como mostrei noutro tópico, a minha bomba de vácuo, foi para o galheiro, partiu, depois de colocar outra, o carro parece que tem uma alma nova. :dance , agora será que tem infulencia, e ela já estava marada? qual a função da dita bomba?
obrigado
Bomba Vácuo, qual a função?
Moderador: Staff
Bomba Vácuo, qual a função?
525 TDS E39, 05/1996, 235/45/17;Weels M6 antracite/polido;EGR OFF; angel eyes;Carpc;
Bombarral
Américo Hermano
Bombarral
Américo Hermano
Re: Bomba Vácuo, qual a função?
A bomba de vácuo é accionada pela árvores de cames, a sua função é gerar depressão de ar, principalmente no servofreio o que ajuda o accionamento no pedal do travão, isto só acontece nos carros a gasóleo. Nos carros a gasolina a depressão é retirada do colector de admissão.ajfh Escreveu:como mostrei noutro tópico, a minha bomba de vácuo, foi para o galheiro, partiu, depois de colocar outra, o carro parece que tem uma alma nova. :dance , agora será que tem infulencia, e ela já estava marada? qual a função da dita bomba?
obrigado
Por outro lado, a bomba de vácuo permite accionar a electroválvula das persianas do radiador, quando o carro está frio fecham-se ou quando o carro está bastante tempo parado a altas temperaturas a ventoinha do radiador acciona e as persianas abrem para que o calor do motor se possa dissipar o mais rápido possível.
O vácuo também é necessário para o turbo, através de um tubo é ligada à electroválvula de regulação de pressão de sobrealimentação, a electroválvula está ligada por um tubo ao colector de admissão e à capsúla de accionamento das alhetas do turbo. Por fim isto conjuga um sistema de controlo da pressão do turbo, ou seja, quando o motor se encontra a baixas rotações a electroválvula é activada quando recebe um sinal de tensão e fecha a conduta do colector de admissão e abrindo a conduta de depressão (gerada pela bomba de vácuo).
Em médias rotações do motor ambas as condutas de admissão e de depressão da electrovávula estão fechadas.
Em altas rotações do motor a conduta de depressão é fechada e a conduta de do colector de admissão é aberta, ou seja, a pressão do colector de pressão acciona as alhetas da turbina de escape para uma posição de secção maior e origina a redução da velocidade da turbina dos gases de escape.
A EGR também é controlada pelo vácuo, ou seja, accionando menor ou maior recirculação dos gases de escape, ao contrário de muita gente pensa a EGR não está sempre ligada, a EGR está a funcionar a 100% quando o motor está frio, porque a unidade de comando está a fazer um cálculo do débito de combustível (mistura rica) para que o motor aqueça o mais rápido possível e é por isso que os gases vão outra vez à queima. :lol1
O controlo da EGR é feito por critérios de temperatura, regime e carga do motor muito especificos.
Desculpa o testamento.....Cumps. :lovebmw
Re: Bomba Vácuo, qual a função?
muito obrigado, mccoy!
fiquei esclarecido.
:fixe
fiquei esclarecido.
:fixe
525 TDS E39, 05/1996, 235/45/17;Weels M6 antracite/polido;EGR OFF; angel eyes;Carpc;
Bombarral
Américo Hermano
Bombarral
Américo Hermano