Repro 525 TDS E34

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

525 touring
Membro Juvenil
Registado: 12 jun 2005, 04:49

Re: Repro 525 TDS E34

Mensagem por 525 touring »

axo k ja todos sabemos o k se ker dizer com reprogramar , e mexer dentro da centralina
as cenas das proms e eproms foi-me dito por alguem k chipa carros por isso eu disse k nao tinha a certeza

foi-me dito k os tds usam proms de origem,por isso nao dá para apagar e meter outro mapa na mesma prom
so se pode fazer isso em eproms e segundo parece kdo as eproms apareceram ja nao eram comercializados os tds
penso tb k dá para por uma eprom no sitio de uma prom mas originalmente os tds vem com prom
atencao k isto foi-me dito por um chipador /reprogramador

anatolipiupiu,deves tar c a cena do turbo a mandar agua para o escape entalado nao? :lol:

kualker dia vem alguem dizer k tem agua dentro de um farol e tu a dizer k é do turbo eheheheh
tou a brincar ;)

epa ,faz como eu,kdo nao se tem a certeza diz-se k nao se a tem,é k ás vezes podemos fazer levar as pessoas em erro sem necessidade...

em relacao a este topico ja todos sabemos o k se ker dizer com reprogramar,(reprogramar=pc ligado á obd) agora se o termo nao está 100% certo nao fui eu k o inventei....
a bmw tambem fez o 318 tds ,o 318d e o 323d etc e nada tem a ver c a cilindrada real,e ninguem reclama com isso axo eu
sao politicas k se adoptam para diferenciar as coisas

e continuamos a saber o k ja sabemos há anos,nos tds ou se mete box ou se abre a centralina...
afinal reprogramar a centralina por intermedio de uma ficha ligada ao carro nao dá...

bom fds a todos e a ti tambem anatolipiupiu

abraço
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm

anatolpiupiu
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 18:24
O meu Carro:: Bmw 325tds

Mensagem por anatolpiupiu »

:lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1

leva la biciclete... :winner

nao sabes nao fales...
BMW 325tds ´93

sergeval
Membro Iniciado
Registado: 13 set 2007, 23:11

Mensagem por sergeval »

Boas.

Não quero deitar lenha na fogueira, apenas deixar alguma informação que penso ser util.

Os carros equipados com EPROM ( erasable programmable read-only memory ) não são reprogamaveis por ficha.
As EPROM são apagadas tipicamente por Raios UV, para depois puderem ser programadas de novo.
As EEPROM ( Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory ) são as memorias que são possiveis de programar por ficha. uma vez que podem ser apagadas electricamente.
Tanto quanto sei e dos varios casos que conheço há uma grande percentagem de TDS (325 e 525) que vêm de origem com socket, e todos os que vi até hoje vinham com EPROM, o que não quer dizer que não possam haver com PROM ( programmable read-only memory ).

Tipicamente os TDS vêm conforme o ano e versão com as EPROM 27c256, 27C101 e 87C257.

Desconheço que se reprogramem carros em andamento as centralinas de origem, não foram feitas para isso, o que se faz por vezes é testar "programações / afinações" com um emulador que substitui a EEPROM, e consoante o emulador usado, alguns permitem a escrita endereço a endereço, ao mesmo tempo que a memoria está em uso ( mas são bem caros ), mas os emuladores server apenas para testar "afinações/programações".

É possivel em algumas situações usar uma EEPROM no lugar de uma EPROM (alguns casos requerem adaptações por causa dos pinos), o que não quer dizer que se pode programar por ficha porque a centralina não o permite, mas a vantagem é que não é preciso apagar o chip com raios UV ( o que demora alguns minutos ), e há a possibilidade te ter mais do que uma programação na mesma centralina ( usando memorias com o dobro do tamanho ou mais, e com as devidas adaptações ). Esta possibilidade também existe com as EPROM desde que tenham pelo menos o dobro da original.

Já agora deixo alguns links relacionados.

Definições e informações gerais de xROMs
http://pt.wikipedia.org/wiki/PROM
http://pt.wikipedia.org/wiki/EPROM
http://en.wikipedia.org/wiki/EEPROM

Um Datasheet de uma EPROM 27C256:
http://www.datasheetcatalog.org/datashe ... 034_DS.pdf

Um emulador de ROM:
http://www.softecmicro.com/products.htm ... ultiROM16L

E já agora uma foto de uma centralina de um TDS com sokets de origem. ( tem 3x27C256, protegidos com as capas plásticas )
Imagem

Se alguém tiver correcções a fazer, são bem vindas.

Cumps. a todos

anatolpiupiu
Membro Senior

esta tudo dito, ai o 525 touring é que nao sabe portugues.. nem percebe patavina do que fala..

mas deixa, ele ja levou a biciclete... :lol1 :lol1 :lol1

aparece com cada um..
BMW 325tds ´93

525 touring
Membro Juvenil

olha rapazinho,(anatolpiupiu,)primeiro cuidado como falas e ve la se ao menos tens evolucao cerebral para meteres um nick de jeito pois ate custa a escrever
sim tenho uma bicicleta c um turbo k ate manda agua plo escape :wall
ha cá cada um...enfim

sergeval ,em relacao a isto tudo e falando portugues,coisa k o algarvio parece k nao sabe,ou nao ker entender ou lê á pressa os posts ou tem outro problema klker, fizeste bem entao em dizer k as centralinas dos tds sao uma "salganhada" pois podem ou nao ter sochets ,virem com proms ou com eproms...
foi isso k escreveste nao foi?será k li bem?
(Tanto quanto sei e dos varios casos que conheço há uma grande percentagem de TDS (325 e 525) que vêm de origem com socket, e todos os que vi até hoje vinham com EPROM, o que não quer dizer que não possam haver com PROM ( programmable read-only memory ).
kuando o anatol disse em resposta ao teu post k tava tudo dito mais uma vez nao leu bem o teu post...
a minha nao tem e de um 318 tds de um amigo tb ja vi k nao tem socket...
com isto tudo umas entao dao e outras entao nao dao...
tenho um sochet é no kuadrante do tabliet,na centralina nao tenho...

moral da historia como ja disse aki outro membro,tem k se abrir a centralina...tanto faz ser com prom,eprom,chipado plo fulano X ou Y ou Z

dava jeito era ser por ficha tipo obd isso é k era...

sergeval,ja agora sabes se dá para alterar o corte do turbo na centralina do tds tipo meter o safe mode do turbo para mais tarde?

tenho o meu enganado na valvula do turbo com uma coisita electronica k engana a pressao real mas...

kuanto a alterarem valores com o carro em andamento isso eu ja vi e posso dizer k se nota bastante na diferenca de andamento e segundo eles é na centralina de origem ,agora se nao estao a falar verdade para nao se saber tudo o k os carros têm isso tb pode ser uma verdade...

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

vai lá vai,isto por aqui está mesmo de chuvaImagem

vá lá pessoal,deixem-se disso,o yasser tem mais que fazerImagem :lol1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

525 touring
Membro Juvenil

boas marco,nao ta de chuva nada ,o rapaz é k tem mau perder :) :)
como mandou a calinada da agua no escape ser do turbo agora anda a ver se me apanha com uma virgula fora do sitio,enfim...

nem ele nem ninguem consegue mexer no meu chip sem o dessoldar,se é prom ou eprom nao sei nem me vou dar ao trabalho de abrir outra vez a centralina para ver a referencia mas k nao tem socket,la isso nao tem...
ja deu para ver k umas centralinas vêm com sockets e outras nao vêm e o sergeval tb disse k nao duvida k haja com proms mas como tu disseste e bem tem k se andar sempre a abrir a centralina...

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

lá isso é verdade,há que abrir a dita,não há volta a dar a questão.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

sergeval
Membro Iniciado

Mensagem por sergeval »

sergeval,ja agora sabes se dá para alterar o corte do turbo na centralina do tds tipo meter o safe mode do turbo para mais tarde?

tenho o meu enganado na valvula do turbo com uma coisita electronica k engana a pressao real mas...
Depende possivelmente de centralina para centralina, há varias versões de software diferentes.
O pressão (maxima) do turbo é controlada pela wastegate, o que há na centralina é um mapa com um nivel maximo de pressão consoante 2 factores RPM e quantdade de gasoleo injectado, presumo que estando a pressão para um determinado ponto do mapa acima do nivel definido o débito de gasoleo é reduzido, é a unica possibilidade que a centralina tem de baixar a pressão; a pressão de turbo num carro a gasoleo está muito dependente da quantidade de combustivel injectado.
Na centralina que conheço o mapa está no segundo chip junto aos os mapas de avanço, algumas casas de repros penso que nem mexem no segundo chip.
O mapa serve para limitar a pressão sobretudo a alta rotação, porque um turbo que até faz 1.2bar ás 2500rpm, pode não conseguir fazer 1.2bar ás 5000rpm de forma saudavel uma vez que para conseguir fornecer a quantidade de ar que o motor precisa ás 5000 ( á volta do dobro da quantidade de ar que precisa ás 2500 ) e ainda conseguir fazer 1.2bar, tem que rodar a uma velocidade muito mais alta do que a fazer a mesma pressão ás 2500rpm, e para muitos turbos acaba por lhes tirar muito tempo de vida.
Estamos a falar de turbos desta era ( TDS ) porque segundo li em algumas revistas já temos turbos de origem ( diesel ) a fazer perto de 2 Bar, não sei se haverá algum exagero ou não.
Não deve haver muitos benificios em aumentar a pressão maxima se não houver mais gasoleo injectado, não sei se percebi bem.. a tua centralina não está reprogramada mas tens o limite de pressão maxima do turbo alterado, é isso ?
Se sim, tem algum ganho significativo ?

Espero ter ajudado.

Cumps a todos

525 touring
Membro Juvenil

boas sergeval
eu tenho uma box k tem um potenciometro para dar mais ou menos debito
optei por box por varios motivos embora possa haver gente k discorde de mim...
primeiro pk liguei para um concessionario bmw onde eles metiam box ou chip e recomendaram box,alias disseram pra nao por era nada :lol: pois estes motores sao problematicos c juntas e cabeças mas mal por mal entao box disse ele
dp tem um botao liga desliga k posso andar c valores de origem sempre k kero,isto é ,so anda a estragar kdo kero,nao anda sempre a forçar,nao sei se me fiz entender
e tem o tal potenciomentrro k acaba por ser um chip c varios stages,é so rodar e ja ta,nao é preciso ir ter com alguem e dizer,epah mete um chip mais forte esta semana e pra outra semana mete um mais fraco
eu é k controlo o debito k kero no momento

com o botao desligado,portaanto com valores originais, o carro faz 0.9 de turbo,ás vezes 0.95 em 5vel em esforco a subir,nao passa dai

com o botao ligado vai subindo a pressao de turbo consoante rodo o potenciometro,isto tudo sem mexer na wastegate

se der pouco gasoleo faz 1.1 e por ai fora...

acontece k se der mt gasoleo faz 1.3 bars de turbo so k anda c essa pressao so uns 10 segundo e depois sinto um corte repentino,possivelmente corte de gasoleo, pk deixa de fazer fumo plo escape e a pressao de turbo cai pra 1.0 bars
e dp vai sempre com esse corte k se parece mt com a potencia de origem...
se levantar o pé e carregar outra vez volta a fazer 1.3 e dp volta a aparecer esse corte de novo

portanto penso k a centralina tenha o corte de fabrica do turbo a 1.3 de turbo
a 1.25 nunca aparece esse tal corte

keria tirar esse corte de fabrica por isso te perguntei se dá para tirar

tenho um enganador electronico tipo fuel cut defender com potenciometro tambem, k meti para enganar a centralina em relacao á pressao de turbo,so k enganando a centralina na pressao de turbo ela assume k tem menos turbo e injecta menos gasoleo tambem,nao sei se me fiz entender
isto é,se ela so ler 4.4 volts de turbo so injecta gasoleo para esses 4.4 volts,espero k estejas a entender o meu portugues ;)

nem me preocupo de ela "roubar" ou pouco de gasoleo pois eu compenso com a box entendes?
agora ando c 1.3 sem nenhum corte pois ela pensa k anda a 1.2 :lol:

mas como ela anda sempre enganada,kdo ando c a box desligada o engano embora seja menor,sempre existe algum,o k faz com k os valores de origem estejam mais fracos no debito entendes?

se conseguires saber se dá para alterar o corte de origem para um mais tarde agradecia,nao é tirar por completo,isso nao!

em relacao a falares de rotacoes consigo ter 1.3 bars constantes das 1750rpm ate ás 4300rpm,a partir dai começa a perder até ás 5200 caindo progressivamente de 1.3 ate 1.1 se nao tou em erro

ah,esse corte k me aparecia era so kdo tinha 1.3 de turbo,independentemente da rotacao,ja me cortou ás 3000rpm varias vezes outras mais tarde,depende...

abraço

anatolpiupiu
Membro Senior

525 touring Escreveu:olha rapazinho,(anatolpiupiu,)primeiro cuidado como falas e ve la se ao menos tens evolucao cerebral para meteres um nick de jeito pois ate custa a escrever
sim tenho uma bicicleta c um turbo k ate manda agua plo escape :wall
ha cá cada um...enfim

sergeval ,em relacao a isto tudo e falando portugues,coisa k o algarvio parece k nao sabe,ou nao ker entender ou lê á pressa os posts ou tem outro problema klker, fizeste bem entao em dizer k as centralinas dos tds sao uma "salganhada" pois podem ou nao ter sochets ,virem com proms ou com eproms...
foi isso k escreveste nao foi?será k li bem?
(Tanto quanto sei e dos varios casos que conheço há uma grande percentagem de TDS (325 e 525) que vêm de origem com socket, e todos os que vi até hoje vinham com EPROM, o que não quer dizer que não possam haver com PROM ( programmable read-only memory ).
kuando o anatol disse em resposta ao teu post k tava tudo dito mais uma vez nao leu bem o teu post...
a minha nao tem e de um 318 tds de um amigo tb ja vi k nao tem socket...
com isto tudo umas entao dao e outras entao nao dao...
tenho um sochet é no kuadrante do tabliet,na centralina nao tenho...

moral da historia como ja disse aki outro membro,tem k se abrir a centralina...tanto faz ser com prom,eprom,chipado plo fulano X ou Y ou Z

dava jeito era ser por ficha tipo obd isso é k era...

kuanto a alterarem valores com o carro em andamento isso eu ja vi e posso dizer k se nota bastante na diferenca de andamento e segundo eles é na centralina de origem ,agora se nao estao a falar verdade para nao se saber tudo o k os carros têm isso tb pode ser uma verdade...
tu és um caopeao :winner

o teu nao tem o de mais ninguem poderá ter... tu é que tas bem , o resto do mundo esta todo mal...

olha para ti dou te despreso porque nao vou te descer ao teu nivel... minaste o topico sabichao..

despreso isso sim mereces :lol1 :lol1 :lol1
BMW 325tds ´93

sergeval
Membro Iniciado

Mensagem por sergeval »

525 touring Escreveu:boas sergeval
eu tenho uma box k tem um potenciometro para dar mais ou menos debito
optei por box por varios motivos embora possa haver gente k discorde de mim...
...

ah,esse corte k me aparecia era so kdo tinha 1.3 de turbo,independentemente da rotacao,ja me cortou ás 3000rpm varias vezes outras mais tarde,depende...

abraço
Boas, a centralina está preparada para fazer uma limitação na quantidade de injecção em varias situações, nomeadamente excesso de pressão, temperatura de água e temperatura de oleo, entre outras.
Se tens a noção que a falha é com um valor de pressão superior a 1.3Bar, experimenta num sitio adequado ( subida ) levar o carro em carga a uma rotação elevada ( acima das 4500, que pelo que dizes já está abaixo dos 1.3 ), durante algum tempo para veres se o corte aparece ou não.
Não sei se a centralina para além do mapa tem um valor maximo de pressão admissivel, como existe nas centralinas mais recentes.

Cumps.

525 touring
Membro Juvenil

boas
com este fcd o corte deixou de aparecer,nunca mais cortou por isso penso k a centralina faz corte c excesso de pressao de turbo...
em quarta velocidade nao corta a essa rotacao k sugeres depois de ter o fcd é claro pk antigamente ás vezes até cortava em quinta ás 3000 numa subida acentuada...
abraco

zekinhas
Membro Juvenil
Registado: 29 mai 2007, 23:04

Mensagem por zekinhas »

525 touring,
boas rodrigo esta tudo bem ?
olha esta sexta feira finalmente consegui entrecalar a vinda do homem de braga para reprogramar a minha carrinha e ficou brutal no manometro ficou a marcar 1.3 esta mais que suficiente para quem nao quer andar a partir motores :lol:

um abraço

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

Viva,

Grande troca de informação é assim mesmo. :palmas

525 touring onde medes a pressão do turbo? Ou melhor em que local ligaste o manómetro?

Como enganaste a pressão do turbo através de um dispositivo electrónico?

No meu 318tds tenho chip da VCPower e pressão no turbo através de uma Bleed Valve no tubo da Wastegate. Pisando a fundo faz 1.4 tenho que arranjar um manómetro para colocar no carro para controlar melhor o andamento e as pressões do turbo.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”