Carros gasolina vs gasoleo €€€€€ o mais economico...

Área de discussão geral

Moderador: Staff

528i_tourer
Membro Juvenil
Registado: 30 jan 2009, 18:26
O meu Carro:: E39 528i Touring

Carros gasolina vs gasoleo €€€€€ o mais economico...

Mensagem por 528i_tourer »

Diesel ou gasolina ?! A eterna questão !!!

Ora julgo que esta é daquelas coisas que já todos nos questionámos no dia de comprar o nosso carro....eu pelo menos questionei....e ponderei e comprei......e acho que acertei!!!

Optei pelo gasolina por vários motivos, um deles porque gosto deles (não é do combustivel é mesmo do motor.....não vale a pena discutirmos isto de motores....já se sabe que é daquelas discussões sem fim....), outro por motivos de €€€€€€€€€ tambem,...

Fazendo umas pequenas contas, vamos considerar dois modelos equivalentes entre diesel e gasolina do mesmo ano e com preços diferentes....podem pesquisar pelos anuncios que hao-de encontrar algo parecido

BMW E39 528i - 193 CV - preço 11000 €
BMW E39 530d - 193 CV - preço 16000 €

A estes valores podemos acrescentar agora:

IUC - 202 € para um gasolina destes
IUC - 50 € para um diesel daqueles

Seguros - 500 € - gasolina
Seguros - 800 € - gasoleo (estes sao valores que mesmo nao correspondendo se calhar aos valores de balcão, reflectem a diferença entre segurar um ou o outro carro que para aqui é o que interessa)

Considerando agora que os consumos médios (falo de médias entre todos os possíveis trajectos para os dois carros, não adianta discutirmos também consumos porque depende do pé de cada um....)

Gasolina - 11 litros/100 -> preço médio do litro: 1.10
Gasoleo - 9 litros/100 -> preço médio do litro: 0.90

Resumindo, colocando tudo isto em jogo, concluo que ao fim de aproximadamente 120000 kms é que um carro a gasoleo começa a sair mais barato do que um carro a gasolina.

Claro que nem estou a acrescentar aqui as manutenções dos carros o que julgo pende favoravelmente para o gasolina se tudo correr bem e esperando que nao corra muito mal para o lado do gasoleo senão já se sabe quem paga a factura! :driving

Posso não ter acrescentado nada de novo, mas se calhar fazermos por vezes estas contas ajuda a tirar aquele efeito hipnotizante de que gasoleo é que é sempre barato.

Bom, já para nao falar naqueles que com carro a gasolina atestam deposito em Espanha ao preço da gasolina iguel ao do nosso gasoleo muitas vezes esses então nem se fala....ainda muito mais....chega a ser o dobro dos kms..... :scary

Ok....não há nada como pegar numa folha de Excel que faz maravilhas... :lol1

Por estas e por outras será gasolina o próximo BMW que comprar...pena tenho eu de o nosso mercado estar tão dieselado...... :lol:

PS - não me esqueci que depende obviamente da nossa média anual de kms...que para tal não é dificil pegar nos kms e dividir pela média e ver quantos anos nos compensará ter o carro.....eu no meu caso como nao estou a pensar desfazer-me do meu.....

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Re: Carros gasolina vs gasoleo €€€€€ o mais economico...

Mensagem por MarcosFonseca »

dá que pensar, realmente...

Já agora, para os mais sabidos gostava que me dissessem qual tem mais performance, ainda nao tenho 2 anos de carta, e os carros com que andei, foram tanto gasóleo, como gasolina..Mas nos casos de gasolina tinham motor mais fracos: 1.3cc 75cv, +/-, e os de gasoleo, foram 1.9, ou 2.0, um com 75 e outro com 136cv...Por isso nao posso tirar uma grande conclusão...Uma coisa sei, gasolina e pouca cilindrada, não..:/

Cumps
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

entao se colocares o motor a gasolina a trabalhar a GPL -> 0,535€/L é que a distancia po diesel aumenta, e muito :lol1
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Cebes
Membro Senior
Registado: 21 set 2005, 15:26

Mensagem por Cebes »

burnout Escreveu:entao se colocares o motor a gasolina a trabalhar a GPL -> 0,535€/L é que a distancia po diesel aumenta, e muito :lol1
Então e se o motor tiver 343 cavalos é ouro sobre azul :D Economia e potência :fixe
Imagem
Cá da garagem:
BMW 320d 136cv
Audi A3 1.8T 150cv
Opel Corsa C 1.3cdti 62cv
Lancia Y 60cv

viciado
Membro Juvenil
Registado: 21 jul 2008, 23:40
O meu Carro:: 523i e39 1997

Mensagem por viciado »

burnout Escreveu:entao se colocares o motor a gasolina a trabalhar a GPL -> 0,535€/L é que a distancia po diesel aumenta, e muito :lol1
hehe, por isso é que o meu já está a gás!!!!! :onfire :lovebmw

liquid
Membro Gold
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Mensagem por liquid »

Agora é que se arranjou aqui um tópico que vai dar água pelas barbas :lol:

é assim eu tanto tive carros a gasolina, como a gasóleo, e penso que só se fica a ganhar com gasoleo:

- Mais binário
- Mais Fiabilidade ( segundo me disseram os motores a diesel aguentam com mais km )
- Economia
- Mais hipótese de repro
- Para não falar que a maior parte dos diesel são TURBO

Quanto ao GPL, meus amigos vamos ser realistas, eu ja tive carro a GPL e foi problemas atrás de problemas ( primeiros 10 000 sem problemas, depois foi problemas atrás de problemas ) e perdas de performance, e não foi uma transformação barata nem o carro era de 100cv, mas se vamos entrar nestes assuntos de alternativas, porque não BioDiesel eu já meti mais que uma vez e maravilha :fixe

Na minha opinião o carro a Diesel fica a ganhar, para meter biodiesel nao é preciso andar com uma botija atrás, e posso estacionar em qualquer lado e não tenho de andar com um autocolante xungaaaaa a olho. E mesmo sem biodisel o carro fica em conta pois gasto uma media de 5L ou 6L ou mesmo 4.7L .

Mas é só a minha opinião :lol1
Imagem

jeancsb
Membro Juvenil
Registado: 05 jan 2006, 14:38
O meu Carro:: BMW 318i E36 - 1991/03
Contacto:

Mensagem por jeancsb »

isso do diesel/biodiesel vs Gasolina/gas vai ser sempre algo que depende cada um individualmente, nomeadamente nº de kms que faz com o carro, qts anos fica com carro, etc, etc, etc.

Cada um tem de fazer suas contas e ver até que ponto cada opção é a mais economica! :fixe
Sócio Nº24 :)
318i E36, 1991 (Barra AA + Velas Iridium + PowerBox + Xado) viewtopic.php?f=59&t=41743 [VENDO]
Volvo 850, 1996(Barra AA + Repro + Velas Iridium + Actuador Turbo + Xado)[VENDO]
Dodge Journey R/T 2010

http://www.tech-auto.com.pt novidades diárias!

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

liquid,
se calhar tiveste azar na transformaçao do carro a GPL, ou entao era algum sistema dos antigos.
o meu kit ja leva com 30 000km e continuo a dar na cabeça ao pobo, e a GPL que a gasolina ta cara. :lol1

em relaçao ao autocolante, eu nao tenho, e só mesmo em portugal (viva os interesses e os lobbies) é que se usa e se diz que é perigoso. se assima nao fosse era que mais ia por os carros a GPL.

a nossa filosofia diz que so poe o carro a GPL que nao tem €€€ po sustentar, a filosofia europeia diz que so poe GPL que é amigo do ambiente :wink1

so pa teres uma noçao da verdadeira realidade do que é o GPL, em inglaterra usa-se 1 selo no vidro a dizer que é a GPL para poderes ter desconto no estacionamento em parques subterraneos :lol1

nunca te esqueças que tas em portugal, a terra dos impostos, do lobbies e dos ladroes AKA ministros :rockets

em relaçao ao biodiesel, pa que fiques a saber, ate ja ha em excesso e ta a ser exportado.
so nao se vende nas terras lusas porque nao da mama aos mamoes :wall e as poucas bombas que têm a venda, têm porque sao obrigadas pela uniao europeia.

só um exemplo muito parvo, o governo anunciou com toda a pompa e circunstancia a venda de carros a gaz natural, mas depois esquece-se de autorizar a construçao de bombas de gaz natural.
em portugal so existe 1 bomba aberta ao publico e é em braga, todas as outras sao privadas (carris, STCP,.....), mais uma vez, viva os interesses. :winner

isto é so um desabafo, infelismente nao podemos saber tudo e quando o sabemos ficamos revoltados :humm

-- Hoje, 11:58 --
liquid Escreveu:Agora é que se arranjou aqui um tópico que vai dar água pelas barbas :lol:

é assim eu tanto tive carros a gasolina, como a gasóleo, e penso que só se fica a ganhar com gasoleo:

- Mais binário
- Mais Fiabilidade ( segundo me disseram os motores a diesel aguentam com mais km )
- Economia
- Mais hipótese de repro
- Mais binário :arrow: é relativo, por norma compara-se um 2000cc turbo com um 1600/1800 cc atmosferico
- Mais Fiabilidade :arrow: o motor mais fiavel é o atmosferico (mercedes 190D- indestrutivel)
- Economia :arrow: :think GPL->053/L o meu M3 faz 10€/100km acho economico, a minha pick-up fazia 15€/100km
- Mais hipótese de repro :arrow: ai dou o braço a torcer mas nos atmosfericos, faz uma repro num 335 i :lol1
- Para não falar que a maior parte dos diesel são TURBO :arrow: sem o caracol eles nao andam
- nenhum diesel tem a "alma" de um motor a gasolina
esta é a minha opiniao
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

528i_tourer
Membro Juvenil
Registado: 30 jan 2009, 18:26
O meu Carro:: E39 528i Touring

Mensagem por 528i_tourer »

liquid Escreveu:Agora é que se arranjou aqui um tópico que vai dar água pelas barbas :lol:

- Mais binário
- Economia
- Mais hipótese de repro

Quanto ao GPL, meus amigos vamos ser realistas, eu ja tive carro a GPL e foi problemas atrás de problemas ( primeiros 10 000 sem problemas, depois foi problemas atrás de problemas ) e perdas de performance, e não foi uma transformação barata nem o carro era de 100cv, mas se vamos entrar nestes assuntos de alternativas, porque não BioDiesel eu já meti mais que uma vez e maravilha :fixe

Na minha opinião o carro a Diesel fica a ganhar, para meter biodiesel nao é preciso andar com uma botija atrás, e posso estacionar em qualquer lado e não tenho de andar com um autocolante xungaaaaa a olho. E mesmo sem biodisel o carro fica em conta pois gasto uma media de 5L ou 6L ou mesmo 4.7L .

Mais binario -> usar a caixa é para isso que ela está no carro, essa do binario eu tb tinha essa ideia mas nao é bem como dizem....
Maior fiabilidade -> bem isso é tudo uma questao de sorte, mas prefiro pensar que nao tenho tantos componentes sensiveis que quando avariam sao uma dor para a cabeça e um rombo no bolso....
Economia -> esse é outro mito que cai por terra em muitos casos, tal como já mostrei, mas claro está depende das necessidades de cada um...
Repro-> tb se alteram motores a gasolina...mas talvez o diesel seja mais facil de alterar....
Turbo -> sem turbo nao há vida

:fixe

PS - uma vez mostrei o que está por debaixo do capot a um amigo que tinha diesel e ele perguntou-me se eu só tinha aquilo que ali estava no carro.... :wink1

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

opiniao propria: tenho carros a diesel mas a preferençia sempre foi gasolina por muitos factores,principalmente atmosfericos
desde a diferença da conduçao até ao motor e fiabilidade para andar em alta rotaçao....
isto é apenas a minha opiniao e nao o que é certo :)
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

viciado
Membro Juvenil
Registado: 21 jul 2008, 23:40
O meu Carro:: 523i e39 1997

Mensagem por viciado »

- Mais binário
- Economia
- Mais hipótese de repro

essa é a tua opiniao em relação ao GPL! até agora já montei 2 sistemas de GPL em 2 carros diferentes, por enquanto nenhum problema! revisões normais de mudança de filtros e pouco mais! se tivermos cuidado com o material, ele dura o tempo que nos quisermos! mas tambem sou da opiniao que se o sistema for montado por um curioso, vai dar problemas!!!
abraços

jonh530d
Membro Iniciado
Registado: 30 dez 2007, 23:17
O meu Carro:: bmw 528I e39 1998

Mensagem por jonh530d »

Boas
Ca na casa existe um 530Da, e agora muito recentemente (tão recente que ainda não o conduzi...) um 528I de 98.
A minha opinião em relação a economia vem muito do "pezinho" e dos kilometros percorridos.
Se conduzirmos muitos kilometros em estrada/auto-estrada durante longos periodos de tempo sem duvida que o diesel é o mais acertado, alem das baixas rotações do motor aliado ao consumo que um carro destes faz em estrada o diesel é o rei do asfalto!
Quando queremos um carro rapido para ir ao "pão" ou para a voltinha de Domingo sem duvida que a gasolina esta lá, são rapidos, não requerem grandes tempos de aquecimento de motor e podemos sempre brincar mais a vontade.

mas como em tudo o gosto pela condução e que manda!!

Isto é a minha opinião por agora, assim que o 528I estiver a andar vou aprofundar melhor este motor a gasolina.

abraços

dani_320d
Membro Senior
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra

Mensagem por dani_320d »

nunca tive carros diesel...
mas a minha experiencia em carros a gazolina diz-me que baixas cilindradas nao...
nao andam
bebem mais que um carro de maior cilindrada ...
assim de baixa cilindrada so tive um e durou pouco nas minhas maos...
assim ke me virei para os carros japoneses nao quis outra coisa(ja la vao 8 anos).
com o carro que ainda tenho posso dizer que de aveiro a braga levou 15 euros de gazolina sem chumbo 95 e so tive de voltar a por no porto á vinda para cá, isto claro dentro dos normais limites 100/120km/h...
agora a conduzir em cidade no pára arranque, é para esquecer os consumos, assim se calcar no acelarador e puxar pelos 160 cv e levar o ponteiro ás 8200 rotaçoes, sobe o ponteiro da velocidade e desce o ponteiro da gazolina :lol1

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

se andares mais de 20 mil /25 mil por ano o diesel e o indicado.. senao... compra a gasolina...

um carro a gasolina gasta sempre mais que um diesel de cavalagem igual.

um dado curioso o meu cooper s gasta o mesmo que o meu 535d. media de 12 litros.

um tem 380 cvs e o outro 210 cvs... curioso 8) 8)
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Eu cá não me importava de um 330ci a gás... 8) E o autocolante ia colá-lo nas fuças de uma certa pessoa que cá sei.

Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”