Terei o escape danificado (vejam a foto)?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Terei o escape danificado (vejam a foto)?

Mensagem por rafias »

Caros,
Ha dois anos atrás um anormal com Citroen AX espetou-se na minha traseira danificando o escape. Mandei arranjar o carro na Auto Bayern e fiquei satisfeito, pois deixei de ouvir o bater do escape na carroçaria. Entretanto ontem decidi dar uma olhada por baixo do carro para ver se estava tudo bem e se não tinha uma fuga óleo. Para meu espanto, reparei que antes da panela final do escape, o tubo tinha uma restrição, que me pareceu ser de fábrica.

Aqui vai a foto da zona em questão (elipse vermelha):

Imagem

Alguém tem essa restrição no seu 520d de 2001, ou os gajos da Auto Bayern fizeram uma reparação da treta?

Agradeço o vosso feedback.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?

Mensagem por marco pires »

é normal,e tambem tenho isso assim na minha 530d,não te preocupes :fixe
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

marco pires Escreveu:é normal,e tambem tenho isso assim na minha 530d,não te preocupes :fixe
Uffaaaaaaaa. Tiraste-me um peso do coração :dance :lol1 :driving
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

acredita que eu quando vi isso tambem pensei que tinha o escape marado,mas depois de dar uma vista de olhos a um outro E39 verifiquei que tambem tinha isso,quando fui á marca para mudar os sinoblocos aproveitei quando o carro estava no ar e falei apontei para o escape,e o que me foi dito é para estar descansado,porque para alem do meu,outros milhares de E39 que circulam por o mundo tambem tem isso assim,porque é mesmo assim :lol1

por isso fica na boa e não te preocupes. :lovebmw
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

são compensações para o rendimento do motor... ;)
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

casco Escreveu:são compensações para o rendimento do motor... ;)
Sacanas. Eu devia ir a uma casa de escapes mandar tirar essa restrição. :D
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

não percebi :think
mas isso tem alguma influencia no rendimento :?:
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

marco pires Escreveu:não percebi :think
mas isso tem alguma influencia no rendimento :?:
Deve ter. Quanto maiores as restrições ao escape (panelas, catalisadores, curvas, restritores) maior a contra pressão que acaba por limitar a potência.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

em relação aos catalisadores e e panelas eu sabia,agora que as curvas influenciavam na potencia não sabia.

estamos sempre á aprender :wink1
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Assim que obrigas um objecto a desviar-se do seu movimento rectlíneo uniforme vais oferecer resistência ao seu movimento. Lei de Newton da acção e da reacção. Isso acaba por criar maior pressão nos gases de escape, oferecendo maior resistência a saída dos mesmos. Tenho ideia que isto até pode ser benéfico ao motor em certas rotações. Um engenheiro mecânico que se pronuncie sff.
Imagem

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

nem mais, como disse o rafias, está lá pata dar rendimento, e não para tirar... ;)

quando falei em compensações referia-me exatamente ao aumento/equilibrio de rendimento...nunca para tirar...
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

marco pires
Moderador do Fórum

para que não haja duvidas,tirei uma fota ao escape da minha 530d,e lá está a tal "lomba" no escape.
a imagem essa é que não grande coisa(tirada com telemovel),mas ainda assim dá bem para ver onde está o circulo vermelho.

Imagem
[email protected]

Cebes
Membro Senior
Registado: 21 set 2005, 15:26

Mensagem por Cebes »

rafias Escreveu:Assim que obrigas um objecto a desviar-se do seu movimento rectlíneo uniforme vais oferecer resistência ao seu movimento. Lei de Newton da acção e da reacção. Isso acaba por criar maior pressão nos gases de escape, oferecendo maior resistência a saída dos mesmos. Tenho ideia que isto até pode ser benéfico ao motor em certas rotações. Um engenheiro mecânico que se pronuncie sff.
A lei de Newton a que te referes talvez não seja a mais indicada para explicar esse efeito..

Está correcta sim senhor, mas é mais aplicada a corpos sólidos.

Como o fumo poderá ser considerado um conjuntos de fluídos é mais correcto dizer que uma restrição a um fluido (como é o caso) provoca um aumento da perda de carga a esse determinado fluido durante o seu percurso. Ora como a perda de carga aumenta a pressão terá de ser maior.

Em relação aos efeitos prácticos que se poderão ganhar com esta restrição no circuito de escape não deverão ser muitos não é.
Imagem
Cá da garagem:
BMW 320d 136cv
Audi A3 1.8T 150cv
Opel Corsa C 1.3cdti 62cv
Lancia Y 60cv

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

A contra pressão ou backpressure é necessária ao bom funcionamento do turbo, em carros com baixa Cilindrada e poucos Cvs o retirar do catalisador e das panelas nem sempre dá rendimento, dá a falsa sensação de o carro estar mais solto mas perde binário, pois o turbo precisa de gases de escape para trabalhar e quando o motor não consegue produzir muitos gases tem de existir backpressure para ajudar o turbo a encher.

A backpressure é negativa em casos de carros já bastante potentes e espremidos pois aumenta as ETGs o que faz mal ao turbo.

Só um aparte, no meu fumarento sem Catalisador perdi 2cvs e 20Nm de binário, comprovados em banco, apesar do barulho estar mais bonito e da falsa sensação de estar mais solto.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Rui_318TDS Escreveu:A contra pressão ou backpressure é necessária ao bom funcionamento do turbo, em carros com baixa Cilindrada e poucos Cvs o retirar do catalisador e das panelas nem sempre dá rendimento, dá a falsa sensação de o carro estar mais solto mas perde binário, pois o turbo precisa de gases de escape para trabalhar e quando o motor não consegue produzir muitos gases tem de existir backpressure para ajudar o turbo a encher.

A backpressure é negativa em casos de carros já bastante potentes e espremidos pois aumenta as ETGs o que faz mal ao turbo.

Só um aparte, no meu fumarento sem Catalisador perdi 2cvs e 20Nm de binário, comprovados em banco, apesar do barulho estar mais bonito e da falsa sensação de estar mais solto.

Cump
O que são as ETGs? E voltaste a por o catalisador?
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”