gilsilva Escreveu:Bom dia.
Com base nas instruções que este post me deu e depois de andar muito chateado com os problemas que o fecho central do meu carro (320D de 98) me tem dado, que já fez com com mulher e filho andassem a saltar por cima dos bancos para se sentarem e processo inverso para sairem

, procedi ontem à operação de extracção do ZKE.
Correu tudo como está explicado, mas embora tivesse os dois relés novos para colocar no lugar dos antigos, resolvi, tal como também alguém já fez e anunciou aqui, abrir os relés por cima, com a ajuda de uma pequena folha de serrote de ferro, e procedi à limpeza com uma lixa muito fina dos contactos dos platinados duplos dos relés. Depois soprei com o compressor, com muito pouca pressão claro, e liguei o módulo ainda com os contactos à vista. :tellme
Deu para verificar que quando se fecha as portas os contactos de ambos os relés fazem uma pequena faísca (normal) mas quando se manda abrir apenas um contacto de um dos relés funciona e fazia uma faísca maior (pouco normal).
Reparei que a distância entre contactos neste platinado era maior do que nos restantes e resolvi aproximar/apertar o mesmo, com ajuda das unhas e voilá… a faísca é agora mais pequena e por isso ganhará menos carvão com o tempo.
Seria este o problema? Contacto mais afastado + carvão entre contactos = falhas intermitentes?
Ficou a funcionar sem falhas (até agora). :dance
Irei dando notícias acerca do comportamento, principalmente quando o deixar ao sol.
Ah… o tempo que demorei? 2 horas nas calmas e com jantar pelo meio. :lovebmw