Gasta mais com turbo ou sem turbo???

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

_picaman_
Membro Senior
Registado: 03 jul 2004, 14:52
O meu Carro:: bmw 325i coupé e36

Mensagem por _picaman_ »

ja tive um 1.8turbo e aquilo em relação ao 325i... nao sei qual bebe mais...
em conduçao normal, melhor, em cidade, um turbo gasta muito mais que o mesmo motor atmosferico...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds

RockyBoy
Membro Iniciado
Registado: 05 jul 2008, 12:55
O meu Carro:: Audi A3 1.9 TDI

Mensagem por RockyBoy »

Na minha modesta opinião acho que o motor turbinado gasta menos que um atmosferico.... Pois como ja aqui foi dito, se tiver a mesma cv o consumo sera identico... mas eu discordo... pois um motor atmosferico para ter o mesmo cv que um turbinado tem de se lhe aumentar os cc (centimetros cubicos) ou seja, nao ha um 1.9D por exemplo com 110cv.. Portanto um motor atmosferico para comparar com um 1.9TDI 110cv tem de ser pelo menos um 2.5D.. logo tem mais cc logo bebe mais.... Por isso um carro Turbinado, quer comparando a mesma cilindrada quer comparando a mesma cavalagem, o Turbo gasta sempre menos... (se as conduçoes forem iguais)...

Em termos de desgaste é obvio que o turbo tem um desgaste mais acentuado, uma vez que a pressao de compressao é maior, por isso força mais as bielas, cambota, pistons e cabeça.... e sobe tudo o turbo é o elo mais fraco do motor e se nao for bem tratado vai a vida num instante... O diesel atmosferico tem uma maior suavidade ( nao se sente o Kick do turbo) logo ate a embraiagem sobrevive mais.... Nao é a toa que grande parte dos comerciais (carros profissionais de serviço) exsitem sempre ou quase sempre opçoes de carros atmosfericos para oferecer uma longevidade maior..

è um testamento, mas é a minha opinião....
Imagem
Audi A3 1.9 TDI 110cv 8L - 2001 Imagem

luispaz
Membro Juvenil
Registado: 01 jun 2007, 15:31
O meu Carro:: BMW 316i/318i cabrio E36 - 92/94

Mensagem por luispaz »

Na minha célere opinião, tudo o que ganha mais rotação, e quanto mais rápido o fizer, mais gasta... Dependendo do bloco e dos regimes que se faça claro, com características semelhantes, o Diesel gasta mais que o Gasolina... Ainda assim como o diesel é mais barato, e se, na condução não abrir a "goela" do turbo, este faz bem melhores consumos...
Abraço!
Imagem

RockyBoy
Membro Iniciado

Mensagem por RockyBoy »

eu nao entendo muito bem porque dizem "quando o turbo enche a goela" ou se "o turbo abrir" coisas deste tipo, nao entendo o que altera no consumo... Se começarmos pelo principio basico da mecanica, o turbo nao abre nem dispara, o turbo esta sempre em constante funcionamento, e o que o faz girar sao os gases de escape, por isso sempre que o motor faz a exaustao faz obrigatoriamnete o turbo funcionar.

Depois em todo o processo de funcionamento do turbo, este so utiliza óleo no seu interior (e nao gasoleo) para o arrefecer e lubrificar, portanto o turbo nao gasta gasoleo\gasolina.

Depois o que gera o motor sao pequenos calculos instantaneos que sao efectuados pela centralina a fim de enviar informaçao aos seus componetes a quantidade certa de combustivel vs ar para o seu interior... logo o mapa da centralina é fixo...

Outra questao, é a pressao do turbo, quanto mais rotação ele tiver (atraves dos gases de escape) mais pressao faz na admissao o que leva a uma maior combustao (e aqui sim, quanto mais combustao mais gasoleo\gasolina requer) o que fará subir a rotação do motor, mas nao é este o facto de consumir mais, pois se o motor tem mais capacidade de resposta nao obriga o condutor a ir a rotaçoes elevadas dando assim um prazer de conduçao a rotaçoes medianas...

Concluindo, um turbinado em traços gerais gasta menos que um atmosferico, eu proprio posso o confirmar...

Tive um megane 1.9D 65cv com jante 13'' medias de 6\6,5lt e com jante 15'' medias de 7\7,5lt

O meu audi 1.9TDI 110cv (a cilindrada e a mesma) com jante 15'' faz-me medias de 5\5,5lt..

é certo que tem uma caixa mais longa, uma capacidade de resposta muito maior e um sistema de injeçao diferente, mas segundo a questao que se colocou no 1º post, o meu carro Turbo gasta bastante menos que o meu antigo Atmosferico...
Imagem

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

//M Escreveu:
David Escreveu:Já tive um 2.0turbo e acreditem que era entrar gota a serio. Gasta mais pois obriga o motor a andar mais (mais ar e mais gota para alimentar a explosão). A Diesel a historia é inversa, gastam menos derivado a serem motores de combustão e não explosão como os a gasolina (filosofias diferentes).

Um 1.4 turbo com 140 cv gasta mais que um 1,8 atmosferico com a mesma potencia. No entanto estão a melhorar a tecnologia com o que foi aplicado nos diesel e cada vez mais os turbo a gasolina vão gastar menos.
Actualmente os turbo continam a gastar mais no caso dos gasolineiros.

Quanto ao desgaste tambem é verdade, existe a possibilidade de se estragar bem mais rapido (acelerar em frio, altas rotações com pouco aquecimeto no oleo,etc), para alem disso tem mais componentes para avariar.
Então os diesel gastam menos porque são motores de combustão e não de esplosão..........Tá bem........

estão a melhorar a tecnologia isto traduz-se em aumentar a eficiençia do motor..........

Pergunta a ti próprio porque é que um carro com repro gasta menos se andares na poupança do que um sem repro..............

Talvez porque secalhar já tens mais binário a velocidades de motor inferiores.......Logo tens mais eficiençia e potênçia útil a essas rpm e recorres menos á caixa de velocidades.

Obvio se lhe deres gás vai gastar mais e ter um desgaste superior.......
OK, troquei-me a a dizer combustão em vez de compressão. Não é preciso baterem :D
Não me parece viavel comparar motores turbodiesel com motores a gasolina turbo.

Concordo plenamente com a análise da repro e do ganho de binário a rotações iguais (mas isto aplica-se ao mesmo motor)

A questão aqui é motores turbo gastam mais ou menos que os N/A.

Turbo a gasolina, em media (que é a base de análise que se pode fazer) gasta mais que um com a mesma celindrada e até que um com mais cc.
Turbo a Diesel gasta em media menos que um do mesmo escalão de potencia mas sem turbo e gasta em media o mesmo que um de celindrada igual mas sem turbo.

Mas é claro que esta análise depende de muitos outros factores. Caixa, pneumaticos, eixo de tracção, Cx, condutor, etc.
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

RockyBoy Escreveu:eu nao entendo muito bem porque dizem "quando o turbo enche a goela" ou se "o turbo abrir" coisas deste tipo...
Fácil, o funcionamento do turbo é esse. Mas sabes, tens uma válvula que abre a partir duma certa rotação, e debita o ar sobre pressão que está comprimido pelo turbo, que injecta mais diesel, processo em que o carro ganha outra alma... É precisamente nesta "abertura", que reside o maior débito de diesel, e por sua vez o consumo...
Entendeste agora o "abre a goela" e assim?
Abraço!
Imagem

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Dou aqui a minha opinião em termos de carros diesel.
E36 318IS Escreveu:A minha opinião é que com turbo um carro gasta menos, porque se esforça menos.Mas ontem havia alguém a teimar que um carro com turbo gasta sempre muito mais...
Um motor atmosférico consome menos em altas rotações, o mesmo motor com turbo consome mais em altas, em condições opostas a situação inverte-se. Exemplo básico, ao fazer repro aumenta-se a pressão que o turbo pode fazer necessitando de mais gasóleo na mesma rotação, embora isso em certos casos dependa de outros factores como por exemplo a posição do acelerador.
E36 318IS Escreveu:Mas ontem havia alguém a teimar que um carro com turbo...desgasta mais o motor. O que é que vocês acham?
Sem dúvida que sim, nem que andes sempre devagar...a pressão dentro da câmara de combustão (e não só) é superior nos carros turbo. Agora, volto a insistir que estou a comparar o mesmo exacto motor. Os motores turbo derivados de um bloco atmosférico vêm preparados para essas maiores pressões e outros factores para manter uma certa fiabilidade, por isso às vezes um motor turbo até pode se vir a verificar ser mais fiável que o mesmo bloco atmosférico.

Em relação ao turbo e os gases de escape...não façam confusão. Um turbo-compressor tem duas partes: a turbina (parte quente) e o compressor (parte fria) nomes dados devido à diferença de temperatura das duas partes (centenas de graus).

O turbo(o compressor) comprime o ar antes de ser admitido pelo motor, por isso com um mesmo volume de ar, têm-se muito mais massa de ar devido à compressão.

A turbina usa a energia dos gases de escape do motor para accionar o compressor, que através de um eixo, transfere esta energia ao compressor (admissão do motor).
Ao atingir determinada rotação e carga, o compressor começa a gerar pressão no colector de admissão (os motores com repro por vezes partem colectores por causa do excesso de pressão), ou seja, ele aumenta a massa de ar que o motor admite por ciclo, fazendo isso ao comprimir o ar, consequentemente adiciona calor ao ar daí a aplicação dos IC XL para atenuar este efeito.

Mais havia para dizer....Desculpem o testamento. ;)
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

RockyBoy
Membro Iniciado

Mensagem por RockyBoy »

luispaz Escreveu:
RockyBoy Escreveu:eu nao entendo muito bem porque dizem "quando o turbo enche a goela" ou se "o turbo abrir" coisas deste tipo...
Fácil, o funcionamento do turbo é esse. Mas sabes, tens uma válvula que abre a partir duma certa rotação, e debita o ar sobre pressão que está comprimido pelo turbo, que injecta mais diesel, processo em que o carro ganha outra alma... É precisamente nesta "abertura", que reside o maior débito de diesel, e por sua vez o consumo...
Entendeste agora o "abre a goela" e assim?
Abraço!
Estas totalmente enganado.. Nao existe nada que abre no turbo... A unica coisa que altera no seu funcionamento é a geometria (no caso dos Diesel) que tem por nome Geometria Variavel, como por exemplo os turbos VNT15, VNT17 etc... usam essa mecanica e isto nao é mais que as palhetas da admissao consoante a energia cinetica (rotaçao de funcionamento) faz uma variaçao de posiçao causando uma maior pressao na admissao, facilitando assim as baixas rotaçoes... Essa geometria e activada por vacuo e ja existem turbos que é activada por electronica...

O turbo esta sempre em funcionamento sem nada a abrir...
A questão do aumento do debito de gasoleo na combusto esta ligada às contas feitas pela centralina onde junta a quantidade de ar, pressao atmosferica, pressao admissao, posiçao do pedal acelerador, temp. de gasoleo,ar,escape etc. e no final injecta a quantidade relativamente a esse resultado.. Portanto quanto mais rotaçao o motor tiver mais combustivel ira gastar como é obvio... As repros quando sao feitas, é isso mesmo, vai alterar estas contas a centralina e o motor fará mais pressao de admissao e por consequente mais debito de gasoleo... Mas em poucas execpçoes a repro baixa o consumo, só mesmo em cnduçoes economicas onde nao se necessita usar tanto o acelerador... Mas em rotaçoes medias e altas um repro, como o debito de ar e muito o combustivel acompanha e claro, consome mais....

É a minha modesta opiniao.....
Imagem

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Posso dar o meu exemplo... A quem aqui com carros a gasolina, não aconteceu já o mesmo? Eu atrás de carros a diesel, exemplo A4/A3 1.9 Tdi, até mesmo 118d, 318d, e alguns outros a diesel, toyotas avensis e outros mais assim, em auto estrada, a sair de portagens, vou na cola deles (tento) e fico para trás sensivelmente a distância de 2/3 carros (tenho um 1.6cc né?), mas a minha caixa é mais longa e o motor a gasolina, porque não tem turbo, é mais flexivel e progressivo, e assim que atinjo os 180Km/h, aproximo-me deles a 200km/h já os estou a passar até levantar o pé do acelerador para não chegar ao corte e perder a ponta... Não os passo a abrir mas passo, na boa... Em rodado linear, a subir já eu fiacava a larga distância. Ou seja os turbodiesel, vão no débito máximo, e o débito do a gasolina (mais progressivo) depende neste caso ca caixa de velocidades e potência para atingir a ponta até cortar. os colegas aqui do fórum com BM's a gasolina, já devem ter experenciado o mesmo...
Mas, corrijam-me se estiver errado... É o que tenho constatado...
Abraços!
Imagem

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Bem isto em carros sem repros...
Imagem

RockyBoy
Membro Iniciado

Mensagem por RockyBoy »

Pois, nao sei se o teu esta Stock se nao.. mas um amigo meu teve um igualzinho ao teu e cortou a 215km\h.. gripou pois a besta do meu amigo foi uns bons minutos sempre no corte a ver se passava uma mercedes.. quando chegou a portagem, parecia um motor de tirar agua.. resultado: Teve de levar um motor usado e optou pelo 1.8cc no lugar do 1.6cc.. manteve tudo (eletronica e caixa do 1.6cc) claro que ficou um bocadito mais rapido mas a ponta era a mesma.. Realmente um BMW a gasolina é bastante agradavel a conduzir...

Eu no meu A3 a 210Km\h esta o ponteiro a bater no red line... :roll: é pen que tenha uma caixa curta pois de fosse de 6 dava mais qualquer coisa... enfim.. (saliento que esta 100% Stock)

BMW a gasolina a mim convence, a Diesel nem por isso......
Imagem

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

[quote="RockyBoy"]Pois, nao sei se o teu esta Stock se nao.. mas um amigo meu teve um igualzinho ao teu e cortou a 215km\h.. gripou pois a besta do meu amigo foi uns bons minutos sempre no corte a ver se passava uma mercedes.. quando chegou a portagem, parecia um motor de tirar agua.. [quote]

Por isso é que eu tenho o cuidado de levantar o pé antes do corte, e sinceramente, raramente o faço, pois estou para ser pai duma menina pela 2ª vez, e despesas ou algo pior, é de tentar evitar ao máximo :shock:
Abraço!
Imagem

E36 318IS
Membro Juvenil
Registado: 26 abr 2007, 02:27
O meu Carro:: BMW E36 318IS
Contacto:

Mensagem por E36 318IS »

luispaz Escreveu:
RockyBoy Escreveu:Pois, nao sei se o teu esta Stock se nao.. mas um amigo meu teve um igualzinho ao teu e cortou a 215km\h.. gripou pois a besta do meu amigo foi uns bons minutos sempre no corte a ver se passava uma mercedes.. quando chegou a portagem, parecia um motor de tirar agua..
ou algo pior, é de tentar evitar ao máximo :shock:
Abraço!
:palmas :palmas :palmas

Ainda bem que pensas assim. É uma responsabilidade muito grande.
E já agora, muitos parabéns e felicidades para a pequena! :D
***Vendo o meu E36 318IS***

Imagem
BMW-Freude am Fahren!

luispaz
Membro Juvenil

Mensagem por luispaz »

Obrigado amigo! Estou radiante!
Abraços!
Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Parabens Luispaz!!!!!!!
quanto ao topico uma coisa è certa um motor turbinado è mais leve que um normal com os mesmos cv.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série 3”