Funções das unidades de comando (ecus)

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por gt1progman »

Uma das funcionalidades muito uteis no DIS são as funções nas unidades de comando.
Além de serem feitos diagnosticos pode-se também executar algumas funcionalidades extras para saber se algo não esta a funcionar correctamente ou saber se algo pode estar a causar o armazenamento de erros nas ecus.

Aqui fica um exemplo de como aceder as algumas funcionalidades da DDE (ecu do motor num diesel)
Depois de feito o teste breve, ou o teste apenas a ecu desejada (DDE neste caso), basta clicar no botão perto do canto inferior direito "Funcões das unidade de comando" e escolher a ecu desejada.

Podem escolher verificar apenas um dos parâmetros ou função, e clicar no botão "Visualizar"

Imagem

Ou se preferirem podem ver várias ao mesmo tempo !!

Imagem

Várias ecus permitem diferentes funções, basta explorarem !! :lovebmw

PuNiShEr
Membro Juvenil
Registado: 05 set 2007, 17:15
O meu Carro:: BMW 320td E46 ///M - 2002/05

Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por PuNiShEr »

Este programa ainda tem mt para se explorar e brincar ehehe :)

pmms_silva
Membro Juvenil
Registado: 19 jan 2009, 09:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2002/01

Mensagem por pmms_silva »

Para além dos diagnósticos isto permite desde adaptações de novas MAF, pequenos ajustes a EGR/AGR para aumentar ou diminuir a quantidade de gases de escape que entra, alterar o ralenti do carro, corrigir desvios no consumo de combústivel no CB, quando se troca injectores permite fazer a adaptação dos mesmos, ver se os injectores estão a funcionar bem(medir o equilibrio do motor), entre muitas outras coisas que só explorando se conhece, muito bom, isto foi sem dúvida a melhor aquisição que podia ter feito para o meu bimmer :lovebmw

e mais uma vez obrigado gt1progman por partilhares isto com o pessoal.
Imagem

gt1progman
Membro Senior

pmms_silva Escreveu:Para além dos diagnósticos isto permite desde adaptações de novas MAF, pequenos ajustes a EGR/AGR para aumentar ou diminuir a quantidade de gases de escape que entra, alterar o ralenti do carro, corrigir desvios no consumo de combústivel no CB, quando se troca injectores permite fazer a adaptação dos mesmos, ver se os injectores estão a funcionar bem(medir o equilibrio do motor), entre muitas outras coisas que só explorando se conhece, muito bom, isto foi sem dúvida a melhor aquisição que podia ter feito para o meu bimmer :lovebmw

e mais uma vez obrigado gt1progman por partilhares isto com o pessoal.

:D very nice !! ja andaste a explorar as funções especiais !!! :palmas

Se puderes faz uns printscreens para dar dicas ao pessoal... ainda ontem um utilizador pediu-me ajuda para fazer adaptações da MAF e não consegui dar grande ajuda !! :(

pmms_silva
Membro Juvenil

Então eu vou tentar dar o caminho para se chegar a parte das adaptações neste caso da DDE.

1º entramos na parte dos diagnósticos e fazemos um teste breve, até chegarmos a este ecrã.
Imagem

De seguida vamos carregar no botão que diz selecção da função, que está cá em baixo, e há-de aparece um ecrã identico a este e depois é só explorarem neste caso selecionei 1º Funções especiais SAV, 2º Accionamento e por último Eléctrónica Diesel DDE 5.0, o resultado será este ecrã
Imagem

Depois de seleccionarem o componente para programas para adaptação, neste exemplo Recondução dos gases de escape, é só carregar cá em baixo no butão que diz esquema de teste e passam para este ecrã, Diagnósticos Plano de comprovação.
Imagem

Depois de estarem neste ecrã é só carregar na seta do lado direito e começar a adaptação.

Não fiz print screens ao teste pois nao tinha o carro ligado, era só para dar uma ideia de como chegar a estes menus. Mas é bastante simples e é só seguir as instrucções. 8)

Neste caso específico da EGR, a adaptação faz-se aumentando ou diminuindo o ar fresco para a admissão, logo qt mais alto for o valor menos gases de escape entram para o motor, penso eu :) não sei se estarei certo. O valor máximo permitido é 40 mg :D

Para a adaptação da MAF, em vez de escolherem "Programas de adaptação" escolham "Adaptações" e do outro lado irá aparecer um item que diz Adaptação da MAF ou coisa do género.

Espero ter sido útil.

Cumps
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Claro que é útil, eu sou um nabo em macânica e começo a aprender algo !! :palmas

Agora é começar a juntar o pessoal que percebe um pouco mais de mecânica ao pessoal do software e electronica e todos evoluem um pouco mais :dance

:lovebmw

DiESEL
Membro Juvenil
Registado: 14 set 2006, 00:02
Contacto:

Mensagem por DiESEL »

Era isso exactamente que procurava, mas tenho uma questão ao fazer a adaptação da EGR para entrar o menor nr. possível de gases de escape, o valor da MAF não deveria ser automaticamente aumentado? Ou é preciso manualmente definir os dois valores? Pergunto isto pois naturalmente se baixarmos o valor na EGR o valor lido na MAF irá aumentar.

Abraço
E46 320TD M

pmms_silva
Membro Juvenil

Acho que não dá para fazer adaptações de valores da MAF. Portanto acho que a ecu ao regular uma menor abertura da EGR sabe que forçosamente os valores da maf vão aumentar um cadito.

Mas também não há-de ser nada de mais, a ecu só permite uma adaptação de 40mg no máximo, portanto mal se vai notar.

Cumps
Imagem

DiESEL
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DiESEL »

pmms_silva Escreveu:Acho que não dá para fazer adaptações de valores da MAF. Portanto acho que a ecu ao regular uma menor abertura da EGR sabe que forçosamente os valores da maf vão aumentar um cadito.

Mas também não há-de ser nada de mais, a ecu só permite uma adaptação de 40mg no máximo, portanto mal se vai notar.

Cumps
O meu problema é o seguinte, o meu carro ao desligar a EGR mecanicamente (12/2003) acende a luz de diagnóstico no quadrante passado uns kms. Ora a minha ideia era ao fazer esta alteração através do DIS, verificar se a luz já não acendia, ou seja, a MAF aceita um desvio e quando os valores passam além do desvio acende a luz, eventualmente desta forma os valores detectados pela MAF ainda estariam dentro do desvio aceite e dessa forma a luz já não aparecia! Resta saber se a diferença será suficiente para que isto funcione!! ;)

Abraço
E46 320TD M

gt1progman
Membro Senior

Pensei que aqui nesta função existisse a possibilidade de escolher 0 ou 1, em que 0 seria a EGR activada, e 1 desactivada. Lembro-me de já ter lido algo sobre isso... se não for aí procura por outro sitio relacionado com a EGR tambem nas funções especiais.

DiESEL
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DiESEL »

Bem já testei a alterar o valor e ficou guardado. Agora tenho que desligar novamente a EGR mecanicamente e verificar se a luz volta a aparecer. Entretanto ainda vou aferir o valor lido pela MAF com e sem esta alteração do DIS para ver se isto realmente faz alguma coisa.

Esqueci-me de tirar print screens dos passos seguintes mas vou ver se agora quando voltar a mexer não me esqueço e coloco aqui.

Abraço

gt1progman Escreveu:Pensei que aqui nesta função existisse a possibilidade de escolher 0 ou 1, em que 0 seria a EGR activada, e 1 desactivada. Lembro-me de já ter lido algo sobre isso... se não for aí procura por outro sitio relacionado com a EGR tambem nas funções especiais.
Nop. No ecrã seguinte é pedido para ligar o borne 15, anda-se para a frente e ele lê a memória de falhas, é visualizado o valor de AGR que por defeito deverá estar a 0. Depois é possível escolher um número de 1 a 4 que correspondem as opções de (repor valor por defeito, alterar valor, terminar programando o novo valor, terminar sem programar valor).

Abraço
E46 320TD M

gt1progman
Membro Senior

entao e alterar o valor na opção 1 não desliga a EGR ?

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

pmms_silva Escreveu:Então eu vou tentar dar o caminho para se chegar a parte das adaptações neste caso da DDE.

1º entramos na parte dos diagnósticos e fazemos um teste breve, até chegarmos a este ecrã.
Imagem

De seguida vamos carregar no botão que diz selecção da função, que está cá em baixo, e há-de aparece um ecrã identico a este e depois é só explorarem neste caso selecionei 1º Funções especiais SAV, 2º Accionamento e por último Eléctrónica Diesel DDE 5.0, o resultado será este ecrã
Imagem

Depois de seleccionarem o componente para programas para adaptação, neste exemplo Recondução dos gases de escape, é só carregar cá em baixo no butão que diz esquema de teste e passam para este ecrã, Diagnósticos Plano de comprovação.
Imagem

Depois de estarem neste ecrã é só carregar na seta do lado direito e começar a adaptação.

Não fiz print screens ao teste pois nao tinha o carro ligado, era só para dar uma ideia de como chegar a estes menus. Mas é bastante simples e é só seguir as instrucções. 8)

Neste caso específico da EGR, a adaptação faz-se aumentando ou diminuindo o ar fresco para a admissão, logo qt mais alto for o valor menos gases de escape entram para o motor, penso eu :) não sei se estarei certo. O valor máximo permitido é 40 mg :D

Para a adaptação da MAF, em vez de escolherem "Programas de adaptação" escolham "Adaptações" e do outro lado irá aparecer um item que diz Adaptação da MAF ou coisa do género.

Espero ter sido útil.

Cumps
Se permite até 40 é fixe. O meu acusa 28 com supressor de EGR. Temos problema resolvido eheheh!

DiESEL
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DiESEL »

gt1progman Escreveu:entao e alterar o valor na opção 1 não desliga a EGR ?
Negativo. A opção 1 é para repor o valor por defeito que é 0.

Abraço
E46 320TD M

pmms_silva
Membro Juvenil

Boas, eu pelo que vi no DIS, e também não sou grande expert, acho que só dá para ajustar e não para anular a EGR Electronicamente. Eu no meu carro com ela desligada, com o tubo de vácuo desligado e com a adaptação no máximo(40mg) a ecu continua a acusar desvio dos valores da recirculação de gases de escape. No meu carro não acende nenhuma luz no quadrante, mas penso que é por ser dos 1ºs modelos do de 150cv(Jan de 2002). Pois até já andei sem o conversor ligado e só acusava no DIS quando fazia o diagnóstico.

Abraço
Imagem

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”