GRAVE PROBLEMA 325TDS - AQUECIMENTO

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
marcoassantos
Membro Iniciado
Registado: 13 nov 2008, 15:12
O meu Carro:: BMW 325TDS Touring E36 - 1998/02

GRAVE PROBLEMA 325TDS - AQUECIMENTO

Mensagem por marcoassantos »

Boas.

Tenho um problema com a minha 325TDS que me está a parecer muito grave e por mais que faças exclusão de partes não estou a conseguir dar com o defeito.

O que se passa é o seguinte, comprei a carrinha à alguns meses e nos 3 1ºs meses fiz-lhe mais de 12mil km...não deu um único problema.

O ponteiro da temperatura passava o 2 traço ou andava por aí (não sei se será normal não chegar a meio). O facto é que de um momento para o outro ele pasou a andar a meio. Levei para que fosse o termostato que estava lixado(abert) e de um momento para o outro fechou e a temperatura foi ao normal. Até aqui tudo bem...até hoje, infelizmente...

Hoje ia a fazer a A28 e rodava por volta dos 140km/h. Dei uma gazada a 180 e voltei para os 140km/h...tudo normal (temp a meio), numa ultrapassagem calquei a fundo e...nada...o motor não repondeu ao carregar no pedal, antes pelo contrário pareceu-me desacelerar como se estivesse a entrat em esforço. Quando ponho os olhos no ponteiro da temperatura vejo-o a subir vertiginosamente à medida que o carro ia morrendo. Subiu do meio ao máximo (até me acendeu a luz vermelha) em 3 segundos. Parei de imediato na berma e desliguei o motor. Liguei-o de imediato para fazer a água circular. Ele não me pegou. Parecia (ao dar ao motor de arranque) que a bateria estava descarregada. Entao rodei só a chave para que a ventoinha eléctrica arrefecesse o radiador. Esperei um pouquito e dei novamente à chave. Ela lá pegou mas com a temperatura no penúltimo traço. Fui a ver e a água tinha-se borrifado toda o molhou o motor todo e estava a ferver dentro do depósito. Fui para o interior acelerei ate às 2mil e a temperatura baixou até meio. Parecia tudo ter regressado ao normal. Arranquei com cuidado e passados alguns metros lá foi ela outra vez por ai acima com o mesmo sintoma...a deixar de puxar (parece que algo a está a puxar para trás). Parei novamente e tornei a acelerar até às 2mil e...voilá...arrefeceu novamente até meio. Tornei a arrancar e ... adivinhem... tornou a fazer o mesmo....tornei a ter o mesmo procedimento e arrefeceu de novo. Arranquei de novo e...nada...como se nada se tivesse passado....Claro fui sempre devegarito. Estive parado numa fila a temperatura não subiu. Lá parei o carro para almoçar e quando vim outra vez o nível da água tinha baixado pra caramba. Levou mais de 2 litros de água. Lá me fiz à A28 à mesmo e vim dentro dos 100. Dei uma gazada a 140 e nada, tudo optimo.

A minha dúvida é a seguinte: o que raio se passou aqui. O termostato nao é (mudei-o a semana passada), o turbo não é (foi à TurboCenter à 15 dias e levou o kit novo), a bomba de água não é (a água parece circular dentro do depósito). O que mais poderá ser????? A temperatura aqueceu tanto que tenho medo que possa ter queimado a junta ou até rachado a culassa. Vamos ver.

Amanha vou tirar a termostato e experimentar andar sem ele a ver se a água circula melhor.
Ah, é verdade, aquele tudo do lado do turbo (que liga o radiador ao bloco) não aquece. Os do lado do depósito estão todos a escaldar e essse tá frio. Será que o bloco, a culassa ou o radiador tem alguma obstrução que não deixe de vez em quando circular a água em condições. Mas então porque que ela arrefeceu quando acelerei o motor as 2mil em livre e quando ia as 2 mil e mais na mesma com carga ele aqueceu?

Peço-vos a todos que me ajudem, por favor, nesta questão porque é um carro muito importante para mim (é o carro de todos os dias) e faz-me muita falta.

Quero agradecer atempadamente a todos todo o esforço e opinião que deem sobre este assunto.

Obrigado.
Marco

sergio rocha
Membro Juvenil
Registado: 19 jul 2009, 14:16
O meu Carro:: bmw 325 tds E36 1995/07

Re: GRAVE PROBLEMA 325TDS - AQUECIMENTO

Mensagem por sergio rocha »

eu axo k e o termostato colado ou tens ar no circuito derivado a teres mudado o termostato esse tudo por baixo do filtro do ar k sentiste frio e derivado a nao fazer a circulaçao da agua no radiador a agua so e circulada no motor.
se tirares fora o termostato aproveita e faz 2 furos nele e esprimentas ele se te abre dentro de uma panela com agua a ferver.

um abraço.......

e k te corra tudo bem.......
Imagem

PePaiva
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 15:33
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1998/05

Mensagem por PePaiva »

Boas

Não querendo assustar mas acho que deve ser a junta queimada ou a cabeça (culassa) do motor rachada.
Digo isto porque infelizmente já tive o pior problema que podia acontecer no meu 525tds (cabeça rachada no sexto cilindro), se ao menos tivese sido a junta era "m€nos mal" .A temperatura só aquecia se fosse +-até aos 180 km/h.pois de resto andava impecável sem problemas, o que acontecia é que o motor quando chegava a um determinado esforço a fissura que o sexto cilindro tinha abria deixando passar a água.

E sinceramente acho que é tipico destes motores.Infelizmente.

Quantos km´s tem o teu 325tds?

Cumprimentos
Projecto
Proj. e39///Diesel Power
Bmw E39 525tds 98
Toyota Corolla Starvan 2.0D 96

marcoassantos
Membro Iniciado

Olá. Bom dia.

Em relação ao termostato ele é novo. Pode é ser de fabrico defeituoso. Vou tentar tira-lo para ver se a agua circula melhor.

Em relação à culassa rachada e à junta queimada, ela levou uma junta nova à pouquissimo tempo porque já tinha acontecido a mesma coisa. Ela aquecia de um momento para o outro. Então foi-se a ver ela tinha uma fissura no 5º cilindro e foi a soldar. Os soldadores deram-me garantia, por isso (penso) que não seja isso. E por isso levou uma junta nova. Não é a 1ª vez que ela se comporta assim, percebem? Eu é que me esuqeci de mencionar isso. Da outra vez até cuspia água pelo escape. :cry:

O que mais me deixa confuso e lixado é que foi tudo revisto (culassa soldada e aplainada, juntas novas, termostato novo, bomba de água revista) e passado pouco tempo de estar a andar de novo, quando aperto com ela mais um pouco, pronto...outra vez os mesmos sintomas, o que me leva a querer que o problema vem de outro lado qualquer.

Será que o Sergio tem razão em relação ao ar no sitema?? Será que pode fazer com que dê aquacimento (com as consequencia que possam surgir daí-junta queimada e ate mesmo culassa rachada). Estes motores não tem nenhum sangrador de ar, pois não? Sei que os Honda teem. Como se sangra o ar nestes motores?

Já agora PePaiva, quais eram os sintomas do teu carro quando te deu esse problema?

Já agora a carrinha tem 226mil km.

Obrigado a todos.
Marco

PePaiva
Membro Juvenil

Mensagem por PePaiva »

Boas

A 1º vez que me aconteceu foi ao tirar o carro de marcha atrás da garagem (é a subir) esforcei um bocado o motor e o ponteiro da temperatura foi ao maximo e deitou a água quase toda fora pelo deposito.Entretanto levei o carro para o mecanico e ele disse para não partir-mos logo para a junta ou culassa e mudou-me o termostato a bomba de agua e o radiador. Experimentei andar mais uma vez com ele mas voltou acontecer tal como te aconteceu a ti fui +-dos 140 aos 180 e temperatura subiu ao maximo e perdeu a força tive que encostar na berma e quando fui ver, também tinha deitado a água toda fora.

Mas só acontecia se esforcasse o motor pois se anda-se normalmente estava sempre tudo bem.

O meu tinha 243000 km´s quando aconteceu, o meu irmão tem um 525td e queimou-lhe a junta +- aos 239000km´s por isso é que eu digo que é "normal" acontecer nestes motores.

Cumprimentos
Projecto
Proj. e39///Diesel Power
Bmw E39 525tds 98

sergio rocha
Membro Juvenil

boas
em relaçao ao ar nao sei bem pq so tive com o meu bmw 15 dias kuando tive ai no continente depois de o ter comprado.
mas tira lhe o termostato e ve o radiador.
eu tenho um fiesta a disel e tive k comprar um radiador novo k a agua kuaze nao passava por la e fazia com k a agua kuaze fervesse.Agora esta optimo e tb furei o termostato.
nao kusta nada esprimentares essa soluçao.

comprimentos e k tudo te corra bem...............
Imagem

marcoassantos
Membro Iniciado

Olá.

PePaiva parece que estas a descrever exactamente o que me aconteceu. Mas o facto é que a culassa foi soldada e aplainada e aconteceu de novo. :| Daí me parecer que o problema poderá ter uma origem qualquer que ainda não vi.

Sérgio, já tirei o termostato fora e vou ver no que dá.

Agora, estava aqui a pensar numa outra coisa que poderá fazer algum sentido e já agora vou perguntar a vossa opinião.

Será que a água não está a pasar para o radiador da sofagem e por isso não dá a volta e assim só está a arrefecer meio motor??? Será que é por isso que o tubo por baixo da caixa de filtro de ar permanece frio enquanto o do lado do deposioto ta quentissimo?

Será que há algum bloqueio no circuito que leva a agua para dentro do carro e por isso não deixa a agua circular? As válvulas que deixam passar a agua para o radiador interior são electricas não são? sera que se lixaram????

Não faz alguma lógica?

Obrigado.

-- Segunda Set 07, 2009 1:37 pm --

Olá.

PePaiva parece que estas a descrever exactamente o que me aconteceu. Mas o facto é que a culassa foi soldada e aplainada e aconteceu de novo. :| Daí me parecer que o problema poderá ter uma origem qualquer que ainda não vi.

Agora, estava aqui a pensar numa outra coisa que poderá fazer algum sentido e já agora vou perguntar a vossa opinião.

Será que a água não está a pasar para o radiador da sofagem e por isso não dá a volta e assim só está a arrefecer meio motor??? Será que é por isso que o tubo por baixo da caixa de filtro de ar permanece frio enquanto o do lado do deposioto ta quentissimo?

Será que há algum bloqueio no circuito que leva a agua para dentro do carro e por isso não deixa a agua circular? As válvulas que deixam passar a agua para o radiador interior são electricas não são? sera que se lixaram????

Não faz alguma lógica?

Obrigado.

PePaiva
Membro Juvenil

Mensagem por PePaiva »

Olha uma coisa que podes ver é abrir o tampão do oleo do motor e ver se tem vestigios de agua ou ver se o deposito de agua tem vestigios de oleo se bem que no meu isso não acontecia por so aquecer em esforço.

Isso dos tubos não sei pois o meu também era assim alias o que vai do deposito ao motor além de quente ganhava muita pressão e quando abria o tampão do deposito a água borbulhava e notava-se a pressão a sair.
Projecto
Proj. e39///Diesel Power
Bmw E39 525tds 98

sergio rocha
Membro Juvenil

axo k da sofagem nao tem nada a ver
se tem valvulas nao sei.............
ja tentaste esprimentar o bmw sem o termostato??
ja testaste o termostato dentro de agua a ferver se ele abre???
agora o tubo k dizias k estava frio agora ja akece???
Imagem

nelson rocha
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2006, 14:40
O meu Carro:: 325i 86/ M3 E36 93/525tds 98/330d

Mensagem por nelson rocha »

então, já resolveste o problema?
Imagem

patinho feio
Membro Iniciado
Registado: 30 ago 2009, 12:04
O meu Carro:: BMW 528i e28

Mensagem por patinho feio »

Olá..Quando fizeste a revisão da culaça o radiador saiu fora e foi limpo?.. Se não for isso pode ser também alguma "camisa" estalada e em esforço a água entra para dentro do cilindro..Dai desparecer e o carro puxar mal...Mas pode ser muita coisa... A sofagem não me parece.Pode subir um pouco a temperatura mas nãoi dá para aquecer tanto (se não de cada vez que se fechasse a torneira da sofagem a temperatura subia)Mas se queres um conselho de um "tolo"( como dizem na minha terra),ou arranjas um motor usado em bom estado ou então desfas-te do carro ...Esse tipo de avarias são uma carga de trabalhos...Boa sorte :humm

nelson rocha
Membro Juvenil

patinho feio Escreveu:Olá..Quando fizeste a revisão da culaça o radiador saiu fora e foi limpo?.. Se não for isso pode ser também alguma "camisa" estalada e em esforço a água entra para dentro do cilindro..Dai desparecer e o carro puxar mal...Mas pode ser muita coisa... A sofagem não me parece.Pode subir um pouco a temperatura mas nãoi dá para aquecer tanto (se não de cada vez que se fechasse a torneira da sofagem a temperatura subia)Mas se queres um conselho de um "tolo"( como dizem na minha terra),ou arranjas um motor usado em bom estado ou então desfas-te do carro ...Esse tipo de avarias são uma carga de trabalhos...Boa sorte :humm

eheheheh... eu no meu estou com uma coisa parecida.... segunda já ai pro doutor mudar bomba de àgua e termostato...
Imagem

anatolpiupiu
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 18:24
O meu Carro:: Bmw 325tds

Mensagem por anatolpiupiu »

man, com esses sintomas todos.. pode mesmo ser a junta da cabeça, nao sera esse mecanico.. no meu aconteceu isso, esteve 2 meses parado e fui para a AE dar um esticao, xeguei aos 220kmh e pum ponteiro no red.. junta da cabeça nova, cabeça rectificada, radiador limpo, termoestato novo, e bomba nova.. ja xegou perto de 240kmh e ainda anda tudo normal.. a partir dai ja fiz 11mil e nada.. eu acredito que essa cabeça ja foi.. mete uma nova e vais ver que te acaba os problemas.. cabeças soldadas nao aguentam muito.. :wink1
BMW 325tds ´93

nelson rocha
Membro Juvenil

já agora, há alguma diferença de uma cabeça do 25tds E34 para o 25 tds E39?
Imagem

sergio rocha
Membro Juvenil

marcoassantos Escreveu:Olá.

Não faz alguma lógica?

Obrigado.

-- Segunda Set 07, 2009 1:37 pm --

Olá.

Não faz alguma lógica?

Obrigado.
J tiveste alguma certeza da tal avaria ou despaxaste a makina??
Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”