Comparativo de performances entre motores E39 28i e 30d
Moderador: Staff
Comparativo de performances entre motores E39 28i e 30d
Alguem me pode dar uma ideia das prestações de um serie 5 com motores 28i e de um 30d do modelo E39
Comparativamente, entre estes dois, como vamos de performances ? O 28i já tem tantos cavalos como o 530d mas menos binario....no entanto, será que já iguala/bate os 30d ?
Vi tambem que o 28i tem dois motores aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_E39
# 1996–1999 528i - 2.8 L M52B28 I6, 144 kW (196 PS/193 hp)
# 1999–2000 528i - 2.8 L M52B28 TU I6, 144 kW (196 PS/193 hp)
qual a diferença entre os dois?! Têm as mesmas caracteristicas praticamente.
É certo que considero importante alem das potencias o binario na altura de uma recuperação/ultrapassagem por exemplo mas será que o 528i nao terá já argumentos suficientes para o 530d nestes casos?!
Além disto, já nem falo nas questoes de manutenções/problemas pois isso fica ao gosto de cada um.
Aguardo as vossas opinioes!
Comparativamente, entre estes dois, como vamos de performances ? O 28i já tem tantos cavalos como o 530d mas menos binario....no entanto, será que já iguala/bate os 30d ?
Vi tambem que o 28i tem dois motores aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_E39
# 1996–1999 528i - 2.8 L M52B28 I6, 144 kW (196 PS/193 hp)
# 1999–2000 528i - 2.8 L M52B28 TU I6, 144 kW (196 PS/193 hp)
qual a diferença entre os dois?! Têm as mesmas caracteristicas praticamente.
É certo que considero importante alem das potencias o binario na altura de uma recuperação/ultrapassagem por exemplo mas será que o 528i nao terá já argumentos suficientes para o 530d nestes casos?!
Além disto, já nem falo nas questoes de manutenções/problemas pois isso fica ao gosto de cada um.
Aguardo as vossas opinioes!
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- matrix76
- Membro Senior
- Registado: 22 mar 2007, 10:59
- O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01
O 528i é superior em aceleração pura e velocidade de ponta, o 530d é melhor em recuperações.
Dados da marca:
528i E39: 0-100km 7.4s (cx manual)
235km/h
530d E39: 0-100km 8.0s (cx manual)
225km/h
http://ultimatespecs.com/?option=4&bran ... 9&car=5080
http://www.carfolio.com/specifications/ ... ?car=15125

Dados da marca:
528i E39: 0-100km 7.4s (cx manual)
235km/h
530d E39: 0-100km 8.0s (cx manual)
225km/h
http://ultimatespecs.com/?option=4&bran ... 9&car=5080
http://www.carfolio.com/specifications/ ... ?car=15125

VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
-
- Membro Junior
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto:
http://www.zeperfs.com/duel100-452.htm
o 528 pesa menos 100kg por isso ganha em aceleração e velocidade de ponta e perde em recuperações por não ter turbo nem o binario do diesel
o 528 pesa menos 100kg por isso ganha em aceleração e velocidade de ponta e perde em recuperações por não ter turbo nem o binario do diesel
- jonh530d
- Membro Iniciado
- Registado: 30 dez 2007, 23:17
- O meu Carro:: bmw 528I e39 1998
boas
nunca fiz nenhuma comparação em estrada, mas o meu 530d automatico 2002 com os seus 193cv de origem (240cv repro) faz com muita facilidade 240km/h de conta kilometros e mantem tanto em recta com em ligeiras subidas e duvido que o 528i de os mesmos 240 com a mesma facilidade.
alem do que nas bricadeiras o consumo do meu nunca passa os 12litros e acho que a brincar o 528i deve passar os 20litros.
mas como disse nunca testei isto em estrada com um 528i...
cups
nunca fiz nenhuma comparação em estrada, mas o meu 530d automatico 2002 com os seus 193cv de origem (240cv repro) faz com muita facilidade 240km/h de conta kilometros e mantem tanto em recta com em ligeiras subidas e duvido que o 528i de os mesmos 240 com a mesma facilidade.
alem do que nas bricadeiras o consumo do meu nunca passa os 12litros e acho que a brincar o 528i deve passar os 20litros.
mas como disse nunca testei isto em estrada com um 528i...
cups
- fa1kon
- Membro Senior
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Quanto aos consumos, se n vais fazer mts kms, gasolina sem duvida. Mas tenta conduzir os 2 e tira as tuas duvidas, é o melhor que tens a fazer.
Já agora, eu com o meu que tem menos 300 de cilindrada e menos peso consigo fazer 8l/100, mas na boa.
Não acredito que esse bem conduzido faça mt mais.
Cumps.
Quanto aos consumos, se n vais fazer mts kms, gasolina sem duvida. Mas tenta conduzir os 2 e tira as tuas duvidas, é o melhor que tens a fazer.
Já agora, eu com o meu que tem menos 300 de cilindrada e menos peso consigo fazer 8l/100, mas na boa.
Não acredito que esse bem conduzido faça mt mais.
Cumps.
vamos lá ver eu até penso que sou capaz de gostar dos dois mas nao consigo é juntar os dois num só...fa1kon Escreveu:Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Cumps.

- fa1kon
- Membro Senior
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
Sabes que isto da recuperações é um bocado estranho comparar, é que as revistas por exemplo, põe nos seus teste coisas tipo isto:
60 - 120 em quarta... Quem achas que vai ter uma recuperação melhor nesta mudança e faixa de rotação? O diesel turbo é claro.
A caixa é diferente, faz menos rotação e mtas mais atenuantes...
Para teres uma boa performance nesse caso num 528i(NA) terias de ir em segunda.lol.
Alias, n é preciso ir buscar um 530d pa fazer melhor que o 528i nesse aspecto, vais buscar um diesel com uns 120 cavalos e vais ver que nessa dita recuperação n vais fugir dele com o 528...
Conclusao, se queres ter facilidade de ultrapassagem em autoestrada principalmente, vai para o diesel(turbinado), tens mt menos trabalho de caixa. (Ou então para um gasolina turbinado, mas isso ja é outra historia, aqui estamos a falar dum NA vs turbo.)
Agora uma coisa é certa, o 528i tem la a potencia, tens é que reduzir com mais frequencia para encontrares essa dita potencia, coisa que para alguns se torna engraçado.
60 - 120 em quarta... Quem achas que vai ter uma recuperação melhor nesta mudança e faixa de rotação? O diesel turbo é claro.
Para teres uma boa performance nesse caso num 528i(NA) terias de ir em segunda.lol.
Alias, n é preciso ir buscar um 530d pa fazer melhor que o 528i nesse aspecto, vais buscar um diesel com uns 120 cavalos e vais ver que nessa dita recuperação n vais fugir dele com o 528...
Conclusao, se queres ter facilidade de ultrapassagem em autoestrada principalmente, vai para o diesel(turbinado), tens mt menos trabalho de caixa. (Ou então para um gasolina turbinado, mas isso ja é outra historia, aqui estamos a falar dum NA vs turbo.)
Agora uma coisa é certa, o 528i tem la a potencia, tens é que reduzir com mais frequencia para encontrares essa dita potencia, coisa que para alguns se torna engraçado.
Vamos lá ver, se eu ainda me lembro do meu gasosa.....ora bem....é preciso é de dar-lhe com a caixa pois claro.....nisso é verdade......é preciso é de saber mexer nela!!!fa1kon Escreveu:Sabes que isto da recuperações é um bocado estranho comparar, é que as revistas por exemplo, põe nos seus teste coisas tipo isto:
Entao sendo assim, consegue-se ou nao equiparar a performance de um com a do outro numa situação dessas em ultrapassagem por exemplo, desde que haja aqui a tal troca de caixa ?! A potencia está lá e isso é o que interessa...é que um gajo depois habitua-se àquela coisa do diesel puxar sozinho.....quero dizer....nao ser preciso de reduzir porque ele faz tudo....enquanto no gasolina temos de o puxar.....

Obrigado!
- jonh530d
- Membro Iniciado
- Registado: 30 dez 2007, 23:17
- O meu Carro:: bmw 528I e39 1998
boasm5tourer Escreveu:vamos lá ver eu até penso que sou capaz de gostar dos dois mas nao consigo é juntar os dois num só...fa1kon Escreveu:Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Cumps.com recuperações do 530d e performance do 528i....e depois as avarias do 530d......e as improvaveis avarias do 528i.....
mas acho que sao os dois uns excelentes carros.....
Mas a que avarias te referes no 530d?? e que eu já tive 4 o ultimo antes deste com 320mil kms e nunca gastei um tostão em nenhum!! (tirando oleo, filtro e pastilhas de travão lol....)´
e acredita que é sempre a FUNDO......
cumps
- apocalypsealexi
- Membro Juvenil
- Registado: 04 fev 2008, 14:56
- O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
vamos lá a ver uma coisa... estamos a falar de um 528i stock e 530d mexidos...
Stock já vimos que o 528i é superior em aceleração e velocidade mas inferior em recuperações.... se forem ambos mexidos duvido que um 530d chegue sequer aos calcanhares... Metam lá um compressor no motor do 528i e vão ver o que é um carro.
Não se esqueçam que estes motores diesel de hoje já estão muito optimizados e têm pouca margem de manobra enquanto que um carro a gasolina tem muito por onde progredir!
Não é difícil acrescentar o dobro da potência num carro a gasolina e acho que todos concordam com isso.
Quanto a avarias, basta falarem com mecânicos que mexam em bmws para eles vos dizerem quais dão mais problemas de motor, nem vale a pena irmos por aí, basta mesmo perguntarem a quem sabe!
Stock já vimos que o 528i é superior em aceleração e velocidade mas inferior em recuperações.... se forem ambos mexidos duvido que um 530d chegue sequer aos calcanhares... Metam lá um compressor no motor do 528i e vão ver o que é um carro.
Não se esqueçam que estes motores diesel de hoje já estão muito optimizados e têm pouca margem de manobra enquanto que um carro a gasolina tem muito por onde progredir!
Não é difícil acrescentar o dobro da potência num carro a gasolina e acho que todos concordam com isso.
Quanto a avarias, basta falarem com mecânicos que mexam em bmws para eles vos dizerem quais dão mais problemas de motor, nem vale a pena irmos por aí, basta mesmo perguntarem a quem sabe!