Boas,
Comprei uma 530D E39 de 99 e apercebi-me que a carrinha fazia um poço quando passava de mudança e demorava um pouco a acelerar.
O meu mecânico detectou o problema no medidor massa ar e substituí-o só que só tinha o de uma 520d, o qual segundo ele até é mais barato cento e tal euros em vez dos duzentos e tal da 30d.
Ainda não tive oportunidade de a experimentar, mas será que é igual?!
Obrigado.
Abraço,
Gonçalo
Duvida Massa Ar 530D
Moderador: Staff
- Beerz
- Membro Junior
- Registado: 03 set 2008, 23:59
- O meu Carro:: E46 318Ci já foi, agora Audi 80 2.0
Re: Duvida Massa Ar 530D
Se o preço é assim tão diferente, provavelmente não será a mesma peça... :think
EDIT:
Afinal até pode mesmo ser igual...
EDIT:
Afinal até pode mesmo ser igual...
Mas isso também é uma questão de veres o número de peça, da que estava e da que foi colocada, e ver se são iguais, sempre ficas com a certeza. :fixePeça 13627787076 (Medidor massa ar por película quente) foi encontrada nos seguintes veículos:
E38: Detalhes sobre E38
E38 730d Berlina, Europa
E39: Detalhes sobre E39
E39 520d touring, Europa
E39 520d Berlina, Europa
E39 525d touring, Europa
E39 525d Berlina, Europa
E39 530d touring, Europa
E39 530d Berlina, Europa
E46: Detalhes sobre E46
E46 318d touring, Europa
E46 318d Berlina, Europa
E46 320d touring, Europa
E46 320d Berlina, Europa
E46 330d touring, Europa
E46 330d Berlina, Europa
E46 330xd touring, Europa
E46 330xd Berlina, Europa
E46 318td Compact, Europa
E46 320Cd Cabrio, Europa
E46 320Cd Coupé, Europa
E46 320td Compact, Europa
E53: Detalhes sobre E53
E53 X5 3.0d SAV, Europa
- Rui Godinho
- Membro Juvenil
- Registado: 27 fev 2007, 20:28
fazes uma repro e eliminas a massa de ar, e assim nunca mais tens problemas com a massa de ar.
RG 17
335d M "BRANQUINHA" mais um avião a voar baixinho
M5 e39
335d M "BRANQUINHA" mais um avião a voar baixinho
M5 e39
-
- Membro Gold
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
coloca o do 3,0d ... deve ser diferente.. quase de certeza :naonao
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
BoasRui Godinho Escreveu:fazes uma repro e eliminas a massa de ar, e assim nunca mais tens problemas com a massa de ar.
Como é que é possível falar de uma coisa que não percebes???? eliminar o medidor de massa de ar?????????

O sensor de massa de ar tem o objectivo de informar a unidade de comando do motor qual a quantidade de massa de ar a entrar para o motor, sem o sensor o carro não desenvolve, até ao relanti fica aos soluços.
É claro que o medidor de massa de ar do 20d e do 30d são diferentes...
Devido à maior capacidade de massa de ar admitida para motor, ou seja, no 20d tens 4 cilindros e no 30d tens 6 cilindros, logo o sensor do 30d tem que suportar mais quantidade de massa de ar.
O sensor informa a unidade de comando através da tensão entre 5 volts a 0 volts.
Vamos imaginar o seguinte, quando o carro está ao relanti o sensor envia para a unidade de comando 5 volts e quando vais quase no redline ele envia para a unidade de comando 1 volt. Normalmente estes sensores são concebidos por um fio quente, uma resistencia de compensação e uma resistencia de medição, esta resistencia está a 100 ºC, conforme o ar passa em maior quantidade o fio arrefece ligeiramente e origina a queda de tensão.
Onde é que eu quero chegar perguntam vocês??? :lol1
No intervalo entre 5 volts e 1 volt, o sensor tem que estar preparado para receber x massa de ar, principalmente em médias e altas rotações.
Ora o sensor do 20d não está preparado para receber a mesma quantidade de massa de ar que o 30d, sendo assim o sensor está mais limitado.
Por exemplo, o sensor do 20d está a receber: 200 g/s às 2000 rpm, 300 g/s às 3000 rpm e 400 g/s às 4000 rpm.
O sensor do 30d está a receber (6 cilindros): 350 g/s às 2000 rpm, 450 g/s às 3000 rpm e 550 g/s às 4000 rpm.
Atenção os valores descritos em cima são meramente inventados, não são reais.
Concluindo, o sensor de massa de ar do 20d, instalado no 30d vai limitar o desenvolvimento do motor.
Espero ter ajudado
Cumps.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 28 mar 2009, 08:28
- O meu Carro:: bmw e39 1998-05
massa ar do 520d num 530d esse mecanico cuidado :susto :susto
porque sera que a BMW não faz os medidores de massa de ar todos iguais :think :think
porque sera que a BMW não faz os medidores de massa de ar todos iguais :think :think
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=13&fg=20
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Beerz
- Membro Junior
- Registado: 03 set 2008, 23:59
- O meu Carro:: E46 318Ci já foi, agora Audi 80 2.0
^^ Exactaqual.
Gonçalod, já experimentas-te o carro com o sensor do 20d?
Cumps.
Cumps.
Boas,
Quero antes de mais agradecer a vossa ajuda!
De facto ainda não experimentei, estive fora e vou agora dar uma volta na carrinha, só que também não tenho meio de comparação pois ela já vinha com o problema no medidor massa ar.
Como um problema nunca vem só, fui passear no meu M3 E30 e quando vinha do Algarve o motor simplesmente calou-se, sem qualquer barulho ou sintoma, o acelerador pura e simplesmente deixou de responder.
Vou agora ver o que foi e espero que seja apenas um problema simples, estilo a bomba de gasolina que tenha ido ao ar....
Quando tiver novidades digo.
Abraço,
Gonçalo
-- Quarta Ago 12, 2009 6:14 pm --
Boas,
Realmente a carrinha continua igual, fui ao mecânico e troquei o medidor massa ar pelo antigo. Entretanto fui experimentar uma 530d de 2000 de um amigo meu e não tem nada a ver, aquilo sim é um motor 3000 a disparar.
Já marquei ir com a carrinha a uma casa especializada BMW para fazer o diagnóstico e adiantaram-me logo que o medidor massa ar pode perfeitamente ser o mesmo que o 20 ou o 25d, depende. Só pelo número de chassi é que ele consegue verificar se o medidor massa ar é ou não o indicado.
Os sintomas que a carrinha tem é falta de vivacidade nos baixos regimes, parece uma arrastadeira, só um bocado acima das 3000 rpm é que ela acorda e depois quando troco de mudança, é outra vez a mesma cegada.
Quando souber do que realmente se trata, digo.
Abraço,
Gonçalo
-- Segunda Ago 24, 2009 10:42 pm --
Boas,
Finalmente consegui resolver o problema e já tenho a carrinha a puxar como deve de ser.
O problema era de facto do medidor de massa ar bem como a configuração com que a carrinha estava.
Isto é, segundo me foi explicado, está constantemente a haver actualizações de software por parte da marca e com a substituição de algumas peças é conveniente (se não mesmo necessário) que também o software instalado no veículo seja actualizado para que este, esteja de acordo com a peça substituída. Caso contrário, pode a peça estar em perfeitas condições e até ser a indicada para aquele modelo, só que o porgrama pelo qual o veículo se rege não a reconhece.
Já fiz cerca de 2500 kms na carrinha e devo dizer que adorei a carrinha, tem um excelente comportamento, muita força e um consumo muito interessante, a fazer estradas de serra em 2ª/3ª e auto estrada com AC a médias de 150-160 kmh e também algumas estradas secundárias fez cerca de 7,9 l/100.
Com esta viagem percebi também que tenho os amortecedores nas últimas, alguém tem alguma sugestão?!
Relativamente ao problema que tive no E30, vou criar tb um tópico na secção correcta para relatar o que se irá passar bem como a resolução.
Obrigado.
Abraço,
Gonçalo
Quero antes de mais agradecer a vossa ajuda!
De facto ainda não experimentei, estive fora e vou agora dar uma volta na carrinha, só que também não tenho meio de comparação pois ela já vinha com o problema no medidor massa ar.
Como um problema nunca vem só, fui passear no meu M3 E30 e quando vinha do Algarve o motor simplesmente calou-se, sem qualquer barulho ou sintoma, o acelerador pura e simplesmente deixou de responder.
Vou agora ver o que foi e espero que seja apenas um problema simples, estilo a bomba de gasolina que tenha ido ao ar....
Quando tiver novidades digo.
Abraço,
Gonçalo
-- Quarta Ago 12, 2009 6:14 pm --
Boas,
Realmente a carrinha continua igual, fui ao mecânico e troquei o medidor massa ar pelo antigo. Entretanto fui experimentar uma 530d de 2000 de um amigo meu e não tem nada a ver, aquilo sim é um motor 3000 a disparar.
Já marquei ir com a carrinha a uma casa especializada BMW para fazer o diagnóstico e adiantaram-me logo que o medidor massa ar pode perfeitamente ser o mesmo que o 20 ou o 25d, depende. Só pelo número de chassi é que ele consegue verificar se o medidor massa ar é ou não o indicado.
Os sintomas que a carrinha tem é falta de vivacidade nos baixos regimes, parece uma arrastadeira, só um bocado acima das 3000 rpm é que ela acorda e depois quando troco de mudança, é outra vez a mesma cegada.
Quando souber do que realmente se trata, digo.
Abraço,
Gonçalo
-- Segunda Ago 24, 2009 10:42 pm --
Boas,
Finalmente consegui resolver o problema e já tenho a carrinha a puxar como deve de ser.
O problema era de facto do medidor de massa ar bem como a configuração com que a carrinha estava.
Isto é, segundo me foi explicado, está constantemente a haver actualizações de software por parte da marca e com a substituição de algumas peças é conveniente (se não mesmo necessário) que também o software instalado no veículo seja actualizado para que este, esteja de acordo com a peça substituída. Caso contrário, pode a peça estar em perfeitas condições e até ser a indicada para aquele modelo, só que o porgrama pelo qual o veículo se rege não a reconhece.
Já fiz cerca de 2500 kms na carrinha e devo dizer que adorei a carrinha, tem um excelente comportamento, muita força e um consumo muito interessante, a fazer estradas de serra em 2ª/3ª e auto estrada com AC a médias de 150-160 kmh e também algumas estradas secundárias fez cerca de 7,9 l/100.
Com esta viagem percebi também que tenho os amortecedores nas últimas, alguém tem alguma sugestão?!
Relativamente ao problema que tive no E30, vou criar tb um tópico na secção correcta para relatar o que se irá passar bem como a resolução.
Obrigado.
Abraço,
Gonçalo