Exactamente! Farei todos os possíveis por comparecerAnusko Escreveu:Temos q aparecer os dois no próximo encontro nacional do clube, o pessoal vai dando as suas opiniões de forma educada, dá gosto cá vir escrever

A BMW ganhou o prémio do melhor motor do ano com o 3.0 N54B30 do 135i/335i/535i/X6.Anusko Escreveu:Eu percebi q a expressão não era apenas relativa a € mas estava só a reforçar que existem carros soberbos sobrealimentados por preços elevadíssimos. Se não estou em erro o 3.6 Twin Turbo VNT da Porsche ganhou o prémio de motor mais performante de 2008.
Gostava de referir que reconheço o mérito dos engenheiros que criaram este motor! Em vez de procurarem a máxima potência, preferiram criar um motor excepcionalmente cheio,
desde as baixas rotações. Assim, o motor torna-se muito mais agradável numa condução do dia-a-dia. Além disso, também tem o mérito de ser extremamente económico. Motor fantástico!
Quanto à categoria dos motores desportivos, efectivamente ganhou a Porsche, mas por pouco. Repara que o júri internacional deu uma pontuação muito semelhante aos motores do M5 e do M3.
É claro que o motor da Porsche com turbo de geometria variável, fornecido pela BorgWarner, entra para a história por ser um motor a gasolina de geometria variável.
Aliás, a Porsche utiliza muita tecnologia BorgWarner e até a embraiagem do novo M3 é da BorgWarner.
A BorgWarner efectivamente tem produzido tecnologia de ponta...
- A tecnologia do turbo de geometria variável utilizado pelo Porsche 911 Turbo
- Sistema de duplo turbo do motor 3.0 utilizado nos BMW 135i/335i/535i/X6.
- Sistema de duplo turbo do motor 2.0 utilizado nos BMW 123d
- Sistema de turbo + compressor utilizado nos motores 1.4 do grupo VW
- Sistema de distribuição variável (utilizado por exemplo em muitos Porsches)
- Embariagens, caixas, sistemas 4x4, etc.
Da mesma forma, também aceito e entendo os teus pontos de vista. (Ah... excepto o facto de não gostares dos VTI's... Essa ainda não dá para perceberAnusko Escreveu:Consigo perceber o teu ponto de vista mas não vou mesmo concordar com ele, reitero q tem tanto mérito um bom tune NA como um bom tune FF. Ambos têm os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

Eles efectivamente dominaram na época dos turbos (mas também, posteriormente, na época dos aspirados).Anusko Escreveu:Agora deixa cá por um bocadinho de veneno heheheentão não é q nos anos 80 a Honda dava-lhe bué com motores turbo e agora que domina o VVT nem cheira os lugares de cima? (fui mauzinho
)
Mas, isso só prova 1 coisa: eles são bons em motores atmosféricos e também em turbocomprimidos!
(aliás, a Honda já utilizou turbos em carros normais, como o Honda City)
Voltando à F1, não faço ideia o que é que se tem passado, mas que aquilo tem sido o descalabro, disso não há dúvidas!
Até a equipa secundária tinha mais pontos que a equipa principal, era mesmo ridículo.