rebentar com o catalizador so com um reprogramador tipo parede. sem cerebro
o que acontece é que o catalizador (e respectivos filtros) esta sujeito a trabalho redobrado.
ora, a capacidade de filtragem é a mesma, nao muda, por isso nao so passam mts mais gases nocivos para a atmosfera como o filtro atinge o limite mais cedo, forçando a uma substituiçao antecipada.
ha catalizadores apropriados para certos carros ja alterados, mas sao uma fortuna, mt mais que os de origem, mas filtram melhor que os de origem, duram mais, e normalmente ate permitem pequenos ganhos no rendimento. (edit: em tempos vi uma empresa que tinha principalmente para Imprezas e Evos ja mt preparados. davam garantia de emissoes LEGAIS!!! os preços iam de 500 aos 2000CONTOS)
estragar um catalizador é complicado. sao sensiveis, mas nao tanto!
no entanto basta umas gotas de combustivel pra os rebentar em 3 tempos.
isso acontece quando as valvulas sao propositadamente deixadas em "overlap" (admissao e escape abertas ao mesmo tempo) durante demasiado tempo (ha overlap em TODOS os motores) ou quando a queima esta a ser mal feita (por qqr motivo).
quando os depositos nas sedes das valvulas sao excessivos, particularmente as de escape, a valvula pode deixar de vedar a 100%, passando mistura nao queimada para o escape...
pessoal dos carros c catalizador e altas kilometragens, convem fazer um teste de compressao d vez em qd! compressao baixa ou nao-uniforme pode indicar, entre outras coisas, valvulas que nao vedam bem.
*** Sócio Nº11 - ex-1998 E36 328iSport; 1998 E39; 1987 Escort XR3i; 1984 Sierra XR4i ****