Boas, hoje vinha eu na A1 e resolvi abrir o tecto, qual o meu espanto quando me começou a cheirar a queimado e era o botao do tecto de abrir que deitava uma fumarada, parecia que aquilo ia pegar fogo, cheguei a casa tirei o botao fora pois o tecto deixou de funcionar e ficou na posiçao de aberto, tirei o fusivel estava bom, entao desmontei o interruptor e tinha fundido uma secçao no circuito impresso, com paciencia la soldei aquilo e ficou a funcionar de novo, so o tejadilho e que teima em ficar nessa posiçao em que ficou quando queimou o botao, ja o pus em varias posiçoes em manual com a chave de umbraco mas mal carrego no interruptor ele volta para a mesma posiçao e seja para que lado carrege no botao, da ideia que esta desconfigurado, alguem me sabe dizer como poderei resolver o problema?
ah, e esqueci-me de referir que o carro e um bmw e46 de 2001.
problema electrico no tecto de abrir
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 05 set 2009, 13:29
- O meu Carro:: BMW 330ci E46 Mpack - 2001/04
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Re: problema electrico no tecto de abrir
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Iniciado
Boas Jofimo! Ja experimentei e deu resultado, pelo menos ja da para fechar e levantar o tejadilho, so ainda nao da e para recolher o tejadilho para tras (para o abrir por completo), mas se calhar vou experimentar a abri-lo para tras em manual todo ate fim de curso e entao ficar a carregar tambem um tempo no botao para tras e ver se da resultado. Muito obrigado pela dica ja resolveu o mais importante do problema :fixe
-
- Membro Gold
NunoPratas Escreveu:Boas Jofimo! Ja experimentei e deu resultado, pelo menos ja da para fechar e levantar o tejadilho, so ainda nao da e para recolher o tejadilho para tras (para o abrir por completo), mas se calhar vou experimentar a abri-lo para tras em manual todo ate fim de curso e entao ficar a carregar tambem um tempo no botao para tras e ver se da resultado. Muito obrigado pela dica ja resolveu o mais importante do problema :fixe
Vê se não tens as calhas do tecto com sujidade limpa bem e lubrifica
com teflon em pequena quantidade.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- ricabmw
- Membro Junior
- Registado: 13 fev 2009, 00:04
- O meu Carro:: bmw 320d e46-1999
desligando a bateria com o teto fechado tb costuma programar ou faz reset.
abraço
abraço
Meu Projecto
viewtopic.php?f=59&t=35546
viewtopic.php?f=59&t=35546
-
- Membro Iniciado
Boas! Afinal o problema era do botao que estava queimado noutro sitio, fui a sucata de um amigo e la me arranjou outro botao montei-o e quando o acionei o tecto ficou a trabalhar bem mas o botao novo começou tambem a deitar fumo
, acho mesmo que e sujidade nas calhas como disse o Jofimo, vou ter de limpar e lubrificar tudo porque deve de ser isso que esta a fazer sobrecarga ao interruptor. Jofimo, esse teflon que falas e a mesma coisa que silicone ? onde e que hei-de arranjar esse produto?

-
- Membro Gold
Boas se está a aquecer o botão alguma de errada existe (motor/calhas) algum fio cortado a fazer contacto quando acionas o botão,o tecto corre bem em manual? Não metas silicone pois começa a prender o tecto e a acumular sujidade, existe spray de silicone (Wurth por ex.) à venda numa casa de peças/acessórios auto.NunoPratas Escreveu:Boas! Afinal o problema era do botao que estava queimado noutro sitio, fui a sucata de um amigo e la me arranjou outro botao montei-o e quando o acionei o tecto ficou a trabalhar bem mas o botao novo começou tambem a deitar fumo, acho mesmo que e sujidade nas calhas como disse o Jofimo, vou ter de limpar e lubrificar tudo porque deve de ser isso que esta a fazer sobrecarga ao interruptor. Jofimo, esse teflon que falas e a mesma coisa que silicone ? onde e que hei-de arranjar esse produto?
-
- Membro Iniciado
Boas , ja corri o tecto em manual e noto que tem de se fazer muito esforço no entanto pode ser algum fio cortado, e so quando aciono o botao para o correr para tras, vou experimentar a limpar tudo a ver, nao e preciso desmontar nada para se proceder a limpeza pois nao?
-
- Membro Gold
Em principio não consegue-se limpar com um pano (faz uma boneca com uma chave de fendas fina) e spray de limpeza tudo bem limpo e seco até podes soprar com ar comprimido depois experimenta 1º em manual a ver se ainda existe resistência, (já agora a cortina de protecção desliza bem?) e onde e vê bem se não tem nada a impedir (borrachinha preta de protecção de cantos).NunoPratas Escreveu:Boas , ja corri o tecto em manual e noto que tem de se fazer muito esforço no entanto pode ser algum fio cortado, e so quando aciono o botao para o correr para tras, vou experimentar a limpar tudo a ver, nao e preciso desmontar nada para se proceder a limpeza pois nao?