... Será da Geometria.....
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- 530dpower
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... Será da Geometria.....
.... Fiz um upgrad ao turbo aplicando um 2260v na minha carrinha..... esta semana resolvi fazer uma afinação na progr na pke..... não quis puxar muito pelo bicho.... preferi um patamar mais seguro..... porém uma situação que vinha notando e que pensei que poderia se resolver pela afinação da progr infelizmente se manteve. Quanto faço uma aceleração mais brusca o carro não responde..... se tirar o pe e voltar a pisar mais suave ele vai bem..... Antes de levar o carro a pke fiz um checkup e a partida estava td ok..... Como o turbo esteve instalado numa 320d (aplicado na vilauto) o mesmo teve alterações na geometria... mas antes de o colocar na minha 530d levei-o a turbocenter (acho que assim o nome - Porto) para afinar a mesma. O engº Nuno da pke acredita que este problema possa ser da geometria estar fechada mais do que devia... Alguém tem uma opinião sobre isso?
Obrigado
Cumpr
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BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
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Re: ... Será da Geometria.....
Possivelmente precisará de ser afinada. Ao estar num 2.0D é possível que tive um pouco fechada dado que faz menos caudal de escape.
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- pedrosousa
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Re: ... Será da Geometria.....
530dpower, o meu turbo quando tem a geometria fechada de mais e piso a fundo faz um RRRRRRRRRRRRRRRR e o carro até perde velocidade, outra das coisas que acontece é que sai uma enorme bola de fumo mal largo o pé! ( é o fumo que fica acumulado entre o colector de escape e o turbo)...
Esse turbo quando esteve montado no 320d cortaram-lhe e soldaram o actuador para mininuir o curso, nunca percebi bem porquê, se afinal é tão bom meter 2260 no 20d e no fim de contas também foram mexer na geometria mas OK...
Na turbo Center só afinaram a geometria ou trocaram o actuador e afinaram a geometria?
No meu acontece-me uma coisa que passo a relatar para veres se te pode ajudar, quando piso a fundo ele faz pressão sem problemas se trocar por exemplo às 3000, e meter uma acima quando piso a fundo ele não responde logo e julgo que se deve a ter a geometria aberta de mais, se trocar acima das 4000 é sem problemas e sempre a andar...
Esse turbo quando esteve montado no 320d cortaram-lhe e soldaram o actuador para mininuir o curso, nunca percebi bem porquê, se afinal é tão bom meter 2260 no 20d e no fim de contas também foram mexer na geometria mas OK...
Na turbo Center só afinaram a geometria ou trocaram o actuador e afinaram a geometria?
No meu acontece-me uma coisa que passo a relatar para veres se te pode ajudar, quando piso a fundo ele faz pressão sem problemas se trocar por exemplo às 3000, e meter uma acima quando piso a fundo ele não responde logo e julgo que se deve a ter a geometria aberta de mais, se trocar acima das 4000 é sem problemas e sempre a andar...
Última edição por pedrosousa em 27 jun 2009, 16:39, editado 1 vez no total.
- ricardoguedes
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Re: ... Será da Geometria.....
Isso faz-m lembrar o meu, mas como ainda n tive oportunidade de exprimentar como deve ser por causa da embraiagem ñ me vou pronunciar.
Quanto à turbocenter só tenho queixas msm da falta de profissionalismo quanto ao cumprimento de prazos, pk o trabalho costuma ser excelente
Quanto à turbocenter só tenho queixas msm da falta de profissionalismo quanto ao cumprimento de prazos, pk o trabalho costuma ser excelente

- pedrosousa
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Re: ... Será da Geometria.....
Vitor, eu não sei se o teu chipador sabe que esse MAP só aguenta até 240KPA, ou falando como o pessoal gosta 2.4bar absolutos, se ele deu com o single de boost é bem provavel que peça mais que 1.4, pois se com o turbo stock te podes aproximar disso com este poderás usar 1.4 com bastante fiabilidade.
Peça 13, deve ser trocada pela do modelo de 150/204cv e deve-se ter o cuidado com o que se pede na ECU após mudar o MAP, pois nada vai corresponder!

Muito cuidado com está brincadeira porque isto prova desvios positivos na pressão de turbo brutais, senão trocares o MAP, é o suficiente para mandares o turbo à vida, eu já vi pedir 1.5 e a pressão desviar para 2bar e não baixa!
Peça 13, deve ser trocada pela do modelo de 150/204cv e deve-se ter o cuidado com o que se pede na ECU após mudar o MAP, pois nada vai corresponder!

Muito cuidado com está brincadeira porque isto prova desvios positivos na pressão de turbo brutais, senão trocares o MAP, é o suficiente para mandares o turbo à vida, eu já vi pedir 1.5 e a pressão desviar para 2bar e não baixa!
Última edição por pedrosousa em 27 jun 2009, 18:45, editado 1 vez no total.
- ricardoguedes
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Re: ... Será da Geometria.....
Onde é k eu já vi isso... N fosse o homem ter manometro e o turbo estava nas couves lolol
- pedrosousa
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Re: ... Será da Geometria.....
Mas correu tudo bemricardoguedes Escreveu:Onde é k eu já vi isso... N fosse o homem ter manometro e o turbo estava nas couves lolol

Há com cada história relacionada com esta situação do MAP que nem vou contar, porque todos cometemos os nossos erros

- 530dpower
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Re: ... Será da Geometria.....
Boas Pedro,
Em relação a peça que vc menciona, eu substitui pela que vem equipada no 320d 150cv..... pois a de origem so lê até 1.4bar e a do 320d vai até 2.0b. Penso que é isso.... em relação ao meu problema, sinceramente e muito esquisito.... aquilo se for de suave até as 2000rpm e dai lhe der gaz ela vai.... o problema e sempre quando eu quero fazer um arranque rapido, tipo estar parado num sinal e quando cai o verde e quero ser bruto no arranque simplesmente o gaijo não anda tenho que levantar o pe e pisar novamente mais com suavidade.... e muito incómodo pq tira uma certa confiança na execução de uma manobra.... enfim.... tenho que levar ela para uma revisão geral, até pq preciso fazer um geral nos injectores.... quando puxo a fundo sinto um cheiro a gasoleo.... Quanto a pressões não sei bem o ela esta a fazer, creio que deve andar no soft pois pela potencia que ficou não deve andar muito la no alto..... vou ver se o meu mecanico abri um pouco a geometria para ver o que acontece..... são essas coisas que me fd.... na turbocenter so afinaram o geometria.... o tipo falou via fone com o engº.... não sei bem la o que eles conversaram.... o que é certo, é que algo não esta bem, e para mim tudo leva a essa possibilidade..... vamos ver..... como disse vou pedir para o meu mecanico tentar abrir um pouco a geometria e depois fazer um teste.... Quando tiver mais noticias eu digo... contudo quem tiver alguma outra possibilidade para o problema agradeço o comentário....
Depois deixarei o mapa de potencia tirado no banco...
abrç
Em relação a peça que vc menciona, eu substitui pela que vem equipada no 320d 150cv..... pois a de origem so lê até 1.4bar e a do 320d vai até 2.0b. Penso que é isso.... em relação ao meu problema, sinceramente e muito esquisito.... aquilo se for de suave até as 2000rpm e dai lhe der gaz ela vai.... o problema e sempre quando eu quero fazer um arranque rapido, tipo estar parado num sinal e quando cai o verde e quero ser bruto no arranque simplesmente o gaijo não anda tenho que levantar o pe e pisar novamente mais com suavidade.... e muito incómodo pq tira uma certa confiança na execução de uma manobra.... enfim.... tenho que levar ela para uma revisão geral, até pq preciso fazer um geral nos injectores.... quando puxo a fundo sinto um cheiro a gasoleo.... Quanto a pressões não sei bem o ela esta a fazer, creio que deve andar no soft pois pela potencia que ficou não deve andar muito la no alto..... vou ver se o meu mecanico abri um pouco a geometria para ver o que acontece..... são essas coisas que me fd.... na turbocenter so afinaram o geometria.... o tipo falou via fone com o engº.... não sei bem la o que eles conversaram.... o que é certo, é que algo não esta bem, e para mim tudo leva a essa possibilidade..... vamos ver..... como disse vou pedir para o meu mecanico tentar abrir um pouco a geometria e depois fazer um teste.... Quando tiver mais noticias eu digo... contudo quem tiver alguma outra possibilidade para o problema agradeço o comentário....
Depois deixarei o mapa de potencia tirado no banco...
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- pedrosousa
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Re: ... Será da Geometria.....
Eu não mandava o mecânico fazer isso ele vai andar a tentar adivinhar, há uma solução para isso é que subir o parafuso batente do fim de curso da geometria.... (posso arranjar algumas fotos mas tens que sacar o turbo fora)
Esta solução prejudica-te porque limita o fecho na gama toda de utilização do motor.
Mas o chipador consegue resolver isso via electronica, pede que ele resolve não é nada do outro mundo!
O meu caso é muito diferente, é só na gama 2000-3000 (era)
Esta solução prejudica-te porque limita o fecho na gama toda de utilização do motor.
Mas o chipador consegue resolver isso via electronica, pede que ele resolve não é nada do outro mundo!
O meu caso é muito diferente, é só na gama 2000-3000 (era)
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Re: ... Será da Geometria.....
:fixepedrosousa Escreveu:Eu não mandava o mecânico fazer isso ele vai andar a tentar adivinhar, há uma solução para isso é que subir o parafuso batente do fim de curso da geometria.... (posso arranjar algumas fotos mas tens que sacar o turbo fora)
Esta solução prejudica-te porque limita o fecho na gama toda de utilização do motor.
Mas o chipador consegue resolver isso via electronica, pede que ele resolve não é nada do outro mundo!
O meu caso é muito diferente, é só na gama 2000-3000 (era)
Se poder manda então umas fotos.... em relação a regulação da geometria via electrónica o eng.º da pke também falou sobre o assunto após termos chegado a essa possível conclusão da abertura da geometria... contudo, ficou combinado, que após a geral que eu vou dar no carro, de voltar para verificarmos isso.... mesmo assim gostava de tentar mecanicamente..... se conseguir resolver já não perdia tempo em viagens.... obrigado pela ajuda....
Cumpr
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- pedrosousa
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Re: ... Será da Geometria.....
Vitor aqui fica a informação necessária.
Muito cuidado com isto, nunca se deve mexer a não ser que exista na realidade um problema.

Para limitar o fecho da geometria deve-se apertar aquele parafuso que está indicado pela seta, uma volta deve ser mais do suficiente para isso ficar bom...
Alguma duvida contacta comigo!
Muito cuidado com isto, nunca se deve mexer a não ser que exista na realidade um problema.

Para limitar o fecho da geometria deve-se apertar aquele parafuso que está indicado pela seta, uma volta deve ser mais do suficiente para isso ficar bom...
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- ricardoguedes
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Re: ... Será da Geometria.....
K turbina tão linda!!!!!!!!!!!! lololoolpedrosousa Escreveu:Vitor aqui fica a informação necessária.
Muito cuidado com isto, nunca se deve mexer a não ser que exista na realidade um problema.
Para limitar o fecho da geometria deve-se apertar aquele parafuso que está indicado pela seta, uma volta deve ser mais do suficiente para isso ficar bom...
Alguma duvida contacta comigo!
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Re: ... Será da Geometria.....
ricardoguedes, é um vb de um tdi 150cv preparado por quem se sabe.... 

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Re: ... Será da Geometria.....
Já está resolvido?
- ricardoguedes
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Re: ... Será da Geometria.....
Boas também gostava de saber visto estar com o mesmo problema depois de ter montado um 2256 no meu 320