Info sobre E39 (motor M52 2L) apos 1 ano de utilização

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
kennycoder
Membro Iniciado
Registado: 11 set 2007, 13:17
Contacto:

Info sobre E39 (motor M52 2L) apos 1 ano de utilização

Mensagem por kennycoder »

Boa tarde caros membros.
Vim cá deixar algum feedback sobre o carro e sobre os problemas do mesmo.
Para começar, o carro é um 520i de 1998/06.. comprei-o com 180.000km em Setembro de 2007 por 8000€ +-. Já vai com 240k kms.
Em geral a estabilidade do carro é 5*, o isolamento sonoro é simplesmente maravilhoso, a caixa é bastante suave e o motor.. bom.. 2000cc é um bocado pasmado para a carroçaria que tem.

Agora em relação aos problemas..
Bom para começar, o sistema de refrigeração dos motores M52 são um m*rda.
O carro sobreaquecia nos vermelhos, no para-arranca, etc.
É obrigatório mudar o sistema de refrigeração TODO de 80k em 80k (100k no máximo) kms.
Isso é, termostato, bomba de agua, falange do termostato, deposito do liquido de refrigeração, os tubos TODOS, as juntas TODAS, embraiagem da ventoinha, a ventoinha em si porque se for muito velha, torna-se EXTREMAMENTE perigoso pois pode rebentar e os danos são muito graves. Também é necessário saber sangrar correctamente o sistema.
Aconselho ver este post: http://bimmerboard.com/forums/posts/199986

Problema seguinte: tubos que vem do deposito da direcção assistida tem tendência de ficarem gastos e começam a vasar óleo para o chão. Algumas pessoas apenas cortam os tubos nas pontas e metem no sitio, mas eu pessoalmente aconselho trocar, são baratos. Não é necessário sangrar o sistema.

Fugas de óleo: o mais habitual é perder óleo na junta da tampa das válvulas. Também acontece as vezes na junta do bloco que segura o filtro de óleo (só acontece se a tampa que esta por cima do filtro de óleo não for removida com a chave correcta). Ambas as juntas são fáceis de trocar.. num tarde faz-se perfeitamente.

Fugas de ar: com mais de 100.000kms convém trocar as juntas do bloco de admissão de ar e todas a borrachas que estão a caminho do bloco. O CVV (crankcase ventilation valve (nº 2): http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=15) e o tubo que liga ao cárter tem que ser trocados de pois quando as juntas internas se gastam há uma fuga de ar que influencia o funcionamento do motor duma forma muito notória. O ICV (idle control valve ou válvula de controlo do relantim) tem que ser limpa de vez em quando com algo tipo WD40 ou uma substancia parecida.

Modulo de ABS / travões / DSC: Os módulos da bosch são problemáticos quando tem muita idade. Começam a dar o berro e as nossas maquinas ficam sem abs e sem controlo de tracção que não é muito conveniente no inverno. Se as suas luzes do ABS/DSC estão ligadas, convém fazer um diagnostico a centralina para ver o erro. Entretanto muitas vezes engana. Para começar aconselho trocar os 4 sensores de ABS que estão em cada roda (são bastante caros mas no eBay arranjam-se uns aftermarket relativamente baratos que até funcionam bem. Entretanto são os únicos sensores que aconselho comprar sem ser na marca porque o resto tipo camshaft position sensor, crankshaft, etc raramente funcionam). Caso isso não resolva o problema, tem mesmo que arranjar um modulo de ABS novo.

Elevadores dos vidros: um bela duma m*rda também. Os de trás falham muito rapidamente. Ou rebenta o cabo de aço, ou o material plástico parte. São caros porque na marca vendem sempre com o motor. Há duas soluções: ou comprar no ebay ou comprar manual na marca e meter-lhe o motor do elevador velho (a peça base é igual).

Suspensão: Meh, a suspensão não é má mas mesmo assim convém ir trocando umas coisas tais como braços da suspensão, borrachas de suporte da barra estabilizadora e especialmente as barras de suporte da direcção (não sei o termo correcto mas é o nº6 http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=31&fg=10 ). Melhora imenso a direcção (já agora não comprem nos 3ros, meti umas baratas e o carro começou chiar nos ambientes frios devido a ma qualidade do mecanismo).

VANOS (single ou double): Não sei se estão a par, mas a junta que esta dentro do VANOS (mecanismo de variação das valvulas: variable valve timing) é feita em borracha do tipo BUNA, que perde as suas propriedades elásticas passado uns 70k kms. A bmw lançou um patch para a centralina para evitar problemas de idle mas entretanto não resolve o problema por completo. A empresa americana Beisan Systems criou a mesma junta num tipo de borracha diferente que praticamente não tem desgaste. Custa 30 dolares e vale a pena! Tem os guias de instalação PERFEITOS no site deles. Numa tarde faz-se sem qualquer stress. www.beisansystems.com. O motor fica como novo!

Problemas eléctricos: Agora a pior parte... Sensor da massa de ar + sensores de oxigénio. Uma das minhas maiores dores de cabeça foi provocada pelo sensor da massa de ar (MAF: mass air flow sensor). O original provocava missfire a toda hora, fazia a válvula de controlo da entrada de ar andar feita maluca e provocar um barulho que parecida a corrente a bater, consumos mais altos, etc. Comprei um sensor novo no ebay por 1/4 do preço.. resolveu o problema do barulho e melhorou os consumos. Entretanto o carro tinha comportamentos muito estranhos: hesitação do motor, relatim muito estranho, fraca aceleração ate as 2500rpms. No inicio pensei que eram os sensores de oxigenio.. troquei, o comportamento melhorou mas não a 100%. Já não sabia o que fazer ate simplesmente desligar o MAF e pufffff, ficou tudo impecável. A centralina comecou a usar valores por defeito e ficou tudo normal. Há duas maneiras de resolver o problema. Se tem algum destes sintomas, da para limpar o MAF, entretanto é um sinal que já está a dar o berro. ( http://www.louv.tv/cars/m5/MAF/ ). Limpar com álcool isopropilico (NÂO é etílico) não custa nada e pode resolver o problema por muito tempo. A segunda solução é mesmo comprar um novo da Siemens/Bosch/Hella. São muito caros mas é a única hipótese se o MAF pifou. Outra coisa é o sensor do nível de óleo que ta fanado em quase todos os E39s. Avisa que tem pouco óleo quando tem o nível normal. Quando não tem, não diz nada. Etc.. O sensor novo custa 120 euros mais ou menos. Trocar é muito fácil. Convém fazer na mudança de óleo.

Caixa / diferencial: A BMW diz que o oleo é LIFETIME. Não é, especialmente nos carros de caixa auto. aos 160.. 200k kms é OBRIGATÓRIO trocar de óleo para evitar problemas. É uma operação fácil, o óleo não é muito caro e da para fazer em casa em 2 horas. Aproveitem e limpem os resíduos metálicos da caixa. Aquilo tem um íman que agarra tudo e esta mesmo ao lado do buraco por onde se tira o óleo. Com o dedo tira-se sem qualquer problema.

Ah, o filtro de gasolina convém trocar de vez em quando, especialmente sem metem a gasolina nas bombas mais baratas. A gasolina é a mesma que na galp e bp e etc só que a limpeza das bombas é menos regular e contem mais impurezas que ficam acumuladas no filtro.

Uma garrafinha de STP no deposito de 20k em 20k kms não faz mal a ninguém, ate faz bem :D Se for a 1ra vez, vão notar muita diferença.

Bom, basicamente é isso. Sé alguém precisar de esclarecer alguma duvida, estejam a vontade pois já me sinto confortável com os motores M52. Há relativamente pouco tempo troquei a junta a cabeça do motor no carro de um amigo meu. 3 dias e ficou 5* <:

Cumprimentos ))

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Info sobre E39 (motor M52 2L) apos 1 ano de utilização

Mensagem por marco pires »

bem,mas que bela descrição.

bons conhecimentos de mecanica e muitos bons conselhos para quem tem esses carros,no meu caso tenho um E34 com esse motor,e foi muito util as informações/conselhos que deste.

muito obrigado companheiro. :wink1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

528i_tourer
Membro Juvenil
Registado: 30 jan 2009, 18:26
O meu Carro:: E39 528i Touring

Mensagem por 528i_tourer »

Bem eu confesso que não diria melhor e que me assustaste com tamanho testemunho do teu motor....que é quase parecido com o do meu...que é um 28i....de 1998......com a diferença que este sao 6 cilindros...mas o proncipal mesmo é a descrição dos problemas que tu já tiveste...e que eu espero nao vir a ter...pois quando comprei este carro, uma das razoes...alem do preço....foi ser a gasolina...e poupar-me aos problemas que os gasoleo com estas idades trazem...por vezes...mais complexos ou talvez nao...agora já nao sei o que diga....

Mas realmente penso que isto é uma questao de sorte...

O meu conta com 230000 kms e apresenta algumas mariquices...que me estao a atormentar até ver....situações que vem de antes da compra como sejam coisas de electronica...em que acendem as luzes do airbag e da suspensao.....a dita autonivelante e que tanto me tem chateado nestes ultimos dias...a acender e a apagar e eu sem perceber já o que se passa com aquilo....

Tirando isto só mesmo a chiadeira dos travoes...e a vibração do volante acima de 80 quando travo...mas isso talvez seja uma coisa menor....e a caixa que é manual e tá com alguma folga e vibra um pouco...enfim....a ver vamos....

De resto estou satisfeito com o carro e so espero nao ter de largar muitos euros com ele a nao ser a gasolina que ele bebe que vale todos os centimos que gasto pois o prazer de o conduzir faz-me pensar que vale a pena ter um bebado destes....desde que nao abuse no pedal....pois ai acho que ele entra em coma alcoolico.....

Espero daqui a quase um ano poder vir dizer melhor do que tu disseste em relação ao meu motor e carro.....

kennycoder
Membro Iniciado
Contacto:

Ah, gastei um total de 2100 euros +/- em peças para fazer as reparações todas. O carro agora esta 5*.

Quanto as vibrações, o mais certo é alguma jante empenada. É impressionante como estes carros são sensíveis a isto.
Vibração a travar, são os discos que tão no limite de vida, tive o mesmo problema. Meti uns da zimmermann perfurados e sinceramente foi uma das melhores aquisições.

Luz do airbag foi o que me esqueci de referir. É o sensor que se encontra dentro do banco do passageiro (quase de certeza) ou então é o sensor do tensor do sinto. Há uma maneira fácil de dar a volta a isso sem mudar o sensor do banco. É fazer um mini "hack" electrónico nos fios debaixo do banco. A única desvantagem é que se tiverem um acidente do lado esquerdo do carro, vai disparar o airbag passageiro sem necessidade. É só isso. Caso tiverem interessados, eu posso explicar como se faz.

Em relação aos problemas, sinceramente é relativamente normal acontecerem este tipo de coisas.
O tempo de vida dos O2 são no máximo 70.000 ate começarem a falhar.
MAF tem menos tempo de vida do que isso.
Juntas e por ai fora é completamente normal estarem gastas.
Das poucas coisas que não entendo nesses motores da BMW (de 6 cilindros, especialmente o M52, M52TU) é a m*rda do sistema de refrigeração. Já vi muitos series 5 com a junta da cabeça ardida a pala disso. A malta vê a temperatura no vermelho, só que ficam naquela de "ai e tal eh só chegar a casa". O problema é que tem que parar LOGO, senão vai sair muito mais caro.

Levei o carro ao dyno-run antes de fazer a maior parte de reparações e tinha 119 cavalos dos 150 "verdadeiros". Após a reparação do VANOS, dos sensores e das juntas de admissão.. 141 que é MUITO bom para um carro com esta quilometragem.

Cumps

Nelito
Membro Iniciado
Registado: 30 ago 2006, 20:52
O meu Carro:: BMW 318is m44

Mensagem por Nelito »

O 520I TMB E 6 CILINDROS.....e de arrastadeira como mtos dizem nao tem nada,pelo menos o meu 8) que e de 2001..

-- Quinta Fev 19, 2009 1:39 am --

O 520I TMB E 6 CILINDROS.....e de arrastadeira como mtos dizem nao tem nada,pelo menos o meu 8) que e de 2001..
Imagem

kennycoder
Membro Iniciado
Contacto:

@528i_tourer: o meu é de 6 cilindros e a gasolina <: E entre os 200 a 250k kms a maior parte destas coisas tem que ser trocadas..especialmente as electrónicas do motor. É triste mas é verdade.

Cumps

528i_tourer
Membro Juvenil

No caso do sistema de refrigeração, mudamos a bomba de água e mais o resto ? tudo ao mesmo tempo ? Valores disso tudo ? E a mao de obra disso é muito cara ? Eu pessoalmente nao me aventuro a mexer nessas coisas....gostava de saber mas nao tenho oficina em casa....

O carro antes de me ser entregue fez uma inspecção BMW II incluindo um controlo de carroçaria com remoção de oleo usado

Substituiu:
-correias de ventoinha
- filtro de combustivel
- microfiltro para ventilação de habitaculo
- examinaram a espessura das pastilhas dos travoes
- verificaram estado dos cinoblocos da suspensao traseira
- microfiltro AC
- velas Bosch
- correia (?! nao sei de que mas está junto com estes ultimos elementos e com o oleo) e correia 6PKX1555
- susbtituiu a barra de direcção esquerda
- susbtituiu apoio de borracha para o suporte do trem traseiro
- discos de travao e jogo de calços traseiros

Além de outras coisas de menor relevância.

Parecendo foi tudo uma pipa de massa...o que te parece nisto tudo....nada de especial em peças que levou ???

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

Parabéns ao autor do tópico pela partilha de informação. Está muito bem explicado e para quem tem esse motor é uma grande ajuda.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

kennycoder
Membro Iniciado
Contacto:

@Nelito: o de 2001 tem um motor de 2.2L / 170 CV :P Nota-se bem a diferença :)

@528i_tourer: Fez uma inspecção 2 normal, não levou nada doutro mundo. Ainda bem que trocaram as correias. São correias do AC e da direcção assistida/alternador/bomba de agua.

Agora ando a ver se poupo para uma boa suspensão da Koni para meter no carro. Vou aproveitar a mudar tudo que é braços da suspensão e por ai fora. Já agora o material da marca Meyle (alemã) é bastante bom, pelo menos nunca tive problemas com eles e são +/- 15 a 20% mais baratos do que a BMW original.

Tou a preparar uma compilação de DIYs para meter aqui nos forums.

Cumps

528i_tourer
Membro Juvenil

kennycoder Escreveu:@Nelito: o de 2001 tem um motor de 2.2L / 170 CV :P Nota-se bem a diferença :)

@528i_tourer: Fez uma inspecção 2 normal, não levou nada doutro mundo. Ainda bem que trocaram as correias. São correias do AC e da direcção assistida/alternador/bomba de agua.

Agora ando a ver se poupo para uma boa suspensão da Koni para meter no carro. Vou aproveitar a mudar tudo que é braços da suspensão e por ai fora. Já agora o material da marca Meyle (alemã) é bastante bom, pelo menos nunca tive problemas com eles e são +/- 15 a 20% mais baratos do que a BMW original.

Tou a preparar uma compilação de DIYs para meter aqui nos forums.

Cumps
Tenho uma duvida quanto à bomba de água, é que nao sei quando foi mudada pela ultima vez mas tb nao queria entrar em stresses mas será possivel saber se há algum problema quando houver ? É que sei que está em causa muita coisa mas como disse sem stresses pois já me disseram que se houver alguma situação anomala a temperatura dispara e avisa....

Nelito
Membro Iniciado
Registado: 30 ago 2006, 20:52
O meu Carro:: BMW 318is m44

Mensagem por Nelito »

Invejo te Kenny,quem me dera perceber metade do que sabes de mecanica :D Quanto ao meu 520i ser de 170cv nao tenho a certeza,no livrete tem 1991cc,no livro de utilizador nao vem referencia ao de 150cv,so ao de 170cv 2.2,e como pesquisei na net,na alemanha todos os que levaram restyling(como o meu) sao 2.2 170cv... :wall Penso que ou sera um erro de livrete propositado pela bmw ou a mesma decidiu "queimar os cartuchos" dos ultimos motores 150cv para portugal...Tmb fiz aquela busca com o n de quadro e a informacao que recebo alem da cidade onde foi fabricado e que o motor e um M52..Achas que no motor tem la a referencia do mesmo? Ja procurei e nao encontro. Acho que o melhor e ir a um banco de potencia...Agora que anda bem,anda! Entao em altas...em comparacao com um 318is de um amigo fico sempre bem a frente,em arranque e altas. Abraco
Imagem

528i_tourer
Membro Juvenil

Nelito Escreveu:Invejo te Kenny,quem me dera perceber metade do que sabes de mecanica :D Quanto ao meu 520i ser de 170cv nao tenho a certeza,no livrete tem 1991cc,no livro de utilizador nao vem referencia ao de 150cv,so ao de 170cv 2.2,e como pesquisei na net,na alemanha todos os que levaram restyling(como o meu) sao 2.2 170cv... :wall Penso que ou sera um erro de livrete propositado pela bmw ou a mesma decidiu "queimar os cartuchos" dos ultimos motores 150cv para portugal...Tmb fiz aquela busca com o n de quadro e a informacao que recebo alem da cidade onde foi fabricado e que o motor e um M52..Achas que no motor tem la a referencia do mesmo? Ja procurei e nao encontro. Acho que o melhor e ir a um banco de potencia...Agora que anda bem,anda! Entao em altas...em comparacao com um 318is de um amigo fico sempre bem a frente,em arranque e altas. Abraco
Entao mas no site do bmwfans.info tens lá a info do carro e ainda naquele do vindecoder terás o modelo exacto do carro....e isso nao deu ????

ferras
Membro Iniciado
Registado: 04 nov 2008, 20:49

Mensagem por ferras »

bem migo se o teu carro ja levou isso tudo isso nao é um carro é um cadaver ..... e ja ressuscitou....

halo
Membro Juvenil
Registado: 09 mar 2009, 13:11
O meu Carro:: 525 tds

Mensagem por halo »

Luz do airbag foi o que me esqueci de referir. É o sensor que se encontra dentro do banco do passageiro (quase de certeza) ou então é o sensor do tensor do sinto. Há uma maneira fácil de dar a volta a isso sem mudar o sensor do banco. É fazer um mini "hack" electrónico nos fios debaixo do banco. A única desvantagem é que se tiverem um acidente do lado esquerdo do carro, vai disparar o airbag passageiro sem necessidade. É só isso. Caso tiverem interessados, eu posso explicar como se faz.

Boas podias me explicar como se faz ??????????

kennycoder
Membro Iniciado
Contacto:

Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”