O problema é que ha pessoal que quando troca o liquido de refrigeração, não sabe que se deve adicionar anti congelante (especialmente um bom com glycol) e se tiver de levar agua (alguns carros mandam por exempllo 50/50 de cada) tem de ser agua destilada. E então poem agua da torneira, o que vai acabar por corruer e deixar calcário e ferrugem em tudo o que é sitio, dando cabo até da bomba de agua. Parece ter sido o caso, ás vezes é falta de conhecimento ou desleixo.gutteres Escreveu:Infelizmente é o k vai acontecer a curto prazo, ao colocar o likido de radiador novo vai te limpar parte da porkaria k la ta, com a agua corrente que la tava deve ter se tornado corrosivo, o k obriga o material a ceder, surgindo pekenas fendas, a porkaria ao tornar se espessa por vezes obstrui essas fendas, ao remover ja sabes com a pressao faz ppffffffff. Mas eu suspeito que o antigo dono do carro ja sabia k existia 1 problema no sistema de refrigeraçao, nao é normal por agua corrente, e kuando o carro nao gasta likuido nao é preciso por agua, e pelo panorama k descreves levou bastanta agua, para aonde foi o likuido original? Que raio de manutençao cuidada teve o carro pra andar com agua corrente la dentro?
Cumprimentos
Sistema refrigiração e39 525 Tds URGENTE!!!
Moderador: Staff
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Re: Sistema refrigiração e39 525 Tds URGENTE!!!
-- Sexta Jan 23, 2009 1:00 pm --
gutterres
O carro já teve uma rectificação de motor antes de vir para as minhas mãos... talvez nessa altura, na oficina onde repararam o motor, tenham posto água normal para ver o correcto funcionamento do carro e depois se tenham esquecido de retirar a água e de por liquido...
Resumindo, já retirei parte da água do circuito... a água estava da cor da terra...barro puro
Deixei ficar a mangueira ligada ao radiador para o limpar um pouco, sempre com ela a baixa pressão, porque tenho receio de poder criar as tais fugas...
O que é certo é que a água nova que tenho no reservatório está bastante mais limpa.
Vou optar por fazer esta operação umas duas ou tres vezes mais, para ver se consigo limpar o resto...
Só depois vou meter liquido e espero eu que fique tudo bem
Cumprimentos
Sérgio Caldeira
-- Sexta Jan 23, 2009 1:04 pm --
Mas acho bastante estranho não ter
Não é suposto todos os radiadores terem um sangrador??? Sinceramente não sei mesmo...
gutteres Escreveu:Infelizmente é o k vai acontecer a curto prazo, ao colocar o likido de radiador novo vai te limpar parte da porkaria k la ta, com a agua corrente que la tava deve ter se tornado corrosivo, o k obriga o material a ceder, surgindo pekenas fendas, a porkaria ao tornar se espessa por vezes obstrui essas fendas, ao remover ja sabes com a pressao faz ppffffffff. Mas eu suspeito que o antigo dono do carro ja sabia k existia 1 problema no sistema de refrigeraçao, nao é normal por agua corrente, e kuando o carro nao gasta likuido nao é preciso por agua, e pelo panorama k descreves levou bastanta agua, para aonde foi o likuido original? Que raio de manutençao cuidada teve o carro pra andar com agua corrente la dentro?
Cumprimentos
gutterres
O carro já teve uma rectificação de motor antes de vir para as minhas mãos... talvez nessa altura, na oficina onde repararam o motor, tenham posto água normal para ver o correcto funcionamento do carro e depois se tenham esquecido de retirar a água e de por liquido...
Resumindo, já retirei parte da água do circuito... a água estava da cor da terra...barro puro

Deixei ficar a mangueira ligada ao radiador para o limpar um pouco, sempre com ela a baixa pressão, porque tenho receio de poder criar as tais fugas...
O que é certo é que a água nova que tenho no reservatório está bastante mais limpa.
Vou optar por fazer esta operação umas duas ou tres vezes mais, para ver se consigo limpar o resto...
Só depois vou meter liquido e espero eu que fique tudo bem

Cumprimentos
Sérgio Caldeira
-- Sexta Jan 23, 2009 1:04 pm --
anatolpiupiu Escreveu:nao encontras porque nao há.. é tirar o tubo debaixo e ja está..
Mas acho bastante estranho não ter
Não é suposto todos os radiadores terem um sangrador??? Sinceramente não sei mesmo...
BMW 525 Tds 143cv;
BMW 320 D 136cv;
Alfa Romeu 2.0 Twin Spark 163cv;
Kia Cerato 1.5 Crdi 110cv;
Audi 80 1.6 101cv ou 102cv (Desde que ande...);
BMW 320 D 136cv;
A pressao da mangueira de casa na danifica nada, kuando veres k ja sai mesmo agua limpa enches com agua destilada pra veres o resultado nos proximos dias, tens k ver se na tua zona nao ha o perigo de congelar a agua k la ta, se ela se manter limpa tiras e metes likuido apropriado.
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD
- anatolpiupiu
- Membro Senior
- Registado: 10 set 2007, 18:24
- O meu Carro:: Bmw 325tds
normalmente teem, mas eu tambem passei por a mesma situaçao que tu, ou seja tinha o (liquido) cor de barro.. e no meu caso era mesmo o liquido..
tambem andei a procura e nao achei sangrador, fui ao mecanico perguntar, tambem viu e nao tem... teve mesmo que ser retirado o tudo da parte de baixo e meter a mangueira no reservatorio até sair tudo.. por isso com certeza o meu nao tem e o teu tambem nao deve ter..
normalmente noutros carros pode ficar ar no circuito, nos nossos isso nao acontece.. podes sempre fazer isso que fizeste
:wink1 :snooty
tambem andei a procura e nao achei sangrador, fui ao mecanico perguntar, tambem viu e nao tem... teve mesmo que ser retirado o tudo da parte de baixo e meter a mangueira no reservatorio até sair tudo.. por isso com certeza o meu nao tem e o teu tambem nao deve ter..
normalmente noutros carros pode ficar ar no circuito, nos nossos isso nao acontece.. podes sempre fazer isso que fizeste
BMW 325tds ´93
Em Espinho (beira mar) não há temperaturas negativas...gutteres Escreveu:A pressao da mangueira de casa na danifica nada, kuando veres k ja sai mesmo agua limpa enches com agua destilada pra veres o resultado nos proximos dias, tens k ver se na tua zona nao ha o perigo de congelar a agua k la ta, se ela se manter limpa tiras e metes likuido apropriado.

Hoje retirei novamente a água que lá estava... voltei a encher e está mais limpa... o que fiz foi retirar o tubo superior do radiador e meti a mangueira de casa ligada no deposito de água... resumindo, a água começou a sair pelos dois lados... pelo tubo e pelo radiador...
Vou fazer mais umas duas ou tres vezes, a ver se funciona...
-- Sábado Jan 24, 2009 2:20 pm --
anatolpiupiuanatolpiupiu Escreveu:normalmente teem, mas eu tambem passei por a mesma situaçao que tu, ou seja tinha o (liquido) cor de barro.. e no meu caso era mesmo o liquido..
O tubo do radiador de baixo, de que lado é?
BMW 525 Tds 143cv;
BMW 320 D 136cv;
BMW 320 D 136cv;
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
E mais um no bloco por baixo do colector de escape, se não tirarem o liquido do bloco a ferrugem vai lá continuar, só no radiador não chega e depois não se esqueçam de o purgar como deve ser para não começar a aquecer. :lovebmwRui ZS Escreveu:Meus amigos ,na parte inferior do radiador,existe um tampão de sangramento,não me recordo do lado,já mudei no meu,muda de 2 em 2 anos que é aconselhavel,e o carro até parece outro...
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- anatolpiupiu
- Membro Senior
anatolpiupiu
O tubo do radiador de baixo, de que lado é?[/quote]
se tiveres de frente para o carro, o tubo fica no lado esquerdo em baixo.. :wink1
O tubo do radiador de baixo, de que lado é?[/quote]
se tiveres de frente para o carro, o tubo fica no lado esquerdo em baixo.. :wink1
BMW 325tds ´93
0 meu 525tds e39 tem sangrador,já mudei o liquido de radiador (origem) não se queixou e mudo sempre de 2 em 2 anos.
O PRZER DA CONDUÇÃO...
- anatolpiupiu
- Membro Senior
entao diz la ai a malta onde é esse dito sangrador..Rui ZS Escreveu:0 meu 525tds e39 tem sangrador,já mudei o liquido de radiador (origem) não se queixou e mudo sempre de 2 em 2 anos.
BMW 325tds ´93
Meus caros, problema resolvido...
55€ a limpeza de tudo e com o liquido....
Foi caro???
Achei muito em conta
Agora infelismente tenho um outro problema... uma fuga de óleo...
Dá a entender que vem da junta da colassa (colocada nova à cerca de 3 anos atrás pelo antigo dono) que não foi reapertada... A fuga está confinada na zona do terceiro injector...
A minha questão é: Existe nessa zona alguma coisa que "transporte" óleo sem ser a junta? Ou estou "lixado" e tenho de meter uma junta nova? O que é certo, é que hoje mandei reapertá-la, mas após 5km´a zona já se encontra húmida...
Abraço
Sérgio Caldeira

55€ a limpeza de tudo e com o liquido....
Foi caro???
Achei muito em conta
Agora infelismente tenho um outro problema... uma fuga de óleo...
Dá a entender que vem da junta da colassa (colocada nova à cerca de 3 anos atrás pelo antigo dono) que não foi reapertada... A fuga está confinada na zona do terceiro injector...
A minha questão é: Existe nessa zona alguma coisa que "transporte" óleo sem ser a junta? Ou estou "lixado" e tenho de meter uma junta nova? O que é certo, é que hoje mandei reapertá-la, mas após 5km´a zona já se encontra húmida...
Abraço
Sérgio Caldeira
BMW 525 Tds 143cv;
BMW 320 D 136cv;
BMW 320 D 136cv;
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
quase de certeza que vais ter que meter uma junta,se o reaperto não resolveu o problema,então é porque está a precisar de uma nova,infelismente é mesmo assim 

[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
toma lá a frente ideal para ti ([ÖO (░░][░░) OÖ]) :lol1
-
- Membro Iniciado
- Registado: 22 abr 2009, 22:30
- O meu Carro:: BMW 525 tds - 1997/11
boas..! apenas uma dica p a tua máquina; se andou assim c água durante tanto tempo n hesites em trocar tb a bomba de água...é q é de plástico e vão á vida c alguma facilidade. n custa mt, cerca de 80euros e vai decerto evitar problemas de maior, tipo junta queimada e consequentemente e quase de certeza a cabeça do motor estalada. só a cabeça são perto de 1.150euros..! e já agora muda o termostato tb. quanto ao anti-congelante usa do rosa, é o mais indicado p esse tipologia de circuito e tem a especificidade correcta p a bomba de água. boas curvas. abraço