UPGRADE PARA SISTEMAS 16:9
Moderador: Staff
UPGRADE PARA SISTEMAS 16:9
Para instalação de um sistema de navegação num E46/E39 é necessário o seguinte material:
- Monitor 4:3 ou 16:9
- Módulo rádio BM24 ou BM54
- Navegador MKIII ou MKIV
- Cablagem
- Diversos (encaixes para mala, antena gps, software, etc)
As diferenças principais são as seguintes:
- O monitor 16:9 além de ser maior pode ter por trás CD, MD ou K7. O 4:3 só há de K7.
- O módulo BM54 tem 2 saidas AUX e tem TMC.
- O MKIV lê navegação em DVD. Além de permitir mais mapas por unidade de armazenamento também é mais rápido, permite 3D e sistema Birdview.
Quanto ao módulo de rádio é necessária especial atenção. A cablagem é diferente pois os pinos dos módulos são diferentes. Há adaptadores para passar as fichas de BM24 para BM54 mas mesmo assim é preciso cuidado. Actualmente já não se vendem muito cablagens para BM24, o ideal é então comprar um BM54 e cablagem respectiva. Para menor custo e trabalho deve ser comprada cablagem RETROFIT, ou seja, usa a cablagem existente alterando-a e tornando-a compatível com o sistema a instalar.
O que é necessário em cada caso:
1- SISTEMA 4:3
Neste caso apenas tem de mudar o monitor 4:3 para monitor 16:9.
2- SISTEMA SETAS
Neste caso tudo depende do navegador. Caso tenha o MK3 ou MK4 pode aproveitar. Terá apenas de comprar o módulo de rádio, o monitor 16:9 e a cablagem retrofit. Além disso o MK3/MK4 terá de ser reprogramado para o novo sistema pois anteriormente estava a funcionar como monocromático. Caso o navegador seja MK2, aconselho a mudar, apesar de alguns serem compatíveis. O facto de ser também necessário o módulo de rádio deve-se ao facto do GPS de setas ter módulo de rádio onboard, enquanto o 16:9 não.
Qualquer dúvida estejam à vontade para colocar questões.´
Abraços a todos
- Monitor 4:3 ou 16:9
- Módulo rádio BM24 ou BM54
- Navegador MKIII ou MKIV
- Cablagem
- Diversos (encaixes para mala, antena gps, software, etc)
As diferenças principais são as seguintes:
- O monitor 16:9 além de ser maior pode ter por trás CD, MD ou K7. O 4:3 só há de K7.
- O módulo BM54 tem 2 saidas AUX e tem TMC.
- O MKIV lê navegação em DVD. Além de permitir mais mapas por unidade de armazenamento também é mais rápido, permite 3D e sistema Birdview.
Quanto ao módulo de rádio é necessária especial atenção. A cablagem é diferente pois os pinos dos módulos são diferentes. Há adaptadores para passar as fichas de BM24 para BM54 mas mesmo assim é preciso cuidado. Actualmente já não se vendem muito cablagens para BM24, o ideal é então comprar um BM54 e cablagem respectiva. Para menor custo e trabalho deve ser comprada cablagem RETROFIT, ou seja, usa a cablagem existente alterando-a e tornando-a compatível com o sistema a instalar.
O que é necessário em cada caso:
1- SISTEMA 4:3
Neste caso apenas tem de mudar o monitor 4:3 para monitor 16:9.
2- SISTEMA SETAS
Neste caso tudo depende do navegador. Caso tenha o MK3 ou MK4 pode aproveitar. Terá apenas de comprar o módulo de rádio, o monitor 16:9 e a cablagem retrofit. Além disso o MK3/MK4 terá de ser reprogramado para o novo sistema pois anteriormente estava a funcionar como monocromático. Caso o navegador seja MK2, aconselho a mudar, apesar de alguns serem compatíveis. O facto de ser também necessário o módulo de rádio deve-se ao facto do GPS de setas ter módulo de rádio onboard, enquanto o 16:9 não.
Qualquer dúvida estejam à vontade para colocar questões.´
Abraços a todos
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
- avanca1976
- Membro Iniciado
- Registado: 16 fev 2007, 13:09
- ricardoguedes
- Membro Junior
- Registado: 01 mai 2008, 13:40
- O meu Carro:: BMW 320d e46
- ricardoguedes
- Membro Junior
- Registado: 01 mai 2008, 13:40
- O meu Carro:: BMW 320d e46
Boas!
Depois de muito pesquisar na net e começar a entrar em desespero, encontrei a contribuição do joaorossa no que diz respeito à instalação de um sistema de navegação num E39.
A explicação é excelente mas fiquei com algumas duvidas.
A questão é:
O meu 530d de 2002, traz o rádio de setas.
Há algum tempo que venho adquirindo o material para mudar o radio que tenho instalado.
No ebay, já consegui comprar o monitor 16:9, o módulo de rádio BM54 e alguns encaixes para a mala.
A minha pergunta é: O que é ao certo a cablagem RETROFIT? e onde posso adquiri-la?
No lugar onde está o rádio de setas, tenho a ligação que deve ligar ao BM54. Só tenho de a prolongar até à mala para ligar ao BM54. Certo?
O que faço com a ficha, que penso ser co computador de bordo (ficha preta)? Não encaixa no monitor...
Enfim....ando às aranhas!!!
Será que me podem ajudar??
Cumprimentos a todos
Depois de muito pesquisar na net e começar a entrar em desespero, encontrei a contribuição do joaorossa no que diz respeito à instalação de um sistema de navegação num E39.
A explicação é excelente mas fiquei com algumas duvidas.
A questão é:
O meu 530d de 2002, traz o rádio de setas.
Há algum tempo que venho adquirindo o material para mudar o radio que tenho instalado.
No ebay, já consegui comprar o monitor 16:9, o módulo de rádio BM54 e alguns encaixes para a mala.
A minha pergunta é: O que é ao certo a cablagem RETROFIT? e onde posso adquiri-la?
No lugar onde está o rádio de setas, tenho a ligação que deve ligar ao BM54. Só tenho de a prolongar até à mala para ligar ao BM54. Certo?
O que faço com a ficha, que penso ser co computador de bordo (ficha preta)? Não encaixa no monitor...
Enfim....ando às aranhas!!!
Será que me podem ajudar??
Cumprimentos a todos
- JPimpao01
- Membro Gold
- Contacto:
Atenção que mesmo com o material todo e com tudo instalado é necessário reprogramar o MK4, MK3! Se precisar de ajuda nesse sentido contacte-me.
Veja este link:
viewtopic.php?t=26176&highlight=
Se precisar de alguma ajuda, pode adicionar-me no MSN ou por PM.
E já agora paresente-se.... na secção de apresentações
Veja este link:
viewtopic.php?t=26176&highlight=
Se precisar de alguma ajuda, pode adicionar-me no MSN ou por PM.
E já agora paresente-se.... na secção de apresentações

- quimbarreiros
- Membro Juvenil
- Registado: 13 jul 2008, 08:51
- O meu Carro:: 320d touring - 2003
Re: UPGRADE PARA SISTEMAS 16:9
Ora boas!
Para reavivar este tópico necessito da seguinte informação relativamente a material, preços e montagem.
Tenho um GPS de setas com MK4 e gostaria de fazer o upgrade para 16:9.
Que material preciso adquirir e qual o preço final já com a montagem incluida?
Obrigado.
Para reavivar este tópico necessito da seguinte informação relativamente a material, preços e montagem.
Tenho um GPS de setas com MK4 e gostaria de fazer o upgrade para 16:9.
Que material preciso adquirir e qual o preço final já com a montagem incluida?
Obrigado.

Boa tarde.
No seu caso irá precisar de:
- Monitor 16:9 c/ CD - 500€
- Módulo Rádio BM54 com mp3 (Novo) - 500€
- Cablagem - 250€ (Nova)
- Antena GPS - Oferta
- Software GPS - Oferta
- Adaptador AC - 50€
Total: 1300€ com montagem incluida
Caso prefira monitor de K7 o preço reduz 50€
Cumprimentos e disponha
No seu caso irá precisar de:
- Monitor 16:9 c/ CD - 500€
- Módulo Rádio BM54 com mp3 (Novo) - 500€
- Cablagem - 250€ (Nova)
- Antena GPS - Oferta
- Software GPS - Oferta
- Adaptador AC - 50€
Total: 1300€ com montagem incluida
Caso prefira monitor de K7 o preço reduz 50€
Cumprimentos e disponha
- JPimpao01
- Membro Gold
- Contacto:
Não esquecer que o MK4 tem que ser recodificado de setas para 16:9!
Exacto João. O MK4 tem que ser recodificado e para esse serviço temos o João Pimpão que não só recodifica como também tem disponível a recodificação na lingua portuguesa a nível de menus, voz, etc.
Cumprimentos
Cumprimentos