525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Secção para modelos Série 5

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stoca3
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por stoca3 »

Boas, rafias, eu penso que a mudança de turbo por turbo não vai alterar grande coisa, é verdade que fica com outro pulmão, mas se não tiver alguma coisa por tràs a desenvolver os ganhos serão surpefúlos. Parece-me que tens é algum receio de fazeres uma repro.
Penso eu que o teu carro, está um pouco submotorizado, já tinha aqui esprimido a minha opinião sobre a montagem de motores de 4 cilidros na série 5.
Acho que fazias bem em fazer uma reprogramação bem feita, e ai sim se queres trocar o turbo, ( o que acho desnecessário ) e mais umas quantas coisitas já vais ter ganhos significativos, e com isso até menos consumos, pois defendo que um motor com mais potência faz menos esforço para atinjir o mesmo fim. :dance :dance

Um Abraço
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marco pires
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por marco pires »

concordo,acho um contra-senso aplicar motores de 4 cilindros na serie 5,por uma questão de status da gama propriamente dita,um serie 5 é carro de gama alta,e estar equipado com 4 cilindros é pouco nobre,quanto á potencia creio que anteriormente o 4 cilindros do 520d era o que se podia chamar de um carro no limiar da submotorização,creio que nos E60 isso já não será bem assim,visto actualmente o motor 2.0 ter já uma potencia que o aproxima dos anteriores 3.0d dos E39.
apesar disso compreendo que a questão de colocar motores pequenos na seria 5,é por razões de criar volume de vendas.

agora reparem com fica feio,e até parece que falta algo,no compartimento do motor de um carro feito para motores de 6 e 8 cilindros,neste caso é um E34 518i.

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rafias
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por rafias »

marco pires Escreveu: agora reparem com fica feio,e até parece que falta algo,no compartimento do motor de um carro feito para motores de 6 e 8 cilindros,neste caso é um E34 518i.
Concordo que o serie 5 é carro para motores de 6 cilindros ou mais, no entanto, por questões financeiras fui obrigado a escolher o 520d. Na altura, as alternativas eram VW Passat, Opel Vectra ou o horrível Peugeot 307, todos carros inferiores. Quanto ao tamanho do motor de 2 litros do meu carro, posso dizer que é bem grandinho. Tive a oportunidade de tirar as protecções de plástico todas e olhar bem para o coração do bicho. Pode ter só 4 cilindros mas cada um é tão grande como um cilindro do 530d. Quanto á repro já me conformei que será necessário realizá-la. Até já sei onde e por quanto (PKE por 400€). Também já sei qual a potência e binário que quero no motor: 147cv e 323Nm. Eu cheguei a estes valores fazendo o seguinte raciocínio: O motor do 320d com motor M47TUD20 tem uma potência de 150cv e binário de 330Nm. Quanto seria a potência e binário desse motor se fosse possível fazer um downgrade da cilindrada dos 1995cc para os 1951cc, que é a cilindrada dos 520d? A resposta são os valores a que cheguei de 147cv e 323Nm. Claro que estou a assumir que o M47TUD20 apenas sofreu um pequeno aumento de cilindrada e uma repro quando comparado com o M47D20 que equipa o meu 520d. Mais do que estes valores eu não arrisco, pois não quero problemas de embraiagem, desgaste anormal de peças, fumarada, etc.
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por cap »

O motor de 136cv para o de 150cv tem várias diferenças.. Destaco o turbo e o sistema de injecção com pressão muito superior (parte mais importante).
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rafias
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por rafias »

cap Escreveu:O motor de 136cv para o de 150cv tem várias diferenças.. Destaco o turbo e o sistema de injecção com pressão muito superior (parte mais importante).

Então esse facto invalida o meu raciocínio. Então qual é a potência/binário que o motor de 136cv pode alcançar para estar, digamos, optimizado?
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por cap »

O sistema de injecção de origem só permite cerca de 150/155cv.
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rafias
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por rafias »

cap Escreveu:O sistema de injecção de origem só permite cerca de 150/155cv.

e binário?
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por cap »

Não te sei dizer ao certo mas deverá dar sempre para uns 300 e tais altos.
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ricardoguedes
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por ricardoguedes »

rafias Escreveu:Não fazia ideia.... E o que acham de meter um turbo maior no meu 136cv? por exemplo um turbo de um 525d? Acham que tinha um aumento de potência maior do que via repro e sem fumo?
Só ar sem combustivél não vale apena, o teu turbo permite fazer pressão suficiente para o débito possivel no teu carro ;)
A reprogramação é muito mais barata que a troca de turbo, mantendo o teu turbo a fazer pressões fiáveis.

-- Quinta Jan 22, 2009 5:27 pm --
rafias Escreveu:
cap Escreveu:O sistema de injecção de origem só permite cerca de 150/155cv.

e binário?
No meu carro tenho 155cv e 360nm, só com electronica
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e46 320d 99; EGR 100% OFF; Discos BREMBO perfurados; K&N de caixa com restritor cortado; Catalizadores OFF; Panela ESCORPIÃO; Turbo GT2256; Bicos Firad 748HF; Intercooler; REPRO BY GUEDES

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rafias
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por rafias »

ricardoguedes Escreveu:
rafias Escreveu:Não fazia ideia.... E o que acham de meter um turbo maior no meu 136cv? por exemplo um turbo de um 525d? Acham que tinha um aumento de potência maior do que via repro e sem fumo?
Só ar sem combustivél não vale apena, o teu turbo permite fazer pressão suficiente para o débito possivel no teu carro ;)
A reprogramação é muito mais barata que a troca de turbo, mantendo o teu turbo a fazer pressões fiáveis.

-- Quinta Jan 22, 2009 5:27 pm --
rafias Escreveu:

e binário?
No meu carro tenho 155cv e 360nm, só com electronica

No teu caso o binário aumentou de forma desproporcional relativamente à potência. Ou seja, um 136cv com 280Nm reprogramado para 155cv devia ter um binário 319Nm e não 360Nm. Isso não poderá ser prejudicial para o carro?
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por ricardoguedes »

Está com esse binário pk foi assim que eu o quis. Posso meter menos binário. Agora o carro anda apenas das minhas mãos e requer alguns cuidados(os normais k toda gente devia ter). Ja conta com 50.000 nas minhas mãos e 0 de problemas.

Não podes ver a relação potencia/binário tão linear assim dessa forma, na reprogramação tudo se faz à medida do cliente. Cada carro é um carro, cada cliente é um cliente.
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marco pires
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por marco pires »

bem,a minha 530d está com 230cv e tem 500nm de binário,será demais?
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por ricardoguedes »

marco pires Escreveu:bem,a minha 530d está com 230cv e tem 500nm de binário,será demais?
tá no ponto :fixe
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por marcoe39d12/00 »

boas,o meu carro é um 525d modelo E39
eu queria melhorar o binario e por mais uns cavalitos,mas nada de muitos,lol, de forma a nao ter de passados uns kms ter de meter peças tipo embraiagem.
o ke me aconselham,alguem ja fez alguma modificaçao em um igual?
cump

rafias
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Re: 525tds E39 - Turbo - Duvida - Qual o possível?

Mensagem por rafias »

marcoe39d12/00 Escreveu:boas,o meu carro é um 525d modelo E39
eu queria melhorar o binario e por mais uns cavalitos,mas nada de muitos,lol, de forma a nao ter de passados uns kms ter de meter peças tipo embraiagem.
o ke me aconselham,alguem ja fez alguma modificaçao em um igual?
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Eu aconselho uma repro suave. Penso que não te vai trazer problemas. O único senão é que as boas repros são caras (+400€).
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