:40
- O meu Carro:: BMW E92 M
- Localização: Corroios/Seixal
N verdade a velocidade máxima de um carro nao me atrai porque raramente andamos no máximo gosto de um carro de caixa curta e com potencia e força e isso o 123 tem demais. E faço todos dias autoestrada vou porto 2 vezes semana e so dei 245/250 ai umas 4 vezes no entanto atravessar o carro nas rotundas e sair em flexa é todos os dias.
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
E em relação à progressividade destes motores ainda digo mais isto: se o 120d é muito progressivo e pouco se nota o turbo a entrar, então o 123d mais progressivo é! Parece um carro atmosférico a puxar... muito mas mesmo muito linear... e isso é o efeito dos dois turbos: fazem com que o carro seja mais progressivo que o 120d, ou seja, mais uma coisa que faz com que quem vai atrás do volante não note grande diferença de um para o outro... Tenho mesmo de os ver a "partir a loiça" lado a lado, só assim se consegue ver a diferença...
De resto concordo com o RT em tudo... ponta também raramente lá vou, mas andar atravessado... devem-se contar pelos dedos das mãos os dias em que o meu carro saiu da garagem sem que não fizesse um ou outro slide...
De resto concordo com o RT em tudo... ponta também raramente lá vou, mas andar atravessado... devem-se contar pelos dedos das mãos os dias em que o meu carro saiu da garagem sem que não fizesse um ou outro slide...

- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Quanto a isto, no meu nunca experimentei, mas neste de serviço com que ando agora já fiz o teste e corta às 5000 rpms. Em velocidade, o máximo que dei, foram 240 no quadrante, 235 no cb e 238 em dois GPS (garmin e tomtom).RT Escreveu:Quanto ao 123 estar cortado , não sei mas no meu conta rotações o carro nao passa em mudança nenhuma as 4800 e pouco, sentindo-se uma quebra de agilidade logo as 4700. A gps o meu carro com jantes 18 245 a tras e 215 à frente esta a 51 km hora. O máximo que deu em velocidade foi 250 secalhar faltava qq coisinha para isso mas mais ou menos isso e foi em chuva e a cair bem, pelo que fiquei maravilhado porque o esforço de rolamento e maior.
A mim dá me impressão que só em 6ª é que o carro corta rotação às 4700...nas outras mudanças tenho quase a certeza que corta às 5000....
E + de 250 não faz de certeza de origem por causa precisamente do tal corte...4700 245/47 no conta kms...
Sem corte em descida embalaria muito mais. No outro dia na a2 a descer estava a ver que um a3 TDI 140 me passava só com o embalo da descida e o meu a cortar! LOL o azar é que eu já lhe tinha dado uns 20 carros de distância, ehehe.
E + de 250 não faz de certeza de origem por causa precisamente do tal corte...4700 245/47 no conta kms...
Sem corte em descida embalaria muito mais. No outro dia na a2 a descer estava a ver que um a3 TDI 140 me passava só com o embalo da descida e o meu a cortar! LOL o azar é que eu já lhe tinha dado uns 20 carros de distância, ehehe.

Bmw 123d
Yamaha ThunderAce yzf 1000
Yamaha ThunderAce yzf 1000
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
FBaptista Escreveu:A mim dá me impressão que só em 6ª é que o carro corta rotação às 4700...nas outras mudanças tenho quase a certeza que corta às 5000....
E + de 250 não faz de certeza de origem por causa precisamente do tal corte...4700 245/47 no conta kms...
Sem corte em descida embalaria muito mais. No outro dia na a2 a descer estava a ver que um a3 TDI 140 me passava só com o embalo da descida e o meu a cortar! LOL o azar é que eu já lhe tinha dado uns 20 carros de distância, ehehe.






Jorge,BlackPuma Escreveu:FBaptista Escreveu:A mim dá me impressão que só em 6ª é que o carro corta rotação às 4700...nas outras mudanças tenho quase a certeza que corta às 5000....
E + de 250 não faz de certeza de origem por causa precisamente do tal corte...4700 245/47 no conta kms...
Sem corte em descida embalaria muito mais. No outro dia na a2 a descer estava a ver que um a3 TDI 140 me passava só com o embalo da descida e o meu a cortar! LOL o azar é que eu já lhe tinha dado uns 20 carros de distância, ehehe.![]()
![]()
![]()
![]()
Viva a caixa do 120d
A 5ª do meu sempre faz 210 de conta kms..o que são + 10kms do que eu fazia no FR em 5ª, menos mal...resta saber se a 6ª é ligeiramente + curta ou ligeiramente mais longa...mas deve ser ela por ela.
Bmw 123d
Yamaha ThunderAce yzf 1000
Yamaha ThunderAce yzf 1000
Em relação à diferença de performance entre o 120d 177cv e o 123d de facto n é nada de outro mundo como se pode ver aqui: http://www.zeperfs.com/duel1583-1800.htm
120d 177cv VS 123d 204cv
V.Max : 224 Km/h 232 Km/h
400m DA : 15.8 s. 15.6 s.
Km DA : 28.9 s. 28.1 s.
0 à 60 : 3.5 s. 3.2 s.
0 à 80 : 5.6 s. 5.1 s.
0 à 100 : 7.8 s. 7.2 s.
0 à 120 : 10.5 s. 10 s.
0 à 140 : 14.2 s. 13.1 s.
0 à 160 : 18.4 s. 17.3 s.
0 à 180 : 25.8 s. 22.8 s.
0 à 200 : 33.9 s. 31.8 s.
60 à 90 en 4 : 4.4 s. 4.7 s.
60 à 90 en 5 : 6.3 s. 5.7 s.
80 à 120 mini : 4.9 s. 4.7 s.
80 à 120 en 4 : 6 s. 5.6 s.
80 à 120 en 5 : 7.6 s. 7 s.
80 à 120 en 6 : 10.2 s. 8.6 s.
80 à 180 mini : 20.2 s. 17 s.
90 à 120 en 4 : 4.4 s. 4.9 s.
90 à 120 en 5 : 5.6 s. 5.8 s.
90 à 130 en 6 : 12.2 s. 9 s.
As diferenças a favor do 123d em aceleração só começam a ser mais notórias a partir dos 160kmh onde os cvs extra começam-se a mostrar...
120d 177cv VS 123d 204cv
V.Max : 224 Km/h 232 Km/h
400m DA : 15.8 s. 15.6 s.
Km DA : 28.9 s. 28.1 s.
0 à 60 : 3.5 s. 3.2 s.
0 à 80 : 5.6 s. 5.1 s.
0 à 100 : 7.8 s. 7.2 s.
0 à 120 : 10.5 s. 10 s.
0 à 140 : 14.2 s. 13.1 s.
0 à 160 : 18.4 s. 17.3 s.
0 à 180 : 25.8 s. 22.8 s.
0 à 200 : 33.9 s. 31.8 s.
60 à 90 en 4 : 4.4 s. 4.7 s.
60 à 90 en 5 : 6.3 s. 5.7 s.
80 à 120 mini : 4.9 s. 4.7 s.
80 à 120 en 4 : 6 s. 5.6 s.
80 à 120 en 5 : 7.6 s. 7 s.
80 à 120 en 6 : 10.2 s. 8.6 s.
80 à 180 mini : 20.2 s. 17 s.
90 à 120 en 4 : 4.4 s. 4.9 s.
90 à 120 en 5 : 5.6 s. 5.8 s.
90 à 130 en 6 : 12.2 s. 9 s.
As diferenças a favor do 123d em aceleração só começam a ser mais notórias a partir dos 160kmh onde os cvs extra começam-se a mostrar...

'02 E46 M47N - 320d Touring - sold... 

- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Lá está! É por isso que sempre ouvi dizer que onde realmente se nota a diferença é em autoestrada. Eu como nunca conduzi o 123d em autoestrada, sempre foi dentro da cidade, a diferença que noto é a capacidade de fazer mais rotação e a caixa mais curta. Por isso continuo a dizer: gostava de ver um 123d lado a lado com o meu, para poder ver a real diferença.
É práticamente antes do corte sim.BlackPuma Escreveu:Mas são 210 com o motor no corte? É que o meu faz 220 ou perto disso ainda longe do vermelho...
Quanto à 6ª, o teu deve fazer 4100 rpms a 200, e o meu à mesma rotação vai a 240.
Só sei que o meu em 6ª às 4700(onde iniciam aqueles traços brancos + juntos) está no ponteiro a menos de 250 (247 + ou -).
Bmw 123d
Yamaha ThunderAce yzf 1000
Yamaha ThunderAce yzf 1000