A velocidade máx. real é sempre mto subjectiva, pois depende sempre de mtos factores tais como:
- "Saúde" da mecânica (um carro bem rodado irá ser mais veloz)
- Conjunto jante/pneu utilizado
- Local de "teste" - por exemplo o tipo de alcatrão pode provocar mais/menos atrito...
- Direcção do vento (óbvio...)
- Temperatura (se tiver mto calor piora o rendimento do motor)
- Pluviosidade e humidade (à chuva existe maior atrito, logo...)
Posto isto, tenho um local de "testes" predilecto e reunidas as condições necessárias, todos os carros que lá testei bateram bastante aproximados com os dados do fabricante. Por exemplo o meu ex-Golf TDI150 (stock) fazia 216 GPS e a minha touring fez 217.5 GPS.
Mas já dei noutras "pseudo-rectas" e/ou com o vento a favor +220 reais...
É sempre mto relativo...e complicado de se fazer "medições" fiáveis.
Pelo menos nos ensaios (excelentes digam-se de passagem) da Le Moniteur Automobile, dão-nos dados preciosos como a kilometragem do carro, a intensidade do vento, temperatura e outros, para melhor compreender os valores aferidos.
Nem conheço mais nenhuma revista automóvel que ensaie com este rigor...