Upgrade suspensão M3

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Re: Upgrade suspensão M3

Mensagem por evandro »

Obrigado pelos teus inputs, JS. Sim o meu M3 está baixinho com as Eibach Pro-kit. Curiosamente, baixou mais q o esperado: 35mm frente e 25mm atrás, quando a especificacao das molas diz apenas 25mm frente, 15mm trás. :shock: .
Desta forma, concordo contigo, realmente os amortecedores de origem poderão não estar a trabalhar no curso e na frequencia para q foram desenhados. Mas os Koni Sport, segundo me disseram ontem na ECV, trabalham com as molas de origem e poderão ser usados com molas curtas até 30mm, logo não me parece q tenham sido optimizados para molas curtas, e se calhar o efeito obtido seria parecido com os de origem, nao sei... :?

Aquilo q me desilude é o facto de o E36 M3 ter sido considerado o "best handling car" varios anos nos USA, ora isto devia fazer-se notar por comparacao a um misero Civic VTi, mas nao, a sensacao q dá é q a qualquer momento em curva o M3 se vai atravessar de repente, e em linha recta nunca se sente q vai colado ao chão, e isto é intolerável. :evil:

Cumps,
EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

troca por uns bilsteins sport e ficas bastante satisfeito
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Evandro: o M3 de origem curva bem, nós é que estamos sempre com medo que a traseira fuga e não a consigamos agarrar. Posso-te dizer que já curvei na CREL com o carro totalmente stock muito rápido, agora lembro-me e nem imagino como consegui fazer aquilo, mas talvez fosse por ser carro do dia-a-dia na altura e estar já muito habituado ao mesmo, actualmente não teria a confiança que tive, mas que fez lá isso fez.
É preciso ter um pouco de confiança no trabalho do autoblocante e manter o pé no acelerador para ele fazer o seu trabalho. No entanto, compreendo o que dizes.
M Powered

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

JSarabando Escreveu:troca por uns bilsteins sport e ficas bastante satisfeito
Esses Bilstein Sport são feitos para molas curtas? Onde os comprar, na Motorarte?
Mas disseste q ficam tao duros como coilovers... :roll:

EO

-- Domingo Mar 29, 2009 10:13 pm --
Cebola_1 Escreveu:Evandro: o M3 de origem curva bem, nós é que estamos sempre com medo que a traseira fuga e não a consigamos agarrar. Posso-te dizer que já curvei na CREL com o carro totalmente stock muito rápido, agora lembro-me e nem imagino como consegui fazer aquilo, mas talvez fosse por ser carro do dia-a-dia na altura e estar já muito habituado ao mesmo, actualmente não teria a confiança que tive, mas que fez lá isso fez.
É preciso ter um pouco de confiança no trabalho do autoblocante e manter o pé no acelerador para ele fazer o seu trabalho. No entanto, compreendo o que dizes.
O meu já fugiu de traseira 1 vez à chuva e tive um acidente, com muita muita sorte pois podia ter caido abaixo da ponte da Arrábida! Desde aí ganhei medo, ie, respeito!
Se calhar o q preciso é levar o meu M para a pista para explorar os limites com segurança - um track-day vinha mesmo a calhar...!!! :driving

EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold

Bilstein são um pouco duros, mas acho que não ías importar-te :lol:
Têm um comportamento excelente ;)
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

JS, fui ao site da www.bilstein.de e lá falam q os B6 Sport são para molas standard, e os B8 Sprint para molas curtas:
http://www.bilstein.de/cms_website/engl ... _Products/

Procurando por carro/versão, eles APENAS indicam para o E36 M3 os B6. B8 não. Ora não é isto que eu pretendo, o que eu queria era realmente uns amortecedores para molas curtas grrr... :evil:
Os Bilstein Sport q referes quais são, os B6 ou B8?

Ob e cumps,
EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold

Eu estava a referir aos B6sport, pelo que sempre ouvi estas suspensões são bastante boas, agora depois do que li nesse site, realmente acho estranho aconselharem só pra molas de origem, não creio que essa informação esteja 100% certa, é que eu sei de mais que um M3 E36 que tem e com molas de rebaixamento e não tem nenhuns problemas de segurança, e pela estrutura que tem no veio demonstra que tem bastante resistênçia.

Helder Rodrigues
Membro Juvenil
Registado: 07 abr 2008, 00:06
O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact

Mensagem por Helder Rodrigues »

Eu tenho essa susp. e até agora 5 estrelas. Bom a dureza de facto existe mas não é nada do outro mundo. Efectivamente dentro em breve vai levar com as pro-kit para baixar um pouco e não creio que saia prejudicado em o que quer que seja.
Muito pelo contrário, penso eu :wink1

Um abraço,
Helder Rodrigues
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$

bruno_mpwr
Membro Senior
Registado: 08 dez 2006, 20:14
O meu Carro:: ///M3 E36

Mensagem por bruno_mpwr »

contunio a dizer, KwV2.. o melhor dinheiro q gastei no carro ate hoje..
conforto, segura-s impecavel.. nao posso querer mais..

em relaçao ao teu carro Evandro, semopre t queixaste da instabilidade dele..
mas com tantas barras e casquilhos, ele devia de s manter mesmo nos carris..

s calhar á ai qualquer coisa q nao ta bem..
eu so tenho ois coil's, barra AA OMP, X-brace..
segura-s..

o teu com powerflex etc etc devia d fazer um bom trabalho...

isso nao tera levado fardo e anda torcido?! :think

PSILVA
Membro Juvenil
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Mensagem por PSILVA »

continuo a dizer.... pista com o carro e apertem com ele para ver como se comporta depois tiras as tuas conclusões se é do carro ou se é do condutor, no meu caso Evandro também apanhei um susto numa curva a 1**km/h e pensei logo isto precisa de suspensão nova e depressa, depois fiz um trackday e curvas de gaz colado e ele nem se mexia!! e isto com tudo stock!!

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

JS, uma pergunta: as tuas D2 racing à frente já traziam os cabeçotes que permitem ajuste do camber? Tiveste alguma dificuldade em montá-las, p.ex, foste obrigado a meter espaçadores para os pneus não roçarem nas coilovers, ou tirantes especiais para as barras estabilizadoras?

Cumps,
EO

-- Segunda Mar 30, 2009 10:43 pm --
bruno_mpwr Escreveu:contunio a dizer, KwV2.. o melhor dinheiro q gastei no carro ate hoje..
conforto, segura-s impecavel.. nao posso querer mais..
Bruno, tiveste alguma dificuldade em montar as tuas KW V2, p.ex, obrigado a meter espaçadores à frente para os pneus não roçarem nas coilovers, ou tirantes especiais para as barras estabilizadoras?

Cumps,
EO

-- Segunda Mar 30, 2009 10:48 pm --
bruno_mpwr Escreveu:isso nao tera levado fardo e anda torcido?! :think
Nem sabes os pesadelos q já tive a pensar nisso! :P
É possível, o carro teve 2 donos antes de mim, que o trataram muito mal em vários aspectos, nomeadamente na caixa, mas os meus mecânico e chapeiro já o examinaram em pormenor e garantem-me que não tem marcas de acidentes. :? Na minha mão já tive 1 acidente mas não amolguei sequer 1 mm de chapa, tive mt sorte, foi só o braço inferior da roda traseira esquerda q empenou - substituí-o, é claro!

EO

-- Segunda Mar 30, 2009 10:54 pm --
PSILVA Escreveu:continuo a dizer.... pista com o carro e apertem com ele para ver como se comporta depois tiras as tuas conclusões se é do carro ou se é do condutor, no meu caso Evandro também apanhei um susto numa curva a 1**km/h e pensei logo isto precisa de suspensão nova e depressa, depois fiz um trackday e curvas de gaz colado e ele nem se mexia!! e isto com tudo stock!!

Sou da tua opinião! Pista com ele. :driving

No final é mesmo capaz de ser do condutor :assubiar , q tem como referência um VTi q é um autêntico kart em estrada, sente-se na espinha cada uma das rodas a trabalhar, seja em curvas de montanha ou a 200 em AE! Dá uma segurança indescritível!
O M3 custava 3x mais, tinha obrigação de ser 3x melhor, mas é 3x pior grrr... :wall :wall :wall ! É isso que me chateia e não há maneira de melhorar apesar de todos os upgrades q fiz até agora. :humm

EO
Imagem

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

evandro Escreveu:Alguém aqui do fórum já meteu KONI SPORT ajustáveis num M3, com molas curtas (Eibach ou H&R)? Se sim, que tal ficou a condução, comparativamente com os de origem?
Pergunto isto pq os meus Sachs de origem estão a ficar "moles" ao fim de apenas 2 anos e 20000 Km. Queria meter uns melhores mas li em vários sites que os Bilstein são mt duros. E tb não quero ir para coilovers pq são caras e mt duras para estrada.

Ob e cumps,
EO

Boas eu tenho uns koni sport montados no importador naional ou seja na ECV, e o trabalho é 5 estrelas, são pessoas que me pareceram fazer muito bem o serviço e perceberem do assunto. Em relação a alinhamentos lá na máquina deles esqueçe, só têm os valore dentro da máquina para M3 americanos.

Meti lá os 4 com topos novos atrás e a frente assim como os foles, ou seja tudo novo a nivel de amorteceores, as molas são as originais de fábrica da bmw.

Feedback, aumentou a segurança em relação aos amortecedores originais, deixei uma afinação um bocado de nada mais rija em relação ao original, era o que queria, renovar a suspensão sem gastar dinheiro e ter uma coisa que desse para afinar conforme o meu gosto.

Cumpriu todos os meus requesitos.

EM relação ao fugir de traseira ou de frente, tudo isso têm afinação, foge de frente understeer mexe na convergençia á frente, tipo de tens 0,8 mete 0,4, atrás é ao contrário foge de traseira se tens 0,8 mete 1,0. o camber tb pode ser ajustado para corrigir o comportamento do carro. Se a carroceria têm rolamento só com amortecedores mais duros e barras estabilizadores mais fortes. Em relação aos valores alterarem menos com as forças provocados só mesmo usando um kit de casquilhos completo de uretano , não meter só 2 ou 3 como faz a maior parte.

preciso tb ter atenção a outra partes que têm desgaste e influênçia o comportamento do carro, como rotulas dos braços , e afins...
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold

Evandro, montar os meus coilovers foi quase chegar e montar, tirei os amortecedores e molas originais e montei logo os coilovers conforme vêem na caixa, apenas perdi mais tempo foi a afinar a altura pretendida, regulação de camber já está incorporado nos coilovers, espaçadores é necessário porque toca ligeiramente o pneu na mola, talvez com outras jantes de menos 0,5polegada de largura ou até com 225 talvez até não toca mas no meu caso encostava apenas, pode ser que no teu caso nem preçises, pús espaçadores de 20mm que era o que havia em stock naquele dia que montei os coilovers e precisa de ter carro pra andar nesse dia. Em relação aos tirantes apenas tive um problema de má afinação de altura, esta parte nos KW é fixo, nos D2racing a parte onde aperta os tirantes tem afinação de altura(não sei pra que sentido serve isto, mas tem...), caso esta última parte não estej como deve ser pode o tirante encostar e roçar na jantes como me aconteçeu no 1ºdia com o user bruno_mpwr, apanhámos um cagaço f*d*d* e ainda uas caimbras pra apertar aquilo á pressa no meio de uma curva :lol:

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

M3 curvar rapido e bem é coisa que e consegue com muuuuito trabalho e um camber agressivo! Eu tambem ando desanimado com a prestação do M3 em curva e pelo que tenho lido, é devido à má afinação de camber.. tenho um camber para andar em frente e não para curvar!

Há pessoal nos states a usar -4º à frente em trackdays! Eu vou afinar isto pra -2º a frente e -1ª atrás, ou -2.5º a frente e -1.5º atrás! Vou experimentar os dois setups e ver como me dou melhor. Eu ja apanhei uns sustos valentes com o M, um deles deu em beijo nos rails, e lá tive de me por a procurar razões para a má prestação disto em curva! E depois do camber, preciso dum x-brace para trancar a frente, que me parece a pior parte do carro agora!
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

JSarabando
Membro Gold

Pneus é um dos factores mais importantes em curva, pneus de meio uso já parados á muito tempo nunca tem a mesma aderênçia que tem um novos e sempre a rolar. O meu M3 nunca me fugia de frente fosse como fosse, quando tive de mudar os 4pneus ao mesmo tempo na altura procurei 4 meio uso e juro pra nunca mais, a partir daí fugia-me de frente e era dos pneus.

Responder

Voltar para “Série ///M”