Boas.
Gostaria de saber se é possivel a colocação de um quadrante do m5 e39 num 530i e39??
Troca de quadrante
Moderador: Staff
-
- Membro Junior
- Registado: 03 ago 2009, 19:29
- O meu Carro:: bmw 530i e39 2001
- gt1progman
- Membro Senior
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Re: Troca de quadrante
é possível mas julgo que o quadrante do M5 tem um indicador da temp do oleo em vez de um indicador do consumo de combustivel... e esse ponteiro não irá funcionar. Não tenho a certeza mas também julgo existirem uns leds relacionados com o oleo que também não irão funcionar.
De resto acho que é possível (apesar de nunca o ter feito) :-)
De resto acho que é possível (apesar de nunca o ter feito) :-)
-
- Membro Junior
- Registado: 03 ago 2009, 19:29
- O meu Carro:: bmw 530i e39 2001
Porque ja me disseram que funciona,so o ponteir da temp do oleo é que nada,mas tb ja me disseram que dps tens que se configurar o quadrante do m5 relativamente aos km´s,mas que uma vez que é codificado ja nao da para ser novamente,e os gajos da bmw tambem nao ne sabem dizer,e nem se arriscam a fazer tal serviço,por nao ser uma peça de origem mas sim uma alteraçao "ilegal"
- gt1progman
- Membro Senior
É ilegal adulterar os kms ao carro, mas não é ilegal reutilizar uma peça e nela registar os kms reais do carro.
A meu ver não existe nenhuma ilegalidade quando reaproveitas um quadrante de um carro (carro A) e o instalas noutro carro (carro B) mantendo os kms reais do carro B. Alias o que a BMW faz é exactamente o mesmo só que com um quadrante novo.
Nos concessionarios não o fazem porque além de não saberem, o maior interesse deles é vender um quadrante novo, e não reaproveitar um quadrante usado.
De resto quanto ao oleo, até pode ser que seja possível mas eu não o sei fazer.
A meu ver não existe nenhuma ilegalidade quando reaproveitas um quadrante de um carro (carro A) e o instalas noutro carro (carro B) mantendo os kms reais do carro B. Alias o que a BMW faz é exactamente o mesmo só que com um quadrante novo.
Nos concessionarios não o fazem porque além de não saberem, o maior interesse deles é vender um quadrante novo, e não reaproveitar um quadrante usado.
De resto quanto ao oleo, até pode ser que seja possível mas eu não o sei fazer.
- jonh530d
- Membro Iniciado
- Registado: 30 dez 2007, 23:17
- O meu Carro:: bmw 528I e39 1998
boas
tenho um 528I que tinha o quadrante quase apagado e foi a baviera substitui-lo, pagei cerca de 360€ pelo serviço e montagem do quadrante novo.
nesta situação tive a opção de deixar o carro com a kilometragem original ou deixa-lo com 0km (que foi o que fiz)
coloquei a questão da inspecção e o que me disseram foi que podia ir a inspecção sem problemas, quanto a bmw não existia problema porque a centralina continha a km original do carro.
nessa altura coloquei a questão da utilização de um quadrante usado e sua reprogramação, disseram-me que era possivel mas a baviera não o faz porque não sabe a origem da peça.
só vou a inspecção em Janeiro... vou aguardar para ver.
tenho um 528I que tinha o quadrante quase apagado e foi a baviera substitui-lo, pagei cerca de 360€ pelo serviço e montagem do quadrante novo.
nesta situação tive a opção de deixar o carro com a kilometragem original ou deixa-lo com 0km (que foi o que fiz)
coloquei a questão da inspecção e o que me disseram foi que podia ir a inspecção sem problemas, quanto a bmw não existia problema porque a centralina continha a km original do carro.
nessa altura coloquei a questão da utilização de um quadrante usado e sua reprogramação, disseram-me que era possivel mas a baviera não o faz porque não sabe a origem da peça.
só vou a inspecção em Janeiro... vou aguardar para ver.
- gt1progman
- Membro Senior
Acho um pouco estranho que te tenham dado essa possibilidade de o quadrante ficar com os kms do carro ou os kms a zero !!! Se não me engano o que eles devem ter feito foi codificar o quadrante em "modo de teste", ou seja o quadrante é codificado parcialmente para o carro, os kms contam mas quando desligares o quadrante os kms ficam a zeros.
Ainda acho mais estranho que te tenham dito que na inspecção não irá haver problemas, pois no centro de inspecções eles não costumam ligar o carro a maquinas para ver os kms mas sim olham para o que esta registado no quadrante... (até hoje foi o que vi em todas as inspeções).
Quanto a recodificação de um quadrante usado, acredito que algumas pessoas da bmw o saibam fazer, mas a verdadeira razão por que não o fazem é simplesmente porque não é um procedimento autorizado pela BMW. A BMW vende quadrantes novos, ou reparados por eles no caso dos E39. Não se saber a origem da peça é indeferente, além que se a peça ainda tiver os dados antigos então esta lá o VIN e pelo VIN sabe-se de onde ela veio.
Acho mesmo é que se o teu carro na ultima inspecção marcou xxxxxx kms e agora tem menos então deves mesmo te preocupar porque a info que tenho é que isso na inspeção dá problemas... mas é claro é so o que eu penso porque não trabalho lá.
Ainda acho mais estranho que te tenham dito que na inspecção não irá haver problemas, pois no centro de inspecções eles não costumam ligar o carro a maquinas para ver os kms mas sim olham para o que esta registado no quadrante... (até hoje foi o que vi em todas as inspeções).
Quanto a recodificação de um quadrante usado, acredito que algumas pessoas da bmw o saibam fazer, mas a verdadeira razão por que não o fazem é simplesmente porque não é um procedimento autorizado pela BMW. A BMW vende quadrantes novos, ou reparados por eles no caso dos E39. Não se saber a origem da peça é indeferente, além que se a peça ainda tiver os dados antigos então esta lá o VIN e pelo VIN sabe-se de onde ela veio.
Acho mesmo é que se o teu carro na ultima inspecção marcou xxxxxx kms e agora tem menos então deves mesmo te preocupar porque a info que tenho é que isso na inspeção dá problemas... mas é claro é so o que eu penso porque não trabalho lá.
Eu tenho um VW carocha, foi todo restaurado, eu coloquei o tablier com os manometros do Porsche 924 e coloquei o conta-km a zero, tenho o carro pronto á 3 ou 4 anos e nunca me dizeram nada na inspeção, nem dos manometros serem doutro carro nem dos kms.