Upgrade suspensão M3

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

fabio costa
Membro Juvenil
Registado: 04 jun 2007, 00:40
O meu Carro:: BMW///M3 E30 + Ford Sierra Cosworth

Re: Upgrade suspensão M3

Mensagem por fabio costa »

AlpinaD3 Escreveu:E uns Bilstein PSS n?
Pelo que eu tenho lido por outros fóruns são considerados ainda melhores que os KW..
Embora tb sejam ainda mais caros..
Ja agora, alguém por aqui têm coils bilstein?
ola! o meu m3 tem uns coils blilstein
abc

AlpinaD3
Membro Iniciado
Registado: 21 fev 2008, 10:37

Mensagem por AlpinaD3 »

E que tal??
Aprova??
Alpina Diesel 3xpr3ss

Imagem

viewtopic.php?t=21655

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

Ora bem.. D2 se for exclusivamente para pista e umas voltas ao fim de semana é bastante bom. Se for para o dia a dia, esquece, é duro demais e eu bem sei..

Bilstein Pss9 ou Kw, mas ainda assim, era capaz de ir para os BIllies. No caso de perderes a cabeça, tens sempre Ohlins.. :lol: :lol:
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

ruisobreiros
Membro Senior
Registado: 06 set 2006, 08:41
O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002

Mensagem por ruisobreiros »

DanielKamar Escreveu:... No caso de perderes a cabeça, tens sempre Ohlins.. :lol: :lol:
Não seja por isso:

http://www.roal-motorsport.com/ricambi. ... &anno=2009

:onfire
Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002

MLI
Membro Iniciado
Registado: 16 jan 2006, 00:30
O meu Carro:: E36 Coupé

Mensagem por MLI »

DanielKamar Escreveu:Ora bem.. D2 se for exclusivamente para pista e umas voltas ao fim de semana é bastante bom. Se for para o dia a dia, esquece, é duro demais e eu bem sei..

Bilstein Pss9 ou Kw, mas ainda assim, era capaz de ir para os BIllies. No caso de perderes a cabeça, tens sempre Ohlins.. :lol: :lol:
Já coloquei, embora esteja neste momento sem os pendurais porque encosta na jante.... estou a aguardar uma solução sem passar por espaçadores.

Mas o corportamento do carro é fabuloso, dá logo essa impressão, e em paralelo até nem é assim tão duro duro... um pouco mas passa bem.
Não cheguei ainda a regular nem para + duro ou -.... acho aceitável assim, mas em estrada é mesmo 5 * :lol:

-- Quarta Mar 11, 2009 7:02 pm --

Ora bem.... resolvido, ou quase, ao que pareçe é preciso ter em atenção em relação à compra de CoilOvers para M3 ou M5, à altura que se pretende os carros, porque se for para manter +- a altura de origem, ou pouco menos, os pendurais de origem servem com os D2, mas existe pendurais/tirantes da barra estabilizadora inf. da D2 próprios a rebaixamentos brutais, com regulação, evitando assim os espaçadores frontais para não roçar nas jantes.

Atenção que em alguns Kit´s de CoilOvers já vem os tirantes, outros não (na D2 não).
MS

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Mensagem por evandro »

Alguém aqui do fórum já meteu KONI SPORT ajustáveis num M3, com molas curtas (Eibach ou H&R)? Se sim, que tal ficou a condução, comparativamente com os de origem?
Pergunto isto pq os meus Sachs de origem estão a ficar "moles" ao fim de apenas 2 anos e 20000 Km. Queria meter uns melhores mas li em vários sites que os Bilstein são mt duros. E tb não quero ir para coilovers pq são caras e mt duras para estrada.

Ob e cumps,
EO
Imagem

PSILVA
Membro Juvenil
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Mensagem por PSILVA »

Boas Evandro, nos States eles gostam de H&R Sport com Koni yellows, na Europa estão mais virados para os Bilstein, agora pelo valor que vais dar pelos 4 pensa se não vale a pena investir nos KW V1 ou Basic por exemplo, ou mesmo os Eibach Prostreet!! Os Vogtland também têm preços semelhantes!! Eu optei por H&R Clubsport, estou á espera deles depois dou feedback!!

Sabes que o mole também pode ter a ver com apoios e casquilhos não sei se já fizeste o upgrade para os Powerflex!!

e por falar em bons preços olha estes:
http://cgi.ebay.co.uk/Coilovers-Assetto ... 240%3A1318

e olha que eu, o Joel, o Helder andámos com a cadeirinha no banco de trás e ninguém se queixa :lol:

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Psilva, obrigado pelos inputs.
A grande desvantagem das coilovers é que quando vão à vida (sim, os amortecedores das coilovers tb enfraquecem), tens que comprar outras coilovers para manteres o standard a q te habituaste! :sly

Não sei de nenhumas coilover que se possam reparar (posso estar enganado, atenção!). E pelo que ouço a maior parte das coilovers não são plug-&-play, é preciso ter cuidado com coisas como roçarem nos pneus à frente, rebentarem com a chapa nos suportes/batentes dos amortecedores traseiros, problemas de adaptação aos tirantes das barras estabilizadoras, etc. E o q menos quero nesta altura é ter confusão no carro!

A vantagem dos Koni sobre todos os outros é que se podem reparar, pelo menos eu já tive Koni normais noutro carro e eram assim. E os Koni Sport são regulavéis. Além do mais, já tenho molas curtas (Eibach pro-Kit), por isso seria deitar dinheiro fora se as pusésse de lado. Ah, e a ECV em Matosinhos (Koni rep) é perto de casa!

De qq forma, coilovers não estão totalmente fora de questão. Vou ver os preços das KW V1 ou V2. Eu sonho com as Bilstein PSS9, julgo serem a melhores de todas, certo? Excepto no preço! :scary

Powerflex sim, já os tenho nos braços inferiores frontais e tb nos traseiros. Não é daqui que vem a moleza... :fixe

Cumps,
EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Topo topo é OLHINS mas issodá quase pra comprar um m3e36 :lol1
Tanto KW como bilsteins pss9 são umas das melhores a nível de conforto/comportamento, o preço já fica entr 1300€ prós kw V2 e cerca de 1800€ prós pss9, eu optei pelos D2racing e em relação ao preço estou bastante satisfeito, são um pouco duros mas axo o comportamento deles excelente.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

don.juan
Membro Juvenil
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Mensagem por don.juan »

O KWv3 são reparáveis. Existe kit de reparação para o amortecedor.
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

AlpinaD3
Membro Iniciado
Registado: 21 fev 2008, 10:37

Mensagem por AlpinaD3 »

Os Bilstein Pss n dão para recarregar/reparar quando vão á vida?
Alpina Diesel 3xpr3ss

Imagem

viewtopic.php?t=21655

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Hoje consegui preços dos Koni Sport ajustáveis: 654 eurios tudo já montado incluindo alinhamento. Isto é cerca de metade das coilover KW V2 !
Pergunta se não é indescrição: quanto ficam umas D2 racing?

Outra questão para quem tem coilovers: notaram grande diferença no comportamento do carro face ao setup de origem? Pergunto isto porque por mais que faça, não consigo obter do meu M3 aquele comportamento dito "curvar sobre carris". O carro oscila e não mantém a trajectoria pretendida, o que me leva sempre a tirar o pé porque enfim... mete algum medo. :cry: !! A sensação que se obtém através do "sensor do rabo e costas", como eu lhe chamo, é de instabilidade e tira mt confiança à condução. :scary
Será que todos os E36 M3 são assim ou é só o meu?
Será que as coilovers eliminam este problema?

Digam da vossa justiça!

Ab,
EO
Imagem

Ruibadboy
Membro Juvenil
Registado: 16 mar 2006, 18:00

Mensagem por Ruibadboy »

evandro Escreveu:Hoje consegui preços dos Koni Sport ajustáveis: 654 eurios tudo já montado incluindo alinhamento. Isto é cerca de metade das coilover KW V2 !
Pergunta se não é indescrição: quanto ficam umas D2 racing?

Outra questão para quem tem coilovers: notaram grande diferença no comportamento do carro face ao setup de origem? Pergunto isto porque por mais que faça, não consigo obter do meu M3 aquele comportamento dito "curvar sobre carris". O carro oscila e não mantém a trajectoria pretendida, o que me leva sempre a tirar o pé porque enfim... mete algum medo. :cry: !! A sensação que se obtém através do "sensor do rabo e costas", como eu lhe chamo, é de instabilidade e tira mt confiança à condução. :scary
Será que todos os E36 M3 são assim ou é só o meu?
Será que as coilovers eliminam este problema?

Digam da vossa justiça!

Ab,
EO
Quanto mais radical e agressiva for a suspensão, melhor te ficará em curva.

Tens o camber "ajustado"?

Tens barras estabilizadoras? 4?

Os pneus são bons?

Existe N de coisas que podes fazer para melhor o comportamento em curva :onfire ...
Bmw 320i touring 150cv
Kawasaki zx-10r 184cv
Honda S2000 280cv
ImagemImagem

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Ruibadboy Escreveu: Quanto mais radical e agressiva for a suspensão, melhor te ficará em curva.

Tens o camber "ajustado"?

Tens barras estabilizadoras? 4?

Os pneus são bons?

Existe N de coisas que podes fazer para melhor o comportamento em curva :onfire ...
O carro foi alinhado HOJE, de acordo com a especificacao da marca!
Tenho 2 barras estabilizadoras da H&R.
Tenho molas Eibach Pro-kit.
Amortecedores originais Sachs com 2 anos e somente 20000 Km.
Tenho casquilhos Powerflex.
Tenho uma caixa de direcção de um Z3 (a minha tinha folga ao centro)!
Tenho 4 pneus novos com pressões sempre acertadas.
Editado: e ainda:
- braços anti-aproximação à frente e atrás.
- braço inferior em X.
- tirantes direcção e braços de suspensão/rótulas completamente novos.
Com tudo isto o meu M3 ainda está mt longe do fabuloso feedback de estrada do meu Civic VTi q tem 16 anos! :humm

Aquilo que acho é que todos os E36 M3 devem sofrer da mesma falta de estabilidade, uns mais outros menos. Pra mim é devido à "pequena" largura de vias face ao comprimento do carro. Suspeito que umas jantes maiores e mais largas (8.5x18 a 9.5x18) e com um ET menor devem melhorar o problema, mas não vou gastar dinheiro à toa sem saber. O mesmo se passa com as coilovers.

As vossas opiniões serão bem-vindas!

EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

D2racing ronda os 800€ já cá, em relação ao feedback destes coilovers o único contra é de serem muito duros pra estrada, embora eu goste assim mas em comparação com KW V2 nota-se muita diferença, se puseres bilstein sport com as molas que tens fica tão ou mais duro que o meu, já tive também oportunidade de ver isso.
Umas das coisas boas que os coilovers têem é pôres a altura que queres e como queres, passado uns tempos podes subir, ou descer ainda mais...
E em relação á segurança do teu M3 E36 ainda não está bem porque é imcomparavél a segurança de um honda vti pra um M3...começo a pensar que sejam os teus amortecedores porque não é nada aconselhavél pôr molas mais baixas nos amortecedores de origem, não estão preparados pra trabalharnesse curso e o teu está bem baixinho também :)
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Responder

Voltar para “Série ///M”